Jump to content
FaahWl

Comunicação Serial PHP + Arduino (Monitor Serial)

Recommended Posts

Boa tarde meus amigos!

Estive testando algumas funções para ler a porta COM através do PHP, com um Arduino Uno na outra ponta.

Na IDE Arduino, é possível ver em tempo real o que o Arduino está imprimindo como por exemplo, Serial.println("OK...") através da ferramenta Monitor Serial.

Alguém saberia como fazer um Monitor Serial com o PHP?

Eu tentei fazer, porém sem sucesso. Parece que o PHP espera acumular um buffer e depois solta tudo de uma vez, não consegui fazê-lo funcionar.

Acho embaçado comunicação de baixo nivel com linguagem server-side.

Seria menos traumático fazer um web service que espera comunicação HTTP.

Tem uma porrada de SHIELD com comunicação Wifi/RJ45.

Ai se basicamente efetuava um POST/GET no webserice no php.

Claro, tudo isso depende muito da sua latência

Alguns termos legais a buscar:

Arduino + php + iot

webservice php with arduino

Na verdade é um projeto da faculdade, já foi comprado o Arduino Uno e a única maneira de fazer a comunicação é através da Serial. Consegui fazer ele exibir o que o Arduino printa, através da comunicação pela Serial, porém queria algo rápido semelhante ao Monitor Serial da IDE Arduino.

Algo assim será q ajuda?

https://www.paulotrentin.com.br/eletronica/controlando-arduino-com-php-via-serial/

http://php.net/manual/pt_BR/book.sockets.php

é que sei lá...

Pensa comigo php em sua maioria esmagadora é Web.

A partir do momento que você faz isso:

exec("MODE $port BAUD=9600 PARITY=n DATA=8 XON=on STOP=1");

Deixa de ser php e vira execução do S.O.

Comunicação serial com php é insanidade na minha visão:sweat_smile: 

Um tempo brinquei com esse carinha aqui:

http://www.filipeflop.com/pd-1f55ad-modulo-wifi-esp8266-esp-01.html

Segui a receita:

http://blog.filipeflop.com/wireless/esp8266-arduino-tutorial.html

Foi sucesso haha rolou umas luz acendedo via POST da web kkkk

Bons estudos manolo, posta depois o projeto,se deu certo se deu errado fiquei curioso kkkk

Rsrs

Se for o caso eu troco de linguagem, mas seria muito mais fácil pra mim fazer em PHP. Eu já consegui fazer a comunicação, porém só estou preocupado com a velocidade da leitura.

Já li todos os tópicos possíveis sobre o assunto, inclusive esse que mandou, mas não acho de jeito nenhum. :tired:

@gabrieldarezzo Estudei bem pouco sobre Arduino na faculdade, e a linguagem usada foi C++. Meio doideira usar PHP para resolver problemas de hardware. Antes gerar uma bin em C, que dará menos trabalho e as sintaxes são parecidas com as do php. E usara a linguagem correta a meu ver.

• +1 2

O PHP apresenta uma demora no fgets e não faço ideia do porque. Resolvi usando Python, pois quando ele faz a leitura da serial já mostra em tempo real no console, não apresenta a mesma demora do PHP.

@FaahWl estava vendo a palestra do Imasters.

Peguei o finalzinho de uma sobre/IoT + php do Marabesi.

Da uma fuçada, veja se atende: 

https://github.com/marabesi/arduino-php-wrapper

Mesmo se já tenha resolvido de outra forma, fica a dica se alguem cair aqui pelo SEO/Google xD

Abraços

Bacana, assim que tiver um tempinho vou testar a biblioteca, porém acredito que seja uma falha do PHP, pois usa as mesmas funções que eu estava utilizando.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Pellegrini3834
      Ola galera do IMasters!!!!!!

Estou com uma duvida eu tenho um CRUD em php MVC e queria saber em que camada fica as mensagens depois de uma realização de um evento por exemplo:
      Cadastro de Pessoa, depois de cadastrada quero que ele emita uma mensagem dizendo que a "PESSOA FOI CADASTRADA COM SUCESSO!!!!" e eu queria saber  em que parte ela fica se é no Controle ou na View porque sabemos que no modelo fica a parte referente a manipulação de dados.
      Obrigado.
    • By Henrique Augusto Rohloff
      Olá! Sou iniciante e estou treinando para configurar uma página de buscas de produtos em um banco de dados.
      Os produtos já estão sendo encontrados quando a palavra bate com os itens do banco. A conexão com o banco de dados está funcionando corretamente. Porém, quando nada é encontrado, queria que aparecesse uma mensagem "Nenhum resultado, tente novamente." Já tentei com  else de tudo que é jeito mas não aparece corretamente... Qual é o jeito certo?

