Jump to content
ndias

ajax + phpoo_mvc + mysql_pdo

Recommended Posts

To tentando fazer uma requisição Ajax em um projeto POO-MVC

Tenho um formulário q eu uso o evento onchange pra chamar uma função JavaScript q por sua vez usa Ajax pra requisitar via POST uma página php

<!DOCTYPE html>
<head>
    <script>
        function consultaCPF($cpf)
        {
            $.ajax({
                type : 'POST',
                url  : 'ajax/consultaCPF.php',
                data : 'CPF='+$cpf,
                dataType: 'json',
                success :  function(response){
                    if(response.codigo == "1") {

}else{

}
                },
                error: function(XMLHttpRequest, textStatus, errorThrown){
                    $("#erro").html('<b>ERRO</b>'+XMLHttpRequest.responseText);
                }
            });
        }
    </script>
</head>
<body>
  <div id="erro">
	<form name="form" method="post">
		<input type="text" name="CPF" maxlength="14" onchange="return consultaCPF(this.value)" value="<?php if($_POST){echo $_POST['CPF'];}?>">
	</form>
  </div>
</body>
</html>

Até aí td bem...

Na página php eu instancio uma classe da minha Model q faz uma consulta no bd pra saber se já existe ou não cadastrado o CPF digitado no form. Se existir me retorna 1, senão me retorna 2. A resposta eu capturo em json e passo de volta pro Ajax receber. Esse success é q vai determinar minha ação.

<?php
if($_POST && $_POST['CPF']){
    $consulta = new \App\Models\Validacoes(\App\Init::getDb());
    $res = $consulta->CPF($_POST['CPF']);
    if($res == 1){
        $retorno = array('codigo' => 1, 'mensagem' => 'CPF ja existe');
        echo json_encode($retorno);
        exit();
    }else{
        $retorno = array('codigo' => 2, 'mensagem' => 'CPF não cadastrado');
        echo json_encode($retorno);
        exit();
    }
}

Até aí tudo bem...

Acontece que quando o Ajax faz a requisição da página php onde eu instancio minha classe, não sei pq tá dando Fatal Error Class Not Found (como se não tivesse conectando com meu banco).

namespace App;

class Init
{
  public static function getDb(){
      $db = new \PDO("mysql:host=127.0.0.1;dbname=root;charset=utf8","root","vertrigo");
      return $db;
  }
}

Porém funciona se eu testar minha classe direto na página PHTML do formulário usando um método GET pra receber e passar a consulta pro meu objeto.

namespace App\Models;

class Validacoes
{
    protected $db;

public function __construct(\PDO $db)
    {
        $this->db = $db;
    }

public function CPF($cpf){
        $stmt = $this->db->prepare("Select CPF from tabela where REPLACE(REPLACE(CPF,'.',''),'-','') = :cpf LIMIT 1");
        $stmt->bindParam(":cpf",$cpf);
        $stmt->execute();
        if($stmt->fetchAll()){
            $res = 1;
        }else{
            $res = 2;
        }
        return $res;
    }
}

Será q o fato de não funcionar com o Ajax requisitando em public uma página php, tem haver com a rota? Pois só as Views estão usando Controllers! Ou estou fazendo errado utilizando uma página php na requisição Ajax?

ERRO

( ! ) Fatal error: Class 'App\Models\Validacoes' not found in D:\Projetos\SAEE\public\ajax\consultaCPF.php on line 3
Call Stack
# Time Memory Function Location
1 0.0010 335304 {main}( ) ..\consultaCPF.php:0

Em 01/06/2018 at 05:01, sandra19 disse:

Você recebeu alguma ajuda ou tirou algo do assunto e com fidelidade? Algo muito parecido acontece comigo.

Posicionamiento web en Madrid

Sandra, não recebi nenhuma ajuda. Resolvi sozinho! O problema era que eu estava esquecendo de incluir as require ;)

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Samuel Pietro
      Tenho um select em PDO e preciso que a consulta retornada vire uma variavel, mas a variavel só pega a ultima linha da tabela e eu preciso que pegue todas as linhas que existirem.

