Jump to content
Wesley Balestrini

Como criar um projeto em equipe?

Recommended Posts

Olá pessoal!

Sou iniciante na programação PHP (estou iniciando meus estudos em OOP e MVC) e agora irei iniciar um projeto com um amigo que também está iniciando.

Surgiu a duvida de como iremos programar no mesmo projeto; como posso criar uma parte se ela recebe informações da parte dele, que ainda não está pronto? E esta é apenas uma das duvidas.

Recorro à vocês em busca de dicas de como criar um projeto em equipe. Qual quer informação será útil!

Aqui alguns problemas que já pensamos e não temos solução:

  • Como trabalhar no mesmo projeto/arquivo em tempo real? Algum software pode nos ajudar?
  • Como dividir as tarefas? Existe algum procedimento, convenção, padrão que podemos estudar sobre?

Tentamos buscar informações no google, porém por não sabermos os termos a serem pesquisados, não conseguimos respostas. Por isso recorremos ao pessoal mais veterano que já trabalhou ou trabalha em equipe. Como é a sua organização?

PS.: Se poderem postar, além de suas experiencias pessoais, também nomes/conceitos para que possamos pesquisar na internet por artigos, revistas, livros, etc; ficaremos agradecidos. Por exemplo, se eu estivéssemos procurando por um "padrão de arquitetura" ou algo do gênero, poderiam nos recomendar pesquisar sobre "MVC" e então nós poderíamos "caminhar com nossas pernas"; apenas necessitamos de um ponto de partida.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo, uma boa maneira, é que vocês busquem uma metodologia de desenvolvimento, recomendo a XP.

busque por metodologias de desenvolvimento agil XP.

creio que ela se encaixa nas suas necessidades.

através de uma metodologia, vcs poderão se organizar e fazer o trabalho fluir mais rapido e com menos custos

Share this post


Link to post
Share on other sites
Comece pelo básico, estude UML, MER, GIT e GITHub
Use softwares como www.trello.com, ou www.mindmeister.com com www.meistertask.com para dividir tarefas, e claro, saber o que cada um está fazendo em tempo real.
Sobre o MVC, é só uma arquitetura de Software e que não resolve todos os problemas, e de uma pesquisada sobre princípios S.O.L.I.D


Obs.: Trello a versão gratuita já faz praticamente tudo e pode trabalhar em equipe tranquilamente.

De uma pesquisada no Youtube de como usar ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Primeiro passo é saber MER e UML para entenderem como trabalhar os requisitos no escopo de seu software, codificar por codificar só cansará a equipe e dificultará o alcance dos resultados. Saiba guiar a equipe avalie quais são as habilidades de cada um exemplo: quem tem mais facilidade com BD e ORM, quem tem mais habilidade em trabalhar o template da aplicação entre outras características.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Similar Content

    • By Izaac Borges
      Boa noite, me chamo Izaac Borges, acabei de começar aqui. Eu estava procurando um fórum de tecnologia onde eu pudesse encontrar gente disposta a me dar algumas dicas. Estou começando a programar agora, sempre gostei da ideia de programar, já tive algumas experiencias programando código para ,Arduíno coisas bem básicas mas agora estou estudando para valer e escolhi a linguagem C para começar pois já conhecia um pouco dela.
       
