Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fmix

Modelagem de Banco de Dados de Venda

Recommended Posts

Olá,

Alguém pode me ajuda a fazer a modelagem corretamento de um banco de dados para um programa que realiza a venda de produtos e registro de serviços. Qual a melhor forma de eu modelar um banco aonde eu tenho uma tabela Pedido e quero adicionar a essa tabela vários Produtos e Serviços, não apenas 1 produto e 1 serviço, mas vários tipo de serviços e produtos diferentes ligados a tabela Pedido. Eu fiz um diagrama mas não tem certeza se essa é a melhor forma de fazer isso.

 

Diagrama

Diagrama_de_Classe.png 

 

Preciso de Ajuda para modelar corretamente, por favor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tem alguns anos que eu não faço isso.  Eu olhei o conteúdo de cada uma das apostilas antes de informar o link delas.

Dentro dessas apostilas, juntando todas, contém tudo de informação necessária a saber para poder se iniciar a documentação de um sistema.  O que já tem pronto é só isso? Nas apostilas informa o que falta para terminar de documentar um sistema.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma boa forma de validsr um modelo é "fazer perguntas" para ele.

 

Pegue os requisitos e veja se o modelo atende e como atende.

 

Por exemplo : 

 

O sistema permite pedir e faturar mais de um produto por pedido ?

 

O sistema permite maiscde um serviço por pedido ?

 

O sistema permite produtos e serviços no mesmo pedido ?

 

O sistema permite saber a situação de um pedido ?

 

Por aí ...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade era isso que eu quero ver, como iria ficar a implementacão do banco de dados, por exemplo:

 

Um Pedido pode ter varios Produtos e Serviços diferentes.

Um funcionário quando vai fazer um pedido pode colocar um serviço e nesse pedido com o servico ele pode adicionar varios produtos, com quantidades difrentes. 

 

Eu estou tendo problema para modelar e como fazer para implementar nas tabelas etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse cadastro  acima de Dados de pessoas,  em área de administração, as pessoas são classificadas em dois tipos:

 

Pessoa Fisica = individuo que possui um cpf e identidade RG e identidade profissional

 

Pessoa Jurídica = empresa que possui um CNPJ,  possui um registro municipal, possui um registro estadual, possui um registro no INSS, possui um registro no CAGED, possui um registro no Corpo de Bombeiros,  possui filiais, possui sócios, possui pessoas com procuração dos sócios para representar o sócio na ausência dele, possui Atas de reunião de Assembléia Geral Ordinária de eleição de sócios,  possui contrato social ou estatuto social, e algumas vezes por procuração diversas pessoas podem representar uma empresa e as filiais da empresa, e outros documentos.  

 

Desde 2013 a FEBRABAN obriga existir CPF ou CNPJ nos boletos bancários, validado junto a Receita Federal.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais dificuldades está tendo por exemplo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Motta disse:

Quais dificuldades está tendo por exemplo ?

A minha dificuldade é saber como montar as tabelas do banco de dados para funcionarem adequadamente, e se a modelagem que eu estou pensando esta correta, ex: 

Eu tenho que realizar um Pedido, (Que pode ser chamado de Venda), que registra Produtos(ex: Computador) e Serviços(ex: Conserto de Aparelhos).

E em um pedido eu posso ter vários Pedidos diferentes, com quantidades diferentes(Computador - 5 itens, mouse - 10 itens, mesa - 1 itens) e vários Serviços diferentes(Conserto de Computador, Conserto de Rádio, Conserto de Carro) em um único Pedido.

Basicamente é isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fases da Modelagem de Dados no Projeto de um Sistema (resumo me baseio em minha apostila da década de 90).

1º) Coleta de dados: ação de retirar do universo da informação os aspectos de interesse e criar um modelo de representação dos mesmos. Fazer um projeto com bases bem definidas a partir de um problema real e chegar a solução.

