Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Kellison Ruan

Limitando quantidade de seleção em checkbox.

Recommended Posts

Olá pessoal,

Preciso da ajuda de vocês, com um script para que determine que quando o usuário selecionar 7 checkbox, os outros apareçam automaticamente desabilitados para ele, sem que ele consiga selecionar.

 

Desde já, fico grato por toda a atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, wessleysanttos disse:

O problema é que se clicar em um checkbox depois do sétimo ele desabilita e não deveria segundo a lógica que ele quer, não consegui pensar em uma forma de cercar a possibilidade também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, wessleysanttos disse:

Verdade, acho que dessa forma agora esta certo:

https://jsfiddle.net/wessleysanttos/gwu7sg3x/3/

Aqui caimos em outro problema, se marcar checkbox que nao sejam os primeiros 7, ou seja, aleatóriamente ele desabilita errado também.

Me surgiu uma pergunta, se só pode ter marcado até 7 checkboxs, porque ter mais de 7 então?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, angelorubin disse:

Aqui caimos em outro problema, se marcar checkbox que nao sejam os primeiros 7, ou seja, aleatóriamente ele desabilita errado também.

Me surgiu uma pergunta, se só pode ter marcado até 7 checkboxs, porque ter mais de 7 então?

Porque o aluno terá direito a escolher dentre várias disciplinas, somente 7 para serem cursadas em determinado semestre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu retificar: 

Será apenas um checkbox para trazer vários dados do BD, então como vai ser essa contagem? Para quando o usuário clicasse 7 vezes desabilitasse. Na verdade, seria mais por essa lógica.
Desde já, agradeço a atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, angelorubin disse:

Ainda não saquei a estrutura, poste o html pra entendermos melhor.

Aqui, é porque um único checkbox está dentro do while, trazendo os dados que quero do BD, quero saber se há alguma forma de saber se quando clicado nele por 7 vezes, já deixe o restante desabilitado.

 

<td><?php $sql_3 = mysql_query("SELECT * FROM disciplinas WHERE id_disc = '$disci_nota'");
     while($res_3 = mysql_fetch_array($sql_3)){
     	$id_prof = $res_3['professor'];
        $id_disc = $res_3['id_disc'];                                                    
     ?>                                                                                
     <div class="col-md-4">                                    
     <label class="check"><input type="checkbox" class="icheckbox"/></label>
     </div>                                                    
</td>

 

Eu não quero usar essa estrutura de vários checkbox:

<input type="checkbox">1<br>
  <input type="checkbox">2<br>
  <input type="checkbox">3<br>
  <input type="checkbox">4<br>
  <input type="checkbox">5<br>
  <input type="checkbox">6<br>
  <input type="checkbox">7<br>
  <input type="checkbox">8<br>
  <input type="checkbox">9<br>

 

Pois, os dados vêm do BD, serão de acordo ao que vier do while.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, angelorubin disse:

Voce tem varios checkboxs gerados, você quer saber quantas vezes cada um e clicado?

Não! Eu não tenho essa estrutura:

<input type="checkbox">1<br>
  <input type="checkbox">2<br>
  <input type="checkbox">3<br>
  <input type="checkbox">4<br>
  <input type="checkbox">5<br>
  <input type="checkbox">6<br>
  <input type="checkbox">7<br>
  <input type="checkbox">8<br>
  <input type="checkbox">9<br>

 

E sim essa:

 

<td><?php $sql_3 = mysql_query("SELECT * FROM disciplinas WHERE id_disc = '$disci_nota'");
     while($res_3 = mysql_fetch_array($sql_3)){
     	$id_prof = $res_3['professor'];
        $id_disc = $res_3['id_disc'];                                                    
     ?>                                                                                
     <div class="col-md-4">                                    
     <label class="check"><input type="checkbox" class="icheckbox"/></label>
     </div>                                                    
</td>

 

Como o checkbox está dentro de um while:

 

while($res_3 = mysql_fetch_array($sql_3)){
         $id_prof = $res_3['professor'];
        $id_disc = $res_3['id_disc'];                                                    
     ?>                                                                                
     <div class="col-md-4">                                    
     <label class="check"><input type="checkbox" class="icheckbox"/></label>
     </div>

 

Ele aparece de acordo a quantidade de dados vindo do BD. Entendeu??? Rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, independentemente da forma que são criados na sua view ou quantos são, eles estarão lá, não importa, certo? Ai é só manipula-los com o js.

 

O que eu queria saber é:

 

Você quer fazer o que com os checkboxs que lá estão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, angelorubin disse:

Sim, independentemente da forma que são criados na sua view ou quantos são, eles estarão lá, não importa, certo? Ai é só manipula-los com o js.

 

O que eu queria saber é:

 

Você quer fazer o que com os checkboxs que lá estão?

Eu quero enviar um id de cada disciplina selecionada para o BD, pelo checkbox, mas como já disse: Eu quero que o aluno selecione apenas 7 checkbox das inúmeras disciplinas que aparecerão para ele cursar no semestre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, angelorubin disse:

 

Veja bem, aí temos um problema, que quando o usuário 'descelecionar' , ele não ativa automaticamente os outros que foram desabilitados pelo sistema. E outra coisa, hehehe. Em meu código, eu tenho apenas um checkbox, dentro de um while, ou seja vários checkbox irão aparecer conforme a quantidade de registros que forem exibidos.

