Jump to content
vailson

Iniciando no PHP - primeiro passo?

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

Tenho uma aplicação rodando no MS Access. Sinto a necessidade de mudar para a web. Gostaria de ajuda em por onde começar. Já tenho um domínio e uma hospedagem. Literalmente não sei qual o primeiro passo a dar.

A aplicação que planejo tem apenas formulários e relatórios.

Agradeço a atenção.

Se está iniciando no PHP, inclusive a parte de server, e quer fazer uma migração, sugiro iniciar com Linux. 

Ambiente

A escolha do ambiente de desenvolvimento é importante, pois, a maioria das linguagens possui um ambiente de desenvolvimento específico (mesmo que possam ser desenvolvidas em qualquer tipo de ambiente). Isso não é diferente no PHP.

A maioria das ferramentas do PHP são nativas do Linux e portadas para outros ambiente, ou, apenas pegam carona na compatibilidade que um ambiente possui com o linux.

Recomendo a distro Debian, que pode ser utilizada como servidor e ajuda muito no desenvolvimento. A instalação do debian é simples. Você pode criar uma VM do zero, utilizando VirtualBox (ou algum outro programa de virtualização), ou baixar alguma imagem pronta para desenvolvimento na internet.

Outra jogada interessante é utilizar o Vagrant ou o Docker para gerenciar o ambiente de desenvolvimento .

Links úteis:

Usando o Vagrant como ambiente de desenvolvimento no Windows

Criando um ambiente de desenvolvimento PHP com Docker Compose

Configurando o Ambiente

Após a escolha do ambiente, e se sua escolha foi por um ambiente limpo (zerado), deve-se instalar o básico:

PHP

$ apt-get update
$ apt-get upgrade
$ apt-get install php

Será necessário permissão de admin, para entrar como admin, use apenas:

$ su

E insira a senha que cadastrou para o usuário root ao instalar o Debian.

Caso der erro na biblioteca do PHP, altere de php para php7.0:

$ apt-get install php7.0

Se utilizar apenas PHP, ele irá pegar a versão estável corrente.

Servidor

O PHP já possui um servidor para desenvolvimento embutido. Dessa forma, não é necessário instalar o Apache, fica a seu critério.

Basicamente, para iniciar o servidor PHP, basta navegar até a pasta que deseja que seja o root do seu projeto e iniciar o servidor, especificando uma porta de acesso:

$ cd /pasta/do/projeto/
$ php -S localhost:8000

Para acessar o sevidor, basta utilizar algum browser e acessar o endereço http://localhost:8000.

Caso desejes utilizar o apache:

$ apt-get install apache2

Será criada uma pasta no seguinte caminho:

/var/www/html/

É a partir daí que o seu projeto será executado. Algumas versões não possuem a pasta html, acredito que na versão atual possui (eu não utilizo mais apache para o desenvolvimento).

Links úteis:

Linux: Terminal Básico

Passo-a-passo como criar um servidor web Apache2, PHP 7.0, MariaDB, PHPMyAdmin “LAMP” no Debian 9 Stretch

IDE

Isso é pessoal, pode escolher a que quiser, seja VI, VIM, PHPStorm, Zend Studio, Sublime, Kate, etc... Algumas são pagas e outras gratuitas. Particularmente, eu utilizo Kate pela simplicidade, leveza e limpeza rápida de formatação (não que outras não plataformas não tenham, mas a dele é muito rápida e leve) e Zend Studio, pois, zendo ZCPE eu possuo uma licença vitalícia.

Banco de dados

Assim como qualquer outra instalação, o banco de dados não fica de fora. Você deve instala-lo via apt-get. Fica a sua escolha, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, etc..

Particularmente, eu utilizo PostgreSQL. Mas é uma preferências apenas por um server gratuito mais robusto que MySQL.

Considerações

Considere tudo isso apenas como dicas que vão lhe facilitar, no futuro, a interação com o desenvolvimento em PHP além de resolver diversas questões relacionadas aos ambientes.

Se quiser uma ideia mais fácil, baixe apenas algum stack LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP), tal qual WampServer, XAMPP ou EasyPHP, e terá um ambiente completo em uma máquina Windows/Linux.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By anabeatrizzz
      2. Por que PHP é a mais utilizada em projetos? Explique.

3. São 24 anos de desenvolvimento em PHP, o que faz ele durar tanto na área da programação? Explique.

4. Você acredita que o PHP vai morrer ou não? Explique.

5. Explique o que seria esta HHVM que as empresas utilizam.

6. PHP tem a facilidade de criar APIs, quais seriam as vantagens na hora de desenvolver aplicativos para celular? Explique.

7. Explique um pouco sobre o Laravel, Zend Framework, Sympony, lumen, codelgniter que foram surgindo ao decorrer dos anos.

8. “O PHP veio da WEB e da WEB ele permanecerá”. O que essa frase significaria para você? Explique.

9. Como funcionariam as comunidades em PHP? Por que existem tantas pessoas ainda usando a linguagem? Explique.

10. O PHP vem se modernizando durante anos, quais seriam estas evoluções dele? Explique.
    • By fideles
      Mais uma vez venho aqui pedir ajuda a vocês.

