Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas Everton

Manipulação de Banco de Dados com PDO

Recommended Posts

Olá amigos: estou fazendo um gerenciador de site em php, já fiz a listagem dos dados no banco de dados, na listagem cada item tem o botão editar, que seria pra editar o nome do dado(arquivo, pois são uploads no banco) e delete, que apaga do banco, só que eu não tenho ideia de como fazer estes códigos principalmente pegar o id do item selecionado, OBS estou usando PDO.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 25/02/2018 at 09:23, Lucas Everton disse:
[...]só que eu não tenho ideia de como fazer estes códigos principalmente pegar o id do item selecionado[...].
 
 

 

É simples, mas, primeiro precisa entender como funciona a entrada de dados do HTML (através do protocolo HTTP) para o PHP.

 

A comunicação através do protocolo HTTP funciona através de métodos. Sempre que você acessa um website ou submete um formulário, um método é executado. O protocolo HTTP possui os seguintes métodos:

  • GET;
  • POST;
  • PUT;
  • DELETE;
  • HEAD;
  • OPTIONS;
  • CONNECT;
  • TRACE;
  • PATCH.

Métodos os quais você pode ler mais aqui e aqui. Neste momento, para o HTML + PHP, você só precisa se preocupar/enteder dois deles: GET e POST.

 

GET

Citar

GET The GET method requests a representation of the specified resource. Requests using GET should only retrieve data.

 

POST

Citar

The POST method is used to submit an entity to the specified resource, often causing a change in state or side effects on the server

 

 

O método GET é, digamos assim, o "default". Quando você digita uma URL no browser ou acessa um link, estará utilizando o método GET. Com o método GET, você pode passar valores através da URL. Esses valores serão conhecidos como query string (texto de consulta). Para definir uma query string na URL, você deve utilizar "interrogação" (?) para definir o início da query string e cada valor passado será no formato chave=valor. Da seguinte forma:

 

http://exemplo.com/pagina.php?chave=valor

E lá no PHP, você irá recuperá-lo através da superglobal $_GET.

echo $_GET['chave'] //saída: valor

Caso deseje passar mais de um valor pela URL, cada valor deve ser separado utilizando o caracter "&" (no Brasil conhecido como "e" comercial).

http://exemplo.com/pagina.php?chave1=valor1&chave2=valor2&chave3=valor3

E no PHP:

echo $_GET['chave1'] //saída: valor1
echo $_GET['chave2'] //saída: valor2
echo $_GET['chave3'] //saída: valor3

Já o método POST, é utilizado apenas por formulários, quando o formulário tiver o atributo method especificado como post.

<form action="action.php" method="post">
    <p>Nome: <input type="text" name="nome" /></p>
    <p>Idade: <input type="text" name="idade" /></p>
  
    <p><button type="submit">Enviar</button></p>
</form>

Veja a análise de cada atributo:

  • Form
    • action: define para qual página/URL será enviado o formulário. Quando em branco, envia para a mesma página/URL que o formulário está;
    • method: define o tipo de método a ser utilizado. Pode ser GET ou POST.
  • Input:
    • type: define o tipo do input (text, checkbox, radio, select ou hidden). Padrão é text, que é texto livre;
    • name: define o nome da chave para recuperar no PHP (exatamente igual ao GET).
  • Button:
    • submete o formulário (necessita ser do tipo submit).

Lá no PHP, ná página action.php, será similar ao GET, só que usando a superglobal $_POST.

echo $_POST['nome'];
echo $_POST['idade'];

Enviando o formulário via POST, também será criada uma query string, só que esta não estará visível no URL como no GET. Ela será enviada através do cabeçalho (header) de requisição HTTP. Mas isso não é importante no momento. Apenas você deve saber que em um os dados estarão visíveis na URL e outro não. Mas isso não tem haver com segurança e um método não é mais seguro que o outro. Ambos são iguais.

 

Essa seria a aplicabilidade básica dos métodos.

 

Agora, volte lá em cima onde há a definição de cada método. Perceba que cada definição possui alguns trechos em negrito. Essa definições foram destacadas para dar enfâse a que cada método pode ou não fazer.

 

O método GET deve só, e somente só, retornar dados. Ele não pode alterar o estado ou causar efeitos do lado do servidor. Já o método POST é usado para submeter uma entidade e pode alterar o estado ou causar efeitos no lado do servidor.

