Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rui PG

Criar um form para Cadastrar o Banco de Dados e o servidor - Gereciamento de Alias.

Recommended Posts

Olá amigos!

 

Venho aqui neste forum com o maior respeito, sou novo em desenvolvimento e estou precisando de uma grande ajuda e orientação.

Como eu crio um form para cadastrar o banco de dados e o servidor para quando for instalar minha aplicação em outras estacoes de trabalho, eu tenha a opção de apontar onde o meu banco de dados está.

 

abaixo segue um resumo do que eu fiz e o que estou passando

 

Criei uma aplicação em VB.NET com uma strig de conexão com o meu banco de dados em SQL, que está definida no app.config

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>

<configuration>

    <configSections>

    </configSections>

    <connectionStrings>

        <add name="SYS_MANAGMENT_ERP.My.MySettings.BD_ERPConnectionString"

                    

            connectionString="Data Source=NOTEBOOK\SQLEXPRESS;Initial Catalog=BD_GESTAO;Integrated Security=True"

            

            providerName="System.Data.SqlClient" />

    </connectionStrings>

    <startup>

        <supportedRuntime version="v4.0" sku=".NETFramework,Version=v4.5" />

    </startup>

</configuration>

 

Para todos os formulários da minha aplicação criei diversas public sub para carregar os dados do banco no Datagrid, combobox, form_load da minha aplicação.... Até ai, está tudo funcionando muito bem, veja um pequeno trecho do código que está em cada form.

Imports System.Data

Imports System.Data.SqlClient

Imports System.IO

Imports MetroFramework.Forms

 

Public Class FormCadastroClientes

 

 

    Dim Strcon As String = My.Settings.BD_ERPConnectionString.ToString

    Dim conn As SqlConnection

    Dim cmd As SqlCommand

    Dim da As SqlDataAdapter

 

    Public Sub loadData()

        conn = New SqlConnection(Strcon)

        conn.Open()

        Dim str As String = "SELECT

                            IDCLIENTE AS [Id Cliente],

                            NOMERAZAO AS [Nome do Cliente]

                            FROM

                                   CLIENTES

                            ORDER BY

                                   NOMERAZAO ASC"

        da = New SqlDataAdapter(str, conn)

        Dim ds As New DataSet

 

        da.Fill(ds, "CLIENTES")

        dgvAgenda.DataSource = ds.Tables("CLIENTES")

 

        da.Dispose()

        conn.Close()

 

    End Sub

End Class

 

 

 

Ao final, criei um executável da minha aplicação no visual studio no nas propriedades do meu projeto à publish à publish wizard

Agora, tenho que instalar essa aplicação em todas as maquinas da empresa e fazer a conexão com o banco de dados que está em um servidor dedicado chamado “DATA_SERVER”.

O Meu maior problema é, eu não sei desenvolver uma tela para definir a conexão com o banco de dados para que todas as estações possam ser configuradas o caminho para o banco de dados. Dessa forma não precisarei deixar a string de conexão com o servidor fixada no meu código, mesmo porque, fiz um teste e eu só consigo conectar apenas uma estação no banco, quando eu instalo a aplicação em outra máquina ela dá esse erro:

 

image.png.ac2a60cd01982a6efa51e665060c8c1a.png

 

Bom... por favor, me ajude, como eu consigo criar uma aplicação na qual eu tenho um form para definir o alias do meu banco de dados, para quando o usuário for se conectar, defina apenas uma vez o alias de conexão e tenha acesso ao sistema, tipo igual a TOTVS como o print abaixo:

ideia.jpg.0485e6bbcb6b79894988bf977cc2dd28.jpg

 

Então os dados da conexão já fica salva para o usuário e dessa forma eu não venho a ter problema com conexão de banco de dados, pois se também o servidor mudar, terei que gerar um novo exe pois o nome do servidor está definida na minha string de conexão.

Alguém tem algum videio, tutorial que ensina passo a passo como desenvolver e deixar salvo os dados do alias ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem algo que não entendi muito bem. Todas as máquinas que forem usar sua aplicação vou conectar no mesmo banco de dados (mesmo servidor) certo ? Se for desta forma basta você definir na sua conexão um servidor sql server que todas as máquinas tenha acesso.

