Ir para conteúdo
clickanapolis

Modelagem dos dados do banco

Recommended Posts

Pessoal tenho um banco de dados em um cliente e estou pensando em questão de modelagem e queria a opinião de voces.

Hoje por exemplo tenho o cadastro de colaborador com todos os campos na mesma tabela:

nome

rg

cpf

data de nascimento

nome do pai

data de nascimento do pai

cpf do pai

nome da mae

data de nascimento da mae

cpf da mae

entre outros.

Seria interessante ter uma tabela chamada pessoas onde eu cadastraria os pais e mães e no cadastro do colaborador eu colocaria apenas o id do pai e o id da mãe?

No mesmo caso no cadastro de usuarios, eu colocaria apenas senha, usuario e a foto dele e os dados dele tambem nessa tabela pessoas sempre usando chave estrangeira?

Qual forma me daria melhor performance para um banco que daqui a pouco vai estar gigante?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso de Colaborador não pois deve haver poucos casos de Colaborador que seja pai ou mãe de outro.

Em pensaria uma tabela de genitores (tipo <pai,mãe>*,nome,cpf,data nasc etc)

*- não sei se se aplica pai e mãe adotivos , tutores etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo a necessidade de uma outra tabela, pois cada colaborador terá apenas um pai e uma mãe, e mesmo nos casos onde existam colaboradores que sejam irmãos, ainda assim o nº seria muito pequeno, o que não justificaria a criação dessa tabela adicional.