2º) Modelagem Conceitual = modelagem E. R. (Entidade - Relacionamento)

3º) Modelagem Lógica = matriz de dados, com uso de vetor para representar fisicamente a estrutura dos objetos.

4º) Modelagem Física = depende da máquina, é a representação fisica  (encadeamento) de um arquivo com organização sequencial (lista linear, encadeamento, chave primária, arvore)

5º) Abstração de Dados: é o conjunto de objetos  sobre os quais  queremos e podemos  fazer operações,  "não" nos interessando  saber como esses objetos são representados.  Em uma abstração de dados:   conheço os objetos,  conheço as operações e seus objetos, não sei como foram implementados.

6º) Implementação = Linguagem de Programação

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Ana Gauna disse:

Nesse cadastro  acima de Dados de pessoas,  em área de administração, as pessoas são classificadas em dois tipos:

 

Pessoa Fisica = individuo que possui um cpf e identidade RG e identidade profissional

 

Pessoa Jurídica = empresa que possui um CNPJ,  possui um registro municipal, possui um registro estadual, possui um registro no INSS, possui um registro no CAGED, possui um registro no Corpo de Bombeiros,  possui filiais, possui sócios, possui pessoas com procuração dos sócios para representar o sócio na ausência dele, possui Atas de reunião de Assembléia Geral Ordinária de eleição de sócios,  possui contrato social ou estatuto social, e algumas vezes por procuração diversas pessoas podem representar uma empresa e as filiais da empresa, e outros documentos.  

 

Desde 2013 a FEBRABAN obriga existir CPF ou CNPJ nos boletos bancários, validado junto a Receita Federal.

 

Sim, esta parte eu entendi, no diagrama de classes que eu coloquei no começo, na Tabela Cadastro_Pessoa > atributo cad_pessoa_tipo é aonde fica armazenado se é Pessoa física ou jurídica, essas informações são ligados a tabela Cadastro_Dados.

 

Assim também esta certo néh? Ou eu devo criar uma tabela separada com dados de pessoa física, jurídica, funcionario, admin, fornecedor? Faz sentido?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta :

 

O Modelo permite acompanhar a variação de preços de um serviço/produto ? 

   Verá que o seu não.

 

O Modelo permite se aplicar descontos ?

.....

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Fmix disse:

Sim, esta parte eu entendi, no diagrama de classes que eu coloquei no começo, na Tabela Cadastro_Pessoa > atributo cad_pessoa_tipo é aonde fica armazenado se é Pessoa física ou jurídica, essas informações são ligados a tabela Cadastro_Dados.

 

Assim também esta certo néh? Ou eu devo criar uma tabela separada com dados de pessoa física, jurídica, funcionario, admin, fornecedor? Faz sentido?

 
 
 

 

Eu acho que teria que ter uma tabela para a pessoa fisica, uma tabela para a pessoa juridica,  depois da tabela criada, identificava quem é essa pessoa fisica (cliente, médico, advogado, sócio de empresa, procurador de empresa, contador, auditor, etc), e na tabela de pessoa juridica identificava depois quem é essa pessoa juridica (se é um cliente, fornecedor de que material, se é fornecedor de que tipo de serviços, se é fabricante de qual equipamento,  se é fabricante de qual software, identifica pelo cnpj quais empresas são as filiais dessa empresa, quem são os sócios da empresa, quem são os procuradores da empresa, etc), porque quando aparece algum problema a ser resolvido a pessoa que controla a emissão de notas fiscais, faturas, boletos, tem que saber quem é a pessoa correta que ele tem que falar para poder resolver o problema com algum pagamento ou recebimento ou orçamento.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Ana Gauna disse:

 

