Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos Vilela Alves

Conexao.open "OraOLEDB" nao funciona sem a fonte de dados windows

Recommended Posts

Boa tarde.

trabalho no desenvolvimento e suporte de um sistema VB6 de uma grande empresa.

a empresa visa migrar a versao do oracle, de 11 para 12.

 

agora acontece o seguinte.
usava-se uma Conexao_Externa.Open "Provider=MSDAORA; Data Source=XxXxX;  User ID=XXXxXX; Password=XxXxX;

esse provider não funciona mais e descobriu-se a solucao:

Conexao_Externa.Open "OracleConn.Provider=OraOLEDB.Oracle;" & Mid(STRINGCONEC, InStr(STRINGCONEC, ";") + 1), USER, PWD

 

porém essa solucao gerou outro problema.

a conexao acontece e tudo que deveria ser calculado, é.

a falha é que para que ela aconteça, é preciso inserir uma fonte de dados no windows para conexao.

 

eu nao localizei na internet, nem a razão da obrigatoriedade da fonte de dados, nem uma forma de burlar, ou utilizar da programação para tal.

 

é possível?

 

a necessidade de utilizar da programação ou de alguma outra regra junto ao oracle, é o fato de ser mais 400 máquinas que terão que ser ajustadas de início.

 

alguem sabe ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Marcos Vilela Alves disse:

Boa tarde.

trabalho no desenvolvimento e suporte de um sistema VB6 de uma grande empresa.

a empresa visa migrar a versao do oracle, de 11 para 12.

 

agora acontece o seguinte.
usava-se uma Conexao_Externa.Open "Provider=MSDAORA; Data Source=XxXxX;  User ID=XXXxXX; Password=XxXxX;

esse provider não funciona mais e descobriu-se a solucao:

Conexao_Externa.Open "OracleConn.Provider=OraOLEDB.Oracle;" & Mid(STRINGCONEC, InStr(STRINGCONEC, ";") + 1), USER, PWD

 

porém essa solucao gerou outro problema.

a conexao acontece e tudo que deveria ser calculado, é.

a falha é que para que ela aconteça, é preciso inserir uma fonte de dados no windows para conexao.

 

eu nao localizei na internet, nem a razão da obrigatoriedade da fonte de dados, nem uma forma de burlar, ou utilizar da programação para tal.

 

é possível?

 

a necessidade de utilizar da programação ou de alguma outra regra junto ao oracle, é o fato de ser mais 400 máquinas que terão que ser ajustadas de início.

 

alguem sabe ajudar?

Oi Marcos, poderia por gentileza postar a mensagem do erro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Marcos Vilela Alves disse:

image.png.8b66cf58460920a7c85d1f4227c1536a.png

A mensagem é essa. Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado

Você já instalou o drive compativél com o seu sistema operacional? Essa mensagem está relacionado a isso também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim. a questão que cheguei depois de um dia de pesquisa foi justamente essa questão.

o drive está instalado. se eu coloco a fonte de dados ODBC no windows, a conexão acontece e efetua todas as contas perfeitamente.

quando não tenho a fonte de ODBC a conexão não acontece.

eu queria uma forma de burlar isso. e forcar o VB se conectar com o oracle sem passar pela fonte de dados utilizando o OracleConn.provider e isso parece impossível. :(

ja revirei o google. até agora não localizei uma possível solução.

 

pensei em passar a stringConnect direto  no data Source , porém não aceita, uma vez que o nome da Source fica muito longo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, Marcos Vilela Alves disse:

Sim. a questão que cheguei depois de um dia de pesquisa foi justamente essa questão.

o drive está instalado. se eu coloco a fonte de dados ODBC no windows, a conexão acontece e efetua todas as contas perfeitamente.

quando não tenho a fonte de ODBC a conexão não acontece.

eu queria uma forma de burlar isso. e forcar o VB se conectar com o oracle sem passar pela fonte de dados utilizando o OracleConn.provider e isso parece impossível. :(

ja revirei o google. até agora não localizei uma possível solução.

