Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

somba3000

Como criar navegação entre páginas da maneira correta?

Recommended Posts

Olá. Estou fazendo um projeto sério em PHP e estou com grandes dificuldades no load/reload da página. Estou utilizando htaccess para ter uma URL bonita e organizada. O problema é que esta parte da estrutura da página é difícil de encontrar tutoriais por aí, não sei por que, talvez eu não saiba encontrá-los.

O problema é o seguinte, no meu arquivo index.php eu organizei tudo da seguinte forma:

<html>
    <head>
        <?php   include("header.php");  ?>
    </head>
    <body>      
        <?php
            include("navbar.php");
            
            if(isset($_GET['pg'])){
                $url = $_GET['pg'];
                
                if(!file_exists("$url.php")){
                    include("home.php");
                }else{
                    include("$url.php");
                }
            }else{
                include("home.php");
            }
         
            include("rodape.php");
        ?>
        
        <?php   include("scripts.php"); ?>
    </body>
</html>

Então a partir daí eu posso manipular cada parte do site individualmente. Já não sei se esta é a maneira mais correta ou recomendada de se trabalhar, mas por falta de orientação eu trabalho assim.

Percebe-se que o navbar.php e o rodape.php são arquivos fixos, então eles nunca devem ser recarregados na página, e sim, o "corpo" da página como a home.php, cadastro.php, etc, estes que ficarão entre o navbar e o rodapé. O problema é que sempre que eu acesso, por exemplo, localhost/ProjetoBusca/home (que dá no index.php com o corpo home.php) toda a página é recarregada, até mesmo o navbar e o rodape, que deveriam ser fixos e contém informações que se forem recarregados eu vou perdê-las. Percebi que Ajax é bom para estas ocasiões, mas com Ajax o URL ficaria estático, não dando utilidade ao htaccess.

Estou trabalhando da forma correta? Alguém poderia me ajudar? Como posso manipular esses arquivos de forma padronizada? Um simples sistema de Login está dando dor de cabeça para ser feito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer alterar o conteúdo, sem a necessidade de recarregar, mas mudando a URL?

Cara, tem algumas soluções... o Pinterest faz isso (quando você dá zoom numa galeria, por exemplo, a página não é recarregada, mas a URL sim, para poder copiar/colar e repassar).

Fiz um tempo atrás, mas não lembro de envolver PHP, na verdade.

Seguem alguns artigos que podem lhe ajudar:

http://www.tinywall.info/2012/02/change-browser-url-without-page-reload-refresh-with-ajax-request-using-javascript-html5-history-api-php-jquery-like-facebook-github-navigation-menu.html

http://spoiledmilk.com/blog/html5-changing-the-browser-url-without-refreshing-page/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu consigo fazer exatamente o que eu quero com ajax utilizando a função load(). O problema é que a URL fica estática, então se é localhost/ProjetoBusca/home e no clique eu chame o cadastro.php, a URL continua em home invés de ir para cadastro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.