Eu acho que teria que ter uma tabela para a pessoa fisica, uma tabela para a pessoa juridica,  depois da tabela criada, identificava quem é essa pessoa fisica (cliente, médico, advogado, sócio de empresa, procurador de empresa, contador, auditor, etc), e na tabela de pessoa juridica identificava depois quem é essa pessoa juridica (se é um cliente, fornecedor de que material, se é fornecedor de que tipo de serviços, se é fabricante de qual equipamento,  se é fabricante de qual software, identifica pelo cnpj quais empresas são as filiais dessa empresa, quem são os sócios da empresa, quem são os procuradores da empresa, etc), porque quando aparece algum problema a ser resolvido a pessoa que controla a emissão de notas fiscais, faturas, boletos, tem que saber quem é a pessoa correta que ele tem que falar para poder resolver o problema com algum pagamento ou recebimento ou orçamento.

 

 

Ana Gauna, você quis dizer assim:

 

ER.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu faço pra relaciona a tabela pedido_item só com 1 produto OU 1 serviço?

E também como eu relaciono a tabela pessoa com apenas 1 pessoa_fisica OU 1 pessoa_juridica?

ER.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1º passo:  alguém faz um pedido

2º  passo: tem que identificar quem fêz o pedido, um indivíduo (pessoa fisica) ou uma empresa (pessoa juridica)

3º passo:  tem que ligar a pessoa ao pedido de serviço ou pedido de produtos (ou ambos).

4º passo: tem que identificar que tipo de pedido foi feito, se foi  de pedido de produtos ou se foi de serviços.

 

Se conferir todos os graficos que fêz, notei que tem informações que não estão em  comum em todos.

Cada tipo de gráfico de modelagem de dados as os campos de dados tem que ter algo em comum.

Nesse ultimo que fêz faltou o item de tabela pessoa-dados para ligar a pessoa juridica e pessoa fisica.

Nesse último grafico olha como fêz no anterior, o item serviço, produto e pedido-item, compara eles.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei online uma explicação melhor para entender o Modelo Entidade-Relacionamento = http://www.inf.ufsc.br/~r.fileto/Disciplinas/INE5423-2010-1/Aulas/02-MER.pdf

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado!

Depois, com essa ajuda, estou conseguindo implementar o banco de dados de uma melhor forma...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De nada.

A FEBRABAN este ano de 2017 está fazendo alteração nas regras de boleto bancário vencido, de inadimplentes, em rotina de sistema bancário junto com o Banco Central do Brasil. Até o final deste ano de 2017 várias regras terão alteração.

https://portal.febraban.org.br/pagina/3150/1094/pt-br/servicos-novo-plataforma-boletos

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por Elisame Araújo
      Seguinte,
      Eu tenho uma página de atualização de lista de faixas que estão agrupados por álbum, com os dados vindo através de parâmetros na url como o albumID e detalhes e são retornados dentro de um while.
      O que eu queria é que ele atualizasse todos os campos que fossem editados se eles fossem modificados, mas o que o ocorre é que apenas o último registro é atualizado.
       
      O script que traz as faixas:
       
      <tr> <form class="form-group" method="post" action="includes/funcoes/atualizar-faixas.php"> <?php while($sqlSelect = mysqli_fetch_assoc($result)) { ?> <td><input type="text" value="<?php echo $sqlSelect['trackNumero'] ?>" class="form-control" name="trackNumero"></td> <td><input type="text" value="<?php echo $sqlSelect['trackTitulo'] ?>" class="form-control" name="trackTitulo"></td> <td><input type="text" value="<?php echo $sqlSelect['trackTraducao'] ?>" class="form-control" name="trackTraducao"></td> <td><input type="text" value="<?php echo $sqlSelect['trackID'] ?>" class="form-control" name="trackID" readonly></td> <td><input type="text" value="<?php echo $sqlSelect['albumID'] ?>" class="form-control" name="albumID" readonly></td> </tr> <?php } ?> <tr><a href="albuns-lista.php"><button name="cancelar" id="cancelar" class="btn btn-danger mb-3 mr-1" type="button"> <i class="fa-solid fa-arrow-left"></i> Voltar</button></a></tr> <tr><button name="update" id="update" class="btn btn-success mb-3" type="submit" value=""><i class="fa-solid fa-arrow-up-from-bracket"></i> Atualizar</button></tr> </form>  
       
