Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NathanielBF

Mestre em Photoshop é sinônimo de criatividade?

Recommended Posts

Boa noite mestres...

Eu, sempre fui um pessoa desenrolada no quesito de mexer com computação... formato pc's desde pequeno apesar de não ser grande coisa e hoje em dia tenho é preguiça de fazer isso, sempre procuro desafios que possam somar no meu conhecimento. Entendo de html, um pouco de css, to começando a estudar php agora, to entendendo banco de dados... etc.

Enfim, aí chega na parte de edições...

Eu simplesmente não consigo terminar uma edição de imagem, quero fazer uma capa pra facebook ou youtube ou ainda simplesmente melhorar uma foto... o resultado é o mesmo: quase nunca termino, quando vejo que tá uma porcaria eu fecho tudo e vou fazer outra coisa, nem salvo o projeto. Pra capas de face e youtube eu utilizo muito "opções de mesclagem", aplico "ações" e por aí vai. Tipo quando eu vou fazer alguma edição de imagem eu vou desenrolando na hora mas como disse quase nunca termino.

Então queria saber de vocês... é possível fazer algo legal sem criatividade? Quando vocês vão editar, vocês desenrolam na hora ou já põe em mente o que quer fazer? Indicariam algum curso dinâmico que ajudem em criar coisas bacanas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu participava de fóruns e comunidades de computação gráfica, um problema muito comum entre usuários mais novos era este: a pessoa instalava o programa gráfico num dia e, no dia seguinte (modo de dizer, claro) já queria fazer montagens profissionais. Não será o seu caso?

Seja como for, o ideal seria você se afastar, por enquanto, das montagens e partir para a prática de tutoriais. Porque praticando tutoriais você aprende como a pessoa conseguiu aquele determinado efeito...e, quando você tiver reunido um pouco mais de conhecimento, poderá retornar às montagens.

Vai ver que as coisas sairão um pouco mais fáceis, porque se você tenta "partir do zero", ou seja, sem bagagem nenhuma, fica difícil mesmo. Aqui estão alguns tutoriais pra você praticar:

• Vintage Greeting Card - um efeito tipo vintage em fotografia. Aproveite para ver outros tutoriais do site;

• Convertendo Foto em Desenho - um antigo tutorial meu. Foi executado em um Photoshop 7, mas não deve ser difícil fazer em um programa mais atual...

• Máscadas de Camada - outro tutorial meu. As máscaras de camada são muito usadas para efeitos e recorte de imagem.

• Transparente 3D Objects - em inglês, como o primeiro tutorial, porém fácil de seguir

• Um pouco sobre Inspiração - não é um tutorial e sim um artigo do meu blog: fala um pouco sobre o processo criativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, entendi seu modo de dizer... eu conheço o PS a um tempo razoável. O problema é que, como falei, não consigo chegar a um resultado satisfatório quando começo um projeto.

Mas vou fazer o que você me disse, vou estudar todos esses links e mais alguns e vamos ver no que dá daqui um tempo.

Obrigado Rogério.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Visando contribuir de alguma forma, acrescento o seguinte:

Já passei bastante por isso, e ainda passo, acredito que a fase da dúvida (se está ficando bom) e da vontade de que a peça em si seja única e criativa, está implícita em qualquer processo criativo. A minha forma de lidar com isso é através de planejamento. Sendo assim, minha dica é, busque por um nível mínimo satisfatório de planejamento. isso vai te ajudar a visualizar um pouco sobre a peça gráfica, pontuar desafios no meio do caminho, enfim, uma prévia da peça gráfica na sua mente.

Importante: Procure terminar suas peças ainda que o processo não esteja agradando, as vezes o resultado final alcança sua expectativa. E mesmo que não alcançar, no mínimo serve de aprendizado.

Não pense que para algo ser bom, precisa ser criativo, para algo ser bom, tem que passar a mensagem a qual se propõe, tem que funcionar e mostrar através daquela imagem (manipulada ou não) aquilo que você idealizou.

Reúna o máximo de informações possíveis sobre aquilo que você busca. Você vai ver que durante essa busca de informações, algumas idéias criativas irão surgir. Esteja informado sobre o assunto o qual você vai trabalhar naquela arte. E por fim, más não menos importante, busque o feedback de várias pessoas, isso é muito valioso para o aprendizado.

Como o Rogério já citou, estude, pratique, faça testes,

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua contribuição me esclareceu muito, WilliansS.

É muito bom ouvir os mais experientes, isso já está me ajudando bastante.

Vou seguir seus passos, principalmente esse de planejamento.

Uma outra pessoa me disse que ela, no começo e ainda hoje, faz escopos em papel de seus projetos e que isso ajuda muito.