 

Mas o que seria alterar o estado ou efeitos do lado do servidor? É alterar algum registro, em algum storage (banco de dados, arquivo, etc...), que se tornará diferente na próxima requisição.

 

Resumindo:

- GET: usado apenas para retornar dados;

- POST: usado para incluir/alterar/excluir dados.

 

Para sua aplicação, na sua listagem de dados, você deverá ter um link para cada registro:

<a href="editar.php?id=1" title="Editar o registro" >Editar</a>
<a href="excluir.php?id=1" title="Excluir o registro" >Excluir</a>

Para o editar, do lado do PHP, você deve recuperar o ID:

$id = $_GET['id'];

Recuperar o registro do banco de dados e criar o formulário com o registro, similar ao formulário de inserção, apenas com os valores retornados do banco de dados. Para isso pode utilizar o atributo value do input:

<form action="action.php" method="post">
    <p>Nome: <input type="text" name="nome" value="<?php echo $registro['nome']; ?>" /></p>
    <p>Idade: <input type="text" name="idade" value="<?php echo $registro['idade']; ?>" /></p>
  
    <p><button type="submit">Enviar</button></p>
</form>

E o formulário será enviado para a página definida em action com as informações para serem atualizadas no banco de dados.

 

Você pode ler mais no link abaixo:

https://secure.php.net/manual/en/tutorial.forms.php

 

Já no link abaixo, há um exemplo de como criar a exclusão de um registro utilizando o método POST:

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
    • Por Carlos Web Soluções Web
      Olá...
      Estou tentando fazer o seguinte !!
      Listando dados em tabela !!
      Gostaria que....se na listagem houver 4 linhas...indepedente de seu número de ID, faça a listagem em ID ser em ordem 1 2 3 4 !!
      Exemplo...se tiver uma listagem de dados que está em ID 1 3 3...faça ficar 1 2 3 !!

       
      echo "<table class='tabela_dados' border='1'> <tr> <td>ID</td> <td>Nome Empresa</td> <td>Responsável</td> <td>Telefone 1</td> <td>Telefone 2</td> <td>E-mail 1</td> <td>E-mail 2</td> <td>Endereço</td> <td>CEP</td> <td>Bairro</td> <td>AÇÃO 1</td> <td>AÇÃO 2</td> </tr> "; $sql = "SELECT ID FROM usuarios_dados WHERE Usuario='$usuario'"; $result = $conn->query($sql); $num_rows = $result->num_rows; $Novo_ID = 1; for ($i = 0; $i < $num_rows; $i++) { $registro = $result -> fetch_row(); $sql2 = "UPDATE usuarios_dados SET ID='$Novo_ID' WHERE ID='$Novo_ID'"; $result2 = $conn->query($sql2); $Novo_ID++; } $sql = "SELECT * FROM usuarios_dados"; $result = $conn->query($sql); if ($result->num_rows > 0) { // output data of each row while($row = $result->fetch_assoc()) { echo "<tr> <td>$row[ID]</td> <td>$row[Nome_Empresa]</td> <td>$row[Responsavel]</td> <td>$row[Telefone_1]</td> <td>$row[Telefone_2]</td> <td>$row[Email_1]</td> <td>$row[Email_2]</td> <td>$row[Endereço]</td> <td>$row[CEP]</td> <td>$row[Bairro]</td> <td> <form method='post' action='Editar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='EDITAR'> </form> </td> <td> <form method='post' action='Deletar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='DELETAR'> </form> </td> </tr> "; } } else { echo "0 results"; } $conn->close();  
    • Por ILR master
      Boa tarde pessoal, tudo bem ?
       
      Eu uso o tinymce para cadastro de textos no meu siite, porém, quero fazer um sistema para que os colunistas possam fazer o próprio post.
      O problema do tinymce, é que ele mantém a formatação do texto copiado, como tamanho de fonts, negritos, etc... Quero que o usuário cole o texto e a própria textarea limpe a formatação para que ele formate como quiser.
       
      A pergunta é:
       
      O tinymce tem uma opção para desabilitar a formatação quando um texto é colocado?
      Tem alguma função via java ou php para retirar a formatação assim que o texto é colado?
      Ou é melhor usar um outro editor?
       
      Agradeço deste já.
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.