Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CamilaDePaula

[Resolvido] Gravar várias linhas no mesmo registro

Recommended Posts

Olá, preciso de uma ajuda, por favor:

 

Como faço para gravar várias linhas no mesmo registro do Banco?

 

Vou tentar explicar o caso: Tenho uma página de Ordem de Serviço que precisa ter várias linhas caso tenham vários serviços no mesmo dia. 

Por exemplo:

A ordem de serviço é tipo uma tabela, com várias linhas e colunas vazias para serem preenchidas, de acordo com o serviço a ser feito no dia:

Linha 1 = H. de Início: 8:00 / H. de Término: 10h / Serviço: "descrição do serviço"

Linha 2 = H. de Início: 11:00 / H. de Término: 12h / Serviço: "descrição do serviço"

Linha 3 = H. de Início: 12:00 / H. de Término: 13h / Serviço: "descrição do serviço"

Linha 4 = H. de Início: "vazio" / H. de Término: "vazio / Serviço: "vazio"

Linha 4 = H. de Início: "vazio" / H. de Término: "vazio / Serviço: "vazio"

 

e assim por diante...

 

São várias linhas "vazias" para preencher os horários e os serviços, porém imagino que se eu fizer um registro para cada uma dessas linhas,  vou ocupar muito espaço no Banco, além disso nem todas as linhas (ou inputs) serão preenchidas e enviados para o banco, já que isso vai depender da quantidade de serviços por dia.

Desta forma, gostaria de saber como faço para que cada linha preenchida seja gravada no mesmo registro?

 

Obs:

Como a OS têm outros dados, estou fazendo o Insert assim e já funciona corretamente com esses outros dados:

 

if ((isset($_POST["MM_insert"])) && ($_POST["MM_insert"] == "form2")) {
  $insertSQL = sprintf("INSERT os ( combustivel_saida, combustivel_retorno, motorista, veiculo, tipo, placa, numero_contrato, numero_contrato_ano, data_operacao, apresentacao, procurar_por, tel_procurar_por, solicitado, tel_solicitado, destino, razao_social, evento, h_inicio_garagem, h_inicio_cliente, h_termino_garagem, h_termino_cliente, km_inicio_garagem, km_inicio_cliente, km_termino_garagem, km_termino_cliente, h_total_garagem, h_total_cliente, km_total_garagem, km_total_cliente, diaria_1, diaria_2, diaria_total, h_extras_1, h_extras_2, h_extras_total, km_extras_1, km_extras_2, km_extras_total, reembolso, despesas, total_geral, obs_verso  ) VALUES (%s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s, %s )",
  						GetSQLValueString($_POST['combustivel_saida'], "text"), 
						GetSQLValueString($_POST['combustivel_retorno'], "text"), 
						GetSQLValueString($_POST['motorista'], "text"), 
						GetSQLValueString($_POST['veiculo'], "text"), 
...

 

Queria saber como faço para inserir essas linhas da tabela no mesmo registro, e caso for preciso, o que tem que alterar no meu insert.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Creio que o mais adequado seria criar uma tabela auxiliar para gravar cada linha separadamente.

 

Para unir todas aquelas linhas em uma linha só, basta concatenar as variáveis.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso também não ocuparia muito espaço, já que terei que colocar na nova tabela essas varias linha e nem todos elas serão "populadas". A dúvida do espaço é porque na página de registro dessa Ordem de Serviço, terei umas 20 linhas, mas já sei que não serão usadas todos os dias. A maioria dos dias, serão usadas umas 4 ou 5 linhas só.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O correto são duas tabelas. caso sejam gerados muitos registros, mas muitos mesmo, vale a pena estudar o uso de um banco de dados NoSQL. Mas acho que um banco relacional como o MySQL dá conta sim. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, rockrgo disse:

O correto são duas tabelas. caso sejam gerados muitos registros, mas muitos mesmo, vale a pena estudar o uso de um banco de dados NoSQL. Mas acho que um banco relacional como o MySQL dá conta sim. 

