Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Danilo CS

Erro ao Relacionar Tabela no MySql

Recommended Posts

Olá!

Eu faço muito poucas vezes, então todas vez que vou mexer com isso, eu me atrapalho.

Eu estou tentando relacionar duas tabelas pelo mysql mas está dando erro.

 

O cód é assim:

ALTER TABLE `pilotos_f1_fotos` ADD CONSTRAINT `f1-piloto` FOREIGN KEY (`pilotos_f1_fotos_relacionar`) REFERENCES `pilotos_f1`(`pilotos_id`) ON DELETE RESTRICT ON UPDATE RESTRICT;

Ao clicar em executar aparece essa mensagem:

 

 Error creating foreign key on pilotos_f1_fotos_relacionar (check data types)

 

No caso, o campo piloto_relacionar, vai relacionar com o nome de cada piloto na outra tabela pelo id...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso!

Quer dizer...eu acho que é

 

tipo...para aparecer as fotos do piloto em sua respectiva página. Por exemplo, para que só apareça as fotos do hamilton na página dele, o valor do campo pilotos_relacionar é "1", do Vettel é "2" e assim por diante. Pior que já fiz isso antes...mas sempre apanho na hora de fazer de novo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, danillodars disse:

Tranquilo, qual liguagem de programação tu utiliza? Já tentou utilizar JOIN ou INNER JOIN?

 

 

Então...é ai que está o negócio!

Eu só consigo fazer pelo editor do próprio mysql. Eu ja li várias vezes sobre isso, mas num vai.....sabe como é né...coisas de danilo :)

 

Eu clico ali em relation view e crio por lá. Só sei fazer assim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No PHP eu chamo as duas tabelas:

$sql = mysql_query("SELECT * FROM voltas_2017 WHERE video_id ='{$_GET['video_id']}'"); //tabela principal
$sql2 = mysql_query("SELECT * FROM voltas_2017_fotos where relacionar=$relacionar "); //sub tabela

Se fosse para fazer como você sugeriu....seria assim?:

//id eu chamo de pilotos_id
$sql = SELECT * FROM pilotos_f1 INNER JOIN pilotos_f1_fotos ON pilotos_id

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você quer relacionar você deve ter criado uma chave primaria para identificar na tabela pilotos_f1_fotos qual foto pertence a cada piloto, ou seja, deve ter alguma coluna na tabela pilotos_f1_fotos que deva ser igual ao id do piloto na tabela pilotos_f1 correto?

 

Aqui eu dei como exemplo o campo pilotos_f1_fotos_piloto_id (Não deve existir em sua tabela), como sendo a coluna que tem os id dos pilotos para que possa ser relacionado.

 

Query:

SELECT * FROM pilotos_f1 INNER JOIN pilotos_f1_fotos ON pilotos_f1.pilotos_id=pilotos_f1_fotos.pilotos_f1_fotos_piloto_id;

Aqui será verificado se os dados inseridos na coluna pilotos_f1_fotos é identica aos dados da coluna pilotos_f1_fotos_piloto_id, se for ele exibe o resultado da pesquisa.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia;

 

@Danilo CS, na tabela VOLTA_2017 tem uma coluna com o nome ID que é a CHAVE PRIMARIA.

 

no caso na tabela VOLTA_2017_FOTOS tem que ter uma coluna identifica com a COLUNA ID da tabela VOLTA_2017.

 

Dai você faz um FOREGN KEY da coluna ID_VOLTA_2017 da tabela VOLTA_2017_FOTOS com a coluna ID da tabela VOLTA_2017.

 

E logo apos isso você faz um INNER JOIN da seguinte forma.

 


SELECT * FROM VOLTA_2017 AS VOL INNER JOIN VOLTA_2017_FOTOS AS VOLFT ON VOLFT.ID_VOLTA_20147=VOL.ID

 

Att;

Gilberto Jr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Danilo. Então é muito fácil uma pequena teoria de mysql resolve seu problema. Vamos la.

 

Antes de criar um relacionamento você precisa identificar se a informação ira de 1 para MUITOS

Ex: Se você tem uma tabela com PILOTOS cadastrados cada piloto se torna ÚNICO então o mesmo é 1.

Quando você tem uma tabela com fotos dos pilotos você tem MUITOS então o 1 sempre vai para MUITOS 

 

Então digamos que sua relação seria de 1 piloto para MUITAS fotos do mesmo.

Com isso basta você criar um campo na tabela de fotos ( que receberá od ID do PILOTO ) que vai identificar qual foto é de cada piloto, ao criar a coluna, basta colocar o ÍNDICE da coluna como INDEX ( feito isso não vai ocorrer erros na hora de relacionar as tabelas PILOTOS e FOTOS ).

