Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • 0
Gleyson Abreu

Qual faculdade fazer?

Pergunta

Bom bateu aquela dúvida.

Queria saber dos senhores e/ou senhoras que já concluirão ou estão cursando algum de curso de nível superior em alguma área da tecnologia,  me deparei com duas opções de curso que seriam Engenharia de Computação e Ciência da Computação essa e a dúvida: qual melhor curso? qual a diferença entre eles? Qual que segue a linha de desenvolvimento web ou software ? E qual vocês escolheriam, etc...

Obrigado.. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 respostas a esta questão

Recommended Posts

Para entender a diferença, é importante entender os tipos de cursos existentes no ensino superior.

 

A diferença, a grosso modo, é a seguinte:

- Bacharel: Formar pesquisadores;

- Licenciatura: Formar professores;

- Tecnólogo: Formar profissionais focados no mercado de trabalho de forma rápida.

 

Tirando a definição acima, os tecnólogos são caracterizados pela sua curta duração. Já os demais, que tiverem uma duração de mais de três anos, só podem ser licenciatura ou bacharel. Ai será variado pela grade curricular do curso.

 

A ciência da computação é curso estritamente Bacharel, ele é focado para formar pesquisadores que queiram seguir uma vida acadêmica e trabalhar em, ou criar, linhas de pesquisa. Por isso você terá uma parte teórica da computação muito forte, uma pequena parte prática e outras disciplinas para fortalecer questões éticas, sociais e filosóficas (dentro e fora de organizações).

 

Já o curso de Engenharia da computação, vejo ele como um curso misto de Bacharel e Tecnólogo (só que ele se enquadra como tecnólogo por causa da carga horária) que engloba áreas dois cursos distintos, mais sua área específica de atuação e o conteúdo de bacharel, que são:

- teoria/prática ciência da computação;

- teoria/prática de engenharia elétrica; 

- teoria/prática específica;

- questões éticas, sociais e filosóficas.

 

Para ser um engenheiro da computação, é necessário saber sobre o básico da ciência da computação (história, progração, metodologias, etc...).

 

Também é necessário saber o básico de engenharia elétrica. Tanto que, em algumas faculdades/universidades um formando de engenharia da computação também recebe a certificação como engenheiro elétrico (não sei como isso anda hoje em dia, mas ocorria em algumas universidades anos atrás).

 

Já a parte teórica, bem, essa é a junção entre a engenharia elétrica e ciência da computação.

 

A decisão fica a parte do que tu quer ser. Um multiprofissional (engenheiro da computação) ou alguém focado/especializado em uma determinada área.

 

Claro que sendo engenheiro não lhe impedirá de seguir carreira acadêmica, ser pesquisador ou vice-versa. É apenas um "enfoque" que cada curso lhe dará.

 

1 hora atrás, Gleyson Abreu disse:

qual melhor curso?

 

Nenhum, cada um tem seu foco (vide texto acima).

1 hora atrás, Gleyson Abreu disse:

Qual que segue a linha de desenvolvimento web ou software?

 

Ciência da computação engloba todos os tipos de desenvolvimento (entretanto, varia de faculdade para faculdade).

Entretanto, se for pra ser apenas desenvolvedor, pegue algo como Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas de informação (depende de qual universidade estamos falando). Esses cursos tendem a ser focados no desenvolvimento do software como um todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Meus 20 cents de contribuição neste tópico.

 

Faça Administração e depois uma Pós graduação em Engenharia de projetos ou Segurança da Informação.

 

Programação você aprende fazendo cursos no |SENAI/SENAC ou sendo autodidata.

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Estou com uma dúvida parecida com a do @Gleyson Abreu, comecei fazendo direito no começo desse ano, e resolvi sair pra iniciar um curso na área que eu trabalho, porém, não consigo encontrar um curso com foco em 'PROGRAMAR', os cursos pelo que percebi, ou o pessoal tem muita má vontade de explicar direito, são muito amplos, você não aprende afundo nenhuma linguagem específica (como meu interesse que seria basicamente apenas PHP e Python).

