Ir para conteúdo
Santos_2015

filtro sem informar campo data [resolvido]

Recommended Posts

Galera é o seguinte,

tenho filtro antes do montar meu select, tenho três campos no filtro: cod_tipo_item_despesa, data_inicio e data_fim. só que caso a data não tenha sido informada, minha consulta retorna falso, segue sql:

select...

where desp.cod_tipo_item_despesa like :cod_tipo_item_despesa 
			and DATE_FORMAT(desp.data_despesa,'%d/%m/%Y') BETWEEN :data_inicio AND :data_fim

Thanks.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual data não foi informada ?

Um valor não informado (null) sempre retorna false em uma pesquisa.

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Motta disse:

Qual data não foi informada ?

Um valor não informado (null) sempre retorna false em uma pesquisa.

nenhuma das duas, nem data_inicio nem data_fim(por padrão quando não é informado é enviado "1969-12-31", tentei tratar substituindo por '%' mas não me retornou false na pesquisa), no caso seria informado apenas o "cod_tipo_item_despesa".

Compartilhar este post

Link para o post

Ponha uma critica não permitindo data nula na pesquisa 

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Motta disse:

Ponha uma critica não permitindo data nula na pesquisa 

Mas o problema é que ela pode ou não ser informada, não é obrigatório

Compartilhar este post

Link para o post

Tente com coalesce 

select...

and DATE_FORMAT(desp.data_despesa,'%d/%m/%Y') 
                  BETWEEN COALESCE(:data_inicio,MAKEDATE(2010,1)) and 
                          COALESCE(:data_fim,CURDATE())

vide

https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/date-and-time-functions.html#function_curdate

https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/date-and-time-functions.html#function_makedate

Nota , não uso Mysql pode ter algum erro de síntaxe nisto mas a ideia básica e tratar o valor nulo.

• +1 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Motta disse:

Tente com coalesce 

select...

and DATE_FORMAT(desp.data_despesa,'%d/%m/%Y') 
                  BETWEEN COALESCE(:data_inicio,MAKEDATE(2010,1)) and 
                          COALESCE(:data_fim,CURDATE())

vide

https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/date-and-time-functions.html#function_curdate

https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/date-and-time-functions.html#function_makedate

Nota , não uso Mysql pode ter algum erro de síntaxe nisto mas a ideia básica e tratar o valor nulo.

legal, já havia tentado com coalesce, pelo que entendi está "amarrando" os intervalos... vou tetar aqui, Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por isaque_cb2
      Boa noite, estou postando qui por que pesquisei e não achei nada que ajudasse... bem, criei um banco de dados para armazenar meus projetos e carrega-los dinamicamente com o php, deu certo, mas quando tem alguma acentuação no texto ele retorna "�"... 
      ~Grato desde Já~
    • Por lynx_
      Olá,
      Gostaria de criar um filtro para categorias dos posts no WP. Como nesse exemplo https://bootsnipp.com/snippets/N6vrp.
      Mas não manjo muito de php, então não sei como faço, para que quando eu clique no botão da 'categoria1' só apareça posts dessa categoria. E quando clicar em 'Todos' aparecer os posts de todas as categorias..
      Meu código está assim, por enquanto.
      <?php get_header(); ?> <?php /* Template Name: Arquivo Posts */ ?> <div class="container"> <h1 style="text-align: center; color: white; margin-bottom: 30px;">Noticias</h1> <div class="filtro" style="text-align: center;"> <a href="<?php get_posts('orderby=date&order=DESC&category_name=categoria1'); ?>">Categoria 1</a> <a>Categoria 2</a> <a>Todos</a> </div> <div class="row"> <?php if (have_posts()) : while (have_posts()) : the_post(); ?> <div class="col-xs-12 col-sm-6 col-md-4 " style="text-align: center;"> <a href="<?php the_permalink(); ?>"> <div class="imgPost"><?php the_post_thumbnail(); ?></div> <h2><?php the_title(); ?></a></h2> <p><em><?php echo ucfirst(get_the_time('l, j \d\e F \d\e Y')); ?></em></p> <hr> </div> <?php endwhile; else: ?> <p><?php _e('Desculpe, não há posts a serem exibidos.'); ?></p> <?php endif; ?> </div> </div> <?php get_footer(); ?> Alguém sabe me ajudar?
      Obrigada
    • Por Pedro Terencio
      votar contrafavorita   Bom dia galera, estou com uma duvida sobre manipulação de data. Preciso pegar um valor (dado pelo usuario) e transformar este valor em dia do mês.

