Jump to content
  • 0
Marcos Silvestre

Linguagem C - imprimir matriz na tela

Question

No enunciado pedia : 5. Faça um programa que leia do usuário 2 matrizes 4 × 4 e a seguir calcule e escreva na tela o resultado do produto (matricial) entre as mesmas. Dadas duas matrizes Am×n e Bn×p, o produto entre ambas é dado pela matriz Cm×p = A·B   

Deu tudo certo o programa mas na hora de mostrar a matriz C os valores ficam tudo alinhado como colocaria para aparecer em 4 linhas e 4 colunas ?

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main()
{
    float A[4][4],B[4][4],C[4][4];
    int i,j,k,l,resultado = 0;
    for(i = 0;i < 4;i++){
        for(j = 0;j < 4;j++){
            printf("A[%d][%d] = ",i+1,j+1);
            scanf("%f",&A[j]);
        }
    }
    for(i = 0;i < 4;i++){
        for(j = 0;j < 4;j++){
            printf("B[%d][%d] = ",i+1,j+1);
            scanf("%f",&B[j]);
        }
    }
    for(k = 0;k < 4;k++){
        for(l = 0;l < 4;l++){
            resultado = 0;
            for(i = 0;i < 4;i++){
                resultado = resultado + A[k]*B[l];
            }
            C[k][l] = resultado;
            }
    }
    printf("\nMatriz C = A x B \n");
    for(i = 0;i < 4;i++){
        for(j = 0;j < 4;j++)
            printf("%.2f ", C[j]);
    }
    printf("\n");
    return 0;
}

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

Tenta assim:

for(i=0;i<4;i++){
                  printf("| ");
                  for(k=0;k<4;k++){
						printf("matriz[i][k] ");
					}
					printf(" |");
}

OBS: Só no meu código troca as variáveis, que não devem ser as mesmas que as tuas.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Josues
      Bom dia!
      Gostaria de uma auxilio sobre concatenação de números inteiros em uma matriz bidimensional,
      estou fazendo um trabalho da faculdade e me deparei com essa barreira.
      No programa deve conter duas matrizes de entrada e uma de matriz que vai receber os valores concatenados das duas.
      A matriz é 1 por 2
      L = 1 e C = 2
      no resultado que será mostrado é ex:
      matriz 1 [0][0]: 1
      matriz 1 [0][1]: 1
      Matriz 2 [0][0]: 1
      Matriz 2 [0][1]: 0

Matriz Resultado:
      11            10
      11            10

tem como fazer essa com catenação com inteiros? estou no segundo semestre da faculdade é e uma atividade avaliativa..

• By P4870
      Sou estudante do 1º Ano do curso técnico em Informática do IFSP, e preciso de ajuda para fazer esse Algoritmo usando o visuAlg.

01) Levando em consideração o início dos sistemas de informatização as informações eram armazenadas em arquivo do tipo texto. Analisando internamente estes arquivos pode-se notar que nada mais são do que matrizes, pois cada coluna representava um campo e cada linha uma tupla.

Partindo desta informação construa uma matriz para armazenar o RA, CPF e um código para 40 alunos (no CPF digitar somente os números) e uma matriz que guardará 4 notas de 40 alunos e seus respectivos códigos, criando assim um tipo de relacionamento entre as duas matrizes. O primeiro CPF da matriz 1 representa o aluno que possui as 4 notas da primeira posição da segunda matriz. Após o preenchimento de todos os dados das 2 matrizes você deverá perguntar qual o tipo de consulta deverá ser realizada (1-RA, 2-CPF e 3-Código) se for escolhido a opção 1 deve ser solicitado o RA e pesquisar o mesmo na matriz e mostrar o RA, as 4 notas e a média das 4 notas do aluno, se a opção for 2 você deverá solicitar o CPF e também mostrar o CPF, as 4 notas e a média das 4 notas do aluno e se a opção for 3 você deverá solicitar o CÓDIGO e também mostrar o Código, as 4 notas e a média das 4 notas do aluno. Em ambas as consultas deve ser mostrado a situação do aluno (Aprovado quando a média for no mínimo 6; Recuperação quando a média for no mínimo 4 e não chegar a 6; e Reprovado se a média for inferior a 4).

Ao mostrar cada resultado o sistema deve pedir se o usuário deseja fazer uma nova pesquisa.

Caso deseje deve digitar S(SIM) para continuar ou N(NÃO) para finalizar.
    • By pachecok
      Estou iniciando em programação e tenho um trabalho em C que devo:

Construir um programa que leia uma matriz 7x7 de inteiros.
      Após a leitura, calcular o somatório apenas dos elementos abaixo destacados da matriz lida.
      Mostre, os elementos destacados e o somatório.

