Ir para conteúdo
  • ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Conteúdo Similar

    • Por Luiz Henrique
      Olá pessoas,
       
      Queria saber se há ganho de desempenho se após não precisar da variável mais eu destruir ela.

      Eu uso uma variável default aqui ex:
       
      $callback = Classe::primeiroSelect();  
      Pego os dados necessários em foreach por exemplo e reutilizo a variável $callback  em outra consulta
      $callback = Classe::segundoSelect();  
      E assim sucessivamente.
      Então vale a pena dar um unset($callback) após cada select? Ou no final do method? Ou não precisa pois não faz diferença?
       
      Obrigado.
    • Por Luiz Henrique
      Olá pessoas.
      Segue code depois explico.
       
      class Usuario { public $email; private $senha; public function alteraSenha($senha) { $this->senha = md5($senha); } } class Cliente extends Usuario { public function __construct($email = null, $senha = null) { $this->email = $email; $this->senha = ($senha); } } $cliente = new Cliente("mail@mail.com","123456"); o retorno disso é: mail@mail.com / 123456. OK
      Porém preciso tratar a senha e passar pela função alteraSenha e já tentei:
      $cliente = new Cliente("mail@mail.com"); $cliente->alterSenha('12346'); Também assim dentro da classe Cliente:
      public function setSenha($senha) { parent::alteraSenha($senha); } Dentro do __construct:
      $this->senha = alteraSenha($senha);  
      E em todas as opções, o retorno da senha fica vazio, não dá erro mas volta vazio.
      A única forma de  funcionar é fazendo a declaração diferente:
      $cliente = new Cliente(); $cliente->email = "mail@mail"; $cliente->setSenha('12356'); Dessa forma funciona, mas eu queria a declaração da outra forma para otimizar linhas.
      O que estou fazendo errado.
       
      Obrigado
    • Por Sapinn
      Boa pessoal. Então, estou fazendo um sistema para uma loja de manutenção de aparelhos eletrônicos, e eu tenho um formulário de cadastro onde eu posso inserir os dados de um cliente e os dados do seu aparelho. E eu consigo cadastrar simultaneamente cada um em suas respectivas tabelas. O que eu gostaria de fazer era assim que cadastra-se o cliente pega-se o seu id( Nesse caso o ultimo id inserido) e inserisse na tabela serviços junto. No PDO tem um jeito de fazer isso que é usando o lastInsertId() mas eu não estou sabendo como retornar esse ultimo id para fazer essa inserção
    • Por janir.matheus
      Bom dia,
       
      Preciso de ajuda ajuda para resolver o problema de SIGSEGV, basicamente tennho um zconection dentro de uma classe e recebo erro quando tento acessá-lo. Segue um trecho da classe:
      unit unt_classconexao; {$mode objfpc}{$H+} interface uses Classes, SysUtils, ZConnection, ZDataset; type { tConexao } tConexao = class private public vConector : TZConnection; function Listar_Usuarios:TZReadOnlyQuery; procedure Conectar_Banco; end; implementation { tConexao } function tConexao.Listar_Usuarios: TZReadOnlyQuery; var zrquery : TZReadOnlyQuery; begin Conectar_Banco; try zrquery := TZReadOnlyQuery.Create(nil); zrquery.Connection := vConector; zrquery.SQL.Clear; zrquery.SQL.Text := 'SELECT * from tbl_profissionais'; zrquery.Open; Listar_Usuarios := zrquery; finally end; end; procedure tConexao.Conectar_Banco; begin //vConector := TZConnection.Create(nil); vConector.HostName := 'localhost'; vConector.Port := 3306; vConector.Database := 'Caps'; vConector.Protocol := 'mysql-5'; vConector.User := 'root'; vConector.Password := ''; vConector.Connected := true; end; end. Após isso tento fazer uso dessa classe para popular um DBGrid:
      unit unt_frmprincipal; {$mode objfpc}{$H+} interface uses Classes, SysUtils, DB, Forms, Controls, Graphics, Dialogs, Menus, DBGrids, ZConnection, unt_classconexao; type { Tfrm_principal } Tfrm_principal = class(TForm) DataSource1: TDataSource; DBGrid1: TDBGrid; MainMenu_frmPrincipal: TMainMenu; MenuItem_AplicativoSair: TMenuItem; N1: TMenuItem; MenuItem_AplicativoLogin: TMenuItem; MenuItem_Aplicativo: TMenuItem; procedure MenuItem_AplicativoLoginClick(Sender: TObject); private public vConexao : tConexao; end; var frm_principal: Tfrm_principal; implementation {$R *.lfm} { Tfrm_principal } procedure Tfrm_principal.MenuItem_AplicativoLoginClick(Sender: TObject); begin //vConexao := tConexao.Create; DataSource1.DataSet := vConexao.Listar_Usuarios; end; end. A mensagem de erro que recebo dá a entender que o problema ocorre logo que o zconnection começa a ser configurado, como vocês podem ver pelos trechos comentados eu tentei instanciar o componente também sem sucesso. Não tenho experiencia com POO e tenho certeza que estou cometendo um erro bobo, então peço uma explicação sobre como resolver isso. Agradeço de antemão a quem puder me ajudar.
       
      PS. Estou usando o Lazarus.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.