Tenho um formulario que criei aqui na empresa algo bem simples, somente para sair das planilhas de excel, que seria cadastro de funcionarios.

Tem os campos, matricula, nome completo, unidade de trabalho, endereço e telefone de emergencia.

A parte do formulario funciona, a gravação no BD tbm, listar as informações também, ai me perguntaram se era possível um auto preenchimento dos campos colocando somente a matricula do funcionario e respondi que eu não sei porque realmente não sei.

A ajuda que eu preciso de vocês seria, é possível fazer isso ? Colocar a matricula e vir do banco e preencher os outros inputs? Se sim, é possível me derem um exemplo de como funciona e eu estudar o codigo e colocar nos outros inputs.

Obrigado antecipadamente. 

• By tetsuo
      Boas galera?
      Às vezes subo um projeto que, despercebidamente passa um arquivo com letra maiúscula/minúscula
      E dá trabalho pra descobrir que era somente e apenas isso.

Como posso resolver isso?
      Uso rWindows 10.
      Mas a hospedagem é em linux.

O Docker serviria pra me ajudar com essa questão?

• By lUANZIKA3
      minha pagina contém uma table que
      exibe a ultima id da minha DB porém ela não fica ativa.
      a ultima id só é exibida se o form tiver sido enviado.
      ↓table aonde é exibida a Insert_id
      <table class="table table-dark" method="POST" action="processa.php"> <thead> <tr> <th scope="col">#</th> <th scope="col">Ultimo ID</th> </tr> </thead> <tbody> <tr> <th scope="row">1</th> <td> <?php if(isset($_SESSION['id'])){ echo $_SESSION['id']; } ?></td> </tr> </tbody> </table> Agora a conexao.php
      <?php session_start(); $servidor = "localhost"; $usuario = "root"; $senha = ""; $dbname = "contas"; //Criar a conexao $conn = mysqli_connect($servidor, $usuario, $senha, $dbname); $nome = filter_input(INPUT_POST, 'nome', FILTER_SANITIZE_STRING); $face = filter_input(INPUT_POST, 'face', FILTER_SANITIZE_STRING); $numeros = filter_input(INPUT_POST, 'numeros', FILTER_SANITIZE_STRING); //echo "Nome: $nome <br>"; //echo "E-mail: $email <br>"; $result_usuario = "INSERT INTO usuarios (nome, face, numeros, created) VALUES ('$nome', '$face', '$numeros', NOW())"; if ($conn->query($result_usuario) === TRUE) { $id = $conn->insert_id; $_SESSION['id'] = "" . $id; } else { echo "Error: " . $result_usuario . "<br>" . $conn->error; } $resultado_usuario = mysqli_query($conn, $result_usuario); if(mysqli_insert_id($conn)){ $_SESSION['msg'] = "<div class='alert alert-success' role='alert'> Parabéns agora você está participando! </div>"; header("Location: index.php"); }else{ $_SESSION['msg'] = "<div class='alert alert-danger' role='alert'> OPS! Parece que você já está participando, espere por outro sorteio e volte! </div>"; header("Location: index.php"); }  
    • By lUANZIKA3
      minha pagina contém uma table que
      exibe a ultima id da minha DB porém ela não fica ativa.
      a ultima id só é exibida se o form tiver sido enviado.
      ↓table aonde é exibida a Insert_id
      <table class="table table-dark" method="POST" action="processa.php"> <thead> <tr> <th scope="col">#</th> <th scope="col">Ultimo ID</th> </tr> </thead> <tbody> <tr> <th scope="row">1</th> <td> <?php if(isset($_SESSION['id'])){ echo $_SESSION['id']; } ?></td> </tr> </tbody> </table> Agora a conexao.php
      <?php session_start(); $servidor = "localhost"; $usuario = "root"; $senha = ""; $dbname = "contas"; //Criar a conexao $conn = mysqli_connect($servidor, $usuario, $senha, $dbname); $nome = filter_input(INPUT_POST, 'nome', FILTER_SANITIZE_STRING); $face = filter_input(INPUT_POST, 'face', FILTER_SANITIZE_STRING); $numeros = filter_input(INPUT_POST, 'numeros', FILTER_SANITIZE_STRING); //echo "Nome: $nome <br>"; //echo "E-mail: $email <br>"; $result_usuario = "INSERT INTO usuarios (nome, face, numeros, created) VALUES ('$nome', '$face', '$numeros', NOW())"; if ($conn->query($result_usuario) === TRUE) { $id = $conn->insert_id; $_SESSION['id'] = "" . $id; } else { echo "Error: " . $result_usuario . "<br>" . $conn->error; } $resultado_usuario = mysqli_query($conn, $result_usuario); if(mysqli_insert_id($conn)){ $_SESSION['msg'] = "<div class='alert alert-success' role='alert'> Parabéns agora você está participando! </div>"; header("Location: index.php"); }else{ $_SESSION['msg'] = "<div class='alert alert-danger' role='alert'> OPS! Parece que você já está participando, espere por outro sorteio e volte! </div>"; header("Location: index.php"); }  

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.