      E esse é o resultado do código acima:

       
      E este é o código que uso pra fazer o UPDATE no banco de dados:
      <?php require_once "../db/albuns.php"; if(isset($_POST['update'])){ $trackNumero = $_POST['trackNumero']; $trackTitulo = mysqli_real_escape_string($conecta2, $_POST['trackTitulo']); $trackTraducao = $_POST['trackTraducao']; $trackID = $_POST['trackID']; $albumID = $_POST['albumID']; $sqlUpdate = "UPDATE `faixas` SET `trackTitulo` = '$trackTitulo', `trackNumero` = '$trackNumero', `trackTraducao` = '$trackTraducao' WHERE `albumID` = $albumID AND `trackID` = $trackID"; if($atualizaDados = mysqli_query($conecta2, $sqlUpdate) == true){ var_dump($sqlUpdate); //header("location: ../../albuns.php?update=sucesso"); } else { //header("location: ../../albuns.php?update=erro"); } } ?> Como eu faria para que cada linha fosse atualizada individualmente? Já tentei diversos métodos, mas o resultado continua sendo a atualização apenas do último registro no banco, ignorando o restante das atualizações.
    • Por luiz0o
      Estou fazendo um projeto para faculdade, e tenho um formulário, esse formulário precisa enviar as respostas tanto para um banco de dados, mas também tem que enviar para uma API que envia para meu email, mas não sei como fazer essas duas coisas ao mesmo tempo
    • Por michelramos
      tenho a seguinte view local no mysql:
      select orcamentos.id, orcamentos.id_empresa, 'orcamento' as tipo, orcamentos.data_aprovacao, month(orcamentos.data_aprovacao) as mes, year(orcamentos.data_aprovacao) as ano, sum(itens_orcamentos.quantidade) as quantidade, sum(itens_orcamentos.preco_unidade) as preco_unidade, sum(itens_orcamentos.desconto) as desconto, sum(itens_orcamentos.preco_unidade_desconto) as preco_unidade_desconto, orcamentos.desconto_orcamento as desconto_orcamento, sum(itens_orcamentos.preco_total) as preco_total, (orcamentos.total_outros_itens+orcamentos.outras_despesas+(select sum(preco_total) from itens_orcamentos where id_orcamento = orcamentos.id)) as total_sem_desconto, ( (orcamentos.total_outros_itens+orcamentos.outras_despesas+(select sum(preco_total) from itens_orcamentos where id_orcamento = orcamentos.id)) - (((orcamentos.total_outros_itens+orcamentos.outras_despesas+(select sum(preco_total) from orcamentos where id_orcamento = orcamentos.id))*orcamentos.desconto_orcamento)/100) ) as total_com_desconto from orcamentos inner join itens_orcamentos on orcamentos.id = itens_orcamentos.id_orcamento where orcamentos.id_situacao in (3,5,6) group by orcamentos.id union all select ordens_servico.id, ordens_servico.id_empresa, 'ordem_servico'as tipo, ordens_servico.data_aprovacao, month(ordens_servico.data_aprovacao) as mes, year(ordens_servico.data_aprovacao) as ano, sum(itens_ordem_servico.quantidade) as quantidade, sum(itens_ordem_servico.preco_unidade) as preco_unidade, sum(itens_ordem_servico.desconto) as desconto, sum(itens_ordem_servico.preco_unidade_desconto) as preco_unidade_desconto, ordens_servico.desconto as desconto_ordem_servico, sum(itens_ordem_servico.preco_total) as preco_total, ((select sum(preco_total) from itens_ordem_servico where id_ordem_servico = ordens_servico.id and tipo = 'produto')) as total_sem_desconto, ( (select sum(preco_total) from itens_ordem_servico where id_ordem_servico = ordens_servico.id and tipo = 'produto') - (((select sum(preco_total) from itens_ordem_servico where id_ordem_servico = ordens_servico.id and tipo = 'produto')*ordens_servico.desconto)/100) ) as total_com_desconto from ordens_servico inner join itens_ordem_servico on ordens_servico.id = itens_ordem_servico.id_ordem_servico where itens_ordem_servico.tipo = 'produto' and ordens_servico.id_situacao in(3,5,6) group by ordens_servico.id union all /* select nfe.id, nfe.id_empresa, 'nfe'as tipo, nfe.data_emissao, month(nfe.data_emissao) as mes, year(nfe.data_emissao) as ano, itens_nfe.descricao as nome, itens_nfe.id_item, coalesce(itens_nfe.quantidade_tributavel) as quantidade, coalesce(itens_nfe.valor_unitario_tributavel, 0) as preco_unidade, null, coalesce(itens_nfe.valor_unitario_tributavel, 0) as preco_unidade_desconto, (valor_unitario_tributavel*quantidade_tributavel) as preco_total from nfe inner join itens_nfe on nfe.id = itens_nfe.id_nfe where itens_nfe.tipo_item = 'produto' and nfe.id_situacao = 3 and nfe.incluir_no_faturamento = 's' */ select nfe.id, nfe.id_empresa, 'nfe'as tipo, nfe.data_emissao, month(nfe.data_emissao) as mes, year(nfe.data_emissao) as ano, null, (nfe.valor_total-nfe.valor_frete) as preco_unidade, null, (nfe.valor_total-nfe.valor_frete) as preco_unidade_desconto, null, (nfe.valor_total-nfe.valor_frete) as preco_total, (nfe.valor_total-nfe.valor_frete) as total_sem_desconto, (nfe.valor_total-nfe.valor_frete) as total_com_desconto from nfe where nfe.id_situacao = 3 and nfe.incluir_no_faturamento = 's' group by nfe.id union all select nfse.id, nfse.id_empresa, 'nfse'as tipo, nfse.data_emissao, month(nfse.data_emissao) as mes, year(nfse.data_emissao) as ano, null as quantidade, (nfse.valor_servicos-nfse.valor_deducoes) as preco_unidade, null, (nfse.valor_servicos-nfse.valor_deducoes) as preco_unidade_desconto, (nfse.valor_servicos-nfse.valor_deducoes) as preco_total, null, (nfse.valor_servicos-nfse.valor_deducoes) as total_sem_desconto, (nfse.valor_servicos-nfse.valor_deducoes) as total_com_desconto from nfse where nfse.id_situacao = 3 and nfse.incluir_no_faturamento = 's' group by nfse.id  
      que, quando coloco no banco online fica da seguinte forma:
      SELECT `orcamentos`.`id` AS `id`, `orcamentos`.`id_empresa` AS `id_empresa`, 'orcamento' AS `tipo`, `orcamentos`.`data_aprovacao` AS `data_aprovacao`, MONTH ( `orcamentos`.`data_aprovacao` ) AS `mes`, YEAR ( `orcamentos`.`data_aprovacao` ) AS `ano`, sum( `itens_orcamentos`.`quantidade` ) AS `quantidade`, sum( `itens_orcamentos`.`preco_unidade` ) AS `preco_unidade`, sum( `itens_orcamentos`.`desconto` ) AS `desconto`, sum( `itens_orcamentos`.`preco_unidade_desconto` ) AS `preco_unidade_desconto`, `orcamentos`.`desconto_orcamento` AS `desconto_orcamento`, sum( `itens_orcamentos`.`preco_total` ) AS `preco_total`, `orcamentos`.`total_outros_itens` + `orcamentos`.`outras_despesas` + ( SELECT sum( `itens_orcamentos`.`preco_total` ) FROM `itens_orcamentos` WHERE `itens_orcamentos`.`id_orcamento` = `orcamentos`.`id` ) AS `total_sem_desconto`, `orcamentos`.`total_outros_itens` + `orcamentos`.`outras_despesas` + ( SELECT sum( `itens_orcamentos`.`preco_total` ) FROM `itens_orcamentos` WHERE `itens_orcamentos`.`id_orcamento` = `orcamentos`.`id` ) - ( `orcamentos`.`total_outros_itens` + `orcamentos`.`outras_despesas` + ( SELECT sum( `itens_orcamentos`.`preco_total` ) FROM `orcamentos` WHERE `itens_orcamentos`.`id_orcamento` = `orcamentos`.`id` ) ) * `orcamentos`.`desconto_orcamento` / 100 AS `total_com_desconto` FROM ( `orcamentos` JOIN `itens_orcamentos` ON ( `orcamentos`.`id` = `itens_orcamentos`.`id_orcamento` ) ) WHERE `orcamentos`.`id_situacao` IN ( 3, 5, 6 ) GROUP BY `orcamentos`.`id` UNION ALL SELECT `ordens_servico`.`id` AS `id`, `ordens_servico`.`id_empresa` AS `id_empresa`, 'ordem_servico' AS `tipo`, `ordens_servico`.