Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

keven1406

Salvar arquivos sem precisar ter ou simular banco de dados

Recommended Posts

Pessoal, estou com uma duvida intrigante. Sou iniciante em JavaScript e na programação também. Queria saber se tem como salvar arquivos de um mini app que fiz sem precisar de um banco de dados de um servidor. Não fiz um site, fiz um joguinho com html, css e JS que não irá sair do meu PC, no entanto fiquei pensando: Será que da pra salvar o jogo sem precisar ter ou simular um servidor?. No caso, em uma pasta no nosso próprio computador. Até por que é ruim sempre que fechar o app, ele apaga todos os dados inseridos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vê se usar o localStorage te atende:

 

<script type="text/javascript">
	
    var nome = 'joao';
    var pontuacao = 0;
    var fase = 1;

	localStorage.setItem('nome', nome);
	localStorage.setItem('pontuacao', pontuacao);
	localStorage.setItem('fase', fase);

	nome = localStorage.getItem('nome');
	pontuacao = localStorage.getItem('pontuacao');
	fase = localStorage.getItem('fase');

	alert(nome + ' ' + pontuacao + ' ' + fase); // exibira João 0 1

	// também seria possivel passar um objeto:

	informacoes = {'nome':'joao', 'pontuacao': 0, 'fase':1};
	localStorage.setItem('informacoes', JSON.stringify(informacoes));
	info = JSON.parse(localStorage.getItem('informacoes'));
	alert(info.nome + ' ' + info.pontuacao + ' ' + info.fase); // exibira joao 0 1

</script>

Os valores de localStorage estarão disponíveis, mesmo apos a sessão do navegador ter sido encerrada. 
Você fecha e reabre o navegador e faz apenas:
 

<script type="text/javascript">
    nome = localStorage.getItem('nome');
    alert(nome);
</script> 

E sera exibido joão, que ficou salvo na storage do navegador

https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Window/localStorage
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu caso a dica do @EdCesar cai como uma luva. 

Outra opção seria o FireBase, é um base S.a.a.s. (software as a service). Powerd by  Google xD + 
JSON na veia

https://firebase.google.com/?hl=pt-br

Tem opção gratuita:
https://firebase.google.com/pricing/



Outra coisa que seria legal é você disponibilizar ele como OpenSource em algum lugar. (claro se for do seu interesse)
Por exemplo no GitHub você ganha um controle de versionamento + Hospedagem de arquivos HTML/CSS/JS
https://tableless.com.br/criando-paginas-web-para-seus-repositorios-com-o-github-pages/

Dessa forma você teria uma url para mostrar o jogo aos amigos e uma base de dados gratuita (FireBase).
Exemplo do meu usando a gh-pages: 
http://gabrieldarezzo.github.io/velha/

Ou pode seguir a dica do amigo acima e usar apenas a hospedagem para 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/04/2017 at 17:22, EdCesar disse:

Vê se usar o localStorage te atende:

 


<script type="text/javascript">
	
    var nome = 'joao';
    var pontuacao = 0;
    var fase = 1;

	localStorage.setItem('nome', nome);
	localStorage.setItem('pontuacao', pontuacao);
	localStorage.setItem('fase', fase);

	nome = localStorage.getItem('nome');
	pontuacao = localStorage.getItem('pontuacao');
	fase = localStorage.getItem('fase');

	alert(nome + ' ' + pontuacao + ' ' + fase); // exibira João 0 1

	// também seria possivel passar um objeto:

	informacoes = {'nome':'joao', 'pontuacao': 0, 'fase':1};
	localStorage.setItem('informacoes', JSON.stringify(informacoes));
	info = JSON.parse(localStorage.getItem('informacoes'));
	alert(info.nome + ' ' + info.pontuacao + ' ' + info.fase); // exibira joao 0 1

</script>

Os valores de localStorage estarão disponíveis, mesmo apos a sessão do navegador ter sido encerrada. 
Você fecha e reabre o navegador e faz apenas:
 


<script type="text/javascript">
    nome = localStorage.getItem('nome');
    alert(nome);
</script> 

E sera exibido joão, que ficou salvo na storage do navegador

https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Window/localStorage
 

Que legal. Você usou alguma biblioteca Javascript ou foi tudo no grosso? Esse JSON eu não tenho conhecimento. Já que sei o JS grosso, o básico de orientação a objetos e um pouco do DOM que estou estudando agora. Mas isso ainda não vi. O que preciso estudar pra entender direitinho o  localStorage?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ignorado com sucesso kkkk

 

Enfim.

