Ir para conteúdo
icarof

Passagem de Parametros e Reescrita de URL

Recommended Posts

Olá amigos

Estou em vias de desenvolvimento de uma sistema web e também pretendo apresenta-lo na dissertação da Pós-graduação, pois bem um problema vem incomodando bastante.

sempre usei uma padrão nas urls,(talvez até gamby) mas sem funcionava.

portal.php?link=pagina&parametr=

ai de boa, via get recebo a requisição e funciona tudo as mil maravilhas.

mas ai comecei a ver essa URL de forma feia, e depois de vencer a preguiça fui atras de URLs amigaveis, para que o padrão ficasse

portal/pagina/1

Todos os tutoriais que achei, ensinam a modificaras URL, mas quando parte para a passagem dos parâmetros não funciona nada, e visto que há telas onde se passa mais de 2 parâmetros pela URL.

nessa aulas, vi alguns htaccess que me deixaram mais confuso que entedido.

RewriteEngine on
RewriteCond %{SCRIPT_FILENAME} !-f
RewriteCond %{SCRIPT_FILENAME} !-d
RewriteRule ^(.*)$ index.php?url=$1

esse primeiro ai, que valida pela index.php

<html>
	<head>
		<title>Home</title>
		<meta charset="utf-8">
	</head>
	<body>
		<?php

$url = (isset($_GET['url'])) ? $_GET['url']:'home.php';
			$url = array_filter(explode('/',$url));

$file = $url[0].'.php';
			var_dump($url);
			if(is_file($file)){
				include $file;
			}else{
				include '404.php';
			}			
		?>
	</body>
</html>

com esse código passa a URL modificada, mas não passa os parametros, tanto que mesmo com o codigo funcionando ele joga pra pagina 404, pos entende que a variavel esta vazia.

ja este aqui, que na aula passa os parametros

RewriteEngine On
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule ^index2-([0-9]+)-(.*)$ index2.php?id=$1&amp;titulo=$2

não funciona de forma alguma.

Ai me fica esse circo, não consigo modificar as URLS e nem encontar uma boa solução, alguem tem alguma dica, tutorial ou semelhante?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o que procuras seja o código abaixo:

<IfModule mod_rewrite.c>
    RewriteEngine On
    RewriteBase /
    RewriteRule ^(.*)$ index.php/$1 [L]
</IfModule>

Options -Indexes

Entretanto, antes de qualquer coisa, é necessário entender o que ele faz, para entender qual é a "mágica" por trás da reescrita de URL

Condicional para o código ser executado apenas se o módulo mod_rewrite.c estiver habilitado/instalado.

<IfModule mod_rewrite.c> /** ... **/</IfModule>

O código abaixo habilita a reescrita

RewriteEngine On

Aqui, você deve definir qual é o base path do diretório para reescrita:

RewriteBase /

Ou seja, se a sua URL é http://www.site.com/, o RewriteBase será apenas "/" ou pode ser omitido (pois, é o root). Entretanto, se for  http://www.site.com/pasta/subpasta/ o RewriteBase será "/pasta/subpasta/" e não pode ser omitido. É importante entender a base, pois, ela será base da regra de reescrita (RewriteRule).

Ambos abaixo são condicionais, ou seja, são if's. Se algum deles não for verdadeiro, a regra seguinte é ignorada.

Basicamente, as condições são as seguintes:

- O arquivo de requisição (%{REQUEST_FILENAME}) não pode (sendo a exclação a negação) ser um arquivo no servidor (-f);

- O arquivo de requisição (%{REQUEST_FILENAME}) não pode (sendo a exclação a negação) ser um diretório no servidor (-d).

Após satisfazer todas as regras, vem a condição: 

RewriteRule ^(.*)$ index.php/$1 [L]

A regra, basicamente, é uma expressão regular de reescrita. Antes de entender como a regra de reescrita funciona, é preciso entender o que ele está reescrevendo.