 

A consulta em MYSQL ficaria desta forma.

<?php
	$sql = ("SELECT * FROM pilotos_f1 AS p INNER JOIN fotos AS f ON p.id_piloto = f.id_piloto_fotos");
	$buscar = $con->prepare($sql);
?>

Esta consulta acima é exatamente o que precisa, IGNORE a parte do PDO ( Pois eu só utilizo ele, faça apenas a consulta deta forma.

Explicando consulta: quando eu coloco AS p estou renomeando o nome da tabela para p para minimizar o tamanho da consulta e ficar com uma leitura melhor.

 

Bom é isso, espero ter compreendido, não sou bom com explicações. Mas acho que deu pra passar como relacionar uma tabela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
    • Por gersonab
      Bom dia
      estou com uma dúvida de como proceder, tenho uma tabela de categoria e uma de subcategoria, a categoria pode ter várias subs, até ai tranquilo, quando faço update de uma sub altero normalmente a quantidade deste, até aí normal, porém me deparei com uma situação um pouco diferente, vou tentar ser o mais claro possível, de certa forma algumas subs são comuns só mudando o nome praticamente, aí eu preciso que ao efetuar o update em umas destas este ocorra nas demais, tipo:
       
      Se o id da sub for 5 , eu preciso fazer o mesmo update nos ids 6 e 7 ;
       
      Se o id da sub for 9 , eu preciso fazer o mesmo update no id 10
       
      se for 2 , fazer o update somente neste
       
      ainda não estou conseguindo ver uma lógica para isso, e ou uma nova coluna para cadastrar em comum nestes casos.
       
      qual seria a melhor opção
    • Por JoaoSilva75
      oi pessoal
       
      se eu entrar no link dos desenvolvedores php pesquisasar quem é programador e enviar uma mesma mensagem para uns 6 ou 8 membros do forum serei advertido   ou é spam ???????
       
      procuro um programador php para me fazer algo 
       
      mas não tem como postar aqui nessa sessão
       
    • Por clovis.sardinha
      Tenho uma consulta de autocomplete no bd que funciona no servidor local e não roda no servidor da web. 
      Ao enviar a consulta no servidor local  aparece no console :Fetch terminou o carregamento: GET ".../Cidade?cidade=sao%20paulo". A pesquisa é feita normalmente.
      Quando mando a mesma pesquisa para o servidor web(locaweb) aparece no console: Fetch terminou o carregamento: GET "..../Cidade?cidade=sao%2520paul".
      O número 25 aparece só no servidor web. Pelo que pesquisei 25 significa %, ou seja, está duplicando o caractere %. 
      Não consegui utilizar nenhuma função para evitar que isto ocorra. Alguém sabe se há alguma configuração no servidor web que possa ser alterada para evitar essa duplicação?
       
    • Por gersonab
      Boa tarde, estou quebrando a cabeça aqui para somar os dados agrupados de vários itens distintos de uma tabela e inserir em outra. tipo :
      $consulta31 = $pdo->query("SELECT SUM(valoror) AS val1, SUM(metros) AS metr, orc, idcatc, idmate FROM orcamencli WHERE orc=$orc GROUP BY idcatc, idmate"); $user331 = $consulta31->fetch(PDO::FETCH_ASSOC); $orcx = $user331['orc']; $idcatcx = $user331['idcatc']; $val1x = $user331['val1']; $metrx = $user331['metr']; $idmatex = $user331['idmate']; o resultado de cada item agrupado eu faria um outro calculo separado para inserir em outra tabela, tipo ...
      a tabela acima eu teria algo assim :
       
      orcx = 01 - 01 - 01 - 01 - 01 - 01 - 01 - 01 - 01
      idcatcx = 11 - 11 - 11 - 11 - 11 - 11 - 11 - 11 - 11
      val1x = 1,00 - 1,00 - 3,00 - 3,00 - 3,00 - 1,00 - 3,00 - 1,00 - 2,00
      metrx =  01 - 01 - 03 - 03 - 03 - 01 - 03 - 01 - 02
      idmatex =  11 - 11 - 21 - 21 - 21 - 31 - 31 - 31 - 31
       
      preciso inserir  na outra tabela o seguinte :
      orc = 01 - 01 - 01
      idcatc = 11 - 11 - 11
      val1 = 2,00 - 9,00 - 7,00 ( aqui não é só a soma dos valores , existe um outro cálculo )
      metr =  02 - 09 - 07
      idmate =  11 -  21 -  31
       
       a dúvida é --> como inserir estes valores separados de uma única vez em outra tabela.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.