Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Charles Julião

Não repetir o valor de uma url. Títulos iguais, com urls diferentes

Recommended Posts

Saudações a todos,

 

Estou com uma dificuldade para criar um algorítimo.

 

Minha ideia é a seguinte: Adicionar ao final de uma url repetida, o valor "-2"... E cada vez que o titulo repetir, incrementar uma unidade no final gerando assim por diante urls diferentes.

 

Ex: Hoje, quando cadastro um post no meu sistema, ele pega o titulo e o transforma em url... Retirando os espaços, acentos etc.

	$sngl_titulo = $_POST['sngl_titulo'];

	function removeAccents($str) {
	  $a = array('À', 'Á', 'Â', 'Ã', 'Ä', 'Å', 'Æ', 'Ç', 'È', 'É', 'Ê', 'Ë', 'Ì', 'Í', 'Î', 'Ï', 'Ð', 'Ñ', 'Ò', 'Ó', 'Ô', 'Õ', 'Ö', 'Ø', 'Ù', 'Ú', 'Û', 'Ü', 'Ý', 'ß', 'à', 'á', 'â', 'ã', 'ä', 'å', 'æ', 'ç', 'è', 'é', 'ê', 'ë', 'ì', 'í', 'î', 'ï', 'ñ', 'ò', 'ó', 'ô', 'õ', 'ö', 'ø', 'ù', 'ú', 'û', 'ü', 'ý', 'ÿ', 'Ā', 'ā', 'Ă', 'ă', 'Ą', 'ą', 'Ć', 'ć', 'Ĉ', 'ĉ', 'Ċ', 'ċ', 'Č', 'č', 'Ď', 'ď', 'Đ', 'đ', 'Ē', 'ē', 'Ĕ', 'ĕ', 'Ė', 'ė', 'Ę', 'ę', 'Ě', 'ě', 'Ĝ', 'ĝ', 'Ğ', 'ğ', 'Ġ', 'ġ', 'Ģ', 'ģ', 'Ĥ', 'ĥ', 'Ħ', 'ħ', 'Ĩ', 'ĩ', 'Ī', 'ī', 'Ĭ', 'ĭ', 'Į', 'į', 'İ', 'ı', 'IJ', 'ij', 'Ĵ', 'ĵ', 'Ķ', 'ķ', 'Ĺ', 'ĺ', 'Ļ', 'ļ', 'Ľ', 'ľ', 'Ŀ', 'ŀ', 'Ł', 'ł', 'Ń', 'ń', 'Ņ', 'ņ', 'Ň', 'ň', 'ʼn', 'Ō', 'ō', 'Ŏ', 'ŏ', 'Ő', 'ő', 'Œ', 'œ', 'Ŕ', 'ŕ', 'Ŗ', 'ŗ', 'Ř', 'ř', 'Ś', 'ś', 'Ŝ', 'ŝ', 'Ş', 'ş', 'Š', 'š', 'Ţ', 'ţ', 'Ť', 'ť', 'Ŧ', 'ŧ', 'Ũ', 'ũ', 'Ū', 'ū', 'Ŭ', 'ŭ', 'Ů', 'ů', 'Ű', 'ű', 'Ų', 'ų', 'Ŵ', 'ŵ', 'Ŷ', 'ŷ', 'Ÿ', 'Ź', 'ź', 'Ż', 'ż', 'Ž', 'ž', 'ſ', 'ƒ', 'Ơ', 'ơ', 'Ư', 'ư', 'Ǎ', 'ǎ', 'Ǐ', 