 

Você realmente precisa de uma tela pra definir a conexão com o banco ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Quitelab, muito obrigado pelo retorno.

 

Sim.. toas as estacoes vão utilizar o acesso ao mesmo servidor onde estará o banco de dados.

 

Preciso desenvolver um form para definir o alias de conexão e banco de dados, pois caso o servidor mude, os usuários definam apenas o servidor e o alias.

 

ok?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Rui,


Não sei se isso realmente possa te ajudar mas no meu sistema para ficar mais facil para trabalhar em casa e no trabalho, eu deixei um dropdown list com as opções  de "trabalho" e "home" ao acessar o sistema eu seleciono se no drop a opção, no codigo é bem simples, eu verifico qual opção esta selecionar e dependendo da opção eu seto a conexão que será utilizada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rafael, muito obrigado pela atenção.

Conseguei resolver o problema, irei postar abaixo os passo a passo, para que outras pessoas que estejam com o mesmo problema possam resolver.

 

- No Settings do meu Projeto criei duas string de conexão:

ConexaãoBanco --> Type: String --> Scope: User --> Value: deixei em branco

NomeDoBanco --> Type: String --> Scope: User --> Value: deixei em branco

 

- Criei um "Module" no meu projeto, com o código abaixo, e concatenei as strings do settings 

Imports System.Data
Imports System.Data.SqlClient

Module modConexao
    Public Function GetConnection() As SqlConnection

        Dim sql As String = "Data Source=" & My.Settings.ConexaoBanco & ";Initial Catalog=" & My.Settings.NomeDoBanco & ";User ID=sa;Password=masterkey"
        'Dim sql As String = "Data Source=NOTEBOOK\SQLEXPRESS;Initial Catalog=BD_ERP;Integrated Security=True"
        'Dim sql As String = "Data Source=MARC_SERVER;Initial Catalog=BD_ERP;Integrated Security=True"
        Return New SqlConnection(sql)

    End Function

 

- Em todas os Form do meu projeto eu chamo a conexão com a seguinte estrutura:

 

 Using conn As SqlConnection = GetConnection()

            Try
                conn.Open()
               

<< seu codigo aqui >>

 

            Catch ex As Exception
                MsgBox(ex.Message)
            Finally
                da.Dispose()
                If conn IsNot Nothing AndAlso conn.State = ConnectionState.Open Then
                    conn.Close()
                End If
            End Try

        End Using

 

- Criei um formulário para que o usuário Digite o nome do Servidor ou IP da maquina onde está o banco de dados e, em seguida o nome do banco de dados.

 

Public Class FormConectaBancoDeDados
    Private Sub Button1_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button1.Click

        Dim open As New OpenFileDialog

        If open.ShowDialog = Windows.Forms.DialogResult.OK Then
            txtCaminho.Text = open.FileName
        End If

    End Sub

    Private Sub Button2_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button2.Click
        Application.Exit()

    End Sub

    Private Sub Button3_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button3.Click

        Try
            If txtCaminho.Text = "" Then
                MsgBox("Por favor digite corretamente o caminho do servidor onde está o banco de dados")
                Exit Sub

            End If

            My.Settings.ConexaoBanco = txtCaminho.Text
            My.Settings.NomeDoBanco = txtNomeDoBanco.Text
            My.Settings.Save()
            My.Settings.Reload()


        Catch ex As Exception
            MsgBox(ex.Message)

        Finally

            Me.Dispose()
            Form1.ShowDialog()
        End Try

    End Sub

 

 
 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por luiz monteiro
      Bom dia!
       
      A questão é a seguinte, tenho o seguinte form 
       
      <form onsubmit="return false;" action="./busca.php" method="post" name="buscar" id="buscar">
       
                 <input type="text" name="texto">
       
                <button>Executa</button>
       
      </form>
       
      Que está funcionando perfeitamente com a seguinte estrutura do script abaixo
       
        var form = document.getElementById('buscar');
       
        form.addEventListener('submit', function(e)
        {
            e.preventDefault();
       });
       
       
      O que preciso, é saber como submeter esse mesmo formulário ao clicar em button fora do form sem modificar esse script?
       
      <button id="fora_do_form">Submeter o form</button>
       
       
      Agradeço desde já!
       
