Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AnthraxisBR

Como aprender a entender os conceitos de modelagem de software ?

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Estou enfrentando um problema, e não estou sabendo como procurar um solução pra ele, segue a descrição:

 

O sistema em questão está sendo feito na parte lógica todo em PHP, e está com sua estrutura dividida em 5 etapas (tentei me aproximar o máximo do padrão MVC), mas como não consegui captar muito bem a ideia do MVC, eu meio que inventei um modo parecido:

 

1 - Caller =>

        O Caller é a parte responsável apenas por receber os dados via AJAX e com base nisso, definir o que será 'chamado'.

 

2 - Controller =>

        O Controller é onde o sistema diferencia o que é dado, e o que é renderização, ou seja, ele pede para o MODEL buscar dados e devolve-los formatados, e diz para a VIEW exibir os dados.

 

3 - Model =>

         O Model são as classes onde toda a lógica acontece, consultas, tratamento, validações, cálculos, tentando ser o mais abstrato possível, e devolve de forma correta para a VIEW saber o que fazer.

 

4 - View =>

         A view são as classes totalmente abstratas, nenhum dado e tido como parâmetro, não é feito absolutamente nada na VIEW além de exibir, ela possui métodos abstratos para tudo que precisa ser renderizado, método para gerar tabela, para gerar formulário, para gerar listas, pra gerar blocos, ou seja, o sistema não possui nenhuma parte escrita direto no HTML, inclusive as próprias inclusões de JS/CSS de terceiros é dada assim, tudo é procedural, se assim podemos dizer.

 

5 - Interactors =>

         O Interactor é a parte JS do sistema, responsável pela interação client-side com a server-side, no INTERACTOR é onde são disparados os eventos, os efeitos, as transições, nenhum dado é tratado no interactor, ele apenas capta, transmite, recebe a resposta, faz algo com a resposta, também de forma abstrata, por exemplo, sempre que eu precisar chamar a lista de usuários do sistema, eu só preciso incluir estes elementos em algum lugar, e o interactor faz o resto do trabalho:

      

<div class='lugar_para_por_a_lista'></div>

<button class='btn_create_list' data-place-target='lugar_para_por_a_lista' data-db-table='usuarios' data-db-param='false' data-db-param-value='false' data-event='click'>

Os atributos data-

 

data-place-target é onde deve ser escrita a resposta.

data-db-table é o que deve ser buscado -> existe uma classe para definir mascaras para esses param, por exemplo posso por no atributo 'usuarios', e na mascara identificar que a tabela do banco se chama 'users_list'.

data-db-param é o parametro de busca, por exemplo se for posto db-param o valor 'name', eu preciso preencher o db-param-value com o nome que eu quero comparar para a busca.

 

Tem muito mais coisas a utlizando os data-attr para interagir com o PHP/JS/MySQL, mas esse é só o exemplo.

 

Agora que expliquei o que eu fiz, vou explicar o problema:

 

Resumindo todo o problema numa frase:

"essa parada ficou absurdamente grande".
Por mais que funcione como eu quero, e eu tenha documentado, controlado versão, comentado tudo, eu já não faço ideia mais de como eu fiz algumas coisas funcionarem, e como elas tentam ser o mais abstratas possível, é muito difícil achar o que faz o que, e quando eu preciso modificar algo na lógica desse 'framework' eu levo uma eternidade, .

 

Tá aí uma outra dúvida, isso é um framework ?

 

 

Eu não consigo captar os conceitos de MVC, de UML e de FRAMEWORK, já li e-books, tutoriais no youtube, artigos em inglês, ja virei o stackoverflow, o imaster, o codigofonte e ainda não consegui, eu sempre consigo fazer tudo que eu preciso nos meus projetos, mas eu não consigo fazer de forma que outra pessoa entenda o que foi feito, mesmo que documentado e comentado, minha dúvida principal é:

 

Como aprender a entender os conceitos de modelagem de software ?

 

PS.: Coloquei na área de PHP porque é com essa linguagem que estou trabalhando.

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2017-5-30 at 14:14, AnthraxisBR disse:

O sistema em questão está sendo feito na parte lógica todo em PHP, e está com sua estrutura dividida em 5 etapas (tentei me aproximar o máximo do padrão MVC), mas como não consegui captar muito bem a ideia do MVC, eu meio que inventei um modo parecido:

As principais camadas do MVC,  não resolvem todos os problemas de arquitetura, mas ajudou a organizar, senão ainda teríamos os códigos macarrônicos no php, mesmo usando classes.

 

Em 2017-5-30 at 14:14, AnthraxisBR disse:

1 - Caller =>

        O Caller é a parte responsável apenas por receber os dados via AJAX e com base nisso, definir o que será 'chamado'.

No MVC é responsabilidade de Rotas -> Controller, agora você esta criando o seu, então...

 

Em 2017-5-30 at 14:14, AnthraxisBR disse:

2 - Controller =>

        O Controller é onde o sistema diferencia o que é dado, e o que é renderização, ou seja, ele pede para o MODEL buscar dados e devolve-los formatados, e diz para a VIEW exibir os dados.

:thumbsup:

 

Em 2017-5-30 at 14:14, AnthraxisBR disse:

3 - Model =>

         O Model são as classes onde toda a lógica acontece, consultas, tratamento, validações, cálculos, tentando ser o mais abstrato possível, e devolve de forma correta para a VIEW saber o que fazer.