'ǐ', 'Ǒ', 'ǒ', 'Ǔ', 'ǔ', 'Ǖ', 'ǖ', 'Ǘ', 'ǘ', 'Ǚ', 'ǚ', 'Ǜ', 'ǜ', 'Ǻ', 'ǻ', 'Ǽ', 'ǽ', 'Ǿ', 'ǿ', 'Ά', 'ά', 'Έ', 'έ', 'Ό', 'ό', 'Ώ', 'ώ', 'Ί', 'ί', 'ϊ', 'ΐ', 'Ύ', 'ύ', 'ϋ', 'ΰ', 'Ή', 'ή', ".", ",", "!", "@", "#", "$", "%", "¨", "&", "*", "(", ")", ":", ";", "?", "/", "|", "'", "\"", "+", "=", "º", "ª", "§", "¢", "£","¹", "²", "³", "�");
	  $b = array('A', 'A', 'A', 'A', 'A', 'A', 'AE', 'C', 'E', 'E', 'E', 'E', 'I', 'I', 'I', 'I', 'D', 'N', 'O', 'O', 'O', 'O', 'O', 'O', 'U', 'U', 'U', 'U', 'Y', 's', 'a', 'a', 'a', 'a', 'a', 'a', 'ae', 'c', 'e', 'e', 'e', 'e', 'i', 'i', 'i', 'i', 'n', 'o', 'o', 'o', 'o', 'o', 'o', 'u', 'u', 'u', 'u', 'y', 'y', 'A', 'a', 'A', 'a', 'A', 'a', 'C', 'c', 'C', 'c', 'C', 'c', 'C', 'c', 'D', 'd', 'D', 'd', 'E', 'e', 'E', 'e', 'E', 'e', 'E', 'e', 'E', 'e', 'G', 'g', 'G', 'g', 'G', 'g', 'G', 'g', 'H', 'h', 'H', 'h', 'I', 'i', 'I', 'i', 'I', 'i', 'I', 'i', 'I', 'i', 'IJ', 'ij', 'J', 'j', 'K', 'k', 'L', 'l', 'L', 'l', 'L', 'l', 'L', 'l', 'l', 'l', 'N', 'n', 'N', 'n', 'N', 'n', 'n', 'O', 'o', 'O', 'o', 'O', 'o', 'OE', 'oe', 'R', 'r', 'R', 'r', 'R', 'r', 'S', 's', 'S', 's', 'S', 's', 'S', 's', 'T', 't', 'T', 't', 'T', 't', 'U', 'u', 'U', 'u', 'U', 'u', 'U', 'u', 'U', 'u', 'U', 'u', 'W', 'w', 'Y', 'y', 'Y', 'Z', 'z', 'Z', 'z', 'Z', 'z', 's', 'f', 'O', 'o', 'U', 'u', 'A', 'a', 'I', 'i', 'O', 'o', 'U', 'u', 'U', 'u', 'U', 'u', 'U', 'u', 'U', 'u', 'A', 'a', 'AE', 'ae', 'O', 'o', 'Α', 'α', 'Ε', 'ε', 'Ο', 'ο', 'Ω', 'ω', 'Ι', 'ι', 'ι', 'ι', 'Υ', 'υ', 'υ', 'υ', 'Η', 'η', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '', '');
	  return str_replace($a, $b, $str);
	}

