Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

felipesneiva

Dica de Desenvolvimento Relacional

Recommended Posts

Salve galera bom dia,

 

Estou estudando e fazendo alguns CRUDs para aprender em diversas linguagens (php e java) e maneiras de desenvolvimento. Me surgiu uma dúvida quanto a banco de dados relacional.

Ao desenvolver um sistema de gestão empresarial ERP, gostaria de saber qual é a melhor forma de fazer o relacionamento de tabelas como cliente, fornecedor, empresa etc... ao invés de ter uma tabela para cada entidade. Ex:

 

A tabela Parceiro tem todas as informações de pessoa, tais como nome, cpf, cnpj, dtnascimento etc..

A tabela Cliente tem todas as informações de cliente exclusivas, e está relacionada ao parceiro. Sendo assim o CRUD tem q gravar nas duas tabelas de uma vez só.

A tabela Funcionário tem todas as informações de funcionário tais como dtcontratação, pis, ctps etc...

Sendo assim, o CRUD de cliente terá de gravar as 2 tabelas ao mesmo tempo, uma com a chave estrangeira da outra. Ex: ParceiroCodigo:1,Parceironome:Cliente exemplo; ClienteCodigo:1, ClienteDtAberturadaLoja;

 

OU

 

Criar uma tabela para cada entidade, com todos os dados independente se estão repetidos ou não..Exemplo:

A tabela cliente possui todos os dados padrão tais como nome, cnpj, dt nascimento e os dados referente apenas a cliente etc...

A tabela funcionario possui todos os dados padrão tais como nome, cnpj, dtnascimento etc..

Desta forma o CRUD iria gravar apenas 1 tabela para cada situação. ClienteNome: Cliente exemplo, ClienteDtAbertura, etc.

 

Obviamente existirá relacionamento com outras tabelas, como por exemplo tabela de UF, Cidades, Localidade, porém será feito com chave estrangeira e gravará apenas em uma tabela no CRUD.

 

Estaria errado fazer de alguma dessas formas? Qual a melhor maneira de se fazer? Qual a desvantagem de utilizar a menos indicada?

 

Muito obrigado, bom dia a todos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por cesarhtc
      Boa noite, estou precisando copiar tabelas oracle, como são muitas tabelas só quero copiar somente aquelas que foram alteradas em seus registros ou estrutura no dia (diariamente).
       
      desde já agradeço.
    • Por Quencyjones79
      Olá a todos, sou novo na área de multimídia. Estou a seguir a um momento um ebook sobre a criação de uma base de dados e também a criação de tabelas. Mas quando vinculei as tabelas do banco de dados, no phpmyadmin me deu alguns erros. Fiz a correspondência da chave primária (artist_id da tabela Artist) com a artist_id da tabela Prints (chave estrangeira) e assim por diante. O problema é que ele não mostra minhas relações das tabelas e me dá uma mensagem de erro. Então, alguns de vocês poderiam me ajudar, por favor, a consertar esta situação. Eu serei grato. Cumprimentos.
       
      Ps .: Abaixo envio o arquivo Sql.
       
