Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tiagoluizmartins

ajuda com php para executar um arquivo .vbs no servidor

Recommended Posts

olá tenho um programa que faz consultas mysql e oci e gera cupons em um determinada pasta do servidor em formatos .txt aconteceu que presciso mandar esses cupons para impressoras em rede um por um para que a impressora possa picotar o papel após o termino deles para isso estou usando um .vbs onde o mesmo seleciona todos os arquivos .txt seta a impressora em rede como padrao e manda imprimir todos os arquivos desta pasta, este vbs funciona normal quando dado dois cliques nele, o problema é que eu preciso que o php mande executar ele, eu tentei a funçao  

 

  exec ("imprimir.vbs"); \\ assim o navegador fica carregando sem parar e nada acontece

 

tentei também criar um bat e este por sua vez chamar o vbs

exec ("imp.bat"); \\ pagina carrega normal porém nao é executado o vbs no mesmo bat coloquei comandos para copy e renomear arquivos como teste para ver se ta passando, verificando que somente a parte do vbs nao é chamada

 

tentei também a função shell_exec

 

shell_exec (start cscript "d:\xampp\htdocs\vale\teste\imprimir.vbs"); \\ assim o navegador fica carregando sem parar e nada acontece também

 

por ultimo tentei a função COM, sendo a mesma abilitada no php.ini e com a devida extensão na pasta

/* Defina o caminho para o arquivo(s) */
$command = 'wscript.exe d:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs';
// Executa os arquivos/comandos
$obj = new COM ( 'WScript.Shell' );
if ( is_object ( $obj ) )
{
    $obj->Run ( 'cmd /C ' . $command, 0, FALSE );
}

else

{
    echo 'Não foi possível criar o objeto!';
}
 
$obj = null;

// desta forma a pagina carrega normal sem dar erro algum porem nada acontece

 

 

segue arquivos em anexo para tal visualização, por favor me ajudem.

 

teste.php

imp.bat

imprimir.vbs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@tiagoluizmartins, primeiro tente executar esse .vbs usando apenas o cmd do windows, pois se nem ai estiver imprimindo, então não adianta tentar nada com PHP. Caso positivo, use o mesmo script que usou no cmd com uma das sugestões abaixo e nos de um retorno.


exec('wscript "D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs"');

# Ou

$shell = new COM('WScript.Shell');
$shell->run('php D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs', 0, false);

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
46 minutos atrás, EdCesar disse:

@tiagoluizmartins, primeiro tente executar esse .vbs usando apenas o cmd do windows, pois se nem ai estiver imprimindo, então não adianta tentar nada com PHP. Caso positivo, use o mesmo script que usou no cmd com uma das sugestões abaixo e nos de um retorno.



exec('wscript "D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs"');

# Ou

$shell = new COM('WScript.Shell');
$shell->run('php D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs', 0, false);

@EdCesar, sim ele executa e imprimi mandando via cmd ou dando dois clicks nele, a primeira opção 

exec('wscript "D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs"');

não da erro porem a pagina fica carregando eternamente

 

a segunda opção 

 

$shell = new COM('WScript.Shell');
$shell->run('php D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs', 0, false);

 no navegador da esse erro no caso a linha 11  do codigo teste.php meu é codigo abaixo as anteriores são testes que estão comentados 

 

$shell->run('php D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs', 0, false);

 

Fatal error: Uncaught exception 'com_exception' with message '<b>Source:</b> Unknown<br/><b>Description:</b> Unknown' in D:\xampp\htdocs\vale\teste\teste.php:11 Stack trace: #0 D:\xampp\htdocs\vale\teste\teste.php(11): com->run('php D:/xammp/ht...', 0, false) #1 {main} thrown in D:\xampp\htdocs\vale\teste\teste.php on line 11 

