Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AnthraxisBR

Dúvida sobre UML

Recommended Posts

Bom dia,

 

Como ja postei aqui algumas vezes esses últimos dias, ja trabalho com com PHP a um bom tempo, mas somente coisas normais, e esse ano fui contratado para desenvolver um software de gestão de empresas contábeis, apesar de estar conseguindo fazer praticamente o que me cabe sem muitos problemas, me resta aquela grande dúvida:

 

Citar

Está sendo feito corretamente ?

 

Estou tentando documentar, comentar, controlar versão da forma mais correta possível com meu conhecimento na área, porém estou tendo um problema com a aplicação do conceito de UML, minha classes acabam de se tornando muito extensas, com funções internas redundantes, que mesmo com desempenho estando em ordem, fica praticamente impossível de um terceiro entender o que cada coisa faz/deveria fazer.

 

O que eu gostaria é de algum material/exemplo de uma aplicação prática complexa de estrutura UML, pois só acho exemplos simples, e não estou conseguindo aplicar em 'objetos não reais'.

 

Como por exemplo:

 

Controle de obrigações fiscais de um empresa:

 

Tenho os elementos empresa, responsável, e as obrigações, eu tenho essa função funcionando em meu sistema, porém tem um problema:

 

Como transformar esse fator abstrato de obrigações, em um objeto verdadeiro pra documentar, e, ordenar corretamente as classes ?

 

Deu pra entender minha dúvida?

 

Desde ja obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, AnthraxisBR disse:

minha classes acabam de se tornando muito extensas, com funções internas redundantes, que mesmo com desempenho estando em ordem, fica praticamente impossível de um terceiro entender o que cada coisa faz/deveria fazer.

Para resolver este problema, é melhor começar a estudar Padrões de Projetos

 

Livros que ja li e recomendo

 

Princípios, Padrões e Práticas Ágeis Em C# (Cód: 3421231)

 

 

http://www.saraiva.com.br/principios-padroes-e-praticas-ageis-em-c-3421231.html

Código Limpo
http://www.buscape.com.br/codigo-limpo-robert-cecil-martin-8576082675

Orientação a Objetos e SOLID para Ninjas
https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-oo-solid

 

Introdução à Arquitetura e Design de Software

https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-arquitetura-java

 

8 horas atrás, AnthraxisBR disse:

O que eu gostaria é de algum material/exemplo de uma aplicação prática complexa de estrutura UML, pois só acho exemplos simples, e não estou conseguindo aplicar em 'objetos não reais'.

De graça não vai achar muita coisa!
Mas, tem um livro que li quando estava na faculdade e é muito bom, 400 e poucas paginas de puro conteúdo de UML

http://www.buscape.com.br/uml-2-uma-abordagem-pratica-gilleanes-t-a-guedes-8575222813

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente Obrigado @Williams Duarte,

 

Comprei este livro:

Em 25/05/2017 at 17:35, Williams Duarte disse:

 

Mas também dei uma lida mais aprofundada nesse conteúdo, e acabei achando melhor encontrar um curso presencial ou online, teria alguma site/escola para indicar que tenha um curso um pouco especifico pra este tema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe soluções simples para problemas de engenharia de software, então temos que tapar várias lacunas com diversos materiais, mesmo passando por uma faculdade, o máximo que também terá é uma pincelada.

 

No meu caso venho corrigindo, através de nuances de livros e materiais da IGTI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2017-5-25 at 17:35, Williams Duarte disse:

Orientação a Objetos e SOLID para Ninjas

Eu estava lendo um livro do Aniche sobre TDD, achei muito louco as pinceladas que ele da a respeito do SOLID.

 

Recomendo.

 

Vlw pelos links.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
    • Por Carlos Web Soluções Web
      Olá...
      Estou tentando fazer o seguinte !!
      Listando dados em tabela !!
      Gostaria que....se na listagem houver 4 linhas...indepedente de seu número de ID, faça a listagem em ID ser em ordem 1 2 3 4 !!
      Exemplo...se tiver uma listagem de dados que está em ID 1 3 3...faça ficar 1 2 3 !!

       
      echo "<table class='tabela_dados' border='1'> <tr> <td>ID</td> <td>Nome Empresa</td> <td>Responsável</td> <td>Telefone 1</td> <td>Telefone 2</td> <td>E-mail 1</td> <td>E-mail 2</td> <td>Endereço</td> <td>CEP</td> <td>Bairro</td> <td>AÇÃO 1</td> <td>AÇÃO 2</td> </tr> "; $sql = "SELECT ID FROM usuarios_dados WHERE Usuario='$usuario'"; $result = $conn->query($sql); $num_rows = $result->num_rows; $Novo_ID = 1; for ($i = 0; $i < $num_rows; $i++) { $registro = $result -> fetch_row(); $sql2 = "UPDATE usuarios_dados SET ID='$Novo_ID' WHERE ID='$Novo_ID'"; $result2 = $conn->query($sql2); $Novo_ID++; } $sql = "SELECT * FROM usuarios_dados"; $result = $conn->query($sql); if ($result->num_rows > 0) { // output data of each row while($row = $result->fetch_assoc()) { echo "<tr> <td>$row[ID]</td> <td>$row[Nome_Empresa]</td> <td>$row[Responsavel]</td> <td>$row[Telefone_1]</td> <td>$row[Telefone_2]</td> <td>$row[Email_1]</td> <td>$row[Email_2]</td> <td>$row[Endereço]</td> <td>$row[CEP]</td> <td>$row[Bairro]</td> <td> <form method='post' action='Editar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='EDITAR'> </form> </td> <td> <form method='post' action='Deletar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='DELETAR'> </form> </td> </tr> "; } } else { echo "0 results"; } $conn->close();  
    • Por ILR master
      Boa tarde pessoal, tudo bem ?
       
      Eu uso o tinymce para cadastro de textos no meu siite, porém, quero fazer um sistema para que os colunistas possam fazer o próprio post.
      O problema do tinymce, é que ele mantém a formatação do texto copiado, como tamanho de fonts, negritos, etc... Quero que o usuário cole o texto e a própria textarea limpe a formatação para que ele formate como quiser.
       
      A pergunta é:
       
      O tinymce tem uma opção para desabilitar a formatação quando um texto é colocado?
      Tem alguma função via java ou php para retirar a formatação assim que o texto é colado?
      Ou é melhor usar um outro editor?
       
      Agradeço deste já.
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.