Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guisignori

Auxilio Select 2 Tabelas

Recommended Posts

Opa boa noite, preciso de ajuda...

Tenho 2 tabelas 'usuarios_atividade' e 'usuarios_atividade_ativee', a tabela 'usuarios_atividade' é onde tenho os registros de interação dos usuários e a tabela 'usuarios_atividade_ativee' é a tabela onde tem os registros de usuários que digamos "curtiram" (fazendo uma analogia ao fb para entenderem melhor) o registro da tabela 'usuarios_atividade', preciso fazer um select que:

  • selecione o campo USA_ATIVEE da tabela 'usuarios_atividade' (este campo contabiliza a quantidade de ativee "curtidas" que o registro possui);
  • de uma ativdade, exemplo ATV_CODIGO = 2
  • que verifique se um usuário ativou o registro na tabela 'usuarios_atividade_ativee', exemplo USU_CODIGO = 1, UAA_ATIVEE = 1

Não sei se estou fazendo o SELECT errado ou se estou tratando errado o retorno...

Segue abaixo um SELECT que já testei mas não funcionou como eu esperava...

SELECT  USA_CODIGO, USA_CODIGO
FROM USUARIOS_ATIVIDADE
WHERE ATV_CODIGO = 2;

SELECT USA_ATIVEE FROM USUARIOS_ATIVIDADE_ATIVEE WHERE USU_CODIGO = 1 AND USA_CODIGO = $exca->getResult('USA_CODIGO'); //resultado do sql de cima


Segue abaixo as tabelas:

CREATE TABLE `usuarios_atividade` (
  `USA_CODIGO` bigint(20) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `ATV_CODIGO` bigint(20) DEFAULT NULL,
  `USU_CODIGO` bigint(20) DEFAULT NULL,
  `CON_CODIGO` bigint(20) DEFAULT NULL,
  `REC_CODIGO` bigint(20) DEFAULT NULL,
  `ATV_XP` int(20) DEFAULT NULL,
  `USA_DATA` datetime DEFAULT NULL,
  `USA_STATUS` int(20) DEFAULT NULL,
  `USA_FOTO` varchar(255) DEFAULT NULL,
  `USA_VIDEO` varchar(255) DEFAULT NULL,
  `USA_ATIVEE` bigint(20) DEFAULT NULL,
  `USA_COMENTARIO` varchar(255) DEFAULT NULL,
  PRIMARY KEY (`USA_CODIGO`),
  KEY `FK_ATV_ATIVIDADE_idx` (`ATV_CODIGO`),
  KEY `FK_USA_USUARIO_idx` (`USU_CODIGO`),
  KEY `FK_USA_CONQUISTA_idx` (`CON_CODIGO`),
  KEY `FK_USA_RECOMPENSA_idx` (`REC_CODIGO`),
  CONSTRAINT `FK_USA_ATIVIDADE` FOREIGN KEY (`ATV_CODIGO`) REFERENCES `atividades` (`ATV_CODIGO`) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION,
  CONSTRAINT `FK_USA_CONQUISTA` FOREIGN KEY (`CON_CODIGO`) REFERENCES `conquistas_atividade` (`CON_CODIGO`) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION,
  CONSTRAINT `FK_USA_RECOMPENSA` FOREIGN KEY (`REC_CODIGO`) REFERENCES `recompensas_atividade` (`REC_CODIGO`) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION,
  CONSTRAINT `FK_USA_USUARIO` FOREIGN KEY (`USU_CODIGO`) REFERENCES `usuarios` (`USU_CODIGO`) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION
) ENGINE=InnoDB AUTO_INCREMENT=9 DEFAULT CHARSET=utf8;
/*!40101 SET character_set_client = @saved_cs_client */;

--
-- Dumping data for table `usuarios_atividade`
--

LOCK TABLES `usuarios_atividade` WRITE;
/*!40000 ALTER TABLE `usuarios_atividade` DISABLE KEYS */;
INSERT INTO `usuarios_atividade` VALUES (1,1,2,NULL,NULL,NULL,'2014-05-02 00:00:00',1,'comida.jpg',NULL,NULL,'teste'),(2,2,3,NULL,NULL,30,'2014-06-02 00:00:00',2,NULL,'teste.mp4',1,'aa'),(3,3,2,2,NULL,40,'2014-07-02 00:00:00',4,'',NULL,NULL,'vb'),(4,4,3,3,NULL,120,'2014-08-02 00:00:00',4,NULL,'',NULL,'sds'),(5,5,4,NULL,NULL,120,'2014-08-02 00:00:00',2,'relatorio.jpg','',NULL,'sds'),(6,2,1,1,NULL,120,'2014-08-02 00:00:00',4,NULL,NULL,NULL,'sds'),(7,2,1,NULL,1,120,'2014-08-02 00:00:00',5,NULL,NULL,2,'aaaa'),(8,2,1,NULL,NULL,NULL,'2016-09-05 15:23:19',99,NULL,NULL,1,'teste');
/*!40000 ALTER TABLE `usuarios_atividade` ENABLE KEYS */;
UNLOCK TABLES;