	$sngl_titulo_sa = removeAccents($sngl_titulo);

	$sngl_titulo_min = strtolower($sngl_titulo_sa);



	$sngl_url_pre = str_replace(" ", "-", $sngl_titulo_min);
	$sngl_url = str_replace("--", "-", $sngl_url_pre);

 

Sendo assim, se o titulo do post for, por exemplo, "Olá mundo!", este código acima transforma-o em "ola-mundo".

 

A minha intenção é... Quando eu cadastrar outro post com o mesmo titulo, ele verificar se já existe uma url "ola-mundo" e criar uma url diferente: "ola-mundo-2"

 

Se eu voltar a cadastrar um terceiro post com o mesmo titulo "Olá mundo!", o algorítimo cadastrar uma terceira url com o valor "ola-mundo-3".

 

E assim por diante: "ola-mundo", "ola-mundo-2", "ola-mundo-3", "ola-mundo-4", "ola-mundo-5", "ola-mundo-6" ...

 

Espero ter sido claro, e que alguém possa me ajudar.

 

Desde já agradeço a atenção de todos.

 

Atenciosamente, Charles Julião.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei uma possível solução, Funções Recursivas

 

Porém, quando a contagem chega ao 10, zera e recomeça 

function urlEngine($num, $url) {
	if($num != 0) {
		echo "$url <br>";
		urlEngine($num-1,++$url);
	}
}

urlEngine("21","teste-1");

Isso retorna assim:

 

teste-1 
teste-2 
teste-3 
teste-4 
teste-5 
teste-6 
teste-7 
teste-8 
teste-9 
teste-0 
teste-1 
teste-2 
teste-3 
teste-4 
teste-5 
teste-6 
teste-7 
teste-8 
teste-9 
teste-0 
teste-1 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O código completo que fiz até agora:

function VerificaUrl($url) {
	
	// Conecta ao banco
	include 'conect.php';
	
	// Verifica se existe registro teste-2, teste-3 ...
	$check = mysqli_query($conmysql, "SELECT * FROM singles WHERE single_url = '$url'") or die ("Não foi possível selecionar dados da tabela. function VerificaUrl() | " . mysqli_error($conmysql));
	$result2 = mysqli_num_rows($check);


	if($result2 != 0) {
		echo "Existe $url <br>";
		
		// Se já existir o valor "teste-2" eu reinicio a função, agora incrementando uma unidade no final
		// E é examente neste momento que há o problema, quando chega ao 10, zera e começa a inserir dados repetidos
		VerificaUrl(++$url);

	} else {
		echo "Não existe $url <br>";
		echo "Adicionar url $url <br>";

		mysqli_query($conmysql, "INSERT INTO
			singles (single_url, single_title)
			VALUES ('$url', Teste 2')") or die (mysqli_error($conmysql));

		echo "Fim do processo <br>";
	}

}

// Url a ser testada
$url = "teste";

// Verifica se existe valor
$checkurl = mysqli_query($conmysql, "SELECT * FROM singles WHERE single_url = '$url'") or die ("Não foi possível selecionar dados da tabela | " . mysqli_error($conmysql));
$result = mysqli_num_rows($checkurl);

echo "<hr>";

if($result != 0){
	
	echo "Já existe \"" . $url . "\"";

	// Como já existe a url "teste" no meu banco, eu adiciono o "-2" no valor da url antes de rodar a função recursiva acima
	$url = $url . "-2";
	echo "<hr>";
	VerificaUrl($url);		

}

// Se não existir url "teste" o if acima morre e eu preciso apenas manter o valor da variável $url
echo "Não existe $url <br>";
echo "Manter variavel para inserção com valor: $url";

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saudações

 

Consegui configurar tudo. Separei o valor da url em uma variável.

 

Agora o problema é que não consigo extrair o valor da função para a variável fora dela.

 

Como posso fazer isso?

 

Vejam como esta o novo código php:

$sngl_url = "teste";

echo $sngl_url;

echo "<hr>";

function VerificaUrl ($url, $valor){
	
	// Conecto ao banco
	include 'conect.php';
	
	// Pego os valores de url e numerico e transformo em uma variável
	$newurl = $url."-".$valor;
	

	// Confiro se já existe a url $newurl
	$check2 = mysqli_query($conmysql, "SELECT * FROM singles WHERE single_url = '$newurl'") or die (mysqli_error($conmysql));
	$result2 = mysqli_num_rows($check2);


	if($result2 != 0) {
		
		// Já existe a newurl
		// Reinicia o processo
		VerificaUrl($url, ++$valor);

	} else {
		// Não existe $newurl
		// Retorna o valor
		return $newurl;
		
	}

}

// Confiro se existe a url $sngl_url = teste 
$checkurl = mysqli_query($conmysql, "SELECT * FROM singles WHERE single_url = '$sngl_url'") or die (mysqli_error($conmysql));
$result = mysqli_num_rows($checkurl);


if($result != 0){
	// Já existe sngle_url
	$sngl_url = VerificaUrl($sngl_url, "2");
	// O problema esta aqui... Mesmo que na função VerificaUrl() eu retorne o valor $newurl,
	// a variável $sngl_url, chamada mais abaixo, não está recebendo o novo valor, fica vazia
}
echo "<hr>";

echo "Novo valor para \$sngl_url: ". $sngl_url;

 

Já tentei usando class... Também não consegui retorna o novo valor para a variável $sngl_url

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara você ja ta verificando se existe no banco, se existir você pode dar um explode no nome separando por ' - ' e pega o ultimo elemento do array, verifica se é numero, se for você incrementa 1, caso contrario é a primeira url, só adicionar -1.

acredito que isso resolva seu problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que problemas como esse podem ser solucionados com questões simples, como a adição de uma segunda coluna na tabela.

