Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

claudiojuniorfabiao

Arquitetura para API REST

Recommended Posts

Olá, pessoal!

 

Estou planejando criar uma API RESTful, que retorna conteúdo somente em JSON e executa algumas tarefas de CRUD em entidades do meu domínio, para ser consumida por um cliente HTML usando AngularJS, mas estou com algumas dúvidas.

 

Antes, quando estava recuperando todo o HTML do servidor, minha aplicação estava estruturada segundo à arquitetura MVC, todavia, agora, não sei se é proveitoso usar essa arquitetura na minha API.

 

Se alguém tiver uma opinião de porquê usar ou não MVC, ou outra arquitetura e/ou exemplos de implementação, será de grande ajuda.

 

Desde já obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você já tem a aplicação dentro de um framework por exemplo, pode criar sim dentro da aplicação, no meu ponto de vista é o ideal e o melhor a se fazer pois mantem o padrão do projeto.

Dependendo do framework e como você pretende fazer, pode usar as routes (se o framework disponibilizar) ou você pode criar uma controller pra cada módulo ou uma controller geral pra toda a api (que é como eu já fiz e faria novamente, porém se sua api for muito grande, vale estudar a criação de uma controller para cada módulo, acho mais válido) por exemplo, facilita a manutenção e você já vai ter praticamente 90% da API feita.

Segue tua ideia que está no caminho correto!

Caso ainda não esteja utilizando nenhum framework no back, dê uma lida sobre o Slim Framework, chega ser ridículo construir API's usando ele, só de entrar na home do site já vai ver a "ignorância" do poder desse cara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendo:
Sobre como estrutura nomes, e padrões.

https://www.youtube.com/watch?v=xkKcdK1u95s


Uma pincelada sobre APIs/JWT/oAuth (LaravelMeetUp)

https://www.youtube.com/watch?v=3GAF2t5Qohc&t=1373s

Existe Vida Além do REST? (Palestra Imasters/phpexperience2017)
https://www.youtube.com/watch?v=pYI-xievuOo

Talvez de um norte pra ti hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma api  Sala de Aula e dentro dela o id de cada aluno. Em outra api, API ALUNO,  tenho os dados de cada aluno:  nome, foto, endereço.
      Estou fazendo o foreach da api Sala de Aula e preciso também retornar os dados de cada aluno.
      Segue o código que não estou conseguindo desenvolver
      $sala = file_get_contents("https://api/sala?id=987"); $sala = json_decode($sala, true); $sala = $sala['data']; foreach ($sala as $resulsala){ $codigoaluno = $resulsala['idaluno']; $alunos = file_get_contents("https://api/alunos?id=$codigoaluno"); $alunos = json_decode($alunos, true); $alunos = $alunos['data']; foreach ($alunos as $resulalunos){ echo $resulalunos['nome']; echo $resulalunos['foto']; echo $resulalunos['rua']; } }  
    • Por Orico Chain
      Oi pessoal,
       
      Preciso de ajuda, estou tentando gerar um TXT com dados de uma API mas não estou conseguindo:
       
      <?php $curl = curl_init(); curl_setopt_array($curl, array( CURLOPT_URL => "https://api.bololex.com/api/prices/TRX-USDT", CURLOPT_RETURNTRANSFER => true, CURLOPT_TIMEOUT => 30, CURLOPT_HTTP_VERSION => CURL_HTTP_VERSION_1_1, CURLOPT_CUSTOMREQUEST => "GET", CURLOPT_HTTPHEADER => array( "cache-control: no-cache" ), )); $response = curl_exec($curl); $err = curl_error($curl); curl_close($curl); $response = json_decode($response, true); $value1 = $response['result'] [0] ['ask'] ['priceChange']; if (empty($value1)) { $value1 = is_file('/var/www/html/24tstar.txt') ? file_get_c> } else { $value1 = round($value1, 6); file_put_contents('/var/www/html/24tstar.txt', $value1); Preciso que o TXT grave duas informações: ASK e PRICECHANGE uma em baixo da outra
       
      estou errando alguem lugar, alguém poderia me ajudar?
    • Por Kelven
      Bom dia pessoal tudo bem?
      Então, estou trabalhando em um site em php e preciso usar a api do facebook para obter o feed do instagram, porém a chave token é um conteúdo muito sensível, então decidi fazer em php para ela não ficar disponível do lado do cliente. Alguém sabe me dizer se é possível fazer isso? Porque eu pesquisando no google só achei maneiras de fazer em javascript.
    • Por Jafreal
      Bom dia a todos
       