       
    • Por GOD
      Quero pegar o dado:
      CHEGADA e SAÍDA do form 1 e colocar para ser exibido no campo;
      DATAS DA ESTADIA no form 2.
      e
      ADULTO E CRIANÇA também do form 1 para o form 2
      Como faço isso sem utilizar banco de dado. Se possível somente com html, css. E se não for possível pode entrar o Javascript ou como possível for. 
       
      Desde já agradeço. 
       
       
      Form 1
       
       
      <!DOCTYPE html> <html> <head> <!---------------------------------- FORMULARIO 1 ------------------------------------------------> <form class="reserva-form" action="" method="post"> <fieldset class="fiesdeset"> <div class="reserva-form-chegada"> <label class="reserva-form-chegada-label">Chegada ↴</label> <br /> <input type="date" /> </div> <div class="reserva-form-saida"> <label class="reserva-form-saida-label">Saida ↴</label> <br /> <input type="date" /> </div> <div class="reserva-form-adulto"> <label class="inicio" style="margin: 0">Adultos</label> <select name="ad" id="adultos"> <option value="1" selected="">1</option> <option value="2">2</option> <option value="3">3</option> <option value="4">4</option> <option value="5">5</option> </select> </div> <div class="reserva-form-crianca"> <label class="inicio" style="margin: 0">Crianças</label> <select name="ch" id="nCrianca"> <option value="0" selected="selected">0</option> <option value="1">1</option> <option value="2">2</option> <option value="3">3</option> </select> </div> <div class="reserva-form-pesquisar"> <button type="submit" class="botao-pesquisar type=" submit" id="bt-pesquisa" data-enabled="enabled"> Pesquisar </button> </div> <div class="reserva-form-check-in"> <a href="form-cadastro.html" class="botao-checkin" target="_blank">Pré-checkin</a> </div> </fieldset> </form> </body> </html>  
       
      Form 2
       
       
      <!DOCTYPE html> <html> <head> <!------------------------------ FORMULARIO 2 ---------------------------------------------------> <form class="reserva-form" action="" method="post"> <fieldset class="fiesdeset"> <div class="reserva-form-estadia"> <label class="reserva-form-estadia-label">DATAS DA ESTADIA ↴</label> <br /> <input type="text" name="estadia" value="10/06/2022 - 10/07/2022" /> </div> <div class="reserva-form-quarto"> <label class="reserva-form-quarto-label">   QUARTOS E HÓSPEDES ↴</label> <br> <label class="inicio">  Nº de Quartos</label> <select name="ad" id="quarto"> <option value="1" selected="">1</option> <option value="2">2</option> <option value="3">3</option> <option value="4">4</option> <option value="5">5</option> </select> </div> <div class="reserva-form-adulto"> <label class="inicio">Adultos</label> <select name="ad" id="adultos"> <option value="1" selected="">1</option> <option value="2">2</option> <option value="3">3</option> <option value="4">4</option> <option value="5">5</option> <option value="6">6</option> <option value="7">7</option> <option value="8">8</option> <option value="9">9</option> <option value="10">10</option> </select> </div> <div class="reserva-form-crianca"> <label class="inicio" style="margin: 0">Crianças</label> <select name="ch" id="nCrianca"> <option value="0" selected="selected">0</option> <option value="1">1</option> <option value="2">2</option> <option value="3">3</option> </select> </div> <div class="reserva-form-crianca"> <label class="inicio">&nbsp Nº de Crianças 0 aos 12 Anos</label> <select name="ch" id="nCrianca"> <option value="0" selected="selected">0</option> <option value="1">1</option> <option value="2">2</option> <option value="3">3</option> <option value="4">4</option> <option value="5">5</option> <option value="6">6</option> <option value="7">7</option> <option value="8">8</option> <option value="9">9</option> <option value="10">10</option> </select> </div> <div class="reserva-form-pesquisar"> <button type="submit" class="botao-pesquisar type=" submit" id="bt-pesquisa" data-enabled="enabled"> Buscar </button> </div> </fieldset> </form> </body> </html>  
    • Por eduardodsilvaq
      Erro retornado no console do navegador: 400 bad request
      Rastreei o erro ate essa parte no arquivo admin-ajax.php mudando o valor de resposta de 0 para 1:
      if ( is_user_logged_in() ) { // If no action is registered, return a Bad Request response. if ( ! has_action( "wp_ajax_{$action}" ) ) { wp_die( '0', 400 ); } Tentei de tudo, mas infelizmente nao entendi oq realmente significa esse login e como ele funciona.
      Vi algumas pessoas tendo problema com o host, no meu caso estou usando hostinger. (Nao creio que isso e relevante mas ta ai.)
       