 

pensei em passar a stringConnect direto  no data Source , porém não aceita, uma vez que o nome da Source fica muito longo

Encontrei alguns tópicos bacana, que creio que poderá te ajudar, se não funcionar me avise para poder ir contribuindo com alguma informação.

 

https://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/58d74f77-87e6-409d-8fac-d0538eb332ab/fonte-de-dados-odbc?forum=vsvbasicpt

 

https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms345157(v=sql.120).aspx?f=255&MSPPError=-2147217396&cs-save-lang=1&cs-lang=vb#code-snippet-2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, Marcos Vilela Alves disse:

Muito obrigado. vou analisar os tópicos sugeridos. 

Valew, se conseguir resolver, dá um feedback. Estou as ordens. Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por xavierramalho
      Estamos com uma vaga para analista devops na TI da Totvs. Se você tem interesse, pode fazer a candidatura no link https://totvs.gupy.io/jobs/1028739 e fazer contato pelo e-mail filipe.ramalho@totvs.com.br
       
      Não precisa ter experiência específica com DevOps, mas precisa ser apaixonado por tecnologia, quanto mais nerd melhor! Temos tudo pra você aprender e profissionais muito experientes pra te ajudar. Só precisamos que você tenha muita vontade e dedicação!
    • Por Fernando30
      Olá pessoal,
       
      Sou gestor na área de tecnologia já faz alguns anos e, como a maioria do pessoal que está na área, sofro muito com a falta de mão de obra. Sofremos muito com qualidade de fornecedores, confiança na prestação de serviços, etc. Na área de desenvolvimento isso se intensifica bastante.
      A demanda cresce vertiginosamente e devido a essa escassez, os projetos de tecnologia acabam tendo atrasos e falta de qualidade.
       
      Atualmente existem algumas plataformas de freelancers no mercado, mas todas com muita burocracia e custos altos para os prestadores.
       
      A ideia surgiu dessa problemática:
      Aliar uma plataforma totalmente gratuita, desburocratizada e democrática em que todos tenham acesso a desenvolvimentos de tecnologia diretamente com os profissionais da área.
        
      http://www.code4seasons.com
       
      Vocês poderiam me dar um feedback do que acharam por favor ?
    • Por Cap
      Tenho uma dúvida, na minha tabelas existe 4 keys estrangeiras que ligam com uma tabela funcionarios onde tem o nome do funcionario, minha dúvida é que quero que retorno o nome de cada usuario, abaixo uma foto da minha tabela com o id de cada funcionário e a outra com o nome do funcionário. Quero que ela retorno uma tabela igual a a com os ids mas em vez deles com os nomes dos funcionarios.
    • Por DanielleN
      Boa tarde pessoal!
      Preciso de uma ajuda urgente.O contexto é o seguinte: Acabo de pegar toda uma estrutura pronta de integração, que se conecta ao repo Azure DevOps, cada commit dispara a execução com parâmetros automatizados em Jenkins.
      Tive um problema em um dos step e gostaria de ver os arquivos que estão gerando. Mas meu job está ligado a um master e não possui a opção de gerar os artefacts. Alguém poderia me dizer o que posso fazer? Como listar os arquivos que estão sendo gerados?
      Obrigada 
    • Por Mozelli
      Olá pessoal.
       
      Estou com o seguinte problema.
      Foi formatado o computador da empresa sem fazer o backup da base de dados do sistema que consiste em dois arquivos, segundo o proprietário do sistema informou: um arquivo .mdf e outro .ldf.
      Através de programas de recuperação de dados, consegui encontrar esses arquivos.
      Preciso recuperar esses dados. Há alguma maneira de eu abrir esses aquivos e tentar recuperar essa base de dados? Algum programa?
       
      Desde já agradeço.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.