Na minha opinião

att

Compartilhar este post

Link para o post

Fosse uma base nacional , de governo , seria o caso de se pensar uma solução mais complexa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por netocazuza
      Gostaria que alguém me ajudasse a encontrar erro num código. Estou fazendo um curto na net, e tentando adaptar o código que funciona para ir aprimorando a aprendizagem. Então vou colocar dois códigos aqui, onde um funciona o outro não. O que funciona é o do curso com mais campos. O que fiz foi apenas adaptar esse código que funciona para uma quantidade bem menor, e ver se funciona. Os dois códigos abre o formulário, aparentemente consultam o banco com sucesso, porém só o original está alterando, certamente por algum erro meu. Mas já olhei trocentas vezes, postei dúvida lá no curso, e o cara não responde, então tô parado na aprendizagem por conta disso. Basicamente é um formulário de cadastro de transportadoras onde o usuário altera os dados de uma transportadora através desse formulário. Esse tá funcionando tudo certinho. Tentei reproduzir esse mesmo formulário, porém apenas com dois campos (cidade e estado), e mesmo assim não funciona. Lista certinho, mas não altera, por isso acho que é um erro simples. Segue os dois códigos pra que comparem:
      CÓDIGO QUE FUNCIONA:
      <?php require_once("conexao/conexao.php"); ?> <?php     if (isset($_POST["nometransportadora"])){         $nome = utf8_decode($_POST["nometransportadora"]);         $endereco = utf8_decode($_POST["endereco"]);         $cidade = utf8_decode($_POST["cidade"]);         $estado = $_POST["estados"];         $cep = $_POST["cep"];         $cnpj = $_POST["cnpj"];         $telefone = $_POST["telefone"];         $tID = $_POST["transportadoraID"];         // CRIAR O OBJETO PARA ALTERAR         $alterar = "UPDATE transportadoras ";         $alterar .= "SET ";         $alterar .= "nometransportadora = '{$nome}', ";         $alterar .= "endereco = '{$endereco}', ";         $alterar .= "cidade = '{$cidade}', ";         $alterar .= "estadoID = {$estado}, ";         $alterar .= "cep = '{$cep}', ";         $alterar .= "cnpj = '{$cnpj}', ";         $alterar .= "telefone = '{$telefone}' ";         $alterar .= "WHERE transportadoraID = {$tID}";         $operacao_alterar = mysqli_query($conecta, $alterar);         if (!$operacao_alterar){             die("Erro na alteração!");         }else {             header("location: listagem2.php");         }     }     // Consulta a tabela de transportadoras.     $tr = "SELECT * ";     $tr .= "FROM transportadoras ";     if (isset($_GET["codigo"])){         $id = $_GET["codigo"];         $tr .= "WHERE transportadoraID = {$id} ";     }else {         $tr .= "WHERE transportadoraID = 1 ";     }     $con_transportadora = mysqli_query($conecta, $tr);     if (!$con_transportadora){         die("Erro na consulta");     }     $info_transportadora = mysqli_fetch_assoc($con_transportadora);          // Consulta aos estados     $estados = "SELECT * ";     $estados .= "FROM estados ";     $lista_estados = mysqli_query($conecta, $estados);     if (!$lista_estados){         die("erro no banco");     } ?> <!doctype html> <html>     <head>         <meta charset="UTF-8">         <title>Curso PHP INTEGRACAO</title>                  <!-- estilo -->         <link href="_css/estilo.css" rel="stylesheet">         <link href="_css/alteracao.css" rel="stylesheet">     </head>     <body>         <?php include_once("_incluir/topo.php"); ?>                  <main>               <div id="janela_formulario">                 <form action="alteracao.php" method = "post">                     <h2>Alteração de Transportadoras</h2>                     <label for="nometransportadora">Nome da Transportadora</label>                     <input type = "text" value = "<?php echo utf8_encode( $info_transportadora["nometransportadora"]) ?>" name = "nometransportadora" id = "nometransportadora">                     <label for="endereco">Endereço</label>                     <input type = "text" value = "<?php echo utf8_encode( $info_transportadora["endereco"]) ?>" name = "endereco" id = "endereco">                     <label for="cidade">Cidade</label>                     <input type = "text" value = "<?php echo utf8_encode( $info_transportadora["cidade"]) ?>" name = "cidade" id = "cidade">                     <label for="estados">Estados</label>                     <select id = "estados" name = "estados">                         <?php                              $meuestado = $info_transportadora["estadoID"];                             while ($linha = mysqli_fetch_assoc($lista_estados)){                             $estado_principal = $linha["estadoID"];                             if ($meuestado == $estado_principal){                         ?>                             <option value="<?php echo $linha["estadoID"] ?>" selected>                                 <?php echo utf8_encode($linha ["nome"]) ?>                             </option>                             <?php                             } else {                              ?>                                 <option value="<?php echo $linha["estadoID"] ?>">                                 <?php echo utf8_encode($linha ["nome"]) ?>                                 </option>                         <?php                              }                             }                         ?>                                              </select>                     <label for="cep">CEP</label>                     <input type = "text" value = "<?php echo ( $info_transportadora["cep"]) ?>" name = "cep" id = "cep">                     <label for="telefone">Telefone</label>                     <input type = "text" value = "<?php echo utf8_encode( $info_transportadora["telefone"]) ?>" name = "telefone" id = "telefone">                     <label for="cnpj">CNPJ</label>                     <input type = "text" value = "<?php echo utf8_encode( $info_transportadora["cnpj"]) ?>" name = "cnpj" id = "cnpj">                     <input type = "hidden" name = "transportadoraID" value = "<?php echo $info_transportadora["transportadoraID"] ?>">                     <input type = "submit" value="Confirmar Alteração">                 </form>             </div>         </main>         <?php include_once("_incluir/rodape.php"); ?>       </body> </html>  
      CÓDIGO QUE NÃO FUNCIONA. (Lista tudo certinho, mas não altera, nem traz o estádo pré-checado).
      <?php require_once("conexao/conexao.php"); ?> <?php     if( isset($_POST["nomeCidade"]) ) {         $nomeCidade       = utf8_decode($_POST["nomeCidade"]);         $estado     = $_POST["estados"];         $cID        = $_POST["cidadeID"];                  // Objeto para alterar         $alterar = "UPDATE cidades ";         $alterar .= "SET ";         $alterar .= "nomeCidade = '{$nomeCidade}', ";         $alterar .= "estadoID = {$estado} ";         $alterar .= "WHERE cidadeID = {$cID} ";         $operacao_alterar = mysqli_query($conecta, $alterar);         if(!$operacao_alterar) {             die("Erro na alteracao");            } else {             header("location:alterarCidades.php");            }              }     // Consulta a tabela de cidades     $tr = "SELECT * ";     $tr .= "FROM cidades ";     if(isset($_GET["codigo"]) ) {         $id = $_GET["codigo"];         $tr .= "WHERE cidadeID = {$id} ";     } else {         $tr .= "WHERE cidadeID = 1 ";     }          $con_cidade = mysqli_query($conecta,$tr);     if(!$con_cidade) {         die("Erro na consulta");     }     $info_cidade = mysqli_fetch_assoc($con_cidade);          // consulta aos estados     $estados = "SELECT * ";     $estados .= "FROM estados ";     $lista_estados = mysqli_query($conecta, $estados);     if(!$lista_estados) {        die("erro no banco");      }     ?> <!doctype html> <html>     <head>         <meta charset="UTF-8">         <title>Alteração Cidades</title>         <!-- estilo -->         <link href="_css/estilo.css" rel="stylesheet">         <link href="_css/alteracao.css" rel="stylesheet">     </head>     <body>         <?php include_once("_incluir/topo.php"); ?>                  <main>             <div id="janela_formulario">                 <form action="alteracaoCidades.php" method="post">                     <h2>Alteração de Cidades</h2>                                          <label for="nomeCidade">Nome da Cidade</label>                     <input type="text" value="<?php echo utf8_encode($info_cidade["nomeCidade"])  ?>" name="nomeCidade" id="nomeCidade">                     <label for="estados">Estados</label>                     <select id="estados" name="estados">                          <?php                              $meuestado = $info_cidade["estadoID"];                             while($linha = mysqli_fetch_assoc($lista_estados)) {                                 $estado_principal = $linha["estadoID"];                                 if($meuestado == $estado_principal) {                         ?>                             <option value="<?php echo $linha["estadoID"] ?>" selected>                                 <?php echo utf8_encode($linha["nome"]) ?>                             </option>                         <?php                                 } else {                         ?>                             <option value="<?php echo $linha["estadoID"] ?>" >                                 <?php echo utf8_encode($linha["nome"]) ?>                             </option>                                                 <?php                                  }                             }                         ?>                     </select>                     <input type="hidden" name="cidadeID" value="<?php echo $info_cidade["cidadeID"] ?>">                     <input type="submit" value="Confirmar alteração">                                     </form>                </div>         </main>         <?php include_once("_incluir/rodape.php"); ?>     </body> </html>  