      Código utilizado:
       
      Javascript
      function formValidation() { event.preventDefault(); var name = document.forms["contactForm"]["name"].value; var email = document.forms["contactForm"]["email"].value; var subject = document.forms["contactForm"]["subject"].value; var message = document.forms["contactForm"]["message"].value; document.getElementById('status').innerHTML = ''; var errorMessage="<span class='error'>All fields are required.</span>"; var regEx = /^([A-Za-z0-9_\-\.])+\@([A-Za-z0-9_\-\.])+\.([A-Za-z]{2,4})$/; if (name.trim() == "" ||email.trim() == "" || subject.trim() == "" || message.trim() == "") { document.getElementById('status').innerHTML = errorMessage; return false; } if (!regEx.test(email)) { var errorMessage="<span class='error'>Invalid email.</span>"; document.getElementById('status').innerHTML = errorMessage; return false; } processContactSubmit(); return true; } function processContactSubmit() { var request = new XMLHttpRequest(); request.open("POST", "/wp-admin/admin-ajax.php?action=process_contact_form"); request.onreadystatechange = function() { if(this.readyState === 4 && this.status === 200) { document.getElementById("status").innerHTML = this.responseText; } }; var myForm = document.getElementById("contactForm"); var formData = new FormData(contactForm); request.send(formData); } functions.php
      add_action('wp_ajax_nopriv_process_contact_form', 'process_contact_form'); add_action('wp_ajax_process_contact_form', 'process_contact_form'); //Retirar essa parte para error no console, no contrario ira aparecer no navegador o numero 0. function process_contact_form() { $to = "Recipient Email Address"; $subject = $_POST["subject"]; $headers = "Testing"; $message = $_POST["message"]; $attachments = ""; $sent = wp_mail($to, $subject, $message, $headers, $attachments); if (! $sent) { echo "<span class='error'>Problem in sending mail.</span>"; } else { echo "<span class='success'>Hi, thank you for the message.</span>"; } wp_die(); } Html
      <form name="contactForm" id="contactForm" method="post" onsubmit="return formValidation()" action=""> <p class="comment-form-comment"><textarea id="message" name="message" required="" placeholder="" aria-required="true"></textarea></p> <p class="comment-form-author"><label for="author">Nome: </label> <input id="name" name="name" required="" size="30" type="text" value=" " /></p> <p class="comment-form-author about"><label for="author">Assunto: </label> <input id="subject" name="subject" required="" size="40" type="text" value=" " /></p> <p class="comment-form-email"><label for="email">Email: </label> <input id="email" name="email" required="" size="30" type="text" value="" /></p> <p class="form-submit"><input id="submit" class="submit" name="email_contato" type="submit" value="Enviar" /></p> </form>&nbsp; <h3><div id="status"></div></h3>  
    • Por unset
      Olá, estou com uma falha de lógica pegando aqui se alguém puder ajudar
       
      Eu tenho um formulário tranquilo, como abaixo
      <label for="cidades" class="form-label">Cidades</label> <select class="form-select mb-3" name="cidades[]" id="cidades" multiple="multiple"> <option value="1">Cidade 1</option> <option value="2">Cidade 2</option> <option value="3">Cidade 3</option> <option value="4">Cidade 4</option> <option value="5">Cidade 5</option> </select>  
      Blz eu recebe os dados do formulário ou seja os ids da cidade certinho em um array 
       
      array(3) { [0]=> string(1) "2" [1]=> string(2) "3" [1]=> string(1) "5" }
      <?php $dados = filter_input_array(INPUT_POST, FILTER_SANITIZE_STRIPPED); var_dump($dados); ?> Agora como inserir todos os ids no banco? utilizando um for? um while? algum exemplo?
       
      Pergunto pq ao tentar inserir no banco somente um registro é inserido e não todos do select
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.