Segue o código:

• By maruoppolo
      Olá, tenho 2 tabelas:

tb_dados: ID - MUSICA

tb_votos: ID - VOTO - RADIO - MUSICA

Preciso fazer uma query que traga as musicas da tb_dados porém ordenando pelo número de votos que ela teve na tb_votos.

Então assim, existem 2 tipos de voto 1 = like e 2 = dislike, cada ver que um usuário vota eu pego qual radio que ele esta ouvindo e salvo no campo radio, o id da musica na tb_dados e salvo no campo musica da tb_votos e coloco o número 1 para like e 2 para dislike no campo voto.

A query precisa contar quantos likes teve na tv_votos filtrando por radio e mostrando os resultados em ordem decrescente as musicas com mais likes.

A ideia é trazer as 10 musicas com mais like de cada radio

Alguma ideia de como fazer?? Estou enroscado nisso a dias.
    • By Chester1
      oi, eu to tentando mexer com servidores agora no PHP e esta dando um erro muito estranho que quando eu procuro em um programa que acha erros de sintaxe ele me diz que o erro esta no </HTML>    se alguem puder me dizer qual foi o erro que eu cometi eu agradeceria

<HTML> <HEAD><TITLE>incluindo no banco de dados</TITLE></HEAD> <body> <BODY bgcolor="#d0d0d0"> <center> <h3>Lanchonete coma bem (voltada para o internauta)</h3> <h1>24horas</h1> <?php $login_digitado=$_POST['login']; $senha=$_POST['senha']; $nome=$_POST['nome']; $email=$_POST['email']; $telefone=$_POST['telefone']; $celular=$_POST['celular']; $endereco=$_POST['endereco']; $complemento=$_POST['complemento']; if ($login_digitado == "" || $senha == "" || $nome =="" || $email == "" || $telefone == "" || $endereco == "" || $complemento == "") { echo "existem(m) campos(s) de preenchimento obrigatorio em branco,<BR> infelizmente tera que voltar para preenche-lo(s)."; echo "<BR><a href=\"cadastro.php\">clique aqui para tentar novamente</a>"; } else { { $link=mysql_connect("localhost", "root", "") or die ("<h1>nao foi possivel conectar !!!</h1> ".mysql_error());  
      obs :estou trabalhando com formularios e servidores

?>
      </BODY>
      </HTML>
    • By DavidPin94
      Boa tarde, estou tentando criar uma validação para saber se o usuário já está cadastrado no meu banco de dados para meu sistema ficar mais organizado, porém quando realizo o teste cadastrando um usuário já cadastrado, o cadastro ocorre sendo que não era para ocorrer
      <?php require_once("conexao.php");?> <?php if (isset($_POST['usuario'])) { $nome = utf8_decode($_POST['usuario']); $senha = utf8_decode($_POST['senha']); $inserir = "INSERT INTO cadastro "; $inserir .= "(usuario, senha) "; $inserir .= "VALUES "; $inserir .= "('$nome', '$senha')"; $query = "SELECT usuario FROM cadastro WHERE usuario = '$usuario' LIMIT 1"; $consulta = mysqli_query($conecta, $query); $query = "SELECT usuario FROM clientes WHERE usuario = '$usuario' LIMIT 1"; $consulta = mysqli_query($conecta, $query); if (mysqli_num_rows($consulta) < 1) { $operacao_inserir = mysqli_query($conecta, $inserir); if (! $operacao_inserir) { die("Erro no banco"); }else header("location: login.php"); }else{ die("Usuário existente!"); } } ?> <!DOCTYPE html> <html> <head> <meta charset="utf-8" /> <title>Cadastrar novo usuário</title> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css"> </head> <body> <nav> <ul> <li><a href="inicial.php">PÁGINA INICIAL</a></li> <li><a href="quem_somos.php">QUEM SOMOS</a></li> </ul> </nav> <div id="cadastro"> <form method="post" action="cadastro.php"> <label>Digite seu nome de usuário</label> <input type="text" name="usuario" placeholder="Ex: Usuario123" required size="50" minlength="5" maxlength="20" autofocus><br> <label>Digite sua senha</label> <input type="password" name="senha" placeholder="Deve conter mais de 5 caracteres" required size="50" minlength="5" maxlength="20" autofocus><br> <input type="submit" value="Cadastrar" id="enviar" name="enviar"> </form> </div> </body> </html> ,  alguém poderia me ajudar?  Meu código:

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.