Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

novoAquiNoForum

Verificar se no banco possui palavras iguais a variável em PHP

Recommended Posts

Pessoal tudo bem?

Vou direto ao ponto.

Estou desenvolvendo um sistema que faz upload de arquivos PDFs. No PHP eu pego este arquivo extraio o texto do mesmo e armazeno em uma variável $conteudo para depois inserir no banco da dados.

Tenho no sistema uma rotina para cadastro de tipo documentais, onde o usuário cadastra um tipo de documento e palavras-Chave que existam somente naquele documento EX:

Nome: Boleto palavras-Chave: Sacado, Banco, Cedente.

o nome boleto será salvo na tabela tipo_documento contendo o id_tipo

as palavras-Chave serão salvas em outra tabela chamada indexadores com os campos:

id_indexador, id_tipo, palavraschaves. No PHP faço o explode na virgula, transformando essas palavras em array, ou seja cada palavra será um registro no banco com seu respectivo ID mas recebendo o id_Tipo que é o do documento.

Até aqui tudo bem, mas o problema segue abaixo:

Voltando um pouco acima, onde eu falava do upload e da extração do texto, sendo salvo na variável $conteudo.

Esta variável contem todo o meu texto do PDF, mas antes de inserir no banco eu preciso classificar este documento verificando se ele é uma conta de luz, agua, contrato, boleto etc..

Para verificar isto preciso consultar a tabela indexadores e ver se aquelas palavras chaves que cadastrei, possuam nesta variável $conteudo se possuir este documento receberá a descricao e o id do tipo_documento. EX:

Fiz um upload de um boleto, a minha classe leu o arquivo e guardou todo o texto na variável $conteudo. Como já tenho um tipo documental Boleto com as palavras chaves: Banco, Cedente, Sacado, se eu encontrar na variável $conteudo estas palavras ela vai pertencer ao tipo de documento Boleto.

Mas não estou conseguindo verificar isto, como tenho uma string enorme, como faço esta verificação? como procuro estas palavras dentro da string?

Preciso urgentemente de uma resposta.

Tentei ser o mais claro possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
$text = strpos($varaivel, "busca");

Ela permite que seja pesquisada uma determinada string dentro de outra string.

dai você cria uma codição, se ele encontra a string dentro da varivale, retorna TRUE se não false.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá primeiramente obrigado por responder, já fiz uso desta função realmente deu certo. Mas digamos que tenho um select no banco que traz todos meus indexadores:

$result = $conn->query("SELECT * FROM indexadores INNER JOIN tipo_documento ON indexadores.id_tipo = tipo_documento.id_tipo");
                if(mysqli_num_rows($result) > 0){
 
                    while($doc = mysqli_fetch_array($result)) {
                            $palavras = $doc['palavraschave'];
                            $id_tipo = $doc['id_tipo'];
                            $tipo = $doc['descricao'];
 
                }
 
 
                if (strpos($conteudo, $palavras) !== false)
                        {
                        $status = "Indexado";
                        $query = $conn->query("INSERT INTO documentos (id_tipo, nome_documento, descricao_documento, tamanho_documento, dados_documento, conteudo_documento, status_documento) 
                        VALUES ($id_tipo,'$nome', '$tipo','$tamanho','$dados','$conteudo','$status')");
                        }
                        else
                        {
                        $tipo = "<b>Indefinido</b>";
                        $status = "<b>Não Indexado</b>";
                        $query = $conn->query("INSERT INTO documentos (id_tipo, nome_documento, descricao_documento, tamanho_documento, dados_documento, conteudo_documento, status_documento) 
                        VALUES (0,'$nome', '$tipo','$tamanho','$dados','$conteudo','$status')");
                        }
                    }
                    else
                    {
                      echo "Nenhum tipo de documento encontrado."; 
                    }

os meus indexadores são três Sacado,Boleto,Cedente.

Essa função verifica se tem essas três palavras na variável ou se ela encontrar uma já retorna TRUE.

