Publicidade

wessleysanttos

Node.js é a melhor solução ?

Patrocínio:

Seguinte, atualmente eu preciso montar um sistema de notificação, como por exemplo em uma intranet, um usuário fez uma ação eu preciso disparar uma notificação em tempo real. 

O projeto ja esta uns 80% feito com PHP, jQuery e CSS atualmente.

Apos varias pesquisa eu acho que o modulo socket.io do Node.js pode resolver minha atual situação. Masss, tenho algumas duvidas em relação ao mesmo que não consegui resolver lendo alguns artigos sobre o assunto, então caso alguém consegui tirar essas duvidas, que são elas:

- Eu li que o node.js roda ao lado do servidor, eu preciso instalar alguma coisa no servidor web para ele rodar?

- Tem problema usar jQuery e node.js juntos?

- O node.js consegue fazer o papel do jQuery?

- Oque exatamente é um socket? 

Eu já li alguns artigos e vi alguns videos que tirou muitas duvidas, mas essas são as que não ficaram clara para mim.

0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Eu preciso instalar alguma coisa no servidor web para ele rodar?

precisa instalar "ele mesmo" o NodeJS no servidor.

- Tem problema usar jQuery e node.js juntos?

não, nenhum problema.

- O node.js consegue fazer o papel do jQuery?

Não, NodeJS é server-side, faz o papel do PHP.

- Oque exatamente é um socket? 

pense em socket como uma ponte de conexão.

E sim, no teu caso para real time, o NodeJS é a melhor ferramenta.

1

Compartilhar este post

Link para o post

@William Bruno , Tenho algumas outras duvidas, se puder me responder. 

1 - Eu posso usar PHP na minha aplicação inteira e em uma parte especifica utilizar o nodeJS para uma finalidade real-time?

2 - Sabe de algum conteúdo online para estudos? Achei alguns cursos online, porém alguns ficam no basicão e outros que tratam assuntos mais complexo eu sinto que não explica de forma esclarecedora. 

3 - A data deste curso http://ctnovatec.com.br/cursos/trilha-front-end/curso-de-nodejs/ , esta para breve, mas você sabe quando mais ou menos que vai ser lançado?

E para complementar eu vou comprar este livro https://novatec.com.br/livros/nodejs/ em breve para estudos. 

0

Compartilhar este post

Link para o post

1. Sim, mas tenha em mente que serão 2 aplicações diferentes e distintas.

2. Não, eu prefiro muito mais ler livros.

3. Terá este outro: http://ctnovatec.com.br/cursos/trilha-front-end/stack-mean/ que tem o mesmo conteúdo do de NodeJS + AngularJS (por isso 24h, em vez de 16h).

bacana, obrigado =)

1

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos. 

0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Próximos Eventos

• Conteúdo Similar

• Por Mateus Silva
      Seguinte:
      Recentemente iniciei um projeto e optei por usar o Yii2 no mesmo (utilizo o yii1 no serviço, já estava familiarizado), porém... Notei que nas relations do Yii2, diferente do Yii1, o framework executa 2 queries... por exemplo:
      Ao invés de:
      SELECT interation.title, interation.message, user.name, user.email FROM interations AS interation LEFT JOIN users AS user ON (user.id = interation.user_id) Ele executaria:
      SELECT interation.title, interation.message, user.id FROM interations AS interation LEFT JOIN users AS user ON (user.id = interation.user_id) SELECT * FROM users WHERE id = (id_obtido_a_cima) Ou seja, enquanto no Yii1 ele cria a relation já buscando todos os dados que preciso, no Yii2, no join, ele apenas trás a FK da tabela que estou relacionando e posteriormente executa um SELECT * pela FK que retornou do join... nada interessante se pensando pra um sistema com muitas linhas de um grid, por exemplo, que em 10 linhas faria 20 consultas, performance vai lá pra vala! Acredito que tenham feito esta atualização por algum motivo que eu desconheço, alguém saberia como "burlar" isso, ou o motivo de ter sido feito desta maneira nesta nova versão?
    • Por AnthraxisBR
      Boa noite amigos!!