Nem vou entrar nesta questão, porque para muitos, todo parafuso é prego. Onde alguns famigerados frameworks escrito em PHP, começaram toda esta bagunça.

 

Em 2017-5-30 at 14:14, AnthraxisBR disse:

5 - Interactors =>

         O Interactor é a parte JS do sistema, responsável pela interação client-side com a server-side, no INTERACTOR é onde são disparados os eventos, os efeitos, as transições, nenhum dado é tratado no interactor, ele apenas capta, transmite, recebe a resposta, faz algo com a resposta, também de forma abstrata, por exemplo, sempre que eu precisar chamar a lista de usuários do sistema, eu só preciso incluir estes elementos em algum lugar, e o interactor faz o resto do trabalho:

 

No JS não conheço muito sobre essas camadas, mas no caso de server-side

O Interactors seria responsável por alguns serviços como por exemplo

App/
      Interactors/
            AutenticarUsuario

            RegistrarUsuario

            CancelarConta
            Etc           

 

 

Em 2017-5-30 at 14:14, AnthraxisBR disse:

Resumindo todo o problema numa frase:

"essa parada ficou absurdamente grande".
Por mais que funcione como eu quero, e eu tenha documentado, controlado versão, comentado tudo, eu já não faço ideia mais de como eu fiz algumas coisas funcionarem, e como elas tentam ser o mais abstratas possível, é muito difícil achar o que faz o que, e quando eu preciso modificar algo na lógica desse 'framework' eu levo uma eternidade, .


Tá aí uma outra dúvida, isso é um framework ?

Sim!

 

Em 2017-5-30 at 14:14, AnthraxisBR disse:

Eu não consigo captar os conceitos de MVC, de UML e de FRAMEWORK, já li e-books, tutoriais no youtube, artigos em inglês, ja virei o stackoverflow, o imaster, o codigofonte e ainda não consegui, eu sempre consigo fazer tudo que eu preciso nos meus projetos, mas eu não consigo fazer de forma que outra pessoa entenda o que foi feito, mesmo que documentado e comentado, minha dúvida principal é:

Saiba que  nem tudo você precisa documentar de forma tradicional, algumas metologias ágeis fala o seguinte:

 

Citar

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

http://www.manifestoagil.com.br/


Se você programar com TDD, boa parte desta documentação é desnecessária.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2017-5-30 at 14:14, AnthraxisBR disse:


Como aprender a entender os conceitos de modelagem de software ?
 

Lendo bons livros e artigos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
    • Por Carlos Web Soluções Web
      Olá...
      Estou tentando fazer o seguinte !!
      Listando dados em tabela !!
      Gostaria que....se na listagem houver 4 linhas...indepedente de seu número de ID, faça a listagem em ID ser em ordem 1 2 3 4 !!
      Exemplo...se tiver uma listagem de dados que está em ID 1 3 3...faça ficar 1 2 3 !!

       
      echo "<table class='tabela_dados' border='1'> <tr> <td>ID</td> <td>Nome Empresa</td> <td>Responsável</td> <td>Telefone 1</td> <td>Telefone 2</td> <td>E-mail 1</td> <td>E-mail 2</td> <td>Endereço</td> <td>CEP</td> <td>Bairro</td> <td>AÇÃO 1</td> <td>AÇÃO 2</td> </tr> "; $sql = "SELECT ID FROM usuarios_dados WHERE Usuario='$usuario'"; $result = $conn->query($sql); $num_rows = $result->num_rows; $Novo_ID = 1; for ($i = 0; $i < $num_rows; $i++) { $registro = $result -> fetch_row(); $sql2 = "UPDATE usuarios_dados SET ID='$Novo_ID' WHERE ID='$Novo_ID'"; $result2 = $conn->query($sql2); $Novo_ID++; } $sql = "SELECT * FROM usuarios_dados"; $result = $conn->query($sql); if ($result->num_rows > 0) { // output data of each row while($row = $result->fetch_assoc()) { echo "<tr> <td>$row[ID]</td> <td>$row[Nome_Empresa]</td> <td>$row[Responsavel]</td> <td>$row[Telefone_1]</td> <td>$row[Telefone_2]</td> <td>$row[Email_1]</td> <td>$row[Email_2]</td> <td>$row[Endereço]</td> <td>$row[CEP]</td> <td>$row[Bairro]</td> <td> <form method='post' action='Editar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='EDITAR'> </form> </td> <td> <form method='post' action='Deletar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='DELETAR'> </form> </td> </tr> "; } } else { echo "0 results"; } $conn->close();  
    • Por ILR master
      Boa tarde pessoal, tudo bem ?
       
      Eu uso o tinymce para cadastro de textos no meu siite, porém, quero fazer um sistema para que os colunistas possam fazer o próprio post.
      O problema do tinymce, é que ele mantém a formatação do texto copiado, como tamanho de fonts, negritos, etc... Quero que o usuário cole o texto e a própria textarea limpe a formatação para que ele formate como quiser.
       
      A pergunta é:
       
      O tinymce tem uma opção para desabilitar a formatação quando um texto é colocado?
      Tem alguma função via java ou php para retirar a formatação assim que o texto é colado?
      Ou é melhor usar um outro editor?
       
      Agradeço deste já.
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.