      Criei um programa em MVC, que utiliza duas tabelas customizadas. Tipo Pai e Filho. Similar as tabelas SC5 e SC6. Estou usando FWMBrowse, por isso utilizei a relação abaixo no Static Function ModelDef.
       
      Local oModel         := Nil
      Local oStPai         := FWFormStruct(1, 'SZD')
      Local oStFilho         := FWFormStruct(1, 'SZE')
      Local aSZERel        := {}
       
      oModel := MPFormModel():New('zMVCMd3M')
      oModel:AddFields('SZDMASTER',,oStPai)
      oModel:AddGrid('SZEDETAIL','SZDMASTER',oStFilho,,,,,)  
       
      aAdd(aSZERel, {'ZE_FILIAL' ,'ZD_FILIAL' } )
      aAdd(aSZERel, {'ZE_EDITAL' ,'ZD_EDITAL' } ) 
       
      oModel:SetRelation('SZEDETAIL', aSZERel, SZE->(IndexKey(1))) 
      oModel:GetModel('SZEDETAIL'):SetUniqueLine({"ZE_FILIAL","ZE_EDITAL","ZE_CODPROD"})     
      oModel:SetPrimaryKey({})
       
      Return oModel
       
      O problema é que na hora da gravação na tabela filho ele não grava o campo filial(ZE_FILIAL), mas grava o campo edital(ZE_EDITAL). Alguem já passou por isso?
       
    • Por Air-Gear
      Olá, na parte de enviar eu conseguir, mas manter até terminar o cadastro eu não conseguir. Eu vou contar toda a história para ficar mais claro possível.
       
      Eu precisei implementar um Upload de qualquer imagem ou PDF na página de solicitar compras. O site utiliza AngularJS, a primeira versão do Angular. Eu tentei fazer sem depender de PHP, mas na internet achava só a parte de Front-End e ninguém sabia fazer no Back-End. Então eu resolvi fazer com PHP mesmo.
       
      Nó código PHP, ele aceita todos as extensões de imagens mais o PDF e é possível envia-los todos de uma vez na quantidade que quiser. Todos os arquivos serão renomeados, contendo no nome o ID do usuário logado pego pela função javascript, o dia do mês, o mês, o ano, o dia da semana, a hora, o minuto, o segundo, se é AM ou PM e uma numeração aleatório. O arquivo PDF vai continuar sendo PDF e todas as imagens serão JPG. No final, todos serão enviados para uma pasta chamada upload.
       
      Só que agora eu preciso jogar de volta para página para salvar os novos nomes dos arquivos para continuar o cadastro da solicitação de compras. Como AngularJS utiliza Javascript, eu tentei usa-lo dentro do PHP utilizando EOF, mas não tive resultado. Eu só consigo com HTML com as diretivas do AngularJS. Na parte do API, nos atributos, eu declarei "nomeArquivo: []," , para salvar os nomes dos arquivos.
       
