Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kim.y

VSTS: Release e Build (Dúvida conceitual)

Recommended Posts

Eu entendi um pouco (muito pouco na verdade) o conceito de Release e Build.

 

Digamos que eu tenha uma branch-01 e uma branch-02.

 

Eu faço o Pull Request das duas e ambas são aprovadas para uma branch developer (por exemplo), porém sem build.

 

Quando eu fizer um build e um release da última versão dessa branch developer eu estarei puxando as duas juntos ou eu tenho que fazer um build de cada branch e um release de cada uma?

 

Não sei se ficou bem claro o que eu quero saber.

 

Obrigado desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, quando você fazer o merge da Branch-01 para a branch de DEV, normalmente um Build referente a branch DEV é disparado automaticamente. O build contém steps que irão compilar toda sua aplicação, rodar unit tests etc.... O mesmo processo acontecerá quando fazer o merge da branch-02 pra de DEV.

O Release é o processo de Deploy pro servidor, nesse caso seria fazer a publicação da compilação da Branch DEV pra um servidor com o ambiente de DEV.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, quintelab disse:

Nesse caso, quando você fazer o merge da Branch-01 para a branch de DEV, normalmente um Build referente a branch DEV é disparado automaticamente. O build contém steps que irão compilar toda sua aplicação, rodar unit tests etc.... O mesmo processo acontecerá quando fazer o merge da branch-02 pra de DEV.

O Release é o processo de Deploy pro servidor, nesse caso seria fazer a publicação da compilação da Branch DEV pra um servidor com o ambiente de DEV.

 

Obrigado pelo resposta, esclareceu bastante.

 

É que eu estou trabalhando com isso e ainda me ocorre de confundir as coisas relacionadas a isso (build, release, deploy e etc) e me ocorreu algo bem "estranho" (para mim).

 

Eu tinha tentado fazer o build de uma branch-01 para de DEV porém ele falhou e consequentemente (me corrija se eu estiver errado) o release não foi acionado, quando foi para a equipe testar me relataram que o merge talvez não tivesse sido bem sucedido, e no caso nenhuma após essa branch-01 teve exito (somente eu mexi nesse projeto), porém hoje fiz um pedido de Pull Request para um Dev aprovar (ele não aprovou ainda) e aparentemente fez o build e o release automático e quando fui testar e verificar no código subiu todas as branchs que fiz o merge que estavam antes dessa última branch.

 

Não sei se isso é comum, pareceu que estavam todas acumuladas e quando fiz esse pedido pull request jogou todas para a branch-dev.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para esclarecer mais uma coisa, quando eu faço o Pull Request na empresa onde eu trabalho ele funciona da seguinte forma.

 

Faço o merge com a branch dev -> Eu envio o Pull Request -> Outro dev aprova -> faz o build e release (as vezes é automático e as vezes não é automático).

 

Normalmente após eu enviar o Pull Request e outro dev aprovar ele fazia o build e o release automático mas agora parece que mudou essa regra, por questões de segurança.

 

Só com a resposta do quintelab já esclareceu muita coisa, mas gostaria de saber se eu fizer o procedimento da seguinte forma se ele "puxa" tudo.

 

Build & Release -> Build -> Definitions -> Clico no projeto -> faço o Queue new build... e depois o release da última versão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não faz sentido as vezes funcionar e as vezes não, tem algo errado.

O build em teoria é disparado quando é feito o merge pra branch de dev. O release pode ser feito a qualquer momento depois do build, em seguida ou dias depois, depende de como a empresa trabalha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, quintelab disse:

Não faz sentido as vezes funcionar e as vezes não, tem algo errado.

O build em teoria é disparado quando é feito o merge pra branch de dev. O release pode ser feito a qualquer momento depois do build, em seguida ou dias depois, depende de como a empresa trabalha.

 

Entendi, talvez seja disparado sempre então e eu que não tenho percebido, vou começar a reparar nisso.

 

Obrigado pelas informações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por guiguicdd
      Olá a todos. Recentemente eu venho programando no **Android Studio** e tive um problema na hora de **abrir um projeto**. Não esperei ele terminar de carregar pois já tinha se passado muito tempo e **resolvi cancelar**. Não consegui e por isso eu **fechei o programa** e tentei abrir novamente, porém sem sucesso e assim **eu desliguei o meu computador** e liguei novamente. Quando eu abro o Android Studio... Ele **começa a mostrar varias linhas vermelhas e sem nenhum erro** pois o meu projeto **compila normalmente**. Isso me incomoda muito ! poderia me dar uma luz ? Deis de Já eu agradeço :)
      Segue abaixo o erro:
      https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7639892/image/forum/2019-04-02__2.png
       
    • Por MarKteus
      Olá
       
      Estou tentando criar uma Label para meu projeto porém ao clicar no botão Create obtenho como resposta a mensagem a seguir:


       
      Alguém sabe o motivo ?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.