Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

santans

Gostaria de informações sobre como funciona o mecanismo que o GOOGLE usa para posicionar o ranking de sites nas pesquisas

Recommended Posts

Quero entender em como o sistema SEO influencia na colocação que meu site ira ficar nos resultados das pesquisas do google, e como o a semântica e boas praticas me ajudam nisso, palavras chaves e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem duas áreas de exibição nos resultados de busca do Google:

 

1 - Área de links patrocinados

 

Corresponde aos primeiros resultados que aparecem e podem ser identificados pela palavra "Anúncio" que aparece em verde ao lado do link. Os anúncios nem sempre aparecem quando se busca algo.

 

Para aparecer ali, você precisa se cadastrar no Google Adwords e pagar para isso, não me lembro se o pagamento é por clique ou visualização.

 

Esse tipo de ação paga é muito usada em duas circunstâncias:

 

a) A empresa investe em busca orgânica mas não consegue ter um bom ranqueamento em um ou outro termo buscado. Nesse caso, trabalha-se com os links patrocinados para suprir essas necessidades específicas.

 

b) Quando a empresa anunciante não tem tempo e/ou capacidade para investir nas ações necessárias para se conseguir um bom ranqueamento na busca orgânica. Sendo assim, a empresa investe apenas em links patrocinados.

 

Ponto positivo: Traz resultados rápidos.

Ponto negativo: Traz um tráfego de baixa qualidade (resumindo, você vai ter muitas visitas, mas poucas pessoas estão realmente interessadas no produto ou serviço que você oferece).

 

2 - Área de resultados da busca orgânica

 

Corresponde à maior parte dos resultados e vêm logo abaixo dos links patrocinados.

 

Para aparecer ali, basta configurar o header da sua página com algumas tags básicas, porém a grande questão não é essa. O que importa mesmo é você aparecer na primeira página, de preferência entre os primeiros. Para isso, será necessário um esforço grande em SEO (Search Engine Optimization). Entre as diversas ações, você precisará:

 

  • Configurar corretamente as metatags do seu site;
  • Trabalhar com URLs amigáveis;
  • Preencher as propriedades "alt" e "title" de todas as suas tags img do site;
  • Escrever conteúdos de relevância com frequência;
  • Usar as palavras-chaves calculadamente nos conteúdos gerados;
  • Escrever títulos atrativos de artigos e páginas.
  • Monitorar o progresso das estratégias através do Google Analytics

 

Existem muitas outras ações além dessas, e será importante pesquisar mais. Eu tenho uma anotação pessoal que entra em mais detalhes sobre elas: http://www.evernote.com/l/AcHRTKnGTkhPPJvg50V-GWTMN6yAPa9bxOQ/

 

Ponto positivo: Ganha visibilidade pela posição na busca e traz um tráfego de alta qualidade de forma gratuita.

Ponto negativo: O resultado demora meses e requer um empenho na criação de conteúdos.

 

seo.jpg?resizeSmall&width=832

 

O assunto é bem mais extenso, mas espero que o que eu tenha escrito sirva de ponto de partida para o seu estudo.

 

Abraços, Douglas.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a semântica: é útil devido ao significado que uma dada estrutura recebe que, então, poderá ser usado para distinguir conteúdos em tecnologias assistivas, por exemplo.

 

Exemplo

<nav>
  <ul>
    <li>Home</li>
    <li>Fotos</li>
    <li>Contato</li>
  </ul>
</nav>

<main>
  <h1>Receita de ovo frito</h1>

  <ol>
    <li>1 colher (chá) de manteiga ou margarina;</li>
    <li>1 ovo (opcional xD);</li>
    <li>Sal a gosto.</li>
  </ol>
</main>

 

Nós somos humanos e conseguimos distinguir ingredientes e um menu navegacional, facilmente, graças aos nossos olhos. No entanto, será que uma máquina consegue fazer essa distinção, sem indicarmos com alguma linguagem?!

 

Se a máquina não tem essa capacidade e se nós não tivéssemos utilizado um elemento <nav>, um usuário de tecnologia assistiva passaria um tempinho pulando por listas, até chegar no menu navegacional. Isso porque a tag <nav> possui esse significado peculiar para a máquina e ela saberia que deveria pular para essa lista, caso o usuário quisesse acessar um menu e não uma lista qualquer.

 

Dado isso, perceba que sites com pouca semântica já iriam proporcionar uma experiência pior, para certas pessoas. Por isso, é razoável que ferramentas de pesquisa deem melhores ranks para aqueles que tratam bem os usuários, começando por uma estrutura semântica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Santans, boa tarde!

 

Sou Filipe Lemos consultor SEO e trabalho com otimização de sites e consultoria SEO há mais de 8 anos.

Vou tentar resumir para você como funciona o mecanismo que o GOOGLE usa para posicionar o ranking de sites nas pesquisas, e como o a semântica e boas praticas me ajudam nisso, palavras chaves e etc.

 

Vamos por partes e "resumidão", ok?

 

Como funciona o mecanismo que o GOOGLE usa para posicionar o ranking?

