Jump to content
  • 0
Leonardo Pimenta

Programa em C que deve retornar numeros de vogais, consoantes e caracteres especiais(não especificados)

Question

Eis o programa para contagem de vogais e consoantes pronto.

A questão é como contar os caracteres especiais sem especificá-los.

Adicionei um }else{

especiais += 0;

}

...porém assim obtenho  números

#include <stdio.h>
#include <string.h>

void quantidade(char *texto, int contador);
int main(){
	char texto[255];
	int contador;
	gets(texto); 
	contador = strlen(texto);
	quantidade(texto, contador);
	return 0;
}
void quantidade(char *texto, int contador){
	char alf[27]={'a','e','i','o','u','b','c','d','f','g','h','j','k','l','m','n','p','q','r','s','t','v','w','x','y','z','\0'};
	int i, j, vogais=0, consoantes=0;
	for(i=0;i<contador;i++){
		for(j=0;j<27;j++){
			if(texto[i] == alf[j] && j < 5){
				vogais += 1;
			}else if(texto[i] == alf[j] && j >= 5){
				consoantes += 1;
			}
		}
	}
	printf("Vogais:%d\n",vogais);
	printf("Consoantes:%d\n",consoantes);
}

arbitrariamente grandes(sim,declarei int especiais=0 antes).

3 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Leonardo olá 

Podes utilizar o int é igual ...

// Exemplo TESTE.
#include <stdio.h>
#include <string.h>

char alf[27] = { 'a', 'e', 'i', 'o', 'u', 'b', 'c', 'd', 'f', 'g', 'h', 'j', 'k', 'l', 'm', 'n', 'p', 'q', 'r', 's', 't', 'v', 'w', 'x', 'y', 'z', '\0' };
	int i, j, vogais = 0, consoantes = 0, especiais = 0;
	int vogal_or_consoante = 0;
	for (i = 0; i<contador; i++){
		for (j = 0; j<27; j++){
			if (texto[i] == alf[j] && j < 5){
				vogais += 1;
				vogal_or_consoante = 1;
			}
			else if (texto[i] == alf[j] && j >= 5){
				consoantes += 1;
				vogal_or_consoante = 1;
			}
		}
		if (vogal_or_consoante == 0)
		{
			especiais++;
		}
		else
		{
			vogal_or_consoante = 0;
		}
	}
	printf("Vogais:%d\n", vogais);
	printf("Consoantes:%d\n", consoantes);
	printf("Especiais:%d\n", especiais);
}

int main(array<System::String ^> ^arg){
	char texto[255];
	int contador;
	gets(texto);
	return 0;
}

Podes utilizar qualquer variável para fazeres isto... Apenas utilizei o "bool" por ser mais simples de entender...

Abraço,

Vítor Mendes

• +1 1

• 0

Bom dia Leonardo

Então uma forma simples de fazer, que fiz aqui é da seguinte forma :

// Exemplo TESTE.
#include <stdio.h>
#include <string.h>

char alf[27] = { 'a', 'e', 'i', 'o', 'u', 'b', 'c', 'd', 'f', 'g', 'h', 'j', 'k', 'l', 'm', 'n', 'p', 'q', 'r', 's', 't', 'v', 'w', 'x', 'y', 'z', '\0' };
	int i, j, vogais = 0, consoantes = 0, especiais = 0;
	bool vogal_or_consoante = false;
	for (i = 0; i<contador; i++){
		for (j = 0; j<27; j++){
			if (texto[i] == alf[j] && j < 5){
				vogais += 1;
				vogal_or_consoante = true;
			}
			else if (texto[i] == alf[j] && j >= 5){
				consoantes += 1;
				vogal_or_consoante = true;
			}
		}
		if (vogal_or_consoante == false)
		{
			especiais++;
		}
		else
		{
			vogal_or_consoante = false;
		}
	}
	printf("Vogais:%d\n", vogais);
	printf("Consoantes:%d\n", consoantes);
	printf("Especiais:%d\n", especiais);
}

int main(array<System::String ^> ^arg){
	char texto[255];
	int contador;
	gets(texto);
	return 0;
}

Havia melhor formas para o fazer... Mas enfim foi a forma mais rápida xD, pelo que testei aqui parece-me fazer o que queres..