      Seguem o código.
      <div class="row"> <div class="col-sm-12 col-md-6 "> <div class="upload_form_cont"> <form id="upload_form" enctype="multipart/form-data" method="post" action="/profile-upload"> <div> <div><label for="image_file">Selecione o arquivo de imagem</label></div> <div><input type="file" name="image_file" id="image_file" accept="image/*" onchange="fileSelected();" /></div> </div> <div> <input type="button" value="Upload" onclick="startUploading()" /> </div> <div id="fileinfo"> <div id="filename"></div> <div id="filesize"></div> <div id="filetype"></div> <div id="filedim"></div> </div> <div id="error">Você deve selecionar apenas arquivos de imagem válidos!</div> <div id="error2">Ocorreu um erro ao enviar o arquivo</div> <div id="abort">O upload foi cancelado pelo usuário ou o navegador interrompeu a conexão</div> <div id="warnsize">Seu arquivo é muito grande. Não podemos aceitar isso. Selecione arquivos pequenos</div> <div id="progress_info"> <div id="progress"></div> <div id="progress_percent">&nbsp;</div> <div class="clear_both"></div> <div> <div id="speed">&nbsp;</div> <div id="remaining">&nbsp;</div> <div id="b_transfered">&nbsp;</div> <div class="clear_both"></div> </div> <div id="upload_response"></div> </div> </form> </div> </div> </div> upload.php
      <?php function bytesToSize1024($bytes, $precision = 2) { $unit = array('B','KB','MB'); return @round($bytes / pow(1024, ($i = floor(log($bytes, 1024)))), $precision).' '.$unit[$i]; } //Pega o id do usuário logado $id_url = $_GET['id']; // Numero de campos de upload $numeroCampos = count($_FILES['image_file']['name']); // Tamanho máximo do arquivo (em bytes) $tamanhoMaximo = 1024*1024*2; // Extensões aceitas $extensoes = array(".jpg", "jpeg", ".gif", ".png", ".pdf", ".bmp", ".pdf", ".tiff"); //Local da pasta $_UP['pasta'] = '../upload/'; $substituir = false; for ($i = 0; $i < $numeroCampos; $i++) { // Informações do arquivo enviado $sFileName = $_FILES['image_file']['name'][$i]; $sSize = $_FILES['image_file']['size'][$i]; $sFileSize = bytesToSize1024($sSize, 1); $nomeTemporario = $_FILES['image_file']['tmp_name'][$i]; // Verifica se o arquivo foi colocado no campo if (!empty($sFileName)) { $erro = false; // Verifica se o tamanho do arquivo é maior que o permitido if ($sSize > $tamanhoMaximo) { $erro = "O arquivo " . $sFileName . " não deve ultrapassar " . $tamanhoMaximo. " bytes"; } // Verifica se a extensão está entre as aceitas elseif (!in_array(strrchr($sFileName, "."), $extensoes)) { $erro = "A extensão do arquivo <b>" . $sFileName . "</b> não é válida"; } // Verifica se o arquivo existe e se é para substituir elseif (file_exists($_UP['pasta'] . $sFileName) and !$substituir) { $erro = "O arquivo <b>" . $sFileName . "</b> já existe"; } else{ //Pega a extensão do arquivo $TipoExtensao = pathinfo($sFileName, PATHINFO_EXTENSION); // O arquivo passou em todas as verificações, hora de tentar movê-lo para a pasta // Primeiro verifica se deve trocar o nome do arquivo $unixTime = time(); $timeZone = new \DateTimeZone('America/Sao_Paulo'); $time = new \DateTime(); $time->setTimestamp($unixTime)->setTimezone($timeZone); $formattedTime = $time->format('d-m-Y_l_h-i-s-a'); $aleatorio = rand(); if($TipoExtensao == 'pdf'){ $nome_final = $id_url .'_'. $formattedTime .'_'. $aleatorio .'.pdf'; }else{ $nome_final = $id_url .'_'. $formattedTime .'_'. $aleatorio .'.jpg'; } // Depois verifica se é possível mover o arquivo para a pasta escolhida if (move_uploaded_file($nomeTemporario, $_UP['pasta'] . $nome_final)) { // Upload efetuado com sucesso, exibe uma mensagem e um link para o arquivo echo "Upload do arquivo ".$sFileName." foi efetuado com sucesso!"; echo "</br>"; echo<<<EOF <p>Eu tentei implementar o retorno da página aqui!</p> <p></br></p> <p></br></p> EOF; } else { // Não foi possível fazer o upload, provavelmente a pasta está incorreta echo "Não foi possível enviar o arquivo, tente novamente"; echo "</br>"; } } } else { echo "Selecione algum arquivo de imagem ou PDF para fazero upload."; } } ?>  
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.