 

Como usar:

https://developers.google.com/web/tools/chrome-devtools/manage-data/local-storage

 

Old but gold:
https://diveintohtml5.com.br/storage.html


Seu amigo do dia a dia:
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/API/Window/Window.localStorage

Sobre JSON você pode entender como um Objeto de arrays ou array de objetos.

 

Exemplo das funções utilizadas pelo Ed...

var stringJsonFromArray = JSON.stringify([
	{
		 "id" : 1
		,"name":"John"
		,"age":30
		,"city":"New York"
	}
	,{
		 "id" : 2
		,"name":"Meu Nome não é JSON"
		,"age":35
		,"city":"Bahia"
	}
]);

console.log(stringFromJson);
/*
//Imprime uma string serializada...
[{"id":1,"name":"John","age":30,"city":"New York"},{"id":2,"name":"Meu Nome não é JSON","age":35,"city":"Bahia"}]
*/

var ObjFromJson = JSON.parse(stringFromJson);

//Transforma aquela String do JSON em um array de Objetos
console.log(ObjFromJson[0]); //Imprime o indice do John

Você deve estar se perguntando...

Pq caralhos esse cara falou tudo isso acima?

Basicamente essa é uma técnica de armazenar dados 'complexos' em campos chave-valor (como por exemplo o localStorage), apesar que temos outras alternativas como citado no meu post para arrays complexos.

 

No localStorage não temos uma opção de ir 'descendo' os niveis como o Mongo que você pode ir navegando na arvore ... 

 

-pessoas

--João

---Arquivo1

---Arquivo2

---Arquivo3

--Maria

---Arquivo1

---Arquivo2

 

Consegue compreender a limitação ?

 

Enfim da uma lida sobre JSON, brinca um pouco com ele, tem alguns plugins no Chrome que ajudam a leitura 

Apesar q tem esse site que é bem bacaninha para a leitura:

http://jsonviewer.stack.hu/

 

 

Tenta ir praticando ai, por exemplo salvar uma estrutura como citado acima.

Um conjunto de pessoas onde cada pessoa possui 1 ou mais arquivos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2017 at 13:44, gabrieldarezzo disse:

No seu caso a dica do @EdCesar cai como uma luva. 

Outra opção seria o FireBase, é um base S.a.a.s. (software as a service). Powerd by  Google xD + 
JSON na veia

https://firebase.google.com/?hl=pt-br

Tem opção gratuita:
https://firebase.google.com/pricing/



Outra coisa que seria legal é você disponibilizar ele como OpenSource em algum lugar. (claro se for do seu interesse)
Por exemplo no GitHub você ganha um controle de versionamento + Hospedagem de arquivos HTML/CSS/JS
https://tableless.com.br/criando-paginas-web-para-seus-repositorios-com-o-github-pages/

Dessa forma você teria uma url para mostrar o jogo aos amigos e uma base de dados gratuita (FireBase).
Exemplo do meu usando a gh-pages: 
http://gabrieldarezzo.github.io/velha/

Ou pode seguir a dica do amigo acima e usar apenas a hospedagem para 

Desculpa, mas não te ignorei como foi parecido kkk. Vi sua resposta e vou disponibilizar ele no GitHub depois como Open Source . Me desculpe por não comentar nada kkkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, gabrieldarezzo disse:

Ignorado com sucesso kkkk

 

Enfim.

 

Como usar:

https://developers.google.com/web/tools/chrome-devtools/manage-data/local-storage

 

Old but gold:
https://diveintohtml5.com.br/storage.html


Seu amigo do dia a dia:
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/API/Window/Window.localStorage

Sobre JSON você pode entender como um Objeto de arrays ou array de objetos.