--
-- Table structure for table `usuarios_atividade_ativee`
--

DROP TABLE IF EXISTS `usuarios_atividade_ativee`;
/*!40101 SET @saved_cs_client     = @@character_set_client */;
/*!40101 SET character_set_client = utf8 */;
CREATE TABLE `usuarios_atividade_ativee` (
  `UAA_CODIGO` bigint(20) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `USU_CODIGO` bigint(20) DEFAULT NULL,
  `USA_CODIGO` bigint(20) DEFAULT NULL,
  `ATV_CODIGO` bigint(20) DEFAULT NULL,
  `UAA_ATIVEE` bigint(20) DEFAULT NULL,
  `UAA_DATA` datetime DEFAULT NULL,
  PRIMARY KEY (`UAA_CODIGO`),
  KEY `FK_UAA_USUARIOS_idx` (`USU_CODIGO`),
  KEY `FK_UAA_REG_ATIVIDADE_idx` (`USA_CODIGO`),
  KEY `FK_UAA_ATIVIDADE_idx` (`ATV_CODIGO`),
  CONSTRAINT `FK_UAA_ATIVIDADE` FOREIGN KEY (`ATV_CODIGO`) REFERENCES `atividades` (`ATV_CODIGO`) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION,
  CONSTRAINT `FK_UAA_USUARIO` FOREIGN KEY (`USU_CODIGO`) REFERENCES `usuarios` (`USU_CODIGO`) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION,
  CONSTRAINT `FK_UAA_USUARIO_ATIVIDADE` FOREIGN KEY (`USA_CODIGO`) REFERENCES `usuarios_atividade` (`USA_CODIGO`) ON DELETE NO ACTION ON UPDATE NO ACTION
) ENGINE=InnoDB AUTO_INCREMENT=10 DEFAULT CHARSET=utf8 COLLATE=utf8_unicode_ci;
/*!40101 SET character_set_client = @saved_cs_client */;

--
-- Dumping data for table `usuarios_atividade_ativee`
--

LOCK TABLES `usuarios_atividade_ativee` WRITE;
/*!40000 ALTER TABLE `usuarios_atividade_ativee` DISABLE KEYS */;
INSERT INTO `usuarios_atividade_ativee` VALUES (1,1,7,2,1,'2014-05-02 00:00:00'),(2,1,2,2,1,'2014-05-02 00:00:00'),(3,2,7,2,1,'2014-05-02 00:00:00'),(4,2,8,2,1,'2014-05-02 00:00:00');

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, boa tarde

Depois de 2 dias, pesquisando, procurando o problema consegui resolver, utilizei uma função que já existia, apenas incrementei ela para as minhas necessidades.

encontrei algumas dicas que me ajudaram bastante neste link: http://www.9lessons.info/2013/05/facebook-like-system-with-jquery-mysql.html

Acabei colando a função inteira, mas tem os sql ali, acredito que da pra entender... segue a solução:

Valeu, abraço!
public function getAtividadeUsuarios($atv, $usu) {

$retorno = array();
$cont = 0; 

$sql = "SELECT  UA.USA_CODIGO,
UA.ATV_XP,
UA.ATV_CODIGO,
".convdata("UA.USA_DATA",4 ,'mysql')." AS USA_DATA,
UA.USA_STATUS,
UA.USA_FOTO,
UA.USA_VIDEO,
UA.USA_ATIVEE,
UA.USA_COMENTARIO,
C.CON_CODIGO,
C.CON_DESCRICAO,
C.CON_NOME,
C.CON_IMAGEM,
U.USU_CODIGO,
U.USU_NOME,
U.USU_IMAGEM,
U.USU_XP
FROM USUARIOS_ATIVIDADE UA
LEFT JOIN USUARIOS U ON (UA.USU_CODIGO = U.USU_CODIGO)
LEFT JOIN CONQUISTAS_ATIVIDADE C ON (UA.CON_CODIGO = C.CON_CODIGO)
WHERE UA.ATV_CODIGO = ".$atv;

$exc = new OracleRecordset($this->conexao->execute($sql));
//echo "$$$$$".$sql;

while($exc->fetch()) { 

echo "<br/>";
echo "________".$exc->getResult('USA_CODIGO');
echo "<br/>";