Se lembra, lá em cima, sobre o RewriteBase. Aqui é onde ele se torna parâmetro de reescrita. Vamos supor o seguinte, utilizando a seguinte URL: https://forum.imasters.com.br/topic/566119-passagem-de-parametros-e-reescrita-de-url/

Esta URL é a própria deste tópico. Sendo o RewriteBase o root (apenas "/"), tudo que vier depois, é o que será reescrito, ou seja: topic/566119-passagem-de-parametros-e-reescrita-de-url/

Depois de entender isso, fica fácil entender a RewriteRule.

- ^(.*)$ -> expressão regular. Indica que deve "casar" (match) toda a string, ou seja, tudo que vier após o RewriteBase.

- index.php/$1 -> Indica que deverá ser enviado para index.php/(tudo que casou na expressão regular anterior).

Ou seja, você entrará com a seguinte URL:

https://forum.imasters.com.br/topic/566119-passagem-de-parametros-e-reescrita-de-url/

E o APACHE reescreverá e interpretará como:

https://forum.imasters.com.br/index.php/topic/566119-passagem-de-parametros-e-reescrita-de-url/

Já, no index.php, você precisará do seguinte código para receber a interpretar as variáveis:

$urlParameters = isset($_SERVER['PATH_INFO']) ? $_SERVER['PATH_INFO'] : (isset($_SERVER['ORIG_PATH_INFO']) ? $_SERVER['ORIG_PATH_INFO'] : '');
$urlParameters = preg_replace('@^/@' , '' , $urlParameters);
$urlParameters = preg_replace('@/$@' , '' , $urlParameters);

Usando o mesmo exemplo de URL, o código acima interpretará a URL da seguinte forma:

array(2) {
    [0]=> string(5) "topic"
    [1]=> string(48) "566119-passagem-de-parametros-e-reescrita-de-url"
}

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, seguindo sua explicação e uns tutoriais consegui fazer roda uma pouco, parecido com o que você desmontrou

$url = (isset($_GET['url'])) ? $_GET['url'] : 'home';
	$url = array_filter( explode('/', $url) );

$file = $url[0].'.php';

if (is_file($file)) {
		include $file;
	}
	else{
		include '404.php';
	}

funciona parecido como o seu, agora me fala, como posso trabalhar com os outros índices do Array, para poder passar os valores?

meu htaccess ficou assim:

RewriteEngine on
RewriteCond %{SCRIPT_FILENAME} !-f
RewriteCond %{SCRIPT_FILENAME} !-d
RewriteRule ^(.*)$ index.php?url=$1 [QSA]

Compartilhar este post

Link para o post

@icarof

Achei a explicação do @Gabriel Heming muito boa, mas eu utilizo de outra forma já a muito tempo e funciona perfeitamente pra mim, não sei se te ajudará ou não.

### URLs Amigaveis ###
RewriteEngine on

RewriteRule ^URL_DESEJADA$ /URL_DESEJADA/ [R]
RewriteRule ^URL_DESEJADA/$ /URL_DESEJADA.php [PT]
RewriteRule ^URL_DESEJADA/([A-Za-z0-9_-]+)$ /URL_DESEJADA/$1/ [R]
RewriteRule ^URL_DESEJADA/([A-Za-z0-9_-]+)/$ /URL_DESEJADA.php?destino=$1 [PT]

No caso, sempre que necessito passar mais de um parâmetro em alguma URL específica, eu altero as linhas 3 e 4 colocando  mais quantas variáveis vou precisar.

Sei que não chega aos pés da aula do acima, mas espero que ajude de alguma forma.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Rasp, ja tentei dessa forma, mas o quando faço a navegação os endereços se misturam, tipo to em

site/blog

ai vou em contato

deveria ficar site/contato

mas fica sempre

site/blog/contato

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, icarof disse:

Rasp, ja tentei dessa forma, mas o quando faço a navegação os endereços se misturam, tipo to em

site/blog

ai vou em contato

deveria ficar site/contato

mas fica sempre

site/blog/contato

@icarof isso acontece pois seus links não estão utilizando a tag base, todos os seus links devem ser /endereço_do_link/, com isso, eles irão retornar sempre a base www.dominio.com.br/, sacou?

