Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RichardOptions

[Iniciante] Exercícios e dúvidas, arrays e afins [Resolvido]

Recommended Posts

Olá pessoal, estou fazendo alguns exercícios de PHP, no total são 10, já fiz 5. Preciso entregá-los em 2 dias e estou perdido, por isso resolvi tentar a sorte por aqui.

Estou com dificuldades, já assisti várias aulas, já pesquisei bastante no google, li bastante coisa do manual oficial, mas ainda não consegui desenvolver uma solução, então vou mostrar como estou fazendo e ver se algum de vocês me ajuda a continuar daqui.

A intenção é: ao receber por GET a variável “letra”, deverá exibir apenas o nome dos alunos, em ordem alfabética, cuja inicial for a letra indicada.
Se não houver alunos com a letra informada, a página deverá exibir a mensagem: "Não existem alunos com essa letra".


Eu preciso de uma ajuda pra prosseguir, pois confesso estar perdido, pois na minha cabeça eu imagino como prosseguir, mas na prática tudo que eu tentei não chega perto, não sei se devo criar uma função, fazer direto dentro do foreach e não sei qual função usar pra fazer essa filtragem, substr ou alguma outra.

Desde já, agradeço a colaboração de vocês!

<?php

$getLetra = $_GET['letra'];

$alunos = array(
"Antonio",
"Arlindo",
"Bia",
"Bruna",
"Catarina",
"Claudio",
"Daiane",
"Diogines",
"Edson",
"Eleonor"
);

echo "A letra para o filtro dos nomes foi: " . $getLetra . "</br></br>";

foreach($alunos as $nomes) {
echo $nomes . "</br>";
}
?>
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As instruções e explicações já estão inseridas nos comentários no código, só ler, entender, testar e adaptar no que for necessário.

Vou deixar os links da documentação de cada função usada pra você ler:

sort():

http://php.net/manual/pt_BR/function.sort.php

isset():

http://php.net/manual/pt_BR/function.isset.php

strtolower():

http://php.net/manual/pt_BR/function.strtolower.php

substr():

http://php.net/manual/pt_BR/function.substr.php

Código:

<?php

header('Content-Type: text/html; charset=utf-8');

// !empty($_GET['letra']) verifica se o parâmetro letra existe na url e se existir verifica se não está vazio
if(!empty($_GET['letra'])){

	$getLetra = $_GET['letra'];

	$alunos = array(
	"Antonio",
	"Arlindo",
	"Bruna",
	"Bia",
	"Catarina",
	"Claudio",
	"Daiane",
	"Diogines",
	"Edson",
	"Eleonor"
	);

	echo "A letra para o filtro dos nomes foi: " . $getLetra . "</br></br>";

	foreach($alunos as $nome) {
		// str_tolower() : transforma toda letra em minúscula
		// substr($nome, 0, 1) pega o primeiro caractere
		if(strtolower(substr($nome, 0, 1)) == strtolower($getLetra)){
			// $alunos_encontrados[] cria um array dinâmico e vai adicionando os nomes encontrados nele
			$alunos_encontrados[] = $nome;
		}
	}
	// isset($alunos_encontrados) verifica se $alunos_encontrados já foi definido
	if(isset($alunos_encontrados)){
		// sort($alunos_encontrados) organiza o array por ordem alfabética ou numérica com base nos valores
		sort($alunos_encontrados);
		echo "<pre>";
		print_r($alunos_encontrados);
		echo "</pre>";
	} else {
		echo "Não existem alunos com essa letra";
	}
}	
?>

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, muito obrigado pela paciência e pela sua ajuda, ainda mais nesse horário, sem mais palavras para agradecer.

 

Deixa eu te passar o feedback então, eu já tinha passado pelo sort, isset e substr, mas eu não consegui encaixar essas coisas todas pra fazer funcionar, olhando agora o código que você fez, parece simples, mas estava nisso há horas.

 

Ah, adicionei aqui também um 

else {
    echo "É necessário informar a letra";
}

No caso da "letra" vir vazia, avisar que precisa informar uma letra, agora está 100% dentro do pedido.

 

Enfim, são 10 exercícios, com esse finalizado, só faltam 4, pra quem está desde às 16h de ontem e sem horário pra acabar, novamente o meu muito obrigado pela ajuda e pela explicação!

 

Agora vou tentar resolver os outros que são complicados pra mim ainda, mas menos sobrecarregado!

 

Sucesso meu parceiro!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
    • Por Carlos Web Soluções Web
      Olá...
      Estou tentando fazer o seguinte !!
      Listando dados em tabela !!
      Gostaria que....se na listagem houver 4 linhas...indepedente de seu número de ID, faça a listagem em ID ser em ordem 1 2 3 4 !!
      Exemplo...se tiver uma listagem de dados que está em ID 1 3 3...faça ficar 1 2 3 !!

       
      echo "<table class='tabela_dados' border='1'> <tr> <td>ID</td> <td>Nome Empresa</td> <td>Responsável</td> <td>Telefone 1</td> <td>Telefone 2</td> <td>E-mail 1</td> <td>E-mail 2</td> <td>Endereço</td> <td>CEP</td> <td>Bairro</td> <td>AÇÃO 1</td> <td>AÇÃO 2</td> </tr> "; $sql = "SELECT ID FROM usuarios_dados WHERE Usuario='$usuario'"; $result = $conn->query($sql); $num_rows = $result->num_rows; $Novo_ID = 1; for ($i = 0; $i < $num_rows; $i++) { $registro = $result -> fetch_row(); $sql2 = "UPDATE usuarios_dados SET ID='$Novo_ID' WHERE ID='$Novo_ID'"; $result2 = $conn->query($sql2); $Novo_ID++; } $sql = "SELECT * FROM usuarios_dados"; $result = $conn->query($sql); if ($result->num_rows > 0) { // output data of each row while($row = $result->fetch_assoc()) { echo "<tr> <td>$row[ID]</td> <td>$row[Nome_Empresa]</td> <td>$row[Responsavel]</td> <td>$row[Telefone_1]</td> <td>$row[Telefone_2]</td> <td>$row[Email_1]</td> <td>$row[Email_2]</td> <td>$row[Endereço]</td> <td>$row[CEP]</td> <td>$row[Bairro]</td> <td> <form method='post' action='Editar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='EDITAR'> </form> </td> <td> <form method='post' action='Deletar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='DELETAR'> </form> </td> </tr> "; } } else { echo "0 results"; } $conn->close();  
    • Por ILR master
      Boa tarde pessoal, tudo bem ?
       
      Eu uso o tinymce para cadastro de textos no meu siite, porém, quero fazer um sistema para que os colunistas possam fazer o próprio post.
      O problema do tinymce, é que ele mantém a formatação do texto copiado, como tamanho de fonts, negritos, etc... Quero que o usuário cole o texto e a própria textarea limpe a formatação para que ele formate como quiser.
       
      A pergunta é:
       
      O tinymce tem uma opção para desabilitar a formatação quando um texto é colocado?
      Tem alguma função via java ou php para retirar a formatação assim que o texto é colado?
      Ou é melhor usar um outro editor?
       
      Agradeço deste já.
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.