Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mbmesquita

Ajuda - Sistema de validação de cupom

Recommended Posts

Boa tarde

 

Tenho um site onde os usuarios fazem uma avaliação do cliente e ganha alguns pontos por isso, só que preciso criar um sistema de cupom e não sei por onde começar com isso, se alguém puder ajudar ou dar um norte eu agradeço.

 

No caso eu preciso saber como fazer um formulário ou um input, onde eu colocaria o nome do cupom (já inserido no banco de dados) e após submeter esse input, se ele for existente no banco, validaria o cupom e automaticamente não permitiria usar o mesmo cupom de novo.

 

No caso o que preciso exatamente é saber como inserir esse nome do cupom e após validado não poder usar mais o mesmo cupom.

 

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para validar se o cupom já foi usado ou não, você pode criar um campo no banco chamado "uso", por exemplo. Caso já tenha sido usado, sinalize como preferir ("S", "Sim", true, 1). Toda vez que o cupom for usado uma vez, já edite este registro. Quando ele for usado novamente, é só verificar se o status dele é Sim, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta!

 

Entendi, mas dessa forma ficaria bem manual certo?

 

Porque no caso preciso que seja automático, pois será o usuário que irá validar esse cupom em uma área dentro do site.

 

Por isso queria saber se tem como após ele inserir o nome do cupom e submeter a validação, já bloqueasse esse cupom, ou colocasse como usado. No caso se ele tentasse inserir de novo esse nome desse cupom já retorne uma mensagem que esse cupom já foi usado, entendeu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não será manual não!

 

Pensando num algoritmo simples... você já tem o cupom cadastrado e, muito provavelmente ele deve ter um ID único. Quando o seu cliente utilizar o cupom, muito provavelmente[2] ele fará alguma ação (algum desconto em loja, liberar algum acesso, etc) e esta ação é gerida por uma aplicação no seu código. Neste trecho de código, você apenas faz a edição desta flag de status para "Sim", "Utilizado", ou como preferir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa se não estou entendendo muito bem, é que sou iniciante na área de programação e já pesquisei bastante sobre isso e não encontrei nada que me ajudasse.

 

Correto, o cupom tem um ID único.

 

E na verdade a página de validação de cupom será só realmente para validar, se for validado, o usuário poderá usar o desconto, se não, não terá desconto, no caso após validar o usuário não irá fazer mais nada.

 

Eu só preciso que ao inserir um cupom que já foi validado, exista uma consulta ao nome desse cupom e retorne um erro (essa questão de retornar um erro em página e tudo mais já está pronto)

 

Teria como esboçar algum código que faça isso ou como posso faze mais ou menos.

 

Agradeço sua atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente CUPOM funciona da seguinte maneira. 

 

Você tem uma tabela que gera o ID do cupom e Alguns Campos como CÓDIGO, DESCRIÇÃO, TIPO, VALOR, QUANTIDADE, QUANTIDADE POR USUARIO, TOTAL USADO, DATAS, e ETC ETC, se é cumulativo ou não.


NO campo TIPO, se é PORCENTAGEM ou FIXO

Isso é para dados do cupom, agora você tem que ter uma tabela separada que registre o uso deste cupom, ID do CUPOM e ID do USUÁRIO, se é nos carrinho, pedidos ou outro canto, mas não na mesma tabela como foi mencionado.
 


Se já existe em outra tabela o ID do cupom e ID do Usuário, pronto, não libera mais, simples assim.

 

select count(*) from tabela  where id_cupom =and id_usuario = Y

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, como o Maykel ja disse, a ideia seria:

$query = "select... where cupom = {$_POST['cupom']} and usado != 1";

if(numrows...$query > 0){
	// entrou aqui então cupom existe e não foi usado, então seta como usado
	$query = "update ... SET usado = 1 ...";
}else{
	echo 'cupom não existe ou já foi usado';
}

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera, desculpa se houve desentendimento no post, o intuito mesmo era só uma ajuda, agradeço a resposta dos dois, mas ainda não consegui resolver o meu problema.

 

Gostaria de saber onde exatamente colocar o código que você passou 

14 horas atrás, Mateus Silva disse:

$query = "select... where cupom = {$_POST['cupom']} and usado != 1"; if(numrows...$query > 0){ // entrou aqui então cupom existe e não foi usado, então seta como usado $query = "update ... SET usado = 1 ..."; }else{ echo 'cupom não existe ou já foi usado'; }

 

Pois tenho o meu campo de validação de cupom e adicionei esse código em uma página externa para puxar por POST pelo form, e diz que a sintaxe de $query está errada.