Agora porque é que ao meteres um else dentro do 2 ciclo for não funciona simples repara o teu 2 ciclo for vai percorrer o array alf e comparar um a um carácter desse array com o array texto, ou seja vai haver muitas ocasiões em que por exemplo o carácter seja uma vogal ou até mesmo uma consoante mas que não seja igual naquele momento ao carácter do array alf e ai iria para o else e seria identificado como carácter especial e ficaria assim até que o carácter fosse igual ao carácter do array alf.

O que fiz foi criar uma variavel booleana ou true ou false sempre que no teu 2 ciclo for é detectada uma vogal ou consoante esta variável irá ficar true quando sair do 2 ciclo for vamos se ela está false se for false significa que o carácter nem é vogal nem consoante ou seja é "especial" então somamos +1 à variável caso contrario se foi detectado um carácter então vamos meter a variável de novo a false para podermos saber se o 2 carácter é ou não especial e por ai em diante ...

Já agora uma pergunta utilizas que compilador ?

Pergunto porque nestes casos os pontos de paragem ajudam bastante a perceber a lógica principalmente para iniciantes quando estudava utilizava muito enfim, fica a dica..

Eu utilizo VisualStudio 2013

Abraço,

Vítor Mendes

• +1 1

• 0

Vitor Mendes , utilizo o compilador que vem no próprio Ubuntu, pelo terminal.

Entendi o meu erro, mas terei que fazer sem usar "Bool", pois ainda não aprendi isso, estou cursando Algoritmos e Estruturas de Dados I no curso de Eng. da Computação.

Pretendo usar a tabela ASCII pra ficar mais fácil.

De qualquer maneira obrigado pela atenção.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By edvaldo joviano de paula
      Prezados, boa tarde!
      Preciso de uma ajuda sendo possível:

Tenho o seguinte cenário em uma consulta ( formação de kits de produtos tendo como produto principal um valor igual, ex: produto 1 é formado pelos produtos 2 e 3)
      select codkit, produtos from kit where codkit = 1
      ---   ----
      1    2
      1    3
      Percebem que o resultado traz o codigo do kit (1) e os produtos que compoem este kit (2,3), porem o produto 2 tambem faz parte do kit 4 junto com o produto 10 e produto 3 faz parte do kit 5 junto com o produto 11 sendo:
      kit 1 (2,3)
      kit 4 (2,10)
      kit 5 (3,11).

Eu preciso de uma ajuda sobre alguma função que ao comprar os produtos 2 e 3 e estes estando na mesma nota fiscal (select produtos from notafiscal = x) traga o resultado do kit que estes dois produtos juntos formam, exemplo, ao pesquisar (select produtos from notafiscal = x) nesta nota existir os produtos 2 e 3 traga o resultado 1, se na nota existir os produtos 2 e 10 traga o resultado 4 e se existir na consulta dos itens da nota os itens 3 e 11 o resultado seja 5. Caso na pesquisa eventualmente existir por exemplo 10 unidades do item 2, 5 unidades do item 3 e 5 unidades do item 10, o resultado deve ser 1 e 4 pois 5 unidades do 2+5 unidades do 3 forma o kit 1 e 5 unidades do 2+ 5 unidades do 10 formam o kit 4.

Espero ter explicado de forma a ser entendido e agradeço a ajuda.

• By GabiBozzano
      Boa tarde a todos! Tenho um programa pra entregar na faculdade e estou com algumas dificuldades.
      As 3 funções que o programa exige, eu já as criei, porem na main() não sei como chama-las, e não sei como criar um laço para que o jogo seja efetuado 10000 vezes, assim como não consigo fazer com que tenha a saída esperada. Não é permitido usar vetores, ponteiros, biblioteca math e etc.
      Qualquer dica eu apreciarei muito.
      Obrigada,
      Gabriela.