`data_aprovacao` AS `data_aprovacao`, MONTH ( `ordens_servico`.`data_aprovacao` ) AS `mes`, YEAR ( `ordens_servico`.`data_aprovacao` ) AS `ano`, sum( `itens_ordem_servico`.`quantidade` ) AS `quantidade`, sum( `itens_ordem_servico`.`preco_unidade` ) AS `preco_unidade`, sum( `itens_ordem_servico`.`desconto` ) AS `desconto`, sum( `itens_ordem_servico`.`preco_unidade_desconto` ) AS `preco_unidade_desconto`, `ordens_servico`.`desconto` AS `desconto_ordem_servico`, sum( `itens_ordem_servico`.`preco_total` ) AS `preco_total`, ( SELECT sum( `itens_ordem_servico`.`preco_total` ) FROM `itens_ordem_servico` WHERE `itens_ordem_servico`.`id_ordem_servico` = `ordens_servico`.`id` AND `itens_ordem_servico`.`tipo` = 'produto' ) AS `total_sem_desconto`, ( SELECT sum( `itens_ordem_servico`.`preco_total` ) FROM `itens_ordem_servico` WHERE `itens_ordem_servico`.`id_ordem_servico` = `ordens_servico`.`id` AND `itens_ordem_servico`.`tipo` = 'produto' ) - ( SELECT sum( `itens_ordem_servico`.`preco_total` ) FROM `itens_ordem_servico` WHERE `itens_ordem_servico`.`id_ordem_servico` = `ordens_servico`.`id` AND `itens_ordem_servico`.`tipo` = 'produto' ) * `ordens_servico`.`desconto` / 100 AS `total_com_desconto` FROM ( `ordens_servico` JOIN `itens_ordem_servico` ON ( `ordens_servico`.`id` = `itens_ordem_servico`.`id_ordem_servico` ) ) WHERE `itens_ordem_servico`.`tipo` = 'produto' AND `ordens_servico`.`id_situacao` IN ( 3, 5, 6 ) GROUP BY `ordens_servico`.`id` UNION ALL SELECT `nfe`.`id` AS `id`, `nfe`.`id_empresa` AS `id_empresa`, 'nfe' AS `tipo`, `nfe`.`data_emissao` AS `data_emissao`, MONTH ( `nfe`.`data_emissao` ) AS `mes`, YEAR ( `nfe`.`data_emissao` ) AS `ano`, NULL AS `NULL`, `nfe`.`valor_total` - `nfe`.`valor_frete` AS `preco_unidade`, NULL AS `NULL`, `nfe`.`valor_total` - `nfe`.`valor_frete` AS `preco_unidade_desconto`, NULL AS `NULL`, `nfe`.`valor_total` - `nfe`.`valor_frete` AS `preco_total`, `nfe`.`valor_total` - `nfe`.`valor_frete` AS `total_sem_desconto`, `nfe`.`valor_total` - `nfe`.`valor_frete` AS `total_com_desconto` FROM `nfe` WHERE `nfe`.`id_situacao` = 3 AND `nfe`.`incluir_no_faturamento` = 's' GROUP BY `nfe`.`id` UNION ALL SELECT `nfse`.`id` AS `id`, `nfse`.`id_empresa` AS `id_empresa`, 'nfse' AS `tipo`, `nfse`.`data_emissao` AS `data_emissao`, MONTH ( `nfse`.`data_emissao` ) AS `mes`, YEAR ( `nfse`.`data_emissao` ) AS `ano`, NULL AS `quantidade`, `nfse`.`valor_servicos` - `nfse`.`valor_deducoes` AS `preco_unidade`, NULL AS `NULL`, `nfse`.`valor_servicos` - `nfse`.`valor_deducoes` AS `preco_unidade_desconto`, `nfse`.`valor_servicos` - `nfse`.`valor_deducoes` AS `preco_total`, NULL AS `NULL`, `nfse`.`valor_servicos` - `nfse`.`valor_deducoes` AS `total_sem_desconto`, `nfse`.`valor_servicos` - `nfse`.`valor_deducoes` AS `total_com_desconto` FROM `nfse` WHERE `nfse`.`id_situacao` = 3 AND `nfse`.`incluir_no_faturamento` = 's' GROUP BY `nfse`.`id`  
      Não sei se a diferença tem haver com o problema, que é o seguinte:
      - ao puxar um registro x no banco local, o resultado retornado é o seguinte: 
      - id | id_empresa | tipo | data_aprovacao | mes | ano | quantidade | preco_unidade | desconto | preco_unidade_descont | desconto_orcamento | preco_total | total_sem_desconto - 181 1 orcamento 2022-10-04 00:00:00 10 2022 67,00 319,05 0,00 319,05 5,00 1350,90 1350,90 1283,355000 - ao puxar o mesmo registro no banco online, o resultado retornado é: - 181 1 orcamento 2022-10-04 00:00:00 10 2022 67,00 319,05 0,00 319,05 5,00 1350,90 1350,90 1318,649994 a ultima coluna está apresentando uma discrepência de mais ou menos 35 e não consegui encontrar nada a respeito
       