Obrigado, WilliansS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero citar algo que escrevi no meu blog. É sobre "desenhistas" e "desenho", porém acredito que também se aplique ao "design" (pois um designer não deixa de ser um artista):

"Primeiro, nenhum artista cria a partir do Nada. Ele produz a partir de coisas que ele viu, ouviu, aprendeu ou vivenciou. Mesmo quando ele desenha "de memória"... porque, obviamente, teria de haver algo nessa memória! Claro que aí entram outros fatores. A própria personalidade da pessoa a leva a interpretar esses dados (vou usar essa palavra, na falta de outra) de modo diferente de outra pessoa.".

Alguns esclarecimentos adicionais:

No meu caso, recorro bastante a livros antigos, disponíveis no Internet Archive, como referência. Afinal porque eu deveria "reinventar a roda"? E esses livros que citei são obras de domínio público. Muitas histórias dos primeiros tempos da Disney, aliás eram baseadas em contos de domínio público (Branca de Neve, Cinderela, etc)

Geralmente não sigo a referência ao pé da letra, me permito modificar elementos. Também aqui, não vejo problema...a não ser que você esteja fazendo um trabalho para um cliente e ele faça questão de que saia igual.

Quando eu conheço a fonte da referência, costumo citá-la, inclusive indicando o livro de onde me baseei. Como um exemplo, cito esta postagem, da Central de Quadrinhos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua contribuição me esclareceu muito, WilliansS.

É muito bom ouvir os mais experientes, isso já está me ajudando bastante.

Vou seguir seus passos, principalmente esse de planejamento.

Uma outra pessoa me disse que ela, no começo e ainda hoje, faz escopos em papel de seus projetos e que isso ajuda muito.

Obrigado, WilliansS.

Opa, que bom maninho,

Fico feliz em ter colaborado, conte conosco sempre que precisar.

Rogério Guerreiro

Boa contribuição,

Abs manos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por carlosguimaraes1801
      Olá, tudo bem?
       
      Um cliente tem várias paletas de cores impressas e eu estou redesenhando essas paletas no Corel Draw.
       
      A minha grande dificuldade está em saber o CMYK exato de cada cor da paleta original para usar a cor nas paletas redesenhadas no Corel.
       
      Estou digitalizando as paletas originais e a partir da imagem gerada eu uso a ferramenta de conta-gotas para capturar o CMYK de cada cor.
       
      No entanto, após imprimir a nova paleta redesenhada a cor sai muito diferente em relação à paleta original. O problema não está na impressão.
       
      Verifiquei que dentro de cada cor da imagem digitalizada, há uma variação muito grande de cores dos pixels. Eu vejo isso quando dou um zoom. Então, quando vou com o conta gotas capturar a cor, eu acabo capturando o CMYK de um pixel mais claro ou mais escuro.
       
      Para resolver isso eu tive duas ideias. Uma foi diminuir a resolução da imagem digitalizada. Assim não mostraria tantos detalhes dentro de cada cor da paleta. Isso ajudou a melhorar um pouco a exatidão na captura das cores, mas não foi o suficiente. A outra ideia foi usar a ferramenta "Média" do Photoshop. Eu crio uma área de seleção dentro de cada cor da paleta digitalizada e aplico a média. Assim, o photoshop calcula a média de cor dos pixels na área selecionada. Aparentemente funciona.
       
      Mas outro problema é uma leve distorção das cores ao digitalizar as paletas. Para tentar resolver isso, eu digitalizei uma cartela com as cores CMYK junto com as paletas originas. Assim eu vejo o quanto o meu CMYK (com cores conhecidas) está variando após a digitalização. Se a minha cartela de CMYK varia todas as outras paletas também variam. Eu acredito que se eu conseguir ajustar esse CMYK com o CMYK criado no Photoshop ou no Corel, todas as minhas cores ficariam fiéis às paletas originais e eu poderia capturá-las com o conta-gotas.
       
      O meu problema é que não consigo tratar a imagem para que essa paleta CMYK fique 100% perfeita. Será que existe uma ferramenta onde eu mostro pro Photoshop que as minhas cores CMYK são aquelas e ele ajusta toda a imagem?
       
      Eu só preciso ajustar essas cores. Alguém já passou por problema parecido e teria alguma ideia para que eu possa resolver esse problema?

    • Por Walmir Dias
      Bom dia!
      Eu era participante do All4PG em 2008, mas há tempos que não entrava no fórum.
      Estou trabalhando com o Photoshop CC 2020 e abri uma imagem em RGB. Eu tinha criado um outro arquivo, também em RGB. Quando pego essa imagem e levo pra esse novo arquivo, noto uma diferença de cor. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
       
      Desde já agradeço.
       
      Att;
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.