 

Não são muito registros não, são cerca de 20 linhas, mas todas para gravar o mesmo tipo de dados. Por isso pensei que poderia ter uma forma melhor de gravar isso, por exemplo: terei 20 input's com o nome "hora de inicio" Ao invés de fazer 20 registros para cada um desses inputs, imaginei que daria para gravar tudo em um registro só. Assim independente se houvessem 5 horários de início preenchidos, ou os 20 preenchidos, todos os dados preenchidos de input iriam para um único registro no Banco, ao invés de eu ter que colocar no banco 20 registros (horadeinicio1, horadeinicio2 ,horadeinicio3...)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

noSQL? 

 

Sobre isso...

Citar

São várias linhas "vazias" para preencher os horários e os serviços, porém imagino que se eu fizer um registro para cada uma dessas linhas,  vou ocupar muito espaço no Banco

 

Citar

terei 20 input's

 

Relaxa...

A qnt é meio q irrelevante, oq pega mesmo é a sua modelagem e índices.

Acredite o Mysql aguenta muita porrada... (muita mesmo AHHASUHAUHAS)

 

 

 

Sobre sua duvida,  e pensando na sua estrutura...  será q um simples Join não resolve seu problema?!

 

A estrutura que você pensa é assim neh?!

/*
1 = H. de Início: 8:00 / H. de Término: 10h / Serviço: "descrição do serviço"
2 = H. de Início: 11:00 / H. de Término: 12h / Serviço: "descrição do serviço"
3 = H. de Início: 12:00 / H. de Término: 13h / Serviço: "descrição do serviço"
4 = H. de Início: "vazio" / H. de Término: "vazio / Serviço: "vazio"
4 = H. de Início: "vazio" / H. de Término: "vazio / Serviço: "vazio"
*/

 

Fiz um exemplo pra ti....

CREATE DATABASE imasters;
USE imasters;

CREATE TABLE servico(
	 id INT(8) PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT
	,nome VARCHAR(50) NOT NULL
);


CREATE TABLE servico_detalhes(
	 id INT(8) PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT
	,dt_inicio DATETIME
	,dt_termino DATETIME
	,datalhe TEXT 
	,servico_id INT(8)	
	,FOREIGN KEY (servico_id) REFERENCES servico(id)	
);

Basicamente criamos 2 tabelas... uma de serviço e a outra de detalhamento, assim o serviço pode ter 1,2,3,.. n detalhamentos (ou o caso de apenas 1)

 

<!OBS:!>

,FOREIGN KEY (servico_id) REFERENCES servico(id)    

Esse SQL/STATMENT, é importante por garantir que vai existir AO MENOS UM 'servico' antes de criar um registro na tabela 'servico_detalhes'

<!OBS:!>

 

 

Bora inserir uma galera pra testar.

INSERT INTO servico (nome) VALUES ('Serviço do Chico');
INSERT INTO servico (nome) VALUES ('Serviço do Bento');
INSERT INTO servico (nome) VALUES ('Serviço do Alemão');

 

Agora vamos inserir uns registros.


INSERT into servico_detalhes (dt_inicio, dt_termino, datalhe, servico_id) VALUES 
	('2017-02-01 15:10:00', '2017-02-01 17:10:00', 'Cliente pediu para formatar o PC', 1) /*Job do Chico*/
	,('2017-02-01 17:10:00', '2017-02-01 19:10:00', 'Cliente uma pizza', 1) /*Job do Chico*/
	,('2017-03-01 09:00:00', '2017-03-01 18:00:00', 'Cliente uma pizza', 2) /*Job do Bento*/
	
	,('2017-03-01 09:00:00', '2017-03-01 18:00:00', NULL, 3) /*Job do Alemão*/
	,('2017-03-01 09:00:00', '2017-03-01 18:00:00', NULL, 3) /*Job do Alemão*/
	,('2017-03-01 09:00:00', '2017-03-01 18:00:00', NULL, 3) /*Job do Alemão*/
; 

Então basicamente temos 2 registros para o Chico, 1 para o Bento e 3 pro Alemão (eita rapaz trabaiadó... parece um prefeito #sqn :sweat_smile:)

 

 

Agora pra resgatar essa galera tem diversas maneiras...