Quero que contenha exatamente as três palavras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode fazer verificações usando IF e ELSEIF

mas como o Beraldo falo, fica mais enxuto e pratico fazer na query

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá desculpe a demora em responder, o tempo realmente é curto.

Tentei várias vezes resolver isto com Like e com o IN, mas não obtive sucesso, talvez não tenha feito da maneira correta me levando a recorrer a alguma função do PHP. Tentei fazer o seguinte:

 $pdf = new PdfToText ($temp);

//A minha classe lê todo o PDF e guarda na variavel conteúdo

 $conteudo = mysqli_real_escape_string($conn, $pdf -> Text);
                
                
 $result = $conn->query("SELECT * FROM indexadores WHERE palavraschave IN ('$conteudo')");
 $pdf = new PdfToText ($temp);
 $conteudo = mysqli_real_escape_string($conn, $pdf -> Text);
                              

 $result = $conn->query("SELECT * FROM indexadores where palavraschave LIKE '%".$conteudo."%'");

a minha tabela indexadores e tipo_documento, estão desta forma:

CREATE TABLE tipo_documento (
  id_tipo int(10) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  descricao varchar(200),
  indexadores varchar(200),
  PRIMARY KEY (id_tipo)
) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=utf8;

CREATE TABLE indexadores(
  id_indexador int(10) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  id_tipo int(10) NOT NULL,
  palavraschave varchar(200),
  PRIMARY KEY (id_indexador)
) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=utf8;

Resultado da minha tabela tipo_documento

id_tipo   descricao

3	  Conta de Luz		
17	  Redes	
20	  Boleto	

Meus indexadores guardam cada palavra como um registro com um id único pertencente a um id_tipo do documento

id   id_tipo    palavraschave

7	3	RGE
8	3	Emissor
36	17	Bridge
37	17	Address
40      20      Banco
41      20      Conta
42      20      Sacado

Assim talvez tenha ficado mais claro, o que preciso fazer.

Sempre quando realizo o upload de um PDF a minha classe extrai o texto e armazena na variável $conteudo, logo após, preciso verificar se na tabela indexadores, possui palavras que contenham no documento, para definir qual tipo de documento é este PDF, EX:

Se eu fazer o upload de um boleto, tenho que procurar palavras que contenham neste arquivo, se ele encontrar as palavras Banco,Sacado e conta, o arquivo vai ser classificado como boleto, caso ele não encontre nenhuma palavra, ele vai inserir no banco, porem este documento vai ficar como não classificado.

Resumindo, ele tem que encontrar todas as palavras informadas para aquele documento na variável $conteudo para poder classificar o mesmo. Pois posso ter documentos que também possuam a palavra Banco, mas que não sejam boletos. Então o usuário vai cadastrar o máximo de palavras chaves que ele julga que só tenha em boleto, para este tipo ser único.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou postar todo o meu código atual aqui para ficar melhor.

upload.php

<?php
$conn = new mysqli("localhost", "root", "","clae");
include ("PDF/PdfToText.phpclass");//classe que extrai o texto do PDF


if(isset($_FILES["myfile"]))
  {
  $ret = array();
 
  $error = $_FILES["myfile"]["error"];

    {  
        if(!is_array($_FILES["myfile"]["name"]))
        {
          
            //pega as informações do upload

            $temp = $_FILES["myfile"]["tmp_name"]; 
            $nome = $_FILES["myfile"]["name"];
            $tamanho = $_FILES["myfile"]["size"];
           
            //abre o documento    
            $fp = fopen($temp,"rb");
            $documento = fread($fp,filesize($temp));
            fclose($fp); 

            //guardo o conteudo do PDF que é um binario e converto para hexadecimal
            $dados = bin2hex($documento);
                
            //A classe faz a leitura do PDF  
            $pdf = new PdfToText ($temp);

            //a minha variavel conteudo armazena o texto extraido, escapo todos os caracteres especiais que surgem devido a uma má leitura do documento
            $conteudo = mysqli_real_escape_string($conn, $pdf -> Text);
                
            //faço uma consulta na tabela indexadores e tipo_documento para me trazer as informações que preciso   

