Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

subplo

Calculando data

Recommended Posts

Bom dia,

Estou com uma duvida que não consigo resolver.

Tenho uma data passada (ex: 10/05/2016) e quero calcular a diferença de dias entre essa data e hoje, porém quero que os meses com 31 dias tornem apenas 30 dias, pois trabalho com calendário financeiro. Existe a possibilidade de ao fazer o cálculo ele excluir um dia dos meses que possuem 31 dias?

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de iniciar, já tentou alguma coisa?

 

Dúvidas para te ajudar. E para os períodos abaixo, quantos dias devem ser contabilizados?

- 01/01/2017 -> 05/05/2017;

- 01/07/2017 -> 31/07/2017;

- 01/07/2017 -> 01/08/2017.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Estou fazendo:

$data = strtotime(date('Y-m-d')) - strtotime($row['date']);

Pensei em algo que pudesse remover os dias para ficar certinho, mas não consegui chegar em nada.

Respondendo sua questão:

- 123 dias

- 30 dias

- 30 dias

 

No calendário financeiro o ano tem 360 dias e não 365, pois os meses que tem 31 dias passam a ter apenas 30. Isso que quero fazer, retirar esses dias a mais que tem nos meses de 31 dias.

 

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A lógica não é tão difícil, o problema fica fevereiro...

 

Se não tivesse fevereiro, poderia ser feito assim:

<?php

$array = [
    ['01/01/2017' , '05/05/2017'], // 124 dias
    ['01/07/2017' , '31/07/2017'], // 30 dias
    ['01/07/2017' , '01/08/2017'], // 30 dias
    ['01/07/2017' , '02/08/2017']  // 31 dias
];

foreach ($array as $row)
{
    $start = DateTime::createFromFormat('d/m/Y' , $row[0]);
    $end = DateTime::createFromFormat('d/m/Y' , $row[1]);
    
    $diff = $start->diff($end);
    
    printf(
        "De %s até %s há %d dias.\n", 
        $row[0],
        $row[1],
        ($diff->format('%m') * 30) + $diff->format('%d')
    );
}

Código em execução: https://3v4l.org/PSG5D

 

Entretanto, considerando seu cálculo entre as datas, em 01/01/2017 até 05/05/2017 há um dia a mais que na data 01/07/2017 até 01/08/2017.

 

Pois, o calculo considera a diferença entre datas com meses + dias. Ou seja, as diferenças são:

-  01/01/2017 até 05/05/2017: 4 meses e 4 dias (122 dias, pois, fevereiro tem 28 dias, mais 3 meses de 30 dias e maio possui 4 dias a mais que a data 01/01/2017, o dia primeiro não é contado);

-  01/07/2017 até 01/08/2017: 1 mês e 0 dias (30 dias, pois, a data começa no dia primeiro e termina dia primeiro, exemplificando o ciclo de um mês de 30 dias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que eu não escolho a data de início nem de fim, pois a primeira data é sempre a do dia atual, neste caso hoje, e a segunda data seria a data de uma fatura. Isso tudo é para calcular os dias de inadimplência de uma fatura para poder calcular os juros diários. 

 

$daysInterest = strtotime(date('Y-m-d')) - strtotime($row['date_pay']);

No caso o primeiro valor é o dia atual e o segundo é a data de vencimento da fatura, os meses que tem entre eles que não pode conter o dia 31.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, consegui adaptar seu código para que me sirva, só que gostaria ao invés de mostrar a mensagem "De %s até %s há %d dias.\n" tornar o $d em uma variável, isso é possível?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deves alterar o printf pela atribuição da variável apenas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Gabriel, agradeço muito a sua ajuda, graças a ti eu consegui resolver meu problema.

<?php
$array = [[date('d/m/Y', strtotime($row['date_pay'])) , date('d/m/Y')]];
foreach ($array as $row) {
    $start = DateTime::createFromFormat('d/m/Y' , $row[0]);
    $end = DateTime::createFromFormat('d/m/Y' , $row[1]);
    $diff = $start->diff($end);
    $diff = ($diff->format('%Y') * 360) + ($diff->format('%m') * 30) + $diff->format('%d');
}

O código ficou assim e serviu perfeitamente para o que eu precisava.

Agradeço novamente pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei não questionando, mas você é relativamente novo na programação?

 

No seu caso, você ainda pode simplificar, pois, o exemplo que eu dei tinha uma finalidade específica, que era demonstrar o cálculo para uma lista de datas.

<?php
$start = new DateTime($row['date_pay']);
$end = new DateTime();
$diff = $start->diff($end);
$diff = ($diff->format('%Y') * 360) + ($diff->format('%m') * 30) + $diff->format('%d');

strtotime recebe os mesmos formatos que DateTime e, caso não seja passado nenhum parâmetro para DateTime, utilizará a data atual.