A soma deve ser entre as posições da matriz refentes a imagem em anexo. 
      É esta a dificuldade que eu encontrei, não sei os passos para realizar esta soma em específico então provavelmente a minha tentativa abaixo foi bizarra. 

Alguém poderia me ajudar? Agradeço desde já. 

#include<stdio.h> #include<conio.h> #define linha 7 #define coluna 7 int main (void ) { int i, j, matriz[linha][coluna], result, soma; printf ("\nDigite valor para os elementos da matriz\n\n"); for ( i=0; i<linha; i++ ){ for ( j=0; j<coluna; j++ ){ printf ("\nElemento[%d][%d] = ", i, j); scanf ("%d", &matriz[ i ][ j ]); } } for ( i=0; i<linha; i++ ){ for ( j=0; j<coluna; j++ ){ printf ("%i", matriz[i][j]); } printf("\n"); } for ( i=0; i<linha; i++ ){ for ( j=0; j<coluna; j++ ){ result=result+matriz[i][j]; } } for ( i=0; i<linha; i++ ){ for ( j=0; j<coluna; j++ ){ soma=soma+matriz[3][3]+matriz[4][2]+matriz[4][3]+matriz[4][4]+matriz[5][1]+matriz[5][2]+matriz[5][3]+matriz[5][4]+matriz[5][5]+matriz[6][0]+matriz[6][1]+matriz[6][2]+matriz[6][3]+matriz[6][4]+matriz[6][5]+matriz[6][6]; } } printf("\n\nA soma de todos valores da matriz: %d\n", result); printf("\n\nA soma dos valores solicitados: %d\n", soma); }  

• By Hashira do Vento
      O exercício pede o que eu faça um código com uma matriz, onde eu peça uma linha qualquer ao usuário, e nela será feito a soma ou média dos elementos contidos.
      O problema é na hora da decisão do usuário na hora de escolher entre média ou soma, escrevendo a letra inicial de uma dessa palavras em maiúsculo. O "If" simplesmente não funciona, e eu acho que seja essa minha dificuldade, pois quando tirei o if, a soma funcionou normalmente (com o código atual a soma fica igual a zero no printf final). E sim, eu pesquisei a fundo sobre o tipo char, mas mesmo assim não consegui resposta alguma para a solução do meu problema :/
      Segue o código:
      Obs: Claramente, o meu código não está terminado (ainda falta pôr a parte da média), a partir do momento em que eu solucionar esse problema principal, creio que conseguirei finalizá-lo sem mais contratempos.

#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale> int main (void){ setlocale (LC_ALL, "Portuguese"); float M [2][2], media; int lin, x, soma1, soma2; char op[5]; printf ("Preencha a matriz: \n"); for (int l = 0; l<2; l++) { //linha for (int c = 0; c<2; c++ ) { //coluna scanf ("%f", &M[l][c]); } } printf ("Que operação você quer? S ou M?\n"); //Entrada do char, escolha da operação scanf ("%s", op); printf ("Em qual linha da matriz a operação deve ser realizada?\n"); scanf ("%d", &x); for (int l = x; l==x; l++) { for (int c = 0; c<2; c++ ){ printf ("%f \n", M[l][c]);//só mostrando os numeros da linha (ignore) if (op=="S") //tenho quase certeza que o problema se encontra aqui soma1= M[l][c]+soma1; } } printf ("O resultado da soma deu %d", soma1); //e na hora de mostrar a soma, ela sempre aparece como zero }
    • By JoaoV-26
      olá,

Eu preciso fazer uma matriz 7x7 que imprima caractere 'x' e 'o' porém o x precisar ser nas duas diagonais, fazer a matriz e imprimir o x em uma diagonal eu consegui porém não estou conseguindo de jeito nenhum imprimir na outra diagonal, a matriz precisa sair assim: 

x o o o o o x
      o x o o o x o
      o o x o x o o 
      o o o x o o o
      o o x o x o o
      o x o o o x o
      x o o o o o x

a minha está saindo assim (foto em anexo)

Meu código:

#include<stdio.h> int main(){          int i, j;     char str[2]="x", str1[2]="o";                for(i=1; i<=7; i++){         for(j=1;j<=7; j++)              if(i+j == 7+1){                      printf("%s", str);                      }else                      printf("%s", str1);                      printf("\n");          }      } Alguém pode me ajudar, como faço para outra diagonal sair 'x' também ?????

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.