Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jerri Dick

Sistema com múltiplos bancos de dados

Recommended Posts

Bom dia amigos, tenho um sistema na minha empresa, no qual, devido ao crescimento do sistema, e dos dados armazenados, pretendo dividir um pouco do trabalho em mais servidores, porém, gostaria de ajuda para realizar um cálculo que pretendo fazer para definir, através do código do cliente, em qual servidor seus dados estarão armazenados, inicialmente ientei utilizar um cálculo básico, como "cod_cliente%2", e outros cálculos semelhantes, mas todas as minhas alternativas esbarram no seguinte problema, Inicialmente vou separar estes dados em 16 bancos, com esta quantia, por exemplo, meu cliente com codigo = 1000 estaria armazenado no banco 8, utilizando como mod, o número da bancos que tenho disponível,  até ai tudo certo, mas futuramente, caso seja necessário expandir, o que eu espero, terei problemas, como no exemplo abaixo:

1000%16 = 8

1000%32 = 8

1000%64 = 40

1000%128 = 104

 

Ou seja, conforme forem aumentando o numero de servidores disponíveis, a indicação do servidor do cliente codigo 1000, em certo momento, acabaria sendo alterada.

 

Alguem sabe de alguma fórmula, ou cálculo que poderia realizar, para que esta identificação do banco do cliente fosse sempre a mesma, independente do numero de bancos que tenho disponível?

 

Desde já, agradeço qualquer atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para isso existem soluções próprias de balanceamento de dados, você quer que a aplicação faça uma coisa que ela não deve fazer, quem tem que gerir essa situação é o próprio SGBD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.