• Por MARI SANTOS
      Estou desenvolvendo um controle de estoque,  fiz as seguintes tabelas:
      Produto -  É dos itens adicionados; nessa tabela eu coloquei todas as informações sobre o produto
      SaidaProduto - itens vendidos
      Estoque - itens que estão no estoque, somente a qtdde e codigo e nome
      NotaFiscal.

Meu objetivo é cadastrar os produtos pelo xml da nota fiscal e tbém manualmente. A tabela saidaProduto e produto irão refletir na de estoque, até ai tudo bem, mas quando eu penso na tabela nota fiscal e como ela vai se relacionar com o produto me dá um nó na cabeça.
      Seria mais interessante eu fazer uma outra tabela de entrada_produto e ela sim, ter o relacionamento N:N com a tabela Nota fiscal?
      e os produtos da nota fiscal estariam nessa tabela entrada_produto?
      Alguém poderia me dá um norte, pfvor?

• Por Emerson.Oliveira
      eu tenho uma tabela assim

usuario        /      valor

pedro          /       0,50
      joao            /       0,50
      maria         /       50,00
      carlos       /        300,00
      marcos    /         200,00
      paulo         /       49,00

eu quero que 100,00  então vai somar os valores em ORDEM CRESCENTE e vai me mostrar por exemplo:

pedro          /       0,50
      joao            /       0,50
      maria         /       50,00
      paulo         /       49,00

total: 100,00

se poder ajudar agradeço
    • Por Artur Alves Junior
      galera estou tentando fazer uma pesquisa em mysql e quero que ele exiba isto em um label so que eu preciso de 27 buscas na mesma tabela meu codigo esta assim 

begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            SQL.Add('Select * from batidas');
            SQL.Add('where btd_a = :1a');
            ParamByName('1a').Value := edt25.Text;
            SQL.Add('and btd_b = :1b');
            ParamByName('1b').Value := edt28.Text;
            SQL.Add('and btd_c = :1c');
            ParamByName('1c').Value := edt31.Text;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            ParamByName('1c').Value := edt32.Text;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            ParamByName('1c').Value := edt33.Text;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
          with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            ParamByName('1b').Value := edt29.Text;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          ParamByName('1b').Value := edt30.Text;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          ParamByName('1a').Value := edt26.Text;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
          Close;
          //SQL.Clear;
          ParamByName('1a').Value := edt27.Text;
          Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;
        begin
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;
        begin;
        with DM.SQL_Batidas do
          begin;
            Close;
            //SQL.Clear;
            Open;
          end;
        end;

• Por ThalissonChagas1407
      Boa noite

Tenha duas Tabelas Denomindas abaixo;
      Tabela "ENTRADA" _________________________________ id | produto | qtd | data ---------------------------------- 1 | A | 10 | 2017-01-01 ---------------------------------- 2 | B | 2 | 2017-05-01 ---------------------------------- 3 | F | 5 | 2017-07-01 ---------------------------------- Tabela "SAIDA" _________________________________ id | produto | qtd | data ---------------------------------- 1 | C | 5 | 2017-03-01 ---------------------------------- 2 | A | 7 | 2017-06-01 ---------------------------------- 3 | F | 2 | 2017-07-01 ----------------------------------  
      Gostaria de ter um resultado Dinamico Da seguinte Maneira  (DENTRO DE UM DETERMINADO PERIODO)

PRODUTO   |  ENTRADA  |  SAIDA  | 
      A                 |            10       |       7      |
      B                 |             2        |       0      |
      C                 |             0        |       5      |
      F                 |             5        |         0    |

É Possivel Fazer em Mysql?

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.