Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

F Neto

Impressão .rtf pelo php

Recommended Posts

Boa Noite meus caros, sou novo aqui mas um tópico que me trouxe, que está fechado que me chamou a atenção e está me dando uma solução para o problema.

A minha questão é: Tenho um sistema de gestão e consulta processual de escritório de advocacia, e meu cliente pediu que fizesse umas alterações, e entre elas gostaria de gerar um documento em word para impressão. Cheguei até aqui onde achei esse link:

A questão no meu caso é: como faço para que esses dados a serem substituidos no rtf, sejam provenientes de uma tabela sql que já possuo. Apenas pegar os dados da tabela e jogar no arquivo substituindo. já consegui até agora emitir um arquivo .rtf, mas não consegui fazer puxar os dados da tabela para substituir no arquivo.

 

Agradeço a quem puder me auxiliar nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quer dizer imprimir em papel o PHP não faz este tipo de coisa, ele é uma linguagem do lado do servidor (server-side) e não tem acesso a máquina do usuário, a página que é exibida para o usuário de um "pagina.php" na verdade foi processada no servidor e enviada ao navegador só depois de processada.

 

Não vejo porque tem que gerar um RTF só para imprimir, seria mais fácil simular um arquivo RTF usando HTML e CSS e então usar a função javascript window.print

 

Exemplo:

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <title>pagina</title>
</head>
<body>

Conteudo

<script type="text/javascript">
window.onload = function () {
    window.print();
};
</script>
</body>
</html>

Agora se forem arquivos RTF reais armazenados no servidor você pode usar o https://github.com/henck/rtf-html-php (eu não testei), assim por exemplo:

 

require_once 'rtf-html-php.php';

$reader = new RtfReader;

//Pega o conteudo do seu RTF que esta armazenado em algum lugar do servidor
$rtf = is_file('localizacao/do/seu/arquivo.rtf') && file_get_contents('localizacao/do/seu/arquivo.rtf');

if ($rtf) {
    $result = $reader->Parse($rtf);

    if ($result) {
        echo $result;
    echo '<script>window.print();</script>';
    } else {
        echo 'Falha ao fazer o parse';
    }
} else {
   echo 'Falha ao ler o arquivo';
}

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu chegei até o ponto de gerar um documento .rtf, mas não consigo fazer ele pegar os dados do sql o código é esse:

 

<?php
$file                 = $_POST["file"];
$nome                 = $_POST["nome"];
$cliente              = $_POST["cliente"];
$nacional             = $_POST["nacional"];
$estcivil             = $_POST["estcivil"];
$profissao            = $_POST["profissao"];
$rg                   = $_POST["rg"];
$cpf                  = $_POST["cpf"];
$nascimento           = $_POST["nascimento"];
$endereco             = $_POST["endereco"];
$cidade               = $_POST["cidade"];
$cep                  = $_POST["cep"];
$uf                   = $_POST["uf"];
$telres               = $_POST["telres"];
$telcom               = $_POST["telcom"];
$email                = $_POST["email"];

if($file =="" || $file == "none")
{
echo "<center><a href='javascript:window.history.go(-1)' class='links'>";
echo "Você precisa selecionar um <b>Template</b>.";
echo "</a></center>";
}
else
{
   header("Pragma: no-cache");
   header("Content-Type: application/rtf");
   header("Content-Disposition: attachment; filename=".$nome.".rtf");

// leitura das datas
$dia = date('d');
$mes = date('m');
$ano = date('Y');

// configuração mes

switch ($mes){

case 1: $mes = "janeiro"; break;
case 2: $mes = "fevereiro"; break;
case 3: $mes = "março"; break;
case 4: $mes = "abril"; break;
case 5: $mes = "maio"; break;
case 6: $mes = "junho"; break;
case 7: $mes = "julho"; break;
case 8: $mes = "agosto"; break;
case 9: $mes = "setembro"; break;
case 10: $mes = "outubro"; break;
case 11: $mes = "novembro"; break;
case 12: $mes = "dezembro"; break;

}

   // Abre seu template
   $arquivo = "$file";
   $fp = fopen ( $arquivo, "r" );

   //Le o template na variavel
   $output = fread( $fp, filesize( $arquivo ) );

   fclose ( $fp );