 

<?php
                                            $sql_1 = mysql_query("SELECT * FROM notas_aluno WHERE matricula_aluno_notas = '$codigo' AND situacao != 'MT' AND situacao != 'AF' AND situacao != 'PF' AND situacao != 'AM'");
	                                        while($res_1 = mysql_fetch_array($sql_1)){
                                                $disci_nota = $res_1['disciplina_nota'];
                                                $situacao = $res_1['situacao'];                            
                                            ?>                                            
                                              <tr>
                                                <td><?php $sql_3 = mysql_query("SELECT * FROM disciplinas WHERE id_disc = '$disci_nota'");
	                                                while($res_3 = mysql_fetch_array($sql_3)){
                                                    $id_prof = $res_3['professor'];
                                                    $id_disc = $res_3['id_disc'];                                                    
                                                    ?>                                                                                
                                                    <div class="col-md-4">                                    
                                                    <label class="check"><input type="checkbox" class="icheckbox"/></label>
                                                    </div>

Eu não posso fazer isso: 

 

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta name="description" content="Limitando quantidade de seleção em checkbox">
  <meta charset="utf-8">
  <meta name="viewport" content="width=device-width">
  <title>Limitando quantidade de seleção em checkbox</title>
</head>
<body>

  <div class="container">
    <div class="checkbox">
      <label><input id="" type="checkbox" value="1">Option 1</label>
    </div>
    <div class="checkbox">
      <label><input id="" type="checkbox" value="2">Option 2</label>
    </div>
    <div class="checkbox">
      <label><input id="" type="checkbox" value="3">Option 3</label>
    </div>
    <div class="checkbox">
      <label><input id="" type="checkbox" value="4">Option 4</label>
    </div>
    <div class="checkbox">
      <label><input id="" type="checkbox" value="5">Option 5</label>
    </div>
    <div class="checkbox">
      <label><input id="" type="checkbox" value="6">Option 6</label>
    </div>
    <div class="checkbox">
      <label><input id="" type="checkbox" value="7">Option 7</label>
    </div>
    <div class="checkbox">
      <label><input id="" type="checkbox" value="8">Option 8</label>
    </div>
    <div class="checkbox">
      <label><input id="" type="checkbox" value="9">Option 9</label>
    </div>
  </div>
  
  
<script src="https://code.jquery.com/jquery.min.js"></script>
<link href="https://maxcdn.bootstrapcdn.com/bootstrap/3.3.6/css/bootstrap.min.css" rel="stylesheet" type="text/css" />
<script src="https://maxcdn.bootstrapcdn.com/bootstrap/3.3.6/js/bootstrap.min.js"></script>
 
  
</body>
</html>

Pois, eu não sei a quantidade de dados que vão ser exibidos, se eu precisasse de 9 checkbox, esse cairia bem. Mas, é uma quantidade indeterminada, que só o sistema vai gerar conforme a quantidade de registros exibidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanto faz quantos checkboxs você tem na tela, o loop encontra isso sem problemas, agora quanto ao problema de desmarcar, este existe mesmo e estou tentando contorna-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, angelorubin disse:

Tanto faz quantos checkboxs você tem na tela, o loop encontra isso sem problemas, agora quanto ao problema de desmarcar, este existe mesmo e estou tentando contorna-lo.

 

Eu não sei direito, mas ele não conta a cada checkbox selecionado, não sei se por ser só um. E deveria contar a quantidades de cliques em checkbox, não sei se haveria de ter alguma função onclick para contagem de quantos cliques, porque se é somente um checkbox no código???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta com pseudo seletor assim:

 

let checks = document.querySelectorAll("input[type='checkbox']")

Aconselho englobar todos os checkbox em uma div (por exemplo) e colocar um id para pegar todos de uma vez de forma isolada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
34 minutos atrás, angelorubin disse:

Tenta com pseudo seletor assim:

 


let checks = document.querySelectorAll("input[type='checkbox']")

 

 

Consegui esse código aqui:

<script type="text/javascript">
(function(){
	"use strict";

	var marcados = 0;
	var verifyCheckeds = function($checks) {
		if( marcados>=2 ) {
			loop($checks, function($element) {
				$element.disabled = $element.checked ? '' : 'disabled';
			});
		} else {
			loop($checks, function($element) {
				$element.disabled = '';
			});
		}
	};
	var loop = function($elements, cb) {
		var max = $elements.length;
		while(max--) {
			cb($elements[max]);
		}
	}
	var count = function($element) {
		return $element.checked ? marcados + 1 : marcados - 1;
	}
	window.onload = function(){
		var $checks = document.querySelectorAll('input[type="checkbox"]');
		loop($checks, function($element) {
			$element.onclick = function(){
				marcados = count(this);
				verifyCheckeds($checks);
			}
			if($element.checked) marcados = marcados + 1;
		});
		verifyCheckeds($checks);
	}
}());
</script>

Porém, não funciona com apenas um CHECKBOX, só com a lista de checkbox já determinada, tipo assim:

 

<label><input type="checkbox" value="1" />Item 1</label>
	<label><input type="checkbox" value="2" />Item 2</label>
	<label><input type="checkbox" value="3" />Item 3</label>
	<label><input type="checkbox" value="4" />Item 4</label>
	<label><input type="checkbox" value="5" />Item 5</label>

:/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por ILR master
      Pessoal, pergunta bem simples. Abaixo tenho o seguinte código:
       
      <script>
      function alerta()
      {
        if (window.confirm("Você realmente quer sair?")) {
          window.open("sair.html");
      }
      }
      </script>
       
      Funciona perfeitamente, só que está abrindo em outra janela e quero que abra na mesma janela.
       
      Alguém pode me ajudar?
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.