      Atentamente,

      José Moreira
      -- phpMyAdmin SQL Dump -- version 5.0.2 -- https://www.phpmyadmin.net/ -- -- Host: 127.0.0.1 -- Generation Time: Jan 07, 2021 at 08:49 PM -- Server version: 10.4.14-MariaDB -- PHP Version: 7.2.33 SET SQL_MODE = "NO_AUTO_VALUE_ON_ZERO"; START TRANSACTION; SET time_zone = "+00:00"; /*!40101 SET @OLD_CHARACTER_SET_CLIENT=@@CHARACTER_SET_CLIENT */; /*!40101 SET @OLD_CHARACTER_SET_RESULTS=@@CHARACTER_SET_RESULTS */; /*!40101 SET @OLD_COLLATION_CONNECTION=@@COLLATION_CONNECTION */; /*!40101 SET NAMES utf8mb4 */; -- -- Database: `ecommerce` -- -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `artists` -- CREATE TABLE `artists` ( `artist_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL, `first_name` varchar(20) DEFAULT NULL, `middle_name` varchar(20) DEFAULT NULL, `last_name` varchar(40) NOT NULL ) ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=utf8mb4; -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `customers` -- CREATE TABLE `customers` ( `customer_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL, `email` varchar(60) NOT NULL, `pass` char(40) NOT NULL ) ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=utf8mb4; -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `orders` -- CREATE TABLE `orders` ( `order_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL, `customer_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL, `total` decimal(10,2) UNSIGNED NOT NULL, `order_date` timestamp NOT NULL DEFAULT current_timestamp() ON UPDATE current_timestamp() ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=utf8mb4; -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `order_contents` -- CREATE TABLE `order_contents` ( `oc_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL, `order_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL, `print_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL, `quantity` tinyint(3) UNSIGNED NOT NULL DEFAULT 1, `price` decimal(6,2) UNSIGNED NOT NULL, `ship_date` datetime DEFAULT NULL ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=utf8mb4; -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `prints` -- CREATE TABLE `prints` ( `print_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL, `artist_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL, `print_name` varchar(60) NOT NULL, `price` decimal(6,2) UNSIGNED NOT NULL, `size` varchar(60) DEFAULT NULL, `description` varchar(255) DEFAULT NULL, `image_name` varchar(60) NOT NULL ) ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=utf8mb4; -- -- Indexes for dumped tables -- -- -- Indexes for table `artists` -- ALTER TABLE `artists` ADD PRIMARY KEY (`artist_id`), ADD UNIQUE KEY `full_name` (`last_name`,`first_name`,`middle_name`); -- -- Indexes for table `customers` -- ALTER TABLE `customers` ADD PRIMARY KEY (`customer_id`), ADD UNIQUE KEY `email` (`email`), ADD KEY `login` (`email`,`pass`); -- -- Indexes for table `orders` -- ALTER TABLE `orders` ADD PRIMARY KEY (`order_id`), ADD KEY `customer_id` (`customer_id`), ADD KEY `order_date` (`order_date`); -- -- Indexes for table `order_contents` -- ALTER TABLE `order_contents` ADD PRIMARY KEY (`oc_id`), ADD KEY `order_id` (`order_id`), ADD KEY `print_id` (`print_id`), ADD KEY `ship_date` (`ship_date`); -- -- Indexes for table `prints` -- ALTER TABLE `prints` ADD PRIMARY KEY (`print_id`), ADD KEY `artist_id` (`artist_id`), ADD KEY `print_name` (`print_name`), ADD KEY `price` (`price`); -- -- AUTO_INCREMENT for dumped tables -- -- -- AUTO_INCREMENT for table `artists` -- ALTER TABLE `artists` MODIFY `artist_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT; -- -- AUTO_INCREMENT for table `customers` -- ALTER TABLE `customers` MODIFY `customer_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT; -- -- AUTO_INCREMENT for table `orders` -- ALTER TABLE `orders` MODIFY `order_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT; -- -- AUTO_INCREMENT for table `order_contents` -- ALTER TABLE `order_contents` MODIFY `oc_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT; -- -- AUTO_INCREMENT for table `prints` -- ALTER TABLE `prints` MODIFY `print_id` int(10) UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT; COMMIT; /*!40101 SET CHARACTER_SET_CLIENT=@OLD_CHARACTER_SET_CLIENT */; /*!40101 SET CHARACTER_SET_RESULTS=@OLD_CHARACTER_SET_RESULTS */; /*!40101 SET COLLATION_CONNECTION=@OLD_COLLATION_CONNECTION */;
       