$conexao = conexao::getInstance(); $sql = 'SELECT * FROM RegistroE'; $stm = $conexao->prepare($sql); $stm->execute(); $Sql = $stm->fetchAll(PDO::FETCH_OBJ); foreach ($Sql as $SqlReg): $conteudo_meio = picture_X($SqlReg->E_01,1) .picture_X($SqlReg->E_02,25) .picture_9($SqlReg->E_03,4) .picture_X($SqlReg->E_04,14) .picture_9($SqlReg->E_05,8) .picture_9($SqlReg->E_06,8) .picture_9($SqlReg->E_07,8) .picture_9($SqlReg->E_08,8) .picture_9($SqlReg->E_09,8) .complementoRegistro(96,"brancos") .picture_9($SqlReg->E_11,1) .complementoRegistro(1,"brancos") ; endforeach; Como eu poderia está fazendo isto?
    • By peterstefan
      Bom dia, estou fazendo uma cadastro via rest e estou utilizando o curl para cadastrar no webservice...
      Meu código está cadastrando tudo certinho, porem quando ele cadastra e mostra o retorno que foi cadastrado com sucesso ele fica o AGUARDE, CARREGANDO e não para.. não sei oque esta faltando pq já tentei varias coisas e não deu certo... 

$Data = [ "nomeRazaoSocial" => $PostData['nomeRazaoSocial'], "identMF" => $PostData['identMF'], "email" => $PostData['email'], "telefone" => $PostData['telefone'], "senhaProvisoria" => $PostData['senhaProvisoria'] ]; $DataString = json_encode($Data); $curl = curl_init(WEBSERVICECADASTRO); curl_setopt($curl, CURLOPT_CUSTOMREQUEST, "POST"); curl_setopt($curl, CURLOPT_POSTFIELDS, $DataString); curl_setopt($curl, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true); curl_setopt($curl, CURLOPT_HTTPHEADER, array( 'Content-Type: application/json', 'Content-Length: ' . strlen($DataString)) ); $result = curl_exec($curl); if ($result) { $jSON['success'] = "<i class='icon-checkmark'></i>Pronto, cadastro foi realizado com sucesso!"; }else{ $jSON['error'] = "<i class='icon-warning'></i>Oops! Erro ao cadastrar! Por favor, tente novamente!"; }  

