Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Renan Leite

PHP Queria entender o porquê, e quais linguagens de programação utilizar!

Recommended Posts

Fala galera, tranquilo? Vocês poderiam me ajudar nessas dúvidas por favor?

 

1º Estou com uma ideia de criar um site que ele terá um sistema de cadastro em 2 partes... A primeira será apenas com os dados básicos da pessoa e após uma aprovação, ela terá o direito de concluir o cadastro terminando de personalizar o perfil dela... ////// (Nesse caso a melhor linguagem de programação será PHP?)

2º A segunda dúvida vou explicar como um exemplo para ficar melhor:

       A pessoa se cadastra. ///// (Colocar um sistema de qualificação é feito com PHP?)      

 

3º Essa é minha dúvida principal: Eu já construi o site utilizando HTML e CSS... Está praticamento de jeito que eu quero o Layout. Mas não tem nada de interação com o usuário, não possui sistema de cadastro, o sistema de busca não está funcionando.... etc  

//// Como o PHP entrará nesse código?

Criando por exemplo um arquivo externo.php e conectando ao HTML igual eu faço com o CSS ? Ou

No próprio código HTML eu vou adicionar códigos em PHP ? Ou

Apagar todo código HTML e fazer tudo em PHP ? Ou

De que forma ? rs 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Renan.

 

Respondendo as primeiras perguntas de uma só vez: não existe a melhor linguagem, mas existem as linguagens que foram originalmente feitas para solucionar determinado problema.

 

O PHP por exemplo, foi originalmente criado pelo Rasmus Lerdorf, pois ele queria uma forma simples, rápida e eficiente de construir pequenos sites/páginas na web, que hoje em dia, conforme avançamos, podemos chamar de aplicações web. As soluções na época eram muito complicadas.

Estou te falando isso segundo as próprias palavras dele, que ouvi em uma palestra.

 

É fácil seguir o raciocínio nessa história e concluir que o PHP é voltado para a web, o que é uma verdade, mas não significa que ele não possa solucionar outros problemas. Eu mesmo criei e crio com certa frequência programas pequenos que rodam em terminal do GNU/Linux para facilitar meu dia-a-dia como desenvolvedor/usuário, que ao invés de ter escolhido shell script, python, C, ou outra linguagem, escolhi o PHP, por ter mais familiaridade.

 

Onde eu quero chegar com isso? Você pode abrir uma lata de sardinha com uma faca? Pode, só não é o ideal.

Mas dentro da web existem várias linguagens que dominam e que são preferidas, uma delas é certamente o PHP, então ele serve para o seu caso. Apesar disso, nada impede que você estude outras linguagens e escolha por si só qual melhor lhe atende.

 

Os exemplos que você citou podem ser feitos com o PHP sim.

 

Já para a última questão, sugiro que você procure por um curso completo de PHP (no Youtube tem diversos gratuitos) e acompanhe algum até o final.

 

Escrever códigos PHP é bastante simples. Basta que:

 

1 - Você instale um servidor web (geralmente e tradicionalmente o Apache, mas muitos preferem o Nginx), você instale o PHP, preferencialmente em uma versão mais recente, a partir do 7 está bom e um banco de dados (geralmente o MariaDb, antigo Mysql). Este último, apesar de opcional, mais cedo ou mais tarde você precisará dele.

Você pode instalar todos utilizando alguma ferramenta para isso. Se você está no Windows, tem dezenas: easyphp, xampp e vários outros.

 

2 - Sua página tenha a extensão .php (isso é variável de acordo com o seu servidor web, mas o padrão e via de regra é isso).

 

3 - Dentro você insere o HTML que quiser... e quando quiser que o PHP entre em ação, basta inserir seu código entre as tags <?php e ?>.

Um exemplo bobo (misturando HTML com PHP e fazendo um simples cálculo aritmético):

<div>2 + 2 = <?php echo 2 + 2; ?></div>

 

4 - O resto você precisa estudar para adequar às suas necessidades... As dúvidas surgirão em cada passo que você der.

 

Espero ter ajudado... até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, Matheus Tavares said:

Olá Renan.

 

Respondendo as primeiras perguntas de uma só vez: não existe a melhor linguagem, mas existem as linguagens que foram originalmente feitas para solucionar determinado problema.

 

O PHP por exemplo, foi originalmente criado pelo Rasmus Lerdorf, pois ele queria uma forma simples, rápida e eficiente de construir pequenos sites/páginas na web, que hoje em dia, conforme avançamos, podemos chamar de aplicações web. As soluções na época eram muito complicadas.

Estou te falando isso segundo as próprias palavras dele, que ouvi em uma palestra.

 

É fácil seguir o raciocínio nessa história e concluir que o PHP é voltado para a web, o que é uma verdade, mas não significa que ele não possa solucionar outros problemas. Eu mesmo criei e crio com certa frequência programas pequenos que rodam em terminal do GNU/Linux para facilitar meu dia-a-dia como desenvolvedor/usuário, que ao invés de ter escolhido shell script, python, C, ou outra linguagem, escolhi o PHP, por ter mais familiaridade.

 

Onde eu quero chegar com isso? Você pode abrir uma lata de sardinha com uma faca? Pode, só não é o ideal.