 

Por exemplo:

 

- Você possui a tabela Singles, com os seguintes campos:

-----------------
|    Singles    |
|---------------|
| single_url    |
| single_title  |
-----------------

Adicione uma nova coluna para conter o título sem acentos, e que permita duplicidade:

-----------------
|    Singles    |
|---------------|
| single_url    |
| single_title  |
| title_slug    |
-----------------

E, quando você salvar no SGBD:

SELECT COUNT(*) + 1 FROM singles WHERE title_slug = 'meu-novo-titulo'

Você pode até fazer durante o insert:

INSERT INTO singles (single_title , title_slug , single_url)
VALUE (
    'Meu novo título',
    'meu-novo-titulo',
    CONCAT('meu-novo-titulo' , (SELECT COUNT(T.*) + 1 FROM singles T WHERE T.title_slug = 'meu-novo-titulo'))
)

Ou

INSERT INTO singles (single_title , title_slug , single_url)
SELECT 
    'Meu novo título',
    'meu-novo-titulo',
    CONCAT('meu-novo-titulo' , (COUNT(*) + 1))
FROM
    singles
WHERE 
    title_slug = 'meu-novo-titulo'

A  princípio as duas formas devem funcionar. Entretanto, como eu não testei, não posso dizer com certeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, ygor.anjos disse:

cara você ja ta verificando se existe no banco, se existir você pode dar um explode no nome separando por ' - ' e pega o ultimo elemento do array, verifica se é numero, se for você incrementa 1, caso contrario é a primeira url, só adicionar -1.

acredito que isso resolva seu problema

 

Quando vi sua mensagem, eu já havia separado o valor em uma variável, mas de qualquer forma já me serve de aprendizado, não cheguei a pensar nessa possibilidade do explode. Vou tentar isso de também nos próximos desafios que surgirem.

 

Obrigado pela atenção! 

 

 - - - - - - - -

 

2 horas atrás, Gabriel Heming disse:

Acredito que problemas como esse podem ser solucionados com questões simples, como a adição de uma segunda coluna na tabela.

 

Por exemplo:

 

- Você possui a tabela Singles, com os seguintes campos:


-----------------
|    Singles    |
|---------------|
| single_url    |
| single_title  |
-----------------

Adicione uma nova coluna para conter o título sem acentos, e que permita duplicidade:


-----------------
|    Singles    |
|---------------|
| single_url    |
| single_title  |
| title_slug    |
-----------------

E, quando você salvar no SGBD:


SELECT COUNT(*) + 1 FROM singles WHERE title_slug = 'meu-novo-titulo'

Você pode até fazer durante o insert:


INSERT INTO singles (single_title , title_slug , single_url)
VALUE (
    'Meu novo título',
    'meu-novo-titulo',
    CONCAT('meu-novo-titulo' , (SELECT COUNT(T.*) + 1 FROM singles T WHERE T.title_slug = 'meu-novo-titulo'))
)

Ou


INSERT INTO singles (single_title , title_slug , single_url)
SELECT 
    'Meu novo título',
    'meu-novo-titulo',
    CONCAT('meu-novo-titulo' , (COUNT(*) + 1))
FROM
    singles
WHERE 
    title_slug = 'meu-novo-titulo'

A  princípio as duas formas devem funcionar. Entretanto, como eu não testei, não posso dizer com certeza.

 

Vou testar sua teoria. Espero que dê certo! Volto aqui pra comentar os resultados.

 

Já estou ficando impaciente com essa problemática. kkkkkkk

 

Obrigado pela atenção!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.