$sqla ="SELECT UAA_CODIGO, USA_CODIGO, USU_CODIGO, UAA_ATIVEE FROM USUARIOS_ATIVIDADE_ATIVEE WHERE USU_CODIGO=".$usu." and USA_CODIGO=".$exc->getResult('USA_CODIGO');
$exca = new OracleRecordset($this->conexao->execute($sqla));
//$exca->fetch();
echo "######".$sqla;

if ($exca->fetch() != ''){
$sql3 = "SELECT USA_ATIVEE FROM USUARIOS_ATIVIDADE WHERE USA_CODIGO=".$exc->getResult('USA_CODIGO');
$exc3 = new OracleRecordset($this->conexao->execute($sql3));
$exc3->fetch();
echo "!!!!!!!".$sql3;
$ativeeBean = new AtiveeBean();
$ativeeBean->setAtiveeAtivee($exca->getResult('UAA_ATIVEE'));
}else{
$sql4 = "SELECT USA_ATIVEE FROM USUARIOS_ATIVIDADE WHERE USA_CODIGO=".$exc->getResult('USA_CODIGO');
$exc4 = new OracleRecordset($this->conexao->execute($sql4));
$exc4->fetch();
echo "&&&&&&&".$sql4;
$ativeeBean = new AtiveeBean();
$ativeeBean->setAtiveeAtivee($exca->getResult('UAA_ATIVEE'));
}

$usuBean = new UsuariosBean();
$usuBean->setUsuCodigo($exc->getResult('USU_CODIGO'));
$usuBean->setUsuNome($exc->getResult('USU_NOME'));
$usuBean->setUsuImagem($exc->getResult('USU_IMAGEM'));
$usuBean->setUsuXp($exc->getResult('USU_XP')); 

$conBean = new ConquistasBean();
$conBean->setConCodigo($exc->getResult('CON_CODIGO'));
$conBean->setConDescricao($exc->getResult('CON_DESCRICAO'));
$conBean->setConNome($exc->getResult('CON_NOME'));
$conBean->setConImagem($exc->getResult('CON_IMAGEM')); 

$usabean = new UsuariosAtividadesBean();
$usabean->setUsaUsuario($usuBean);
$usabean->setUsaConquista($conBean);
$usabean->setUsaAtiveeAtivee($ativeeBean);
$usabean->setUsaCodigo($exc->getResult('USA_CODIGO'));
$usabean->setUsaComentario($exc->getResult('USA_COMENTARIO'));
$usabean->setUsaAtvCodigo($exc->getResult('ATV_CODIGO'));
$usabean->setUsaAtvXp($exc->getResult('ATV_XP'));
$usabean->setUsaData($exc->getResult('USA_DATA'));
$usabean->setUsaStatus($exc->getResult('USA_STATUS'));
$usabean->setUsaFoto($exc->getResult('USA_FOTO'));
$usabean->setUsaVideo($exc->getResult('USA_VIDEO'));
$usabean->setUsaAtivee($exc->getResult('USA_ATIVEE')); 

$retorno[$cont] = $usabean;

$cont++;
//}
}

unset($exc);
unset($exca);
unset($exc3);
unset($exc4);
return $retorno;

}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, ativo. Nela tem cadastrado vários itens. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que este item está ativo no sistema. Por exemplo: 1, casa, S 2, mesa, S 3, cama, S 4, moto S 5, rádio O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, mesa, moto 2, mesa, casa, cama 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela produtos da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "mesa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "produtos" que contenham a palavra "mesa". Até aqui tudo bem eu consigo listar. Estou fazendo assim: <?php $item = "mesa" $sql = mysqli_query($conn, "SELECT * FROM produtos WHERE item1 LIKE '$item' OR item2 LIKE '$item' OR item3 LIKE '$item' LIMIT 10"); while($aux = mysqli_fetch_assoc($sql)) { $id = $aux["id"]; $item1 = $aux["item1"]; $item2 = $aux["item2"]; $item3 = $aux["item3"]; echo $id . " - " . $item1 . ", " . $item2 . ", " $item3 . "<br>"; } ?> O problema é que está listando todos os registros que contém o item mesa. Eu preciso que o php verifique os demais item e me liste somente os registro em que todos os registros estejam ativos no sistema. No exemplo acima ele não deveria listar o registro 3. pois nesse registro contém o item "radio" e este item não está ativo no sistema. Ou seja, o registro "radio" na tabela itens não possui um "S" na coluna "ativo". Alguém sabe como resolver isso?
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.