 

São mais de 200 fatores já conhecidos e não adianta falar para você um por um, isso levaria muito tempo, mas, resumidamente para chegar na primeira página você precisa de backlinks. Backlinks funcionam como votos e são outros sites "falando" (linkando) para o seu. Se você tem um site de futebol e o Neymar, Pelé, Globo Esporte, citam seu site no sites deles você ganhou backlinks, votos e sua autoridade começa a subir.

Hoje já é possível saber aproximadamente quantos backlinks são necessários para chegar na primeira página.

 

Até ai deu para entender?

 

Agora que você chegou na primeira página você precisa começar a "rankear", ou seja, galgar as primeiras posições.

 

Então vamos lá, chegar na primeira página é uma coisa, alcançar as primeiras posições é outra, ok?

 

Resumidamente quem manda na primeira página é o "rankbrain", mesmo que ele não atue sempre, acredito sim que a decisão no posicionamento ele dele. 

 

Ele fica ligado na intenção da busca, mas... Acredito que ele mais do que nunca perceba a EXPERIÊNCIA que o usuário teve e é aí que entra os 3 fatores mágicos do SEO além dos backlinks é claro.

 

CTR + VELOCIDADE DO SITE + TEMPO DE PERMANÊNCIA DENTRO DA SUA PÁGINA.

 

Entendendo isso, podemos fazer o resumo do resumo:

 

Digamos que você queira rankear uma palavra que tenha 1500 buscas por mês. O primero resultado do Google recebe aproximadamente 30% dos cliques, ou seja, 450 visitantes mês, certo? Se você fechar 10% das solicitações de orçamento para um serviço de R$ 1.000,00 por exemplo, seriam R$ 45.000,00 na sua receita entendeu?

 

Claro que precisa fechar e isso depende de preço, atendimento, logística... Não estamos falando disso.

 

Para acontecer isso você precisa escolher bem sua palavra-chave, criar um conteúdo show de bola onde as pessoas realmente encontrem o que estavam procurando, e que esse conteúdo carregue rápido, pois lembre-se que a internet no Brasil não ajuda muito.

 

Ao criar seu conteúdo lembre-se de colocar sua palavra chave no título (título interessante e único), na sua URL (www.seusite.com.br/sua-palavra-chave), em uma descrição bem explicativa do que vou encontrar nessa página e também dentro do texto.

 

Aí que entra semântica (LSI), mas seja natural e não precisará se preocupar com isso.

 

Espero que dê para entender pelo menos um pouco desse resumão.

 

Um abraço e suce$$o!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por Thiago Duarte
      Oi, gostaria de arrastar imagem e ao soltar formar bloco html, meu bloco de html ficaria com nome, content-1.html, content-2.html, etc
       
      Alguem pode me ajudar?
    • Por juliosonic
      Boa noite..
      Estou desenvolvendo um site de https://www.maithunatantra.com.br/ e estou com um duvida sobre o menu de navegação da versão mobile.
      O menu que tem o dropdown "Terapeutas" e "Terapias" quando clico em cima ele expande como deve ser, mas quando clico denovo para recolher os submenus
      nao acontece nada.. segue o trecho do codigo do menu..
      <div class="collapse navbar-collapse" id="navbarsExample09">             <ul class="navbar-nav ml-auto">               <li class="nav-item  active"><a class="nav-link" href="index.html">Home</a></li>               <li class="nav-item  active"><a class="nav-link" href="about-us.html">Quem Somos</a></li>               <li class="nav-item dropdown1">                     <a class="nav-link dropdown-toggle" data-toggle="dropdown1" href="#">Terapeutas</a>                     <ul class="dropdown-menu">                         <li><a class="dropdown-item" href="terapeuta-julio-cezar.html">Julio Cezar</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="terapeuta-pamela-priscila.html">Pamela Priscila</a></li>                     </ul>                                    </li>               <li class="nav-item dropdown">                     <a class="nav-link dropdown-toggle" data-toggle="dropdown1" href="#">Terapias</a>                     <ul class="dropdown-menu" aria-labelledby="dropdown01">                         <li><a class="dropdown-item" href="o-que-e-reiki.html">O que é Reiki</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="beneficios-reiki.html">Benefícios do Reiki</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="principios-reiki.html">Princípios do Reiki</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="animais-reiki.html">Reiki em Animais</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="animais-reiki.html">Estudos Sobre Reiki</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="terapia-massagem-tantrica.html">Terapia Tântrica</a></li>                     </ul>               </li>               <li class="nav-item  active"><a class="nav-link" href="blog.html">Blog</a></li>                <li class="nav-item"><a class="nav-link" href="contato.html">Contato</a></li>             </ul>         </div>  
      Massagem Tantrica em Curitiba
      Tantra Curitiba
      Massagem Tântrica
      Tantra
      Julio Darshan

      Obrigado
      Att
      Julio Cezar
       
       
       
    • Por belann
      Olá!
       
      Estou fazendo o upload de arquivos com fetch dessa forma
      fetch(url, {
              method: 'POST',
              headers: {'Content-Type': 'multipart/form-data',},
              body: formData 
          }).catch((error) => (console.log("Problemas com o Upload"), error));
       
      estou usando input type=file
      e criando uma const formData = new FormData(); 
      mas não faz e não dá nenhum erro.
      estou fazendo o upload com a url="http://localhost/dashboard/dados".
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.