• By Samuel Pietro
      Estou desenvolvendo um sistema para gerar arquivos de remessa para a CEF (Seguindo o padrão CNAB150) Até então tudo Okay.
      Meu problema está na hora de gerar a remessa que só consta a ultima linha da respectiva tabela no Banco de dados.
      Eu preciso que gere com todas as linhas que estiverem na tabela (Mais pra frente irei colocar alguns filtros para gerar por data ou por Numero de Serie)
      Minha conexão com o Banco está assim:
      <?php define('SGBD', 'mysql'); define('HOST', 'localhost'); define('DBNAME', '******'); define('CHARSET', 'utf8'); define('USER', '*******'); define('PASSWORD', '******'); define('SERVER', 'linux'); class conexao { /* * Atributo estático de conexão */ private static $pdo; /* * Escondendo o construtor da classe */ private function __construct() { // } /* * Método privado para verificar se a extensão PDO do banco de dados escolhido * está habilitada */ private static function verificaExtensao() { switch(SGBD): case 'mysql': $extensao = 'pdo_mysql'; break; case 'mssql':{ if(SERVER == 'linux'): $extensao = 'pdo_dblib'; else: $extensao = 'pdo_sqlsrv'; endif; break; } case 'postgre': $extensao = 'pdo_pgsql'; break; endswitch; if(!extension_loaded($extensao)): echo "<h1>Extensão {$extensao} não habilitada!</h1>"; exit(); endif; } /* * Método estático para retornar uma conexão válida * Verifica se já existe uma instância da conexão, caso não, configura uma nova conexão */ public static function getInstance() { self::verificaExtensao(); if (!isset(self::$pdo)) { try { $opcoes = array(\PDO::MYSQL_ATTR_INIT_COMMAND => 'SET NAMES UTF8'); switch (SGBD) : case 'mysql': self::$pdo = new \PDO("mysql:host=" . HOST . "; dbname=" . DBNAME . ";", USER, PASSWORD, $opcoes); break; case 'mssql':{ if(SERVER == 'linux'): self::$pdo = new \PDO("dblib:host=" . HOST . "; database=" . DBNAME . ";", USER, PASSWORD, $opcoes); else: self::$pdo = new \PDO("sqlsrv:server=" . HOST . "; database=" . DBNAME . ";", USER, PASSWORD, $opcoes); endif; break; } case 'postgre': self::$pdo = new \PDO("pgsql:host=" . HOST . "; dbname=" . DBNAME . ";", USER, PASSWORD, $opcoes); break; endswitch; self::$pdo->setAttribute(\PDO::ATTR_ERRMODE, \PDO::ERRMODE_EXCEPTION); } catch (PDOException $e) { print "Erro: " . $e->getMessage(); } } return self::$pdo; } public static function isConectado(){ if(self::$pdo): return true; else: return false; endif; } } Minhas Functions
      <?php /*Campos Numéricos (“Picture 9”) • Alinhamento: sempre à direita, preenchido com zeros à esquerda, sem máscara de edição; • Não utilizados: preencher com zeros. */ function picture_9($palavra,$limite){ $var=str_pad($palavra, $limite, "0", STR_PAD_LEFT); return $var; } /* Campos Alfanuméricos (“Picture X”) • Alinhamento: sempre à esquerda, preenchido com brancos à direita; • Não utilizados: preencher com brancos; • Caracteres: maiúsculos, sem acentuação, sem ‘ç’, sem caracteres especiais. */ function picture_x( $palavra, $limite ){ $var = str_pad( $palavra, $limite, " ", STR_PAD_RIGHT ); $var = remover_acentos( $var ); if( strlen( $palavra ) >= $limite ){ $var = substr( $palavra, 0, $limite ); } $var = strtoupper( $var );// converte em letra maiuscula return $var; } function sequencial($i) { if($i < 10) { return zeros(0,5).$i; } else if($i > 10 && $i < 100) { return zeros(0,4).$i; } else if($i > 100 && $i < 1000) { return zeros(0,3).$i; } else if($i > 1000 && $i < 10000) { return zeros(0,2).$i; } else if($i > 10000 && $i < 100000) { return zeros(0,1).$i; } } function zeros($min,$max) { $x = ($max - strlen($min)); for($i = 0; $i < $x; $i++) { $zeros .= '0'; } return $zeros.$min; } function complementoRegistro($int,$tipo) { if($tipo == "zeros") { $space = ''; for($i = 1; $i <= $int; $i++) { $space .= '0'; } } else if($tipo == "brancos") { $space = ''; for($i = 1; $i <= $int; $i++) { $space .= ' '; } } return $space; } ?> E Finalmente o meu Select
      $conexao = conexao::getInstance(); $sql = 'SELECT * FROM RegistroE'; $stm = $conexao->prepare($sql); $stm->execute(); $Sql = $stm->fetchAll(PDO::FETCH_ASSOC);//Já tentei usar tmb $Sql = $stm->fetchAll(PDO::FETCH_OBJ); MAS O PROBLEMA PERSISTE foreach($Sql as $SqlReg): $conteudo_meio= picture_X($SqlReg->E_01,1) .picture_X($SqlReg->E_02,25) .picture_9($SqlReg->E_03,4) .picture_X($SqlReg->E_04,14) .picture_9($SqlReg->E_05,8) .picture_9($SqlReg->E_06,8) .picture_9($SqlReg->E_07,8) .picture_9($SqlReg->E_08,8) .picture_9($SqlReg->E_09,8) .complementoRegistro(96,"brancos") .picture_9($SqlReg->E_11,1) .complementoRegistro(1,"brancos") ; endforeach; Eu preciso da ajuda para listar todos os registros e não apenas o ultimo.
    • By RSN
      Boa Noite,
      Preciso enviar uma consulta sql no corpo do e-mail, porém não estou conseguindo concatenar o laço while.
      <?php include_once('conexao.php'); require 'PHPMailer/PHPMailerAutoload.php'; $resultado = mysql_query("SELECT * FROM cupom WHERE FlagEstorno = 1;"); $linhas = mysql_num_rows($resultado); $mensagem = '<div class="x_content"> <table id="datatable-buttons" class="table table-striped table-bordered"> <thead> <tr> <th>Loja</th> <th>Nro Cupom</th> <th>Data</th> <th>Operador</th> </tr> </thead> <tbody> while($linhas = mysql_fetch_array( $resultado)){ echo " <tr>"; echo "<td>".$linhas['nroloja']."</td>"; echo "<td>".$linhas['NroCupom']."</td>"; echo "<td>".$linhas['DataProc']."</td>"; echo "<td>".$linhas['Operador']."</td>"; echo " </tr>"; }'; $mail = new PHPMailer(); $mail->isSMTP(); $mail->Host = 'smtp.gmail.com'; $mail->SMTPAuth = true; $mail->SMTPSecure = 'tls'; $mail->Username = ''; $mail->Password = ''; $mail->Port = 587; $mail->setFrom(''); $mail->addReplyTo(''); $mail->addAddress('', 'Nome'); $mail->isHTML(true); $mail->Subject = 'Assunto do email'; $mail->Body = $mensagem; $mail->AltBody = 'Para visualizar essa mensagem acesse http://site.com.br/mail'; //$mail->addAttachment('/tmp/image.jpg', 'nome.jpg'); if(!$mail->send()) { echo 'Não foi possível enviar a mensagem.<br>'; echo 'Erro: ' . $mail->ErrorInfo; } else { echo 'Mensagem enviada.'; } ?>  

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.