            $result = $conn->query("SELECT * FROM indexadores INNER JOIN tipo_documento ON indexadores.id_tipo = tipo_documento.id_tipo");
                if(mysqli_num_rows($result) > 0){

                    while($doc = mysqli_fetch_array($result)) {
                            $palavras = $doc['palavraschave'];
                            $id_tipo = $doc['id_tipo'];
                            $tipo = $doc['descricao'];

                }
                   
                //verifico se minha variavel $conteudo possui alguma palavrachave de meus indexadores
                if (strpos($conteudo, $palavras) !== false)
                        {

                        //Se possuir o documento é inserido no banco já classificado
                        $status = "Indexado";
                        $query = $conn->query("INSERT INTO documentos (id_tipo, nome_documento, descricao_documento, tamanho_documento, dados_documento, conteudo_documento, status_documento) 
                        VALUES ($id_tipo,'$nome', '$tipo','$tamanho','$dados','$conteudo','$status')") or die(mysqli_error($conn));;
                        }
                        else
                        {
                        //Se não possuir o documento é inserido porem sem classificação
                        $tipo = "<b>Indefinido</b>";
                        $status = "<b>Não Indexado</b>";
                        $query = $conn->query("INSERT INTO documentos (id_tipo, nome_documento, descricao_documento, tamanho_documento, dados_documento, conteudo_documento, status_documento) 
                        VALUES (0,'$nome', '$tipo','$tamanho','$dados','$conteudo','$status')") or die(mysqli_error($conn));;
                        }
                    }
                    else
                    {
                      echo "Nenhum tipo de documento encontrado."; 
                    }
                }
            }
        }

//Aqui é verificado se o documento foi inserido ou não
 if(mysqli_affected_rows($conn) < 1){
    
    $resposta = "<div title='Ocorreu um erro ao inserir o arquivo.'style='color:#AB4450;background-color: #F2DEDE; border-radius:5px;padding:10px; margin-top:10px; width:auto;height:auto;'>Erro: ".$nome."</div>";
    }
    else
    {
    $resposta = "<div  title='O arquivo foi inserido com sucesso.'style='color:#3C763D;background-color: #DFF0D8;border-radius:5px; padding:10px; margin-top:10px; width:auto;height:auto;'>Sucesso: ".$nome."</div>";
    }

    echo $resposta;
 
$conn->close();


?>

Ressalto que sou iniciante em PHP, então podem ter erros no código.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal, consegui resolver, segue código abaixo para quem tiver a mesma dificuldade:

Como eu tenho uma variavel contendo o resultado da leitura do PDF, precisava conferir cada palavra no banco, na tabela indexadores, que seriam as palavras-chave, que o usuario cadastra para para a identificação automática do documento, para isso fiz da seguinte forma:

//Uso o mysqli_real_escape_string para escapar alguns caracteres não permitidos pelo Mysql.
//$response é a que recebe todas o texto extraido

            $conteudo =  mysqli_real_escape_string($conn, $response);

            //Faço um explode na variavel response quebrando onde tiver espaço, transformando todo o texto extraido em um array.
              
            $textoPDF = explode(" ", $response);
            //Faço um implode na variavel textoPDF colocando vírgula e aspas em cada palavra, para poder consultar no banco com o IN.
            $text = "'" . implode("','",$textoPDF) . "'";
            
            //Faço uma consulta juntando as tabelas tipo_documento e indexadores. E verifico se na tabela indexadores possui palavras iguais
            //ao texto extraido do PDF. Se o resultado for maior ou igual a 2
            //é listado as variaveis e inserido o documento já classificado no banco, recebendo o id_tipo, id_area etc.
            $result = $conn->query("SELECT * FROM indexadores INNER JOIN tipo_documento ON indexadores.id_tipo = tipo_documento.id_tipo WHERE palavraschave IN ($text) AND id_empresa = $empresa");
            if(@mysqli_num_rows($result) >= 2){ 
            while($doc = mysqli_fetch_array($result)) {
                            $id_tipo = $doc['id_tipo'];
                            $tipo = $doc['descricao'];
                            $id_area = $doc['id_area'];
                            // echo "palavras: ".$doc['palavraschave'];;
                            