      Porem agora estou querendo fazer um sistema simples, onde ele armazena os seus dados(no caso seriam números de jogos da loteria) e  depois você insere os números sorteados e ele diz quantos acertos você fez em cada jogo. Gostaria de saber se é possível fazer esse tipo de programa em C e se eu iria precisar de alguma outra tecnologia para banco de dados, se sim qual tecnologia recomendam para quem está iniciando e quer aprender fazendo pequenos projetos como esse.
    • By L.Lazari
      Saudações! 
      Tenho uma ideia de um aplicativo para celular, uma rede social, que habita na minha cabeça faz algum tempo e até então não tive o atrevimento de colocá-la para funcionar.
      Sem entrar em detalhes antes da hora (obviamente), a minha ideia mescla elementos de algumas redes sociais já existentes e acaba por tornar-se algo novo. O ponto principal desta ideia é permitir que pessoas que normalmente estariam desconexas possam interagir de forma mais fácil, pois com as redes já existentes, mesmo que haja a sensação de que as pessoas estão conectadas com todos a sua volta, é difícil de interagir com outras pessoas fora do seu circulo social, mesmo que haja uma conexão real, as vezes, ela não é aparente ou direta o suficiente.
      Portanto, estou a procura de pessoas que gostariam de desenvolver algo novo, como isto que estou propondo, e dividir todos os lucros igualmente. 
      O problema:  não tenho experiência com o desenvolvimento de aplicativos, isto é, com a linguagem de programação necessária para tal. Devido à minha linha de pesquisa (está no meu perfil tudo o que faço atualmente) utilizo muito Python e Shell (muito R também), e programo com eles faz um bom tempo, então tenho noção de programação e consigo aprender sem dificuldades outras linguagens (o que já estou fazendo no tempo livre). Estou a procura de pessoas que possam tomar a linha de frente nessa questão.
      Não tenho prazos ou exigências, o que eu tenho é apenas a ideia, o corpo, do projeto bem estruturada.
      Em suma: proponho aqui uma parceria, onde eu ofereço não só a ideia, mas também comprometimento em estudar e solucionar quaisquer problemas que possam surgir durante o desenvolvimento, e procuro pessoas que estejam dispostas a tocar este projeto no tempo que der (ponto importante, pois tenho um projeto de mestrado e não posso dar dedicação exclusiva, naturalmente, acredito que boa parte das pessoas que lerão isto também trabalham em algo, então eu vejo isso que estou propondo mais como um projeto de fundo de garagem, uma ideia a ser desenvolvida a parte no tempo que der).
      Não da pra afirmar se é uma ideia boa ou não, quem tem o poder para decidir essas coisas serão sempre os usuários do aplicativo, mas gostaria de tentar e ver o que o futuro reserva! (de forma clara o que eu queria mesmo é ver se da para ter um bom retorno financeiro disso tudo). 
      Obrigado pela atenção e pelo tempo!
       
      Atenciosamente.
       
    • By thewesker
      Estou escrevendo uma aplicação MVC em PHP e a estrutura de diretórios é a seguinte:
      - root ¬ app ¬ controllers ¬ models ¬ views ¬ core ¬ config ¬ public Na pasta “app” fica as camadas MVC. Em “controllers” coloco classes que vão receber dados e acionar models e/ou renderizar views. Nos “models” coloco basicamente as entidades do banco de dados e suas operações. Em “views” coloco as páginas com código html + php para exibição de dados No “core” coloco classes e/ou arquivos genéricos (tenho planos de usar essa mesma base para desenvolver outras aplicações futuramente, uma espécie de microframework.) No entanto surgiu duas classes um pouco diferentes, uma delas trabalha com datas e realiza operações como conversão e cálculo entre datas, a outra cria e gerencia múltiplas threads. Tenho dúvida em qual camada devo colocá-las, já que nenhuma delas fazem acesso a banco de dados ou arquivos e nem emite saídas, apenas retornam valores.
       
      Devo criar uma camada adicional? Qual? Devo colocá-la em um das camadas já existentes?  
      Obs: qualquer informação adicional que possa ser útil é sempre bem-vinda!
    • By Girreis
      Prezados, boa tarde.
       
      Sou novo aqui e gostaria de auxílio na elaboração de projeto de implantação de automação dos processos e rotinas de data center para um dos ambientes abaixo:
       
      Rede;
      Armazenamento;
      Servidores.
       
      O projeto deve apresentar:
       
      1. O planejamento e as etapas necessárias para implantação da automação no ambiente de data center escolhido contemplando o cronograma simplificado do projeto de automação com as
      principais entregas e a distribuição das tarefas do seu projeto entre as equipes envolvidas;
      2. Quais ferramentas, produtos e métodos serão utilizados para implementação, gerenciamento e acompanhamento das ações do projeto;
      3. Ações necessárias para que haja a motivação e mudança do mindset nas equipes envolvidas para desenvolverem a capacidade de automação de processos;
      4. Ações para maximizar a comunicação do CPTI com as equipes de suporte (Interna e Externa), promover o engajamento dos times, alavancar a transparência da condução dos projetos e
      melhorar a interação entre as equipes;
      5. PM Canvas do projeto.
       
      Agradeço desde já pela ajuda.
       
      Att,
      Ramon
    • By paodimelaun
      Estou desenvolvendo um jogo RPG para mobile e preciso de membros para formar a equipe, estou precisando pessoas que possam: fazer pixel art, logos, desenhos, ícones, efeitos sonoros, músicas. Programadores experientes também são bem vindos. 
      interessados favor deixar seu skype nos comentários.
       
      Segue o GDD(ainda imcompleto)
      https://drive.google.com/open?id=1gNtg7URzmi1n9UYMmjiyKe_WXDmjHVkZkQFLCeWq_Wo
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.