   //Substitui as tags pelas variáveis
   $output = str_replace( "<<cliente>>", $cliente, $output );
$output = str_replace( "<<nacional>>", $nacional, $output );
$output = str_replace( "<<estcivil>>", $estcivil, $output );
$output = str_replace( "<<profissao>>", $profissao, $output );
$output = str_replace( "<<rg>>", $rg, $output );
$output = str_replace( "<<cpf>>", $cpf, $output );
$output = str_replace( "<<nascimento>>", $nascimento, $output );
$output = str_replace( "<<endereco>>", $endereco, $output );
$output = str_replace( "<<bairro>>", $bairro, $output );
$output = str_replace( "<<cidade>>", $cidade, $output );
$output = str_replace( "<<cep>>", $cep, $output );
$output = str_replace( "<<uf>>", $uf, $output );
$output = str_replace( "<<telres>>", $telres, $output );
$output = str_replace( "<<telcom>>", $telcom, $output );
$output = str_replace( "<<email>>", $nascimento, $output );
$output = str_replace( "<<dia>>", $dia, $output );
$output = str_replace( "<<mes>>", $mes, $output );
$output = str_replace( "<<ano>>", $ano, $output );


   //Envia documento para o browser
   echo $output;
}	

?>
}	

?>

mas onde há os $nascimento... por exemplo quero colocar uma espécie de $result do sql, como uma $sql= SELECT * FROM clientes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então, eu sei que não possui nada. Por isso quero imcrementar ao invés de receber dados de um formulário, que ele pegue do mysql. Sim preciso gerar um .rtf, pois, foi premissa do meu cliente que pediu isso. não domino o uso do mysql ou PDO, afinal ainda sou estudante, mas estou exercendo minhas atividades já desde cedo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o problema não tem nada haver com "imprimir", só tem haver com você estudar o básico, uma dica sempre, mas sempre mesmo use a documentação, não é das melhores em portugues porque é comunitária e as vezes tem algo errado, mas se tiver algum conhecimento de ingles prefira a versão em inglês, links sobre mysqli:

 

  1. http://php.net/manual/pt_BR/class.mysqli.php
  2. http://php.net/manual/pt_BR/mysqli.construct.php
  3. http://php.net/manual/pt_BR/mysqli.query.php

 

Não tenho como lhe apresentar nada pronto, o que tem falta realmente é o básico, então estude teste bem, você não vai chegar fazendo do dia para a noite um projeto.

 

Com o perdão da palavra, mas se este projeto for de um cliente de verdade e você não entende a linguagem ainda ou teu cliente realmente confia muito em ti e terá paciencia de esperar você aprender ou você esta se arriscando e arriscando teu cliente, pois programar não é só chegar e fazer, tem muitas coisas como segurança que é algo que não se aprende do dia para a noite, muitos de nós estamos no mercado a anos e ainda temos dificuldades.

 

:thumbsdown:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok obrigado pela dica, estou estudando. Trabalho com Wordpress e esse sistema não é wordpress, mas comprei pronto, contudo, quando peguei esse serviço contratei tercerizado um programador para alterar esse sistema e acrescentar algumas coisas como: campos no fomulário de cadastro de cliente, e esse gerador.

 

Contudo, meu programador deu uma desculpa esfarrapada para não fazer o serviço (não sei qual o motivo, pois não pedi desconto e nem ele me falou de preço), outros que chamei não se interessaram (talvez pelo serviço ser simples e achar que não valia a pena) daí fiquei sem o profissional específico. Ainda assim sou guerreiro e não desisto, cheguei até aqui não enganando ninguém e nem dizendo algo que não sou. Adicionei os campos que precisava, conectei eles no banco de dados, e etc. Acrescentei os botões e fiz acionar o código acima e criar um .rtf. PESQUISANDO, vi nesse fórum esse solução quase pronta e estou apenas precisando de uma ajuda para adaptar para o meu caso.

 

Digo com todas as letras que os "programadores" que são formados na faculdade hoje, são medrosos quanto a desafios e saem lesos sem saberem o que vão fazer (com excessão de alguns). Não serei um profissional de programação e desmerecer serviços! ou negar serviços com desculpas esfarrapadas. Obrigado pela sua atenção. vou continuar a estudar e pesquisar até resolver.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma dica acho que é melhor mudar esse swith $mes para uma array com o nome dos meses e usando os números de 1 a 12 tu pega o mês correto na array, vamos pensar que o número do mês tá numa variavel de nome $num_mes

$meses = array('janeiro', 'fevereito', 'março'...'dezembro');
$nome_mes = $meses[$num_mes - 1];
// o -1 é porque o indice da array começa em zero e como os números começa em 1 temos que diminuir 1
// se o número poder começar em 0 tambem não precisa do -1

 

isso te diminui varias linhas de código e já ouvi dizer que o swtich é mais lento também

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado @marsolim ! vou melhora-lo. alguma dica para a minha questão quanto ao banco de dados? para fazer o str_replace usar um dado do banco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em resumo, estou precisando apenas usar a str_replace, sendo que o output:

 

$output = str_replace( "<<nacional>>", $nacional, $output );

esse item "$nacional" seja com um endereço de uma célula na tabela sql que possuo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@F Neto poderia explicar melhor o que você quer fazer?