      obs: ambos os bancos são idênticos, os dados são idênticos.
    • Por Carlos Antoliv
      Senhores, bom dia.
       
      tenho um campo status. Então, a ideia é mudar o status. Consigo alterar o status quando necessário. Daí, pensei em todas vez que alterar, salvar o id do usuário, data, hora, o último status alterado...
      consigo fazer isso com INSERT, depois do UPDATE.
       
      Nao uso trigger. Até tentei fazer, mas não saiu como eu queria.
       
      Então, para os maiores entendedores do assunto, a melhor prática seria a TRIGGER ou INSERT ? Melhor prática ou o que mais funciona na prática ?
       
      Alguém poderia dissertar sobre isso ?
      Vlw..abço
    • Por Roberto S. Santos
      Boa noite devs.
      Poderiam me ajudar ?
      Estou querendo fazer o seguinte em um formulário PHP...
      O usuário deve cadastrar a sua data e horário do uso na churrasqueira e quando chegar nesta data e no horário final ele apaga os dados do cadastro desta reserva.
      Como posso fazer isto com PHP ?
      Temos...
      data reserva
      hora reserva  (hora inicial)
      hora final (já vai estar pré definida na base de dados)
      Banco de Dados : clientes
      Tabela : reserva
      Deus abençoe a todos.
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.