Jump to content
  • 0
joaowall

Modelagem Banco de Dados

Question

Bom dia, 

Estou desenvolvendo um sistema e estou com uma dúvida na modelagem.

Tenho uma tabela chamada "Empresa" e preciso armazenar X parâmetros diferentes para cada empresa. Futuramente pode ser que mais parâmetros sejam adicionados.

Se criar uma tabela somente com os parametros, ela vai ficar com vários campos. Já se criar uma tabela associativa, terei perda de performance.

Qual é a melhor forma de modelar?

A)

----EMPRESA----
#id (integer)
nome (varchar)
cnpj (varchar)
...

----PARAMETROS----
#id (integer)
@empresas_id
param1 (integer)
param2 (double)
param3 (varchar)
param4 (boolean)
param5 (boolean)
...

B)

----EMPRESA----
#id (integer)
nome (varchar)
cnpj (varchar)
...

----PARAMETROS----
#id (integer)
nome (varchar)

----EMPRESA_PARAMETROS----
#@empresas_id
#@parametros_id
valor (varchar) ->armazena um valor para cada parametro

C) Outra. Qual?

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By tatysouzac
      Minha view:
      <div>                            
                                          <form method="post" action="http://localhost/integradorcode/index.php/welcome/validar">
                                          EMAIL: <input type="text" name="email"  /> <br><br>
                                          SENHA:  <input type="password" name="senha"/> <br><br><br><br>
                                          <input class="myButton" type="submit" value="Entrar"/> <br><br>
                                          </form>
                                          <a href="Cadastro.php" class="myButton">Cadastrar</a><br><br>
                                          <a href="#" class="myButton">Esqueceu sua senha?</a>
               </div>

Controller:

public function validar(){
              //var_dump($_POST);
              $this->load->model("Cadastro_model");
              $result = $this->Cadastro_model->validar($_POST["email"],md5($_POST["senha"]));
              var_dump($result);
          }

Model:

function validar($email, $senha){
              return $this->db->query("SELECT * FROM `cadastro_clientes` WHERE email_cliente = '{$email}'  AND senha_cliente = '{$senha}' AND status = 1 LIMIT 1")->result_array();
          }

Não da nenhuma mensagem de erro mas coloco senha e login certos do meu bd e o return não retorna nada array 0 
    • By Patricia_W
      Olá!

Estou precisando armazenar endereços (completos.. cep, logradouro, numero, cidade, estado..) do Brasil mas também do exterior.
      Como a estrutura de endereçamento é diferente de um país para o outro, como poderia ser feita uma modelagem que armazenasse estes dados sem que fosse necessário criar um conjunto para dados nacionais e outro para dados internacionais?

Obrigada =)
    • By LucasDXP
      Olá. Estou desenvolvendo uma atividade escola em que devo escrever uma Sql.
      A atividade pede para que criemos uma Tabela chamada Funcionário, contendo um auto_increment que inicia do 1, as colunas nome, sexo e data de nascimento. É pedido para que preenchamos a tabela com 10 registros. Após isso, pede-se que adicionemos na tabela a coluna nome do pai, através do comando alter table, e adicionemos 10 nomes de pais aos respectivos 10 registros pedidos posteriormente. Gostaria de saber como realizar esse processo, que não estou conseguindo.

Fiz isso, mas não deu certo.

create table Funcionario(

idFuncionario int not null primary key auto_increment,
          nome varchar(50),
          sexo set('M', 'F'),
          dataNasc date

)auto_increment = 1;

insert into Funcionario(nome, sexo, dataNasc) values ("Jorge Gama", 'M', "2000-12-24"), ("Maria Santos", 'F', "2000-11-14"), 
      ("Jady Piva", 'F', "2001-01-04",), ("Mara Levi", 'F', "1998-10-02"), ("João Levi", 'M', "1995-05-24"), ("Rafaela Paiva", 'F', "1990-04-19"),
      ("Joana Santana", 'F', "1992-09-20"), ("Marco Santos", 'M', "2001-07-12"), ("Jonas Esticado", 'M', "2000-10-14"), 
      ("Kaique Novaes", 'M', "1991-11-11");

alter table Funcionario add column nome_pai varchar(80) after sexo;

insert into Funcionario(nome_pai) values ("Paulo Gama"), ("Levi Santos"), ("Inácio Piva"), ("Marcos Levi"), ("Pedro Levi"), ("Jonas Paiva"), ("Lucas Santana"),
      ("Caio Santos"), ("João Esticado"), ("Thiago Novaes");

O objetivo da atividade é que eu adicione o nome dos pais aos respectivos registros já criados, ou seja, o Paulo Gama deve ser cadastrado como pai do Jorge Gama, de primary key igual a 1, e assim por diante.

Espero a ajuda de vocês, desde já obrigado.
    • By DoVaK
      Boa tarde,

Estamos desenvolvendo um software wms (controle de estoque) que inicialmente funcionará na nuvem.
      Por ser um sistema complexo e com enorme quantidade de dados, estamos pensando em criar um banco de dados separado para cada empresa (cliente).
      Teriamos um banco de dados nosso onde estariam centralizadas algumas informações importantes, tais como as informações de cada empresa, dados para pagamento e os códigos que referenciariam o banco de dados especifico de cada cliente nosso (para fazer o redirecionamento correto no login).
      Seguem as dúvidas:

- Esta seria uma boa forma de modelagem? 
       - Seria interessante ter o cadastro de todos os usuários no nosso banco de dados central ou deixar a tabela de usuários no banco de cada empresa?

OBS: o SGBD é o MySQL.

Obrigado pela ajuda.

Jonathan.
    • By Motta
      Segue uma dúvida quase exotérica que tenho :

Qual seria a melhor forma de Modelar um BI para refletir a evolução temporal de uma carteira de beneficiários (um Plano de saúde) por exemplo.

Para um ERP é simples mas BIs tendem a complicar este tipo de coisa pois beneficiários entrem e saem ao longo do tempo.

Alguém já passou por este problema ?

Que resolveu ?

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.