 

Você cita sobre usar um dado do banco, você conseguiu realizar a conexão com o banco? 

 

Pelo que entendeo "str_replace" é para alterar um caracter ou algo assim no texto, resultado, etc.

 

Não entendi muito bem o que você quer fazer, pode melhorar a explicação para que possamos tentar te ajudar?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então @juninhogpe, desde já muito obrigado pela atenção! o meu objetivo é preencher um arquivo.rtf de um contrato padrão, usando os dados de uma tabela sql. O que  acontece é que não conectei com a tabela ainda. O que preciso é conectar com a tabela, pegar esses dados e aplicar no meu arquivo .rtf, utilizando a função str_replace. O código acima é usado para substituir os dados obtidos de um formulário, no arquivo. Contudo quero alterar para ele procurar na tabela. É isso, o código já me gera o arquivo.rtf, contudo de um formulário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@juninhogpe, então, estou tendo esse problema, pois, quando coloco uma linha tentando se conectar ao bd e tento usar o $result do banco em cada um dos itens do $output, dá erro. Pensei em atribuir valores as variáveis usando esse princípio. Mas não estou entendendo como armazeno os valores nas variáveis. Fora isso, o arquivo está gerando um .rtf vazio. Informando que nas linhas que estão os códigos com a conexão da tabela está com um erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@F Neto, infelizmente desse jeito não consigo te ajudar.

 

Vejo que você deveria ir passo-a-passo:

1 - Conectar com o banco de dados ou resolver o problema que você está com a conexão

2 - Recuperar os dados e conseguir exibi-los na página

3 - Ai sim começar a pensar no "rtf"

 

Então iniciando, como está sua conexão com o banco de dados? 

 

Obs.: é de extrema importância que você poste os trechos dos códigos para que todos possam te auxiliar nas dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK! Então vamos lá.

Quando tento colocar o código para conectar ao banco de dados:

 

<? 
$sql = mysql_query("SELECT * FROM clientes WHERE id_cliente=$id"); ?>

$output = str_replace( "<<cliente>>", <?=@mysql_result($sql,0,cliente)?>, $output );

aí ele não consegue gerar o arquivo .rtf e apresenta um erro:

 

Parse error: syntax error, unexpected '<' in /home/anahs482/public_html/weversonaquino.com.br/consulta/admin/geracontrato.php on line 65

 

sem esse formato, fica:

 

$output = str_replace( "<<cliente>>", $cliente, $output );

com as variáveis declaradas com $_POST. Assim gera o documento .rtf, contudo o conteúdo do documento é:

 

<br />
<b>Warning</b>:  fopen(): Filename cannot be empty in <b>/home/anahs482/public_html/weversonaquino.com.br/consulta/admin/geracontrato.php</b> on line <b>57</b><br />
<br />
<b>Warning</b>:  fread() expects parameter 1 to be resource, boolean given in <b>/home/anahs482/public_html/weversonaquino.com.br/consulta/admin/geracontrato.php</b> on line <b>60</b><br />
<br />
<b>Warning</b>:  fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in <b>/home/anahs482/public_html/weversonaquino.com.br/consulta/admin/geracontrato.php</b> on line <b>62</b><br />
}   

?>

 

informando que asvariáveis não tem valores memorizados...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@F Neto, esses métodos "mysql_" estão obsoletos nas versões recentes do PHP e também não possuem as novas regras de segurança e tudo mais.

 

Em primeiro lugar vejo que você deve refazer o meio de conexão do sistema utilizando "mysqli_*" ou "pdo".

 

Outro ponto é que como disse, você não está indo por etapas e sim já está querendo sair com o resultado.

 

Tente conectar no banco, e exibir os resultados em cada campo vindos do banco de dados, por exemplo listar todos os dados do banco de dados. 