 

no meu php.ini esta ativado a extensão php_com_dotnet

PHP Version 5.6.15

System Windows NT WEB-HOST-2 6.1 build 7600 (Windows Server 2008 R2 Standard Edition) i586
Build Date Oct 29 2015 12:34:05
Compiler MSVC11 (Visual C++ 2012)
Architecture x86
Configure Command cscript /nologo configure.js "--enable-snapshot-build" "--disable-isapi" "--enable-debug-pack" "--without-mssql" "--without-pdo-mssql" "--without-pi3web" "--with-pdo-oci=c:\php-sdk\oracle\x86\instantclient_12_1\sdk,shared" "--with-oci8-12c=c:\php-sdk\oracle\x86\instantclient_12_1\sdk,shared" "--enable-object-out-dir=../obj/" "--enable-com-dotnet=shared" "--with-mcrypt=static" "--without-analyzer" "--with-pgo"
Server API Apache 2.0 Handler

 

com_dotnet

COM support enabled
DCOM support disabled
.Net support enabled
Directive Local Value Master Value
com.allow_dcom 0 0
com.autoregister_casesensitive 1 1
com.autoregister_typelib 0 0
com.autoregister_verbose 0 0
com.code_page no value no value
com.typelib_file no value no value

Core

PHP Version 5.6.15

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja essa nota na documentação do exec

 

Nota:

Se um programa é iniciado com esta função, e deseja que ele continue rodando em background, a saída do programa precisa ser redirecionada para um arquivo ou outro output stream. Se isso não é feito, o que irá ocorrer é que o PHP ficará esperando até que a execução do programa termine.
 

http://php.net/manual/pt_BR/function.exec.php

Então tente isso:

exec('wscript "D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs" > impressaolog.txt');


Se também não entendi errado, se colocar o & o php não aguardara o retorno
 

exec('wscript "D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs" &');


Caso ainda não de certo, só confirme duas coisas que não ficou claro:
Você disse que a primeira opção "não da erro porem a pagina fica carregando eternamente", ok, mas imprime?
Qual o comando que você esta usando para imprimir pelo cmd?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 minutos atrás, EdCesar disse:

Veja essa nota na documentação do exec

 

Nota:

Se um programa é iniciado com esta função, e deseja que ele continue rodando em background, a saída do programa precisa ser redirecionada para um arquivo ou outro output stream. Se isso não é feito, o que irá ocorrer é que o PHP ficará esperando até que a execução do programa termine.
 

http://php.net/manual/pt_BR/function.exec.php

Então tente isso:


exec('wscript "D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs" > impressaolog.txt');


Se também não entendi errado, se colocar o & o php não aguardara o retorno
 


exec('wscript "D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs" &');


Caso ainda não de certo, só confirme duas coisas que não ficou claro:
Você disse que a primeira opção "não da erro porem a pagina fica carregando eternamente", ok, mas imprime?
Qual o comando que você esta usando para imprimir pelo cmd?

 

não não imprime!!!

 

desse dois modos fica carregando eternamente do primeiro jeito cria um arquivo de log em txt porem ele esta em branco e nao imprimi nada em nenhum dos dois!

 

para imprimir estou usando um script.vbs que no caso o nome é imprimir.vbs que coloquei em anexo na primeira postagem as linhas que tem ' sao comentarios

'  Script para impressão de documentos
'  Modificado por Rafael Zottesso
'  ******************************
' Cria a variável para definir a impressora padrão
Set objPrinter = CreateObject("WScript.Network")
' Para impressora da rede utilize "\servidorNome da Impressora"
objPrinter.SetDefaultPrinter "\\comp-1-pc\hp"
' Define o diretório
TargetFolder = "D:\xampp\htdocs\vale\teste\temp\"
Set objShell = CreateObject("Shell.Application")
Set objFolder = objShell.Namespace(TargetFolder)
' Lista os arquivos
Set colItems = objFolder.Items
For Each objItem in colItems
' Imprime os arquivos encontrados
objItem.InvokeVerbEx("Print")
Next
' Define-se a impressora padrão após 5 segundos
Wscript.Sleep 3000
Set oldPrinter = CreateObject("WScript.Network")
oldPrinter.SetDefaultPrinter "Foxit Reader PDF Printer"