 

Apenas lembre-se que, quando você atribui o resultado do cálculo à variável $diff,  ela deixa de ser um objeto DateInterval e passa a ser um cálculo numérico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, comecei tem apenas alguns meses.

Perfeito, obrigado pela explicação.

Comecei a aprender PHP na pratica já, por isso algumas coisas eu deixo passar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que que já faz tempo mas surgiu uma duvida:

$start = new DateTime($data1); // 11/07/2017
$end = new DateTime($data2); // 03/08/2017
$diff = $start->diff($end);
$diff = ($diff->format('%m') * 30) + $diff->format('%d');

No código acima a diferença das datas deveria dar 22 dias, mas esta dando 23, pois o dia 31 esta entrando na conta.

Não consegui nenhum método para anular isso, alguma dica?

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, a solução do seu problema pode não ser tão trivial, por isso, resolvi fazer um código comentado.

 

<?php

$start = new DateTime('2017-07-11'); 
$end = new DateTime('2017-08-03');
$diff = $start->diff($end);

$differenceInDays = ($diff->format('%m') * 30) + $diff->format('%d');

// caso houver uma diferença menor de um mês, 
// deve-se verificar se não passou pelo dia 31
if ($diff->format('%m') == 0)
{
    //cria o trigésimo primeiro dia do mês inicial
    $thiryFirstDayOfStartMonth = $start->format('Y-m-31');
    
    // Cria o objeto DateTime do trigésimo primeiro dia do mês inicial
    // Aqui está o "truque", caso o mês possuir apenas 30 dias,
    // como o caso de novembro, a data 31/11/2017 será transformada em 01/12/2017
    // é um comportamento padrão da biblioteca
    $thirtyFirstDay = DateTime::createFromFormat('Y-m-d' , $thiryFirstDayOfStartMonth);
    
    //O trigésimo primeiro dia precisa ser menor que a data final do cálculo.
    if ($thirtyFirstDay < $end)
    {
        // Se data criada for realmente dia 31 do mês, a string e o datetime possuirão os mesmos valores
        // nesse caso, deve-se reduzir em um o dia.
        if ($thirtyFirstDay->format('Y-m-d') == $thiryFirstDayOfStartMonth)
        {
            $differenceInDays--;
        }
    }
}

Saída:

Citar

22

 

Código em funcionamento: https://3v4l.org/gOPu9

 

É importante ressaltar que esse código é apenas uma de muitas maneiras de resolver o seu problema. Não me preocupei em ser a melhor, me preocupei apenas em resolver o problema.

 

Lembrando que, quando disponibilizei o código incial, deixei claro que ele ainda possui falhas. Como é o caso de fevereiro, que pode possuir 28 ou 29 dias e isso não está sendo levado em consideração. Este caso, deixarei você resolver.

 

Como dica, você pode utilizar parte do código criado aqui e, também, existe uma forma de saber se fevereiro possuir 29 dais no ano de uma data. Em inglês, ano bissexto é chamado de leap year e, nesse caso, pode-se utilizar o parâmetro L pra validar tal caso:

 

var_dump((boolean)(new DateTime())->format('L'));
var_dump((boolean)(new DateTime('2016-01-01'))->format('L'));

Código em funcionamento: https://3v4l.org/63ulP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço sua ajuda Gabriel, você tem me ajudado bastante. 

Irei testar agora e ver o resultado. Quanto ao dia 29 de fevereiro, não estou tendo esse problema, o calculo não esta contando esse dia a mais.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, ativo. Nela tem cadastrado vários itens. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que este item está ativo no sistema. Por exemplo: 1, casa, S 2, mesa, S 3, cama, S 4, moto S 5, rádio O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, mesa, moto 2, mesa, casa, cama 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela produtos da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "mesa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "produtos" que contenham a palavra "mesa". Até aqui tudo bem eu consigo listar. Estou fazendo assim: <?php $item = "mesa" $sql = mysqli_query($conn, "SELECT * FROM produtos WHERE item1 LIKE '$item' OR item2 LIKE '$item' OR item3 LIKE '$item' LIMIT 10"); while($aux = mysqli_fetch_assoc($sql)) { $id = $aux["id"]; $item1 = $aux["item1"]; $item2 = $aux["item2"]; $item3 = $aux["item3"]; echo $id . " - " . $item1 . ", " . $item2 . ", " $item3 . "<br>"; } ?> O problema é que está listando todos os registros que contém o item mesa. Eu preciso que o php verifique os demais item e me liste somente os registro em que todos os registros estejam ativos no sistema. No exemplo acima ele não deveria listar o registro 3. pois nesse registro contém o item "radio" e este item não está ativo no sistema. Ou seja, o registro "radio" na tabela itens não possui um "S" na coluna "ativo". Alguém sabe como resolver isso?
    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.