Vou exemplificar com o INNER JOIN.

SELECT 
	 servico_detalhes.id
	,servico_detalhes.datalhe
	,servico.nome	
	,servico_detalhes.dt_inicio
	,servico_detalhes.dt_termino
FROM 
	servico	
INNER JOIN servico_detalhes ON(
	servico_detalhes.servico_id = servico.id
)
where 
	servico.id = 1
;
/* Retorna isso...
+----+----------------------------------+------------------+---------------------+---------------------+
| id | datalhe                          | nome             | dt_inicio           | dt_termino          |
+----+----------------------------------+------------------+---------------------+---------------------+
|  1 | Cliente pediu para formatar o PC | Serviço do Chico | 2017-02-01 15:10:00 | 2017-02-01 17:10:00 |
|  2 | Cliente uma pizza                | Serviço do Chico | 2017-02-01 17:10:00 | 2017-02-01 19:10:00 |
+----+----------------------------------+------------------+---------------------+---------------------+
*/

Da pra viajar nessa estrutura...

 

Utilizando o GROUP BY, por exemplo:

 


select 
	 count(servico_id) as 'qtdJobs'
	,servico.nome
from
	servico
	INNER JOIN servico_detalhes ON(
		servico_detalhes.servico_id = servico.id
	)
group by servico_id
order by count(servico_id) DESC



/*
+---------+-------------------+
| qtdJobs | nome              |
+---------+-------------------+
|       3 | Serviço do Alemão |
|       2 | Serviço do Chico  |
|       1 | Serviço do Bento  |
+---------+-------------------+
*/

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
34 minutos atrás, gabrieldarezzo disse:

noSQL? 

 

Sobre isso...

 

 

Relaxa...

A qnt é meio q irrelevante, oq pega mesmo é a sua modelagem e índices.

Acredite o Mysql aguenta muita porrada... (muita mesmo AHHASUHAUHAS)

 

 

 

Sobre sua duvida,  e pensando na sua estrutura...  será q um simples Join não resolve seu problema?!

 

A estrutura que você pensa é assim neh?!


/*
1 = H. de Início: 8:00 / H. de Término: 10h / Serviço: "descrição do serviço"
2 = H. de Início: 11:00 / H. de Término: 12h / Serviço: "descrição do serviço"
3 = H. de Início: 12:00 / H. de Término: 13h / Serviço: "descrição do serviço"
4 = H. de Início: "vazio" / H. de Término: "vazio / Serviço: "vazio"
4 = H. de Início: "vazio" / H. de Término: "vazio / Serviço: "vazio"
*/

 

Fiz um exemplo pra ti....


CREATE DATABASE imasters;
USE imasters;

CREATE TABLE servico(
	 id INT(8) PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT
	,nome VARCHAR(50) NOT NULL
);


CREATE TABLE servico_detalhes(
	 id INT(8) PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT
	,dt_inicio DATETIME
	,dt_termino DATETIME
	,datalhe TEXT 
	,servico_id INT(8)	
	,FOREIGN KEY (servico_id) REFERENCES servico(id)	
);

Basicamente criamos 2 tabelas... uma de serviço e a outra de detalhamento, assim o serviço pode ter 1,2,3,.. n detalhamentos (ou o caso de apenas 1)

 

<!OBS:!>


,FOREIGN KEY (servico_id) REFERENCES servico(id)    

Esse SQL/STATMENT, é importante por garantir que vai existir AO MENOS UM 'servico' antes de criar um registro na tabela 'servico_detalhes'

<!OBS:!>

 

 

Bora inserir uma galera pra testar.