    • Por Rogério Orlando
      Na SQL abaixo, quando consulto as tabelas, os registros se repetem, apresentando mais do que realmente existem.
      Alguém pode auxiliar no que está errado ou o que falta para que a select retorne apenas um registro para cada documento?
      Esclareço que todas as tabelas tem um campo "documento", porém ele não é chave e no retorno trouxe todos os campos de todas as tabelas e não apenas as dá SQL:
       
       
      select so01.documento,so01.digito,so01.nome,so01.regional,so01.situacao,so01.observacao,so01.n_spprev,so01.averbacao, so02.endereco, so02.numero, so02.bairro,so02.cidade,so02.cep,so02.estado,so02.aniversario, so03.rg, so03.cpf, so03.email, so04.estado_civil, so04.agencia,so04.dg_agencia,so04.conta,so04.dg_conta,so04.banco,so04.ddd,so04.telefone,so04.nascimento, so04.admissao,so04.demissao_seg,so04.admor,so04.ddd_cel,so04.celular from so03 inner join so01 ON so01.documento= so03.documento inner join so02 ON so02.documento= so03.documento inner join so04 ON so04.documento=so03.documento where so01.documento="68" and so01.digito="0"  
       
    • Por brunopeople
      Eu estou fazendo um projeto de CRUD consumindo uma API Restfull com banco de dados mongoDB para uma teste de vaga de emprego, eu fiz a aplicação e ela roda sem erros nenhum, porém ao adicionar o registro do post ele não está adicionando o registro no banco de dados? Eu não consegui realmente encontrar o erro do por que isto está acontencendo ou por que? eu gostaria muito de alguém me ajudasse. 
       
      https://github.com/brunopeople/Teste-RedFox-Full-Stack
    • Por Rui PG
      Olá Amigos!
      Por favor, vocês poderiam me ajudar em uma questão, sou muito novo em desenvolvimento e acabei pegando o barco andando aqui na empresa :) rs.
       
      NECESSIDADE
       
      - Carregar os dados que vem da procedure "Proc_Lista" nas colunas que foram criadas manualmente no Datagrid.
      - Ao clicar no checkbox, da coluna “Selecionar”, de qualquer linha do Datagrid, os dados da linha devem ser apresentados nos campos do Form (TextBox e Combobox).
      - Ao desmar o checkbox da linha selecionada no Datagrid, os dados devem ser limpos do Form.
       
      O que eu tentei fazer
       
       
      Quando executo o programa o sistema está criando os campos automaticamente dentro do datagrid e deveria carregar dentro de cada coluna que foi criada.

      Resultado que está dando errado, quando carrego os dados no datagrid.
      O código está substituindo os meus campos que terminam com o (X), nesse caso preciso que as informações carreguem dentro dos campos terminados em (X) na qual eu criei manualmente, porém respeitando as camadas do projeto na qual descrevi abaixo.
      (Print do form em execução)

       
      CAMADA DE DADOS
      - Lista os Dados para o DataGrid
              public DataTable MostrarVisita(int CODALUNO)
              {
                  comando.Connection = conexao.Conectar();
                  comando.CommandText = "Proc_Lista_FollowupDetalheVisita";
                  comando.CommandType = CommandType.StoredProcedure;
                  comando.Parameters.AddWithValue("@CODALUNO", CODALUNO);
                  leer = comando.ExecuteReader();
                  tabela.Load(leer);
                  conexao.Desconectar();
                  return tabela;
              }//fim do bloco
       
      CAMADA DE NEGOCIOS
      public DataTable MostrarFollowupGeral(string CODALUNO)
              {
                 DataTable tabela = new DataTable();
          tabela = objetoFollowupGeral.MostrarVisita(Convert.ToInt32(CODALUNO));
                 return tabela;
              }
       
      CAMADA DO USUARIO
              private void MostrarFollowupVisita()
              {
       
                  dtgVisita.Columns.Clear
                  var columnCheck = new DataGridViewCheckBoxColumn();
                  columnCheck.HeaderText = "[x]";
                  this.dtgVisita.Columns.Add(columnCheck);
       
                 
                  var varCodAlunoII = txtCodAluno.Text;
      FollowupGeralModel objectInterno = new FollowupGeralModel();               dtgVisita.DataSource = objectInterno.MostrarFollowupGeral(varCodAlunoII.ToString());
                  dtgVisita.Columns[1].Visible = false;
                  txtTotalLinhaDataGrid.Text = dtgVisita.RowCount.ToString();
              }
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.