• By Diogo Dall'Orto
      Ola pessoal boa tarde.
      Por  gentileza preciso da vossa ajuda.

O programa para verificar o maior,  menor e seus respectivos índices eu consegui fazer conforme podem observar no código e saída abaixo, o problema esta quando tenho que implementa-lo na função.

#Escreva um programa em Python com uma função que recebe por parâmetro uma lista de números inteiros e retorna o índice em que se encontra o maior elemento da lista.
      #Escreva um programa em Python com uma função que recebe por parâmetro uma lista de números inteiros e retorna o índice em que se encontra o menor elemento da lista.

Estou a uma semana agarrado nisso! Help please!

# Criar um programa em python que cria # uma lista com 10 elementos. Após isso # implementar o algoritmo para verificar e # exibir o maior elemento do vetor lista = list() for i in range(1, 11): lista.append(int(input(f'{i} - Digite um valor: '))) pos = maior = menor = indice = indicemai = indicemen = 0 while pos < len(lista): if pos == 0: maior = menor = lista[pos] indice = pos else: if lista[pos] > maior: maior = lista[pos] indicemai = pos pos += 1 while pos < len(lista): if pos == 0: menor = maior = lista[pos] indice = pos else: if lista[pos] < menor: menor = lista[pos] indicemen = pos pos += 1 print() print(f'Maior valor na lista esta é {maior}, e esta na posicao [{indicemai}] ') print(f'Menor valor na lista esta é {menor}, e esta na posicao [{indicemen}]') "D:\Python\Projetos Pycharm\venv\Scripts\python.exe" "D:/_____Impacta_____/Python/Projetos Pycharm/MaiorValorNoVetor.py" 1 - Digite um valor: 34 2 - Digite um valor: 54 3 - Digite um valor: 65 4 - Digite um valor: 76 5 - Digite um valor: 87 6 - Digite um valor: 34 7 - Digite um valor: 54 8 - Digite um valor: 23 9 - Digite um valor: 54 10 - Digite um valor: 45 Maior valor na lista esta é 87, e esta na posicao [4] Menor valor na lista esta é 34, e esta na posicao [0] Process finished with exit code 0  

• By Bruno Goedert Dalmolin
      Não consigo apresentar as palavras equivalentes conseguem me ajudar???
      O código é o seguinte: 

#include <stdio.h>
      char equivale(int ddd){
          switch(ddd){
              case 61:
                  return "Brasilia";
                  break;
              case 71:
                  return "Salvador";
                  break;
              case 11:
                  return "Sao Palo";
                  break;
              case 21:
                  return "Rio de Janeiro";
                  break;
              case 32:
                  return "Juiz de Fora";
                  break;
              case 19:
                  return "Campinas";
                  break;
              case 27:
                  return "Vitoria";
                  break;
              case 31:
                  return "Belo Horizonte";
                  break;
          }
      }
      int main(){
          int ddd;
          scanf("%d",&ddd);
          equivale(ddd);
          printf("%d",equivale(ddd));
      }
    • By anderx
      Prezados, boa tarde.

Eu estou fazendo um programa em C que o usuário digite uma sequencia de caracteres e imprima somente valores numéricos e também mostrar os seus respectivos valores correspondentes a tabela ASC. Eu utilizei dois vetores , um para receber os caracteres e um outro para copiar apenas os valores numéricos, mas eu não estou conseguindo transferir somente os valor numéricos para o outro vetor. Alguém tem alguma dica de como posso transferir somete os números ? O código abaixo: 

#include <stdio.h>
      #include <string.h>
      int main () {
      char str1[30] ={0};
       int str2[30];
      int i=0;
      scanf ("%s",str1);
      for(i=0; i<strlen(str1);i++) {
        str1*=1;
      str2=str1;

printf("%c : : %d\n",str2,str2);
      }
          return 0;
      }

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.