 

Eu tenho uma dúvida sobre: que curso/como encontrar um curso com um enunciado que se adapte a um algo como isso "CURSO QUE VAI TE ENSINAR TUDO QUE DA PRA FAZER COM PHP", OU "CURSO PARA PYTHON QUE PASSA TUDO QUE EXISTE SOBRE COMO USAR A LINGUAGEM".

 

O que a gente encontra é 'PHP orientado a objetos', 'PHP para WEB', 'PHP para iniciantes', mas nada no geral, Parece meio grosseiro, mas é mais complicado saber o que você precisa aprender, do que aprender de fato a fazer algo.

 

P.S.:

Vejo isso pelos meus amigos que fazem curso de engenharia de software, ou análise de sistemas, eles tem base em um monte de coisa, mas no fim das contas não sabem fazer nada que fuja do básico em cada linguagem. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por 4Unknow
      Bom dia comunidade Imasters.

      Venho aqui tratar de um problema dúvida que estou tendo com um layout que estou tentando usar o formulário php dele.
      Quando clico em enviar ele me enviar para um arquivo .php  (assets/vendor/simple-forms/sendmail.php)

      Ele não envia o e-mail, acredito que deveria aparecer uma mensagem que o contato foi enviado corretamente.
      Vou deixar os arquivos aqui em anexo quem puder me ajudar nessa, ficaria muito grato.
       
      Link Website (wetransfer.com)
    • Por Hacker_Buiu
      Tem que completar o perfil para curtir e ser curtido sem dar erro?
    • Por Hacker_Buiu
      Porque não ganho reputação com o meu bom trabalho?
    • Por Flaviaac
      Boa tarde pessoal,
      gostaria de pedir uma ajuda para criar um evento em um formulário HTML.
       

      Eu tenho um formulário em HTML e PHP,  e nele tem um campo do tipo select e um campo do tipo text(desabilitado).
      Gostaria que ao clicar no campo select e escolher qualquer opção da lista, automaticamente em seguida aparecesse dentro do campo text um valor respectivo a opção escolhida anteriormente.
       
      Exemplo:
      Tenho um campo select com tipos diferentes de materiais (vidro, papel, alumínio, etc.) e no campo text(desabilitado) terei a quantidade de anos que cada material demora a se decompor na natureza. O campo text inicialmente estará vazio, mas quando selecionar o material, aparecerá dentro deste text a quantidade de anos.
       
      obs.: Os valores do campo select e do campo text estão ambos na mesma tabela do banco de dados(MySQL), o campo select com valores string e o campo text com valores inteiros.
       
      Não sei se consegui explicar direito, mas acredito que terei que utilizar javascript para este evento, mas ainda não sei como.
      Alguém tem ideia de como eu poderia fazer isso ou alguma dica?
       
       
      Muito obrigada!!

       
    • Por iJeanClaud
      Olá, pessoal.
      Bom, eu sou programador e já trabalhei muito em sistemas PHP, Java, etc. 
      Recentemente um amigo meu veio conversar comigo a respeito de uma vaga que surgiu na empresa na qual ele faz parte do RH, trata-se de automação de testes
      por incrível que pareça, nunca havia ouvido falar sobre isso e nem sequer entendi a lógica e essa é minha maior dúvida.

      Pelo que entendi, pesquisando na internet e assistindo vídeos, é um teste mais aprofundado em softwares, independente da plataforma, tais como: verificar todos os possíveis erros em uma tela de login, de cadastro, etc. O problema nisso tudo é que eu não consigo entender qual a lógica disso, e como assim "automação de testes" sendo que no trabalho em si você já está testando uma coisa? Porque precisa de alguém pra trabalhar em cima de uma automação disso? Espero que entendam minha dúvida e agradeço a quem tentar, pelo menos um pouco, me ajudar com isso.

      Obrigado!
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.