Exemplo : 
      $Valor_Usuario = 30;
      $Data = 12/10/2018;
      $Resultado = 30/10/2018;

O que estou buscando fazer é, uma rotina de gastos, então o usuario me informa um dia fixo de gasto, (Todo dia 30 irei gastar R$50) e o sistema todo dia 30 irá subtrair R$50 da conta. O que me gera outra duvida...

Depois da manipulação da data como fazer esse checking da data? (Se hoje é dia 30 ou não // Para saber quando subtrair os R$ 50)
    • Por Rodrigo Araujo
      Preciso fazer um campo de pesquisa no wordpress para um cliente, onde o mesmo possa pesquisar seus clientes pelo cnpj e o banco de dados retornar apenas o que ele pesquisou e nao todos os clientes cadastrados, alguem pode me ajudar e me explicar alguns comandos ? 

este é o que eu estou usando mas dá erro na programação inteira.
    • Por maal0n
      Bom dia pessoal, sou iniciante no php e estou com um problema, alguem consegue me ajudar...

O codigo abaixo tem a função de mostrar todos os vencimentos da semana para pagamento de mensalidades... só que ele encontra o dia do sabado(ultimo dia da semana) e mostra os 6 dias anteriores a ele... o problema acontece quando o sabado cai no dia 1 ou 2 do mes seguinte... ai ele vai calcular dia 1 menos 6... e nao vai me gerar resultados nenhum... conseguiram entender? alguem consegue me ajudar nisso ?

segue meu codigo..

<?php $seleciona = mysql_query("SELECT anoselecionado FROM anoselecionado LIMIT 1"); while($ln = mysql_fetch_array($seleciona)){ $anoselecionado = $ln['anoselecionado']; } ?> <?php $dataatual = date('d/m/y'); $partes = explode("/", $dataatual); $diaatual = $partes[0]; $mesatual = $partes[1]; $anoatual = "20".$partes[2]; if ($mesatual == "1"){$essemes = 'jan';}; if ($mesatual == "2"){$essemes = 'fev';}; if ($mesatual == "3"){$essemes = 'mar';}; if ($mesatual == "4"){$essemes = 'abr';}; if ($mesatual == "5"){$essemes = 'mai';}; if ($mesatual == "6"){$essemes = 'jun';}; if ($mesatual == "7"){$essemes = 'jul';}; if ($mesatual == "8"){$essemes = 'ago';}; if ($mesatual == "9"){$essemes = 'setembro';}; if ($mesatual == "10"){$essemes = 'outubro';}; if ($mesatual == "11"){$essemes = 'nov';}; if ($mesatual == "12"){$essemes = 'dez';}; $sabado = 6; //sabado = 6º dia = fim da semana. $dia_atual=date('w'); //pego o dia atual $dias_que_faltam_para_o_sabado = $sabado - $dia_atual; $inicio = strtotime("-$dia_atual days"); $fim = strtotime("+$dias_que_faltam_para_o_sabado days"); $primdiasemana = date('d',$inicio); //data inicial $ultmodiasemana = date('d',$fim); //data final $seleciona = mysql_query("SELECT * FROM mensalidades WHERE (data_pagamento BETWEEN '".$primdiasemana."' and '".$ultmodiasemana."') and ano = ".$anoselecionado." and $essemes = 0 ORDER by id DESC"); $conta = mysql_num_rows($seleciona); if($conta <= 0){ echo "<center><div><h3>Não existem mensalidades pendentes com vencimento esta semana</h3></div></center>"; }else{ echo " <table class='table table-bordered' id='tabela-mensalidades'> <thead> <tr style='backgroud-color: #2D335B'> <th style='width: 200px'>Aluno</th> <th>Vencimento</th> <th>Status</th> <th>Serviço</th> <th>Valor</th> </tr> </thead> "; while($ln = mysql_fetch_array($seleciona)){ $id = $ln['id']; $clientes_id = $ln['clientes_id']; $servico_id = $ln['servico_id']; ?>  

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.