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez o problema esteja em uma das perguntas que coloquei, como é que você executa o .vbs pelo cmd? E quando você faz isso, apos imprimir, no cmd fica processando ou volta ao prompt permitindo digitar outros comandos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, talvez seja bem simples! Faça da mesma forma

 

troque wscript por  cscript

exec('cscript "D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs"');


Fiz um teste aqui e criei um hello.vbs

 

function Main()
      Wscript.Echo "Hello!"
end function
call Main

 

<?php

echo exec('cscript hello.vbs'); # Executa

echo exec('wscript hello.vbs'); # fica em loop infinito


Olhando a documentação do vbs ficou claro o motivo, o cscript envia a saída para o console, já o wscript para uma caixa de dialogo, que precisa de um clique no ok

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, EdCesar disse:

Olha, esse era o ponto!  Faça da mesma forma

 

troque wscript por  cscript


exec('cscript "D:/xammp/htdocs/vale/teste/imprimir.vbs"');


Fiz um teste aqui e criei um hello.vbs

 


function Main()
      Wscript.Echo "Hello!"
end function
call Main

 


<?php

echo exec('cscript hello.vbs'); # Executa

echo exec('wscript hello.vbs'); # fica em loop infinito


Olhando a documentação do vbs ficou claro o motivo, o cscript executa em console, já o wscript chama uma caixa de dialogo, que precisa de um clique no ok

 

 

 

 

@EdCesar, veio nao roda mesmo colocando desta forma 

exec('cscript hello.vbs');

claro que com o meu vbs imprimir.vbs ele nao fica carregando porem nao é acionado o vbs no servidor, sendo assim nao imprimi, como eu falei anteriormente eu fiz esse bat abaixo e e fiz a funçao exec chamar esse bat, contudo tbm nao rodou o script vbs ai fiz um teste, no mesmo bat pedindo para copiar um determinado arquivo para outro lugar antes do script e apos chamar o script renomear esse arquivo, os todos os processo de copia de rename foi executado menos chamar o vbs pelo cmd atraves do cscript.exe

 

 

 

ECHO starting program

cmd.exe /c cscript.exe D:\xampp\htdocs\vale\teste\imprimir.vbs

echo finish program

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim fiz o teste com aquele vbs que você fez trazendo hello na tela ele funcionou. porem o meu nao roda é para o meu abrir os arquivos no notepad.exe no servidor setando impressora padrao e mandando imprimir

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Quando eu tento fazer o login me mostra esse erro "Could not log you in."; Alguém sabe me ajudar a resolver esse problema no meu código?
      <?php require_once("core/init.php"); if (Input::exists()) { if (Token::check(Input::get("token"))) { $validate = new Validate(); $validation = $validate->check($_POST, array( "username" => array("required" => true), "password" => array("required" => true) )); if ($validation->passed()) { $user = new User(); $remember = (Input::get("remember")) === "on" ? true : false; $login = $user->login(Input::get("username"), Input::get("password"), $remember); if ($login) { Session::flash("home", "Welcome back!"); Redirect::to("index.php"); } else { echo "Could not log you in."; } } else { foreach ($validation->errors() as $error) { echo $error."<BR>"; } } } } ?> <form action="" method="POST"> <div class="field"> <label for="username">Username</label> <input type="text" name="username" id="username"> </div> <div class="field"> <label for="password">Password</label> <input type="password" name="password" id="password"> </div> <div class="field"> <label for="remember"> <input type="checkbox" name="remember" id="remember"> Remember me </label> </div> <input type="hidden" name="token" value="<?php echo Token::generate(); ?>"> <input type="submit" value="Log in"> </form>  
       
      Desde já obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.