 

Desde já agradeço a atenção de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi haha

 

só que editei a query dessa forma:

$query = " SELECT * FROM cupons where codigo_cupom = {$_POST['cupom_codigo']} AND usado != 1";
$resultado = mysql_query($query);

if(mysql_query($resultado) > 0){
	// entrou aqui então cupom existe e não foi usado, então seta como usado
	$query1 = " UPDATE cupons SET usado = 1 ";
}else{
	echo 'cupom não existe ou já foi usado';
}

só que ele está imprimindo na tela que o cupom não existe ou já foi usado, sendo que o cupom existe e ainda não foi usado, sabe me dizer o porque?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O campo usado existe no seu banco de dados e está com o valor diferente de 1 ? Se sim, até aqui ok.

O problema está nesta linha:

if(mysql_query($resultado) > 0){

Note que você está executando uma query dentro de uma variavel que na verdade já executou uma query, enfim, bolo loco hahaha, nesta linha voce precisa contar os resultados que voltaram, então deve usar o num_rows:

if(mysql_num_rows($resultado) > 0){

Outro ponto, te recomendo fortemente começar a estudar PDO ou MySQLi, as funções mysql_* já estão fora de uso faz um bom tempo e no php 7 elas já nem existem mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, no meu bando tem um campo usado e ele fica como 0, e quero deixar ele como 1.

 

Beleza, vou procurar saber mais sobre mysqli_ , valeu pela dica, e obrigado pela ajuda.

 

Entendi, fiz exatamente como você falou e retorna o seguinte erro:

Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in C:\xampp\htdocs\aa_beauty_feedback_at\validacaodecupom.php on line 23
cupom não existe ou já foi usado

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O warning está informando que a query tem algum erro, use o mysql_error() para descobrir o problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
    • Por Carlos Web Soluções Web
      Olá...
      Estou tentando fazer o seguinte !!
      Listando dados em tabela !!
      Gostaria que....se na listagem houver 4 linhas...indepedente de seu número de ID, faça a listagem em ID ser em ordem 1 2 3 4 !!
      Exemplo...se tiver uma listagem de dados que está em ID 1 3 3...faça ficar 1 2 3 !!

       
      echo "<table class='tabela_dados' border='1'> <tr> <td>ID</td> <td>Nome Empresa</td> <td>Responsável</td> <td>Telefone 1</td> <td>Telefone 2</td> <td>E-mail 1</td> <td>E-mail 2</td> <td>Endereço</td> <td>CEP</td> <td>Bairro</td> <td>AÇÃO 1</td> <td>AÇÃO 2</td> </tr> "; $sql = "SELECT ID FROM usuarios_dados WHERE Usuario='$usuario'"; $result = $conn->query($sql); $num_rows = $result->num_rows; $Novo_ID = 1; for ($i = 0; $i < $num_rows; $i++) { $registro = $result -> fetch_row(); $sql2 = "UPDATE usuarios_dados SET ID='$Novo_ID' WHERE ID='$Novo_ID'"; $result2 = $conn->query($sql2); $Novo_ID++; } $sql = "SELECT * FROM usuarios_dados"; $result = $conn->query($sql); if ($result->num_rows > 0) { // output data of each row while($row = $result->fetch_assoc()) { echo "<tr> <td>$row[ID]</td> <td>$row[Nome_Empresa]</td> <td>$row[Responsavel]</td> <td>$row[Telefone_1]</td> <td>$row[Telefone_2]</td> <td>$row[Email_1]</td> <td>$row[Email_2]</td> <td>$row[Endereço]</td> <td>$row[CEP]</td> <td>$row[Bairro]</td> <td> <form method='post' action='Editar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='EDITAR'> </form> </td> <td> <form method='post' action='Deletar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='DELETAR'> </form> </td> </tr> "; } } else { echo "0 results"; } $conn->close();  
    • Por ILR master
      Boa tarde pessoal, tudo bem ?
       
      Eu uso o tinymce para cadastro de textos no meu siite, porém, quero fazer um sistema para que os colunistas possam fazer o próprio post.
      O problema do tinymce, é que ele mantém a formatação do texto copiado, como tamanho de fonts, negritos, etc... Quero que o usuário cole o texto e a própria textarea limpe a formatação para que ele formate como quiser.
       
      A pergunta é:
       
      O tinymce tem uma opção para desabilitar a formatação quando um texto é colocado?
      Tem alguma função via java ou php para retirar a formatação assim que o texto é colado?
      Ou é melhor usar um outro editor?
       
      Agradeço deste já.
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.