A um tempo já, eu venho trabalhando na construção de um sistema de gestão contábil para uma empresa aqui de Curitiba,  e foi me dado a liberdade de fazer o que eu quiser com o código fonte, desde que o sistema opere kk, e dentro desse sistema, reparei que iriam existir muitos, mas muitos mesmo, formulários com eventos de resposta com ações especificas, e nisso, pensei em desenvolver uma ferramenta que agilizasse minha vida, então pensei em fazer alguma coisa que interagisse diretamente entre HTML e MySQL sem ter que ficar escrevendo coisas repetitivas infinitas vezes, e nisso cheguei em uma espécie de framework, onde só com formulário, eu conseguia interagir com o banco de dados sem escrever uma linha a mais em php ou JS, é uma ferramenta bem especifica, mas destaquei ela do meu sistema, e converti em algo mais global, e acrescentei uma função (ainda muito básica) para gerar estruturas de tabela para o mysql tomando como base o formulário (Escrevi esse textão pra tentar explicar mais ou menos o que isso faz).
      Cheguei nisso:

https://github.com/AnthraxisBR/easyVIDB/

De forma bem rudimentar ainda, mas só é necessário fazer algo como isso:

<div class="row easy_form" data-param='false' data-object='false' data-compose-layers-num='1' data-form-type='nom_composed' data-form-interaction='insert' data-secondary-layer-interaction='false' data-secondary-layer-relationship='false' data-form-name='users' data-secondary-layer-form-name="false"> <div class="col-md-12 form-group"> <label> Usuário <span class="symbol required"></span> </label> <div class="input-group"> <input class="form-control input_field" data-input-type='undefined' data-field='user_name' data-field-layer='1' name='user_name'type="text"> <div class="input-group-btn"> <button tabindex="-1" class="btn btn-default submit_easy_form" type="button"><i class="fa fa-save"></i> Salvar</button> </div> </div> </div> </div>  
      E o formulário interage com o banco de dados de acordo com os parâmetros inseridos, não preciso escrever nada em JS, nada em PHP,  e dando o comando [give_me_table_structure] dentro dos inputs, ele me da a estrutura da tabela(ainda bem rudimentar) para executar e criar ela no bando de dados.

Se alguém, achar interessante, e quiser dar um olhada, e indicar pontos em que possa melhorar , ou até quem sabe dar um força, coloquei tudo no github, a descrição mais detalhada do funcionamento está na index.php, e a descrição dos parâmetros está dentro do arquivo 'easyFormConstructor.php' e no 'easyValidate.js', é só baixar e rodar, mas só coloquei apenas dois exemplos, praticamente todas as linhas estão comentadas indicando o que cada coisa faz.

Pretendo melhorar isso até que se torne algo usual não só pra mim, e seria muito bom um feedback hehe.

Desde ja obrigado

PS: Tem uma outra parte que é responsável por trazer os dados do banco, e usar a view para exibir tabelas, listas, textos, e inputs de formulários pré formatados pra funcionarem nesse framework, também, apenas dando os parâmetros no html, e o js interage com o php fazendo o resto, mas ainda não consegui destacar essa parte do sistema.
    • Por gRoOvE
      Bom dia, tenho um sistema com backend em JavaEE usando framework struts, porém na validação das telas é usado javascript puro o que dá um trabalho enorme e várias inconsistências, uso muitas chamadas Ajax usando o Prototype.js.

O que sugerem para realizar essa validação + chamadas AJAX, existe algum framework específico pra isso?
    • Por Marcelo Cajaíba
      Olá pessoal estou querendo começar o desenvolvimento dos meus sistema em php com framework  só não sei qual é o melhor para usar podem ajudar?
      Estou na dúvida do CakePHP e Laravel .

Obrigado!
    • Por Thiago - Bulfaitelo
      Atualmente estou estou estudando o Fat-Free Framework porem estou me debatendo com muitos problemas algumas funções simplesmente não funcionam como deveriam, e outras se comportam de maneira bem diferente do que é documentada, como ainda estou somente estudando o framework fico com receito de usa-lo em uma aplicação real.

Com isso fico na duvida, como o F3 está se tornando complicado qual alternativa de framework eu poderia usar ?