• Gostei 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Rasp disse:

@icarof isso acontece pois seus links não estão utilizando a tag base, todos os seus links devem ser /endereço_do_link/, com isso, eles irão retornar sempre a base www.dominio.com.br/, sacou?

acho que estou etendo um pouco, no caso, a barra antes do link, passa a utilizar o endereço base?

Compartilhar este post

Link para o post

Existem algumas formas, como, utilizar uma variável base (leia sobre canonical path):

Ou utilizar a meta tag base:

https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/HTML/Element/base

• Gostei 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos

Gostaria de tirar uma dúvida com os amigos.

No Codeiginter tem como visualizar um arquivo .PDF dentro do sistema ?

Por exemplo:
             o usuário realizou um download do arquivo --> DadosEmpresa.pdf

Quando clicar em cima do arquivo, tem como visualizar em uma página o arquivo ?   E como faria ?

Grato,

Cesar
    • Por Ivana_Silva
      Olá a todos que estão lendo!

Preciso de uma função PHP que filtre 2 padrões de campos a partir do caractere barra(|), preservando a linha.

Em uma caixa de texto vou colar valores assim:
      0001|qwerty
      0002|091234
      0003|09164867
      0004|ab12312
      ...
      A caixa de texto:
      <form id="form" name="form" method="post" action=""> <textarea name="lista" type="text" id="lista" cols="48" rows="5" size="600" /></textarea> <br /> <br /> <button type="submit">Separar</button> </form> <?php ?> Quando eu clicar no botão Separar, preciso que o código filtre e mostre apenas as linhas que, após barra " | " possuam números inteiros de 6 e 8 dígitos(sem letras, símbolos ou pontos).

Exemplo:
      Dados colados na caixa de texto:
      0001|qwerty
      0002|091234
      0003|09164867
      0004|ab12312

Dados filtrados após clicar no botão Separar:
      0002|091234
      0003|09164867

Filtrou apenas os campos que após a barra "|" possuem 6 e 8 dígitos(Nem mais nem menos), não é pra filtrar campos com letras ou números e letras, se tiver letra após a barra já descarta... É pra Filtrar e mostrar apenas as linhas que possuem 6 e 8 dígitos após a barra.
      Agradecida se alguém puder ajudar!

• Por RSN
      Boa Noite, 
      Gostaria de saber se existe a possibilidade de gravar além do id do option value outra variavel, para enviar via post.
      <div class="form-group"> <label class="col-md-4 control-label" for="txtgrupo">Tipo de Pagamento : </label> <div class="col-md-4"> <select id="" class="selectpicker" data-live-search="true" name="tipo_pagamento" > <?php $query = mysql_query("SELECT * FROM tipo_pagamento ORDER BY id ASC"); while($result = mysql_fetch_array($query)) { echo '<option value="'.$result["id"].'">'.$result["nome_tipo"].'</option>'; } ?> </select> </div> </div>  
    • Por JeanTDZ
      Eu tenho um form com algumas informações etc. O form envia pro banco de dados e tudo mais, funcional.

Alguém teria algum exemplo que após o submit, o form é transformado em pdf/doc e direcionado para uma pasta/ftp já criada.?
    • Por jparenque
      Pessoal, estou precisando de um código em php que faça o seguinte:

1- acesse uma url capture e grave o código fonte
      2- acesse novamente a mesma url, capture o código fonte e compare com o código da primeira captura
      3- se o código for igual ao da primeira captura ele acessa novamente e compara novamente
      4- se o código for diferente do da primeira captura ele tem que abrir o navegador Chrome e ir para essa url através do navegador.
      5- o fim do código deverá ser apenas quando ele acessar a url encontrar um conteúdo diferente do da primeira captura.

Vou rodar o php na máquina local. O objetivo é monitorar uma página url específica com relação à uma alteração que ocorrerá. E quando ocorrer precisarei atuar nessa página imediatamente.

Obrigado a todos!

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.