Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • 0
Babi182

[DÚVIDA] - Polimorfismo em PHP

Pergunta

Boa noite, colegas.

Sou nova por aqui.

Estou recorrendo ao fórum pois tenho duas questões da faculdade em que eu e um colega estamos divergindo nas respostas. Se possível, gostaria da opinião de vocês sobre o assunto. 

 

1) Por princípio, objetos polimorfos são objetos semelhantes que atuam de forma diferente. Para implementar tal princípio, é necessário usar uma referência a um objeto do tipo da superclasse (ponteiro ou endereço) e, a partir daí, o sistema pode decidir sobre qual método deve ser selecionado na execução do objeto, de acordo com o tipo da classe derivada, durante a execução. Qual o principal recurso do PHP orientado a objetos utilizamos para implementar polimorfismo?

Interface nomeDaClasse

implements nomeDaClasse --> colega ficou com esta

public, protected e private

abstract class nomeDaClasse --> fiquei com esta resposta

NomeDaClasse::metodo

 

2)A orientação a objetos no PHP permite a criação de classes com diversos recursos, como interfaces, implementações, abstrações e visibilidade. Um objeto passa a ser considerado objeto após ser instanciado em uma variável no PHP, com a utilização da sintaxe: $variável = new Classe(); por exemplo, ($carro = new Carro();). Porém, no PHP, é possível realizar uma chamada estática para um método ou propriedade de um objeto sem instanciá-lo. Qual das opções abaixo representa um exemplo de chamada estática do PHP para um método ou propriedade?

 $carro->propriedade;

 $carro->metodo();   --> fiquei com esta resposta

carro->propriedade;

Carro::propriedade; --> o colega com esta

carro->metodo();

 

Sobre esta questão 2, encontramos no manual o seguinte:

 

Exemplo #1 Exemplo de método estático

<?php
class Foo {
    public static function 
aStaticMethod() {
        
// ...
    
}
}


Foo::aStaticMethod();
$classname 'Foo';
$classname::aStaticMethod(); // As of PHP 5.3.0
?>
 

Exemplo #2 Exemplo de propriedade estática

<?php
class Foo
{
    public static 
$meu_estatico 'foo';

    public function 
valorEstatico() {
        return 
self::$meu_estatico;
    }
}

class 
Bar extends Foo
{
    public function 
fooEstatico() {
        return 
parent::$meu_estatico;
    }
}


print 
Foo::$meu_estatico "\n";

$foo = new Foo();
print 
$foo->valorEstatico() . "\n";
print 
$foo->$meu_estatico "\n";      // "Propriedade" Indefinida $meu_estatico

print $foo::$meu_estatico "\n";
$classname 'Foo';
print 
$classname::$meu_estatico "\n"// No PHP 5.3.0

print Bar::$meu_estatico "\n";
$bar = new Bar();
print 
$bar->fooEstatico() . "\n";
?>

 

Galera imagino que devam ser questões tranquilas, ainda mais com o pouco q vi nos tópicos, mas somos novos com a linguagem.

 

Desde já agradeço a atenção e  disponibilidade dos colegas.

Vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 respostas a esta questão

Recommended Posts

Opa, bom dia.

 

Não sou especialista pois nunca fiz curso nisso, mas:

 

1)

O polimorfismo é o conceito de manter os tipos de dados iguais em classes abstratas e nas classes que vão sobrepor essa abstração.

Por exemplo:

<?
class Numero
{
    abstract public function numero();
}
<?php
class NumeroInt extends Numero
{
    public function numero()
    {
        echo "1";
    }
}

No caso, o método numero() da classe NumeroInt() sobrepôs o método abstrato numero() da classe Numero(), pelo que eu entendo isso é a polimorfia.

Por não se tratar de um classe estática, no meu exemplo pelo menos, acredito que a resposta do seu amigo seja a correta.

 

2)

Essa acho que é um pouco mais simples, um método estático pode ser instanciado, mas um método não estático, não pode ser chamado de forma estática, dito pelo próprio manual do PHP, o mesmo devolve um erro caso tente.

 

Sendo assim, um método estático seria algo como isso:

<?php
class Numeros
{	
  	public static function numeroUm()
	{
		echo "1";
	}
}
	

E a chamada:

<?php
Numeros::numeroUm();	

 

No caso da segunda, também acredito que a resposta do seu colega seja a correta.

 

Acho que é isso, mas não posso dizer com toda certeza se é, e se alguém responder algo diferente e eu estiver errado vai ser muito bom pois aplico isso ao meu trabalho e posso estar fazendo alguma coisa muito errada kkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) A primeira questão está com a definição errada. O conceito básico de polimorfismo é de que objetos diferentes possam trabalhar de maneira homogênia. O correto é a interface. Entretanto, uma classe abstrata é uma classe especial sendo uma "mescla" entre uma classe que não pode ser instanciada e uma interface. Entretanto, a interface tem como exclusividade garantir um tratamento homogênio de classe distintas. Tanto que todos os métodos de uma interface devem ser abstratos e públicos.

 

2) Classe::metodo(); ou Classe::propriedade. Ambos utilizam o operador de resolução de escopo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Quando eu tento fazer o login me mostra esse erro "Could not log you in."; Alguém sabe me ajudar a resolver esse problema no meu código?
      <?php require_once("core/init.php"); if (Input::exists()) { if (Token::check(Input::get("token"))) { $validate = new Validate(); $validation = $validate->check($_POST, array( "username" => array("required" => true), "password" => array("required" => true) )); if ($validation->passed()) { $user = new User(); $remember = (Input::get("remember")) === "on" ? true : false; $login = $user->login(Input::get("username"), Input::get("password"), $remember); if ($login) { Session::flash("home", "Welcome back!"); Redirect::to("index.php"); } else { echo "Could not log you in."; } } else { foreach ($validation->errors() as $error) { echo $error."<BR>"; } } } } ?> <form action="" method="POST"> <div class="field"> <label for="username">Username</label> <input type="text" name="username" id="username"> </div> <div class="field"> <label for="password">Password</label> <input type="password" name="password" id="password"> </div> <div class="field"> <label for="remember"> <input type="checkbox" name="remember" id="remember"> Remember me </label> </div> <input type="hidden" name="token" value="<?php echo Token::generate(); ?>"> <input type="submit" value="Log in"> </form>  
       
      Desde já obrigado.
    • Por ckcesar
      Eu tenho uma aplicação no zend com a versão 5.6 e com o postgresql 9.6. Agora eu precisei mudar a versão do meu postgresql para o 16.1, a parte de conexão do bd e consultas sqls funciona perfeitamente, o meu problema está para acessar os meus controllers. Eles não são encontrados em nenhuma rota, quero ver se alguém já passou por esse problema para me ajudar. Obrigado.
    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.