 

Exemplo das funções utilizadas pelo Ed...


var stringJsonFromArray = JSON.stringify([
	{
		 "id" : 1
		,"name":"John"
		,"age":30
		,"city":"New York"
	}
	,{
		 "id" : 2
		,"name":"Meu Nome não é JSON"
		,"age":35
		,"city":"Bahia"
	}
]);

console.log(stringFromJson);
/*
//Imprime uma string serializada...
[{"id":1,"name":"John","age":30,"city":"New York"},{"id":2,"name":"Meu Nome não é JSON","age":35,"city":"Bahia"}]
*/

var ObjFromJson = JSON.parse(stringFromJson);

//Transforma aquela String do JSON em um array de Objetos
console.log(ObjFromJson[0]); //Imprime o indice do John

Você deve estar se perguntando...

Pq caralhos esse cara falou tudo isso acima?

Basicamente essa é uma técnica de armazenar dados 'complexos' em campos chave-valor (como por exemplo o localStorage), apesar que temos outras alternativas como citado no meu post para arrays complexos.

 

No localStorage não temos uma opção de ir 'descendo' os niveis como o Mongo que você pode ir navegando na arvore ... 

 

-pessoas

--João

---Arquivo1

---Arquivo2

---Arquivo3

--Maria

---Arquivo1

---Arquivo2

 

Consegue compreender a limitação ?

 

Enfim da uma lida sobre JSON, brinca um pouco com ele, tem alguns plugins no Chrome que ajudam a leitura 

Apesar q tem esse site que é bem bacaninha para a leitura:

http://jsonviewer.stack.hu/

 

 

Tenta ir praticando ai, por exemplo salvar uma estrutura como citado acima.

Um conjunto de pessoas onde cada pessoa possui 1 ou mais arquivos.

 

Obrigado cara. Isso foi muito bem explicativo. Isso é uma forma de salvar como cash dos navegadores ou não tem nada a ver com isso? Vou ler as links que você postou. Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim o localStorage é um cache do browser, inclusive muitos sites / webapps (ou até mesmo apps IoS/Android - híbridos) utilizam essa técnica para persistência e cacheamento.

 

Sobre o openSource legal a iniciativa, depois q liberar avisa aqui a galera sempre tem uns pitacos pra melhorar.


Abraço e bons estudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Pessoal, pergunta bem simples. Abaixo tenho o seguinte código:
       
      <script>
      function alerta()
      {
        if (window.confirm("Você realmente quer sair?")) {
          window.open("sair.html");
      }
      }
      </script>
       
      Funciona perfeitamente, só que está abrindo em outra janela e quero que abra na mesma janela.
       
      Alguém pode me ajudar?
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por Thiago Duarte
      Oi, gostaria de arrastar imagem e ao soltar formar bloco html, meu bloco de html ficaria com nome, content-1.html, content-2.html, etc
       
      Alguem pode me ajudar?
    • Por belann
      Olá!
       
      Estou fazendo o upload de arquivos com fetch dessa forma
      fetch(url, {
              method: 'POST',
              headers: {'Content-Type': 'multipart/form-data',},
              body: formData 
          }).catch((error) => (console.log("Problemas com o Upload"), error));
       
      estou usando input type=file
      e criando uma const formData = new FormData(); 
      mas não faz e não dá nenhum erro.
      estou fazendo o upload com a url="http://localhost/dashboard/dados".
    • Por joeythai
      Boa tarde pessoal,
       
      Eu criei um formulário em que tenho 3 interações: evento click, change e uma chamada ajax. No evento on change ("select#removal_table_from" )eu faço uma chamada ajax onde eu passo como parametro o id do item selecionado e construo uma tabela dinamica com o próprio javascript, após isto, tenho um input em que o usuario coloca um valor de percentual para que eu possa preencher em 3 colunas da tabela que foi criada dinamicamente: moto_atualizado, carro_atualizado e caminhao_atualizado, até aí tudo bem, o codigo está fazendo isso, porém, como a tabela é criada dinamicamente eu preciso de alguma forma enviar o arrayData para meu backend mas quando faço o calculo dentro do loop apos resposta do meu ajax, os valores desses 3 campos chegam como null, não sei se é possível fazer o que pretendo ou se é ainda não sei como faz
       