Mas dentro da web existem várias linguagens que dominam e que são preferidas, uma delas é certamente o PHP, então ele serve para o seu caso. Apesar disso, nada impede que você estude outras linguagens e escolha por si só qual melhor lhe atende.

 

Os exemplos que você citou podem ser feitos com o PHP sim.

 

Já para a última questão, sugiro que você procure por um curso completo de PHP (no Youtube tem diversos gratuitos) e acompanhe algum até o final.

 

Escrever códigos PHP é bastante simples. Basta que:

 

1 - Você instale um servidor web (geralmente e tradicionalmente o Apache, mas muitos preferem o Nginx), você instale o PHP, preferencialmente em uma versão mais recente, a partir do 7 está bom e um banco de dados (geralmente o MariaDb, antigo Mysql). Este último, apesar de opcional, mais cedo ou mais tarde você precisará dele.

Você pode instalar todos utilizando alguma ferramenta para isso. Se você está no Windows, tem dezenas: easyphp, xampp e vários outros.

 

2 - Sua página tenha a extensão .php (isso é variável de acordo com o seu servidor web, mas o padrão e via de regra é isso).

 

3 - Dentro você insere o HTML que quiser... e quando quiser que o PHP entre em ação, basta inserir seu código entre as tags <?php e ?>.

Um exemplo bobo (misturando HTML com PHP e fazendo um simples cálculo aritmético):


<div>2 + 2 = <?php echo 2 + 2; ?></div>

 

4 - O resto você precisa estudar para adequar às suas necessidades... As dúvidas surgirão em cada passo que você der.

 

Espero ter ajudado... até mais!

Pô, ajudou demais! Então eu posso pegar meu código que já está pronto em HTML e acrescentar os códigos em PHP utilzando as tags <?php ?> ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, Renan Leite disse:

Pô, ajudou demais! Então eu posso pegar meu código que já está pronto em HTML e acrescentar os códigos em PHP utilzando as tags <?php ?> ?

 

Sim, basicamente isso.

Só precisa rodar seu código através de um servidor web, como eu expliquei, e renomear seus arquivos para que eles tenham extensão .php.

 

Procure algum curso no youtube e qdo tiver dúvidas, poste aqui que te ajudamos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Matheus Tavares disse:

 

Sim, basicamente isso.

Só precisa rodar seu código através de um servidor web, como eu expliquei, e renomear seus arquivos para que eles tenham extensão .php.

 

Procure algum curso no youtube e qdo tiver dúvidas, poste aqui que te ajudamos.

@Renan Leite um dos cursos que existe no YouTube e do Gustavo Guanabara, dentre as linguagens que ele ensina tem o PHP. Abaixo os links abaixo do canal dele, e do curso PHP para iniciantes!(Cursos totalmente grátis)

Canal: https://www.youtube.com/user/cursosemvideo

Curso php para iniciantes: 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan,

 

Você que está começando siga a sugestão do Gleyson Abreu e visite o site do Gustavo Guanabara http://www.cursoemvideo.com/ você com certeza terá um embasamento para se nortear.

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Citar

interação com o usuário

Interação com o usuário é o javascript que faz, PHP faz comunicação só com o servidor, quando carrega uma página da web com código PHP, todo o código já foi carregado antes mesmo de abrir a página. Javascript = client side e PHP server side.

Se o que estiveres se referindo é algo orientado a eventos(interação quando o usuário clica, digita...) é o javascript que faz, PHP mais quando quer carregar dados e coisas do tipo. Mas 90% das ocasiões, precisa usar a ambos, poucos programadores conseguem fugir, conheço poucos que só usam uma das duas, sem nada da outra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Linguagem de programação eu gosto de dar o exemplo da comida.

 

Você pode comer tofu e se alimentar? Sim!

Você pode comer salada e se alimentar? Sim!

Você pode comer bacon e se alimentar? Sim!

 

Ou seja, indiferente da sua comida, você ficará alimentado assim como a linguagem de programação que indiferente dela, você terá seu formulario e site online.

 

Agora o que vai fazer com que você escolha comer tofu, salada ou bacon ou programar em php, asp, ruby, js, etc, vai depender do seu gosto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Quando eu tento fazer o login me mostra esse erro "Could not log you in."; Alguém sabe me ajudar a resolver esse problema no meu código?
      <?php require_once("core/init.php"); if (Input::exists()) { if (Token::check(Input::get("token"))) { $validate = new Validate(); $validation = $validate->check($_POST, array( "username" => array("required" => true), "password" => array("required" => true) )); if ($validation->passed()) { $user = new User(); $remember = (Input::get("remember")) === "on" ? true : false; $login = $user->login(Input::get("username"), Input::get("password"), $remember); if ($login) { Session::flash("home", "Welcome back!"); Redirect::to("index.php"); } else { echo "Could not log you in."; } } else { foreach ($validation->errors() as $error) { echo $error."<BR>"; } } } } ?> <form action="" method="POST"> <div class="field"> <label for="username">Username</label> <input type="text" name="username" id="username"> </div> <div class="field"> <label for="password">Password</label> <input type="password" name="password" id="password"> </div> <div class="field"> <label for="remember"> <input type="checkbox" name="remember" id="remember"> Remember me </label> </div> <input type="hidden" name="token" value="<?php echo Token::generate(); ?>"> <input type="submit" value="Log in"> </form>  
       
      Desde já obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.