                    }
                     $tipo_doc = $tipo;
                     $status = "Indexado";
                     //Se a condição for satisfeita,o arquivo foi classificado, faço o Insert na tabela documentos.
                     $query = $conn->query("INSERT INTO documentos (id_tipo, id_area, id_empresa, nome_documento, descricao_documento, tamanho_documento, dados_documento, conteudo_documento, status_documento) 
                     VALUES ($id_tipo,$id_area,$empresa,'$nome', '$tipo','$tamanho','$dados','$conteudo','$status')") or die(mysqli_error($conn));
                    
            }else{

                    //Caso o resultado for menor que 2 palavras, o documento é inserido, mas não classificado.
                     $tipo = "<b>Indefinido</b>";
                     $status = "<b>Não Indexado</b>";
                     $query = $conn->query("INSERT INTO documentos (id_tipo, id_area,id_empresa,nome_documento, descricao_documento, tamanho_documento, dados_documento, conteudo_documento, status_documento) 
                     VALUES (0,0,$empresa,'$nome', '$tipo','$tamanho','$dados','$conteudo','$status')") or die(mysqli_error($conn));
                }

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
    • Por Carlos Web Soluções Web
      Olá...
      Estou tentando fazer o seguinte !!
      Listando dados em tabela !!
      Gostaria que....se na listagem houver 4 linhas...indepedente de seu número de ID, faça a listagem em ID ser em ordem 1 2 3 4 !!
      Exemplo...se tiver uma listagem de dados que está em ID 1 3 3...faça ficar 1 2 3 !!

       
      echo "<table class='tabela_dados' border='1'> <tr> <td>ID</td> <td>Nome Empresa</td> <td>Responsável</td> <td>Telefone 1</td> <td>Telefone 2</td> <td>E-mail 1</td> <td>E-mail 2</td> <td>Endereço</td> <td>CEP</td> <td>Bairro</td> <td>AÇÃO 1</td> <td>AÇÃO 2</td> </tr> "; $sql = "SELECT ID FROM usuarios_dados WHERE Usuario='$usuario'"; $result = $conn->query($sql); $num_rows = $result->num_rows; $Novo_ID = 1; for ($i = 0; $i < $num_rows; $i++) { $registro = $result -> fetch_row(); $sql2 = "UPDATE usuarios_dados SET ID='$Novo_ID' WHERE ID='$Novo_ID'"; $result2 = $conn->query($sql2); $Novo_ID++; } $sql = "SELECT * FROM usuarios_dados"; $result = $conn->query($sql); if ($result->num_rows > 0) { // output data of each row while($row = $result->fetch_assoc()) { echo "<tr> <td>$row[ID]</td> <td>$row[Nome_Empresa]</td> <td>$row[Responsavel]</td> <td>$row[Telefone_1]</td> <td>$row[Telefone_2]</td> <td>$row[Email_1]</td> <td>$row[Email_2]</td> <td>$row[Endereço]</td> <td>$row[CEP]</td> <td>$row[Bairro]</td> <td> <form method='post' action='Editar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='EDITAR'> </form> </td> <td> <form method='post' action='Deletar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='DELETAR'> </form> </td> </tr> "; } } else { echo "0 results"; } $conn->close();  
    • Por ILR master
      Boa tarde pessoal, tudo bem ?
       
      Eu uso o tinymce para cadastro de textos no meu siite, porém, quero fazer um sistema para que os colunistas possam fazer o próprio post.
      O problema do tinymce, é que ele mantém a formatação do texto copiado, como tamanho de fonts, negritos, etc... Quero que o usuário cole o texto e a própria textarea limpe a formatação para que ele formate como quiser.
       
      A pergunta é:
       
      O tinymce tem uma opção para desabilitar a formatação quando um texto é colocado?
      Tem alguma função via java ou php para retirar a formatação assim que o texto é colado?
      Ou é melhor usar um outro editor?
       
      Agradeço deste já.
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.