 

Assim que fizer você passa para o próximo passo e posta suas dúvidas aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
    • Por Carlos Web Soluções Web
      Olá...
      Estou tentando fazer o seguinte !!
      Listando dados em tabela !!
      Gostaria que....se na listagem houver 4 linhas...indepedente de seu número de ID, faça a listagem em ID ser em ordem 1 2 3 4 !!
      Exemplo...se tiver uma listagem de dados que está em ID 1 3 3...faça ficar 1 2 3 !!

       
      echo "<table class='tabela_dados' border='1'> <tr> <td>ID</td> <td>Nome Empresa</td> <td>Responsável</td> <td>Telefone 1</td> <td>Telefone 2</td> <td>E-mail 1</td> <td>E-mail 2</td> <td>Endereço</td> <td>CEP</td> <td>Bairro</td> <td>AÇÃO 1</td> <td>AÇÃO 2</td> </tr> "; $sql = "SELECT ID FROM usuarios_dados WHERE Usuario='$usuario'"; $result = $conn->query($sql); $num_rows = $result->num_rows; $Novo_ID = 1; for ($i = 0; $i < $num_rows; $i++) { $registro = $result -> fetch_row(); $sql2 = "UPDATE usuarios_dados SET ID='$Novo_ID' WHERE ID='$Novo_ID'"; $result2 = $conn->query($sql2); $Novo_ID++; } $sql = "SELECT * FROM usuarios_dados"; $result = $conn->query($sql); if ($result->num_rows > 0) { // output data of each row while($row = $result->fetch_assoc()) { echo "<tr> <td>$row[ID]</td> <td>$row[Nome_Empresa]</td> <td>$row[Responsavel]</td> <td>$row[Telefone_1]</td> <td>$row[Telefone_2]</td> <td>$row[Email_1]</td> <td>$row[Email_2]</td> <td>$row[Endereço]</td> <td>$row[CEP]</td> <td>$row[Bairro]</td> <td> <form method='post' action='Editar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='EDITAR'> </form> </td> <td> <form method='post' action='Deletar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='DELETAR'> </form> </td> </tr> "; } } else { echo "0 results"; } $conn->close();  
    • Por ment0r
      Boa tarde à todos.
      Pessoal, estou com o seguinte problema: preciso imprimir uma ficha mensal de trabalho, mas quando vou imprimir, a página para impressão sai "cortada".
       

       
      A imagem acima representa a ficha que preciso imprimir, está tudo ok com essa (tirei o cabeçalho, pois não vinha ao caso)
       

       
      Vejam como fica na impressão: com aproximadamente 2/3 da largura.
       
      <style> body { width: 100%; height: 100%; margin: 0; padding: 0; background-color: #FAFAFA; } * { box-sizing: border-box; -moz-box-sizing: border-box; } .page { width: 210mm; min-height: 297mm; padding: 4mm; margin: 1mm auto; border: 1px #D3D3D3 solid; border-radius: 5px; background: white; box-shadow: 0 0 5px rgba(0, 0, 0, 0.1); } /*.subpage { padding: 0.5cm; border: 0px red solid; height: 257mm; outline: 2cm #FFEAEA solid; }*/ .cliente { margin-top: 30px; font-size: 20px; } th {font-size: 14px; } td {font-size: 12px; } .logo {height: 64px; margin: 20px 0px 0px 20px;} .font-cabecalho {font-size: 12px; margin-left: 20px; text-align: center; margin: 20px 0px 0px 20px;} @page { width: 100%; height: 100%; margin: 0; padding: 0; } @media print { html, body { width: 210mm; height: 297mm; } .page { margin: 0; border: initial; border-radius: initial; width: initial; min-height: initial; box-shadow: initial; background: initial; page-break-after: always; } } </style> Código CSS da página.
       
      O que pode ser? Como faço pra deixar a página de impressão igual à página PHP? Obrigado desde já à todos.

      Um abraço.
       
    • Por ILR master
      Boa tarde pessoal, tudo bem ?
       
      Eu uso o tinymce para cadastro de textos no meu siite, porém, quero fazer um sistema para que os colunistas possam fazer o próprio post.
      O problema do tinymce, é que ele mantém a formatação do texto copiado, como tamanho de fonts, negritos, etc... Quero que o usuário cole o texto e a própria textarea limpe a formatação para que ele formate como quiser.
       
      A pergunta é:
       
      O tinymce tem uma opção para desabilitar a formatação quando um texto é colocado?
      Tem alguma função via java ou php para retirar a formatação assim que o texto é colado?
      Ou é melhor usar um outro editor?
       
      Agradeço deste já.
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.