      <code>
           $(document).ready(function (event) {   let arrayData = []; let percentage; let removal_vehicle; let removal_motorcycle; let removal_tuck; let apply_removal = $('#apply_removal');   // apply_removal.on('click', function () { // percentage = $('#percentage').val();   // $('.table-body tr').each(function () {   // let veiculo = $(this).find('.veiculo').text(); // let moto = $(this).find('.moto').text(); // let caminhao = $(this).find('.caminhao').text();   // let removal_vehicle = parseFloat(veiculo) + (parseFloat(veiculo) * parseFloat(percentage)) / 100; // let removal_motorcycle = parseFloat(moto) + (parseFloat(moto) * parseFloat(percentage)) / 100; // let removal_tuck = parseFloat(caminhao) + (parseFloat(caminhao) * parseFloat(percentage)) / 100;   // arrayData.push({ // removal_vehicle, // removal_motorcycle, // removal_tuck // })   // $(this).find('.veiculo_atualizado').val(removal_vehicle.toFixed(2)); // $(this).find('.moto_atualizado').val(removal_motorcycle.toFixed(2)); // $(this).find('.caminhao_atualizado').val(removal_tuck.toFixed(2)); // }); // });   apply_removal.on('click', function () { percentage = $('#percentage').val();   $('.table-body tr').each(function () {   let veiculo = $(this).find('.veiculo').text(); let moto = $(this).find('.moto').text(); let caminhao = $(this).find('.caminhao').text();   removal_vehicle = parseFloat(veiculo) + (parseFloat(veiculo) * parseFloat(percentage)) / 100; removal_motorcycle = parseFloat(moto) + (parseFloat(moto) * parseFloat(percentage)) / 100; removal_tuck = parseFloat(caminhao) + (parseFloat(caminhao) * parseFloat(percentage)) / 100;   arrayData.push({ removal_vehicle, removal_motorcycle, removal_tuck })   $(this).find('.veiculo_atualizado').val(removal_vehicle.toFixed(2)); $(this).find('.moto_atualizado').val(removal_motorcycle.toFixed(2)); $(this).find('.caminhao_atualizado').val(removal_tuck.toFixed(2));     console.log('Removal Vehicle:', removal_vehicle); console.log('Removal Motorcycle:', removal_motorcycle); console.log('Removal Truck:', removal_tuck); }); });   $('select#removal_table_from').on('change', function (e) { let table_id = $(this).val(); let action = route('removal.removal-values.show', table_id);   $.ajax({ type: "GET", url: action, headers: { 'X-CSRF-TOKEN': $('meta[name="csrf-token"]').attr('content') },   success: function (data) { $('.table-body').empty();   for (let i = 0; i < data.length; i++) { let carro = parseFloat(data[i].CARRO); let moto = parseFloat(data[i].MOTO); let caminhao = parseFloat(data[i].CAMINHAO); let distancia = data[i].DISTANCIA; let origem = data[i].ORIGEM; let destino = data[i].DESTINO; let localidadeOrigem = data[i].LocalidadeOrigem_ID; let localidadeDestino = data[i].LocalidadeDestino_ID;   let newRow = '<tr class="removal-row">' + '<td class="align-middle">' + '<div class="row">' + '<div class="col-1">' + '<span class="font-weight-bold">Origem</span><br>' + '<span class="origem">' + origem + '</span>' + '</div>' + '<div class="col-1">' + '<span class="font-weight-bold">Destino</span><br>' + '<span class="destino">' + destino + '</span>' + '</div>' + '<div class="col-1">' + '<span class="font-weight-bold">KM</span><br>' + '<span class="km">' + distancia + '</span>' + '</div>' + '<div class="col-1">' + '<span class="font-weight-bold">Veículo</span><br>' + '<span class="veiculo">' + carro + '</span>' + '</div>' + '<div class="col-2">' + '<span class="font-weight-bold">Veículo Atualizado</span><br>' + '<input type="text" class="veiculo_atualizado">' + '</div>' + '<div class="col-1">' + '<span class="font-weight-bold">Moto</span><br>' + '<span class="moto">' + moto + '</span>' + '</div>' + '<div class="col-2">' + '<span class="font-weight-bold">Moto Atualizado</span><br>' + '<input