Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

Governo trocará software livre por Microsoft

Recommended Posts

Uma discussão que deveria ser mais aberta , foge do óbvio , a questão da segurança é um ponto , eu constumo brincar que todo mundo é a favor do software livre até trocarem o pacote MS pelo OpenOffice no escritório ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É assim que se cortam gastos... tá bom, Tio Temer...

Quanto ao Office, usei OpenOffice (hoje LibreOffice) por muito tempo, sem grandes problemas. Hoje uso mais o Google Docs, mesmo.

O problema maior eram incompatibilidades pra abrir arquivos do MS Office. Mas é simples resolver: quer enviar arquivo, fecha em PDF. Quer que seja editável, faz no LibreOffice também e manda o .odf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O problema maior eram incompatibilidades pra abrir arquivos do MS Office. Mas é simples resolver: quer enviar arquivo, fecha em PDF. Quer que seja editável, faz no LibreOffice também e manda o .odf

No meu caso, não foi tão simples. Tinha feito uma planilha, no Excel, de nomes próprios brasileiros, na qual se podia sortear um nome com uma determinada letra ou com qualquer uma. Fui abrir no Calc e o programa toda hora travava. Tive que refazer tudo: aí funcionou.

Porém, no Excel bastava apertar F9 (ou Ctrl+F9, já não me lembro ao certo) para o programa recalcular. No Calc não dá: preciso apertar Ctrl+Shift+F9, o programa não recalcula quando a função ALEATÓRIOENTRE está presente na planilha (pelo menos foi a explicação que deram no help das funções).

Para fazer uma simples planilha de aniversários foi um sacrifício: eu queria que o programa desse uma mensagem quando faltassem dois meses, um mês e uma semana para o aniversário da pessoa. Não consegui, de jeito algum que ele me informasse quando faltam dois meses e uma semana...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a questão é mais filosofica , software proprietário versus livre , com o atravessado viés ideológico do software livre.

Existe algum estudo de como é isto na Europa , Austrália , EUA , etc !?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rogério Guerreiro, foi isso que eu comentei. São programas diferentes e existem incompatibilidades. Isso acontece, inclusive, em versões distintas do pacote MS Office. Para funcionar no LibreOffice, o ideal é fazer o projeto nele mesmo.

@Motta, não conheço pesquisa sobre isso, mas, pelo que me lembro, muitos governos da União Europeia usam software livre

Há anos aqui no Paraná existe o projeto Paraná Digital. Todas as escolas estaduais rodam Linux em um sistema interligado com a UFPR, de onde todas as máquinas podem ser gerenciadas. Trabalhei nesse projeto e vi como tudo funcionava bem. É só uma questão de vontade e treinamento. Não adianta enfiar software livre em quem não sabe usar e esperar que ela se vire. Tem que dar treinamento

Quando eu estava terminando a Graduação (por volta de 2012), o MEC estava trabalhando junto à UFPR pra fazer um projeto parecido para o resto do Brasil. Pelo jeito, agora esse projeto foi pro saco... :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos EUA as escolas são basicamente Apple (subsidiado pela própria empresa).

Para uma empresa com poucos usuários essa mudança já pode ser traumática, imagina alterar toda a estrutura do governo, ainda mais quando não existe vontade de verdade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ESerra uma coisa são empresas , outra são decisões de Estado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A vontade que eu falo é de quem instala/gerencia o laboratório. Funcionário público, em geral, não tem vontade de nada, a não ser ganhar dinheiro sem fazer nada :P

Empresas podem gastar do jeito que quiserem. Eles recebem a grana e fazem o que acharem certo para investir e ter retorno.

Mas Governo é outra história. Depois de anos investindo em software livre, largar tudo e gastar horrores com licenças não é algo sensato.

Usar software livre não era só uma economia. Isso gerava muitos projetos de pesquisa. Se o Governo realmente abandonar isso, perderemos muito mais que apenas dinheiro :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se até a Microsoft investe em Software Livre, o Governo brasileiro não tem razões pra não fazer o mesmo.

Microsoft-Heart-Linux-620x250.jpg

Essa história de migrar pro Outlook por ser "mais barato" foi pura desculpa. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento técnico instala exim+dovcot e tem um servidor de email.

Enfim... não duvido de mais nada do Governo brasileiro. Está se afundando cada vez mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.