INSERT INTO servico (nome) VALUES ('Serviço do Chico');
INSERT INTO servico (nome) VALUES ('Serviço do Bento');
INSERT INTO servico (nome) VALUES ('Serviço do Alemão');

 

Agora vamos inserir uns registros.



INSERT into servico_detalhes (dt_inicio, dt_termino, datalhe, servico_id) VALUES 
	('2017-02-01 15:10:00', '2017-02-01 17:10:00', 'Cliente pediu para formatar o PC', 1) /*Job do Chico*/
	,('2017-02-01 17:10:00', '2017-02-01 19:10:00', 'Cliente uma pizza', 1) /*Job do Chico*/
	,('2017-03-01 09:00:00', '2017-03-01 18:00:00', 'Cliente uma pizza', 2) /*Job do Bento*/
	
	,('2017-03-01 09:00:00', '2017-03-01 18:00:00', NULL, 3) /*Job do Alemão*/
	,('2017-03-01 09:00:00', '2017-03-01 18:00:00', NULL, 3) /*Job do Alemão*/
	,('2017-03-01 09:00:00', '2017-03-01 18:00:00', NULL, 3) /*Job do Alemão*/
; 

Então basicamente temos 2 registros para o Chico, 1 para o Bento e 3 pro Alemão (eita rapaz trabaiadó... parece um prefeito #sqn :sweat_smile:)

 

 

Agora pra resgatar essa galera tem diversas maneiras...

Vou exemplificar com o INNER JOIN.


SELECT 
	 servico_detalhes.id
	,servico_detalhes.datalhe
	,servico.nome	
	,servico_detalhes.dt_inicio
	,servico_detalhes.dt_termino
FROM 
	servico	
INNER JOIN servico_detalhes ON(
	servico_detalhes.servico_id = servico.id
)
where 
	servico.id = 1
;
/* Retorna isso...
+----+----------------------------------+------------------+---------------------+---------------------+
| id | datalhe                          | nome             | dt_inicio           | dt_termino          |
+----+----------------------------------+------------------+---------------------+---------------------+
|  1 | Cliente pediu para formatar o PC | Serviço do Chico | 2017-02-01 15:10:00 | 2017-02-01 17:10:00 |
|  2 | Cliente uma pizza                | Serviço do Chico | 2017-02-01 17:10:00 | 2017-02-01 19:10:00 |
+----+----------------------------------+------------------+---------------------+---------------------+
*/

Da pra viajar nessa estrutura...

 

Utilizando o GROUP BY, por exemplo:

 



select 
	 count(servico_id) as 'qtdJobs'
	,servico.nome
from
	servico
	INNER JOIN servico_detalhes ON(
		servico_detalhes.servico_id = servico.id
	)
group by servico_id
order by count(servico_id) DESC



/*
+---------+-------------------+
| qtdJobs | nome              |
+---------+-------------------+
|       3 | Serviço do Alemão |
|       2 | Serviço do Chico  |
|       1 | Serviço do Bento  |
+---------+-------------------+
*/

 

 

 

 

 

 

gabrieldarezzo, adorei o jeito que você explicou, muuuuito bom ! =)

 

Obrigada, é exatamente essa a lógica que eu estava pensando, mas não sabia como fazer. Obrigada pelo link também.

 

Ainda não testei, mas se não der, vou fazer da forma tradicional mesmo, linha por linha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não criei tópico desde reformulação, acredito que deve ter algum botão como melhor resposta ou algo do género em marcando como resolvido.

 

@João Batista Neto alguma ideia? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não marca, @CamilaDePaula. A moderação faz isso pois envolve edição do tópico. É no sistema de Perguntas e Respostas Rápidas que o autor consegue fazer esse tipo de marcação.

 

:smile:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.