type="text" class="moto_atualizado">' + '</div>' + '<div class="col-1">' + '<span class="font-weight-bold">Caminhão</span><br>' + '<span class="caminhao">' + caminhao + '</span>' + '</div>' + '<div class="col-2">' + '<span class="font-weight-bold">Caminhão Atualizado</span><br>' + '<input type="text" class="caminhao_atualizado">' + '</div>' + '</div>' + '</div>' + '</td>' + '</tr>';   $('.table-body').append(newRow); //let row = $('.removal-row:last');   // Calcula o valor atualizado e define nos campos diretamente // let veiculo_atualizado = carro + (carro * percentage) / 100; // let moto_atualizado = moto + (moto * percentage) / 100; // let caminhao_atualizado = caminhao + (caminhao * percentage) / 100; // console.log('PORCENTS: ', percentage); //console.log('Veiculo Atualizado:', veiculo_atualizado, 'Moto Atualizado:', moto_atualizado, 'Caminhao Atualizado:', caminhao_atualizado);   // Define os valores diretamente nos campos da nova linha // row.find('.veiculo_atualizado').val(veiculo_atualizado.toFixed(2)); // row.find('.moto_atualizado').val(moto_atualizado.toFixed(2)); // row.find('.caminhao_atualizado').val(caminhao_atualizado.toFixed(2));   arrayData.push({ carro, moto, caminhao, distancia, origem, destino, localidadeOrigem, localidadeDestino, removal_vehicle, removal_motorcycle, removal_tuck }); }   $('#copy_data_table').val(JSON.stringify(arrayData)); }   }); });   //javascript para o formulario de cadastro // $(document).ready(function (event) { $('#uf').change(function () { let code_city = $(this).val(); let deposit = localStorage.getItem('selected_deposit_id'); let action = route('removal.removal-values.cities', code_city); $.ajax({ type: "POST", url: action, headers: { 'X-CSRF-TOKEN': $('meta[name="csrf-token"]').attr('content') }, data: { code_city: code_city },   success: function (data) {   $('#city').empty(); $('#deposit').empty();   for (let i = 0; i < data.cities.length; i++) { $('#city').append('<option value="' + data.cities[i].NM + '">' + data.cities[i].NM + '<option>'); }   if (data.deposits.length > 0) { for (let i = 0; i < data.deposits.length; i++) { $('#deposit').append('<option value="' + data.deposits[i].NM + '">' + data.deposits[i].NM + '<option>'); } } else { // $('#deposit').prop('disabled', true); // $('#city').prop('disabled', false); }   $('#city').trigger('change'); } });   });   $('#deposit').on('change', function () { depositId = $(this).val(); localStorage.setItem('selected_deposit_id', depositId); });   $('#uf_destiny').change(function () { let code_city = $(this).val(); let depositDestiny = localStorage.getItem('selected_deposit_destiny_id'); let action = route('removal.removal-values.cities', code_city); $.ajax({ type: "POST", url: action, headers: { 'X-CSRF-TOKEN': $('meta[name="csrf-token"]').attr('content') }, data: { code_city: code_city },   success: function (data) {   $('#city_destiny').empty(); $('#deposit_destiny').empty();   for (let i = 0; i < data.cities.length; i++) { $('#city_destiny').append('<option value="' + data.cities[i].NM + '">' + data.cities[i].NM + '</option>'); }   if (data.deposits.length > 0) { // $('#deposit_destiny').prop('disabled', false); //$('#city_destiny').empty(); // $('#city_destiny').prop('disabled', true); for (let i = 0; i < data.deposits.length; i++) { $('#deposit_destiny').append('<option value="' + data.deposits[i].NM + '">' + data.deposits[i].NM + '</option>'); } } else { // $('#deposit_destiny').prop('disabled', true); // $('#city_destiny').prop('disabled', false); }   $('#city_destiny').trigger('change'); } }); });   $('#deposit_destiny').on('change', function () { let depositDestinyId = $(this).val(); localStorage.setItem('selected_deposit_destiny_id', depositDestinyId); });   }); </code>
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.