Ir para conteúdo
lerdofphp

Como criar uma lista com nome de arquivos dentro de uma pasta, usando JavaScript e HTML?

Recommended Posts

Pessoal, 

Tenho uma pasta com arquivos de texto com datas e gostaria de criar uma lista automática com eles apenas usando HTML e JavaScript isso seria possível?

A ideia é que o script realize a pesquise dos arquivos existente na pasta e cria-se o SELECT em HTML.

Exemplo:

Pasta: paginas

Arquivos:

- Arquivo-12-07.txt
- Arquivo-13-07.txt
- Arquivo-14-07.txt

Resultado Esperado:

<select>
  <option value="Arquivo-12-07.txt">Arquivo-12-07.txt</option>
  <option value="Arquivo-13-07.txt">Arquivo-13-07.txt</option>
  <option value="Arquivo-14-07.txt">Arquivo-14-07.txt</option>
</select>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha cara, ler arquivos diretamente com javascript eu não conheço como, se alguém souber me avisa que eu também me interesso!

Mas o que você pode fazer é fazer uma chamada ajax para o diretório dos arquivos, e se o servidor for Apache e estiver com Directory Listing ligado para aquele diretório, ele vai retornar uma página listando os arquivos e subdiretórios, dai então você pode percorrer o html retornado e ir pescando o nome dos arquivos. 

Aqui a documentação do Apache que fala do Directory Listing (que a grosso modo é aquela página que você vê quando não tem um arquivo index dentro da pasta): https://wiki.apache.org/httpd/DirectoryListings

Não sei se tem essa opção em outros servidores com nginx ou IIS.  Abç

Compartilhar este post

Link para o post

Ótima sugestão do recurso nativo do Apache, @Klawztro.

10 minutos atrás, Klawztro disse:

Olha cara, ler arquivos diretamente com javascript eu não conheço como, se alguém souber me avisa que eu também me interesso!

Se estivermos falando do JS rodando no cliente/navegador, não é possível, pois isso abriria uma brecha de segurança enorme.

É possível ter acesso somente aos arquivos do servidor, independentemente da linguagem utilizada (js ou php por exemplo).

Há várias formas de listar diretórios com o PHP, mas as primeiras que eu iria sugerir são essas:

- glob: http://php.net/manual/pt_BR/function.glob.php

- DirectoryIterator: https://secure.php.net/manual/pt_BR/class.directoryiterator.php

Compartilhar este post

Link para o post
Em 15/07/2018 at 18:19, Klawztro disse:

Mas o que você pode fazer é fazer uma chamada ajax para o diretório dos arquivos, e se o servidor for Apache e estiver com Directory Listing ligado para aquele diretório, ele vai retornar uma página listando os arquivos e subdiretórios, dai então você pode percorrer o html retornado e ir pescando o nome dos arquivos. 

Aqui a documentação do Apache que fala do Directory Listing (que a grosso modo é aquela página que você vê quando não tem um arquivo index dentro da pasta): https://wiki.apache.org/httpd/DirectoryListings

Não sei se tem essa opção em outros servidores com nginx ou IIS.  Abç

Obrigado pelo apoio!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por BryanSamuel
      Eu preciso somar a coluna SOMA onde a coluna A e a coluna B(ao outro registro, por exemplo A do registro 1 e A do registro 2 forem iguais) forem iguais, após isso dividir por 3 e em seguida inserir em outra tabela.
    • Por clickanapolis
      Bom dia.
      Eu estou na fase de entrega de um projeto e estou com uma dificuldade.

Tenha na primeira linha da minha table onde trago todas as etapas, que hoje são 24 e coloquei essa table dentro de um iframe.

Na primeira coluna tenho as datas.

eu preciso que a primeira linha e a primeira coluna seja bloqueada para a pessoa ter um norte de onde ele esta, pois da maneira que fiz ele some e a pessoal não sabe qual processo e qual data ele esta olhando a produção.

Como me auxiliariam a fazer?
    • Por JrPaulino
      Então...
      Estou com algumas duvidas sobre php, é possível estilizar o php com css? onde for um link colocar um botão, mudar cores, fontes e etc? deixar apresentável :D

Vou deixar o código completo e depois tentar explicar minha duvida.

<?php session_start(); include_once("conexao.php"); ?> <!DOCTYPE html> <html> <head> <title>CRUD - Listar</title> <meta charset="utf-8"> </head> <body> <a href="index.php">Cadastrar</a><br> <a href="listar.php">Listar</a><br> <h1>Listar</h1> <?php if(isset($_SESSION['msg'])){ echo $_SESSION['msg']; unset($_SESSION['msg']); } //receber o numero da pagina $pagina_atual = filter_input(INPUT_GET, 'pagina', FILTER_SANITIZE_NUMBER_INT); $pagina = (!empty ($pagina_atual)) ? $pagina_atual : 1; //setar itens por pagina $qnt_result_pg = 3; //calcular inicio de visualizaçao $inicio = ($qnt_result_pg * $pagina) - $qnt_result_pg; $result_usuarios = "SELECT * FROM usuarios LIMIT $inicio, $qnt_result_pg"; $resultado_usuarios = mysqli_query($conn, $result_usuarios); while($row_usuario = mysqli_fetch_assoc($resultado_usuarios)){ echo "ID: " . $row_usuario['id'] . "<br>"; echo "Nome: " . $row_usuario['nome'] . "<br>"; echo "E-Mail: " . $row_usuario['email'] . "<br>"; echo "Data de criação: " . $row_usuario['created'] . "<br><br>"; echo "<a href='edit_usuario.php?id=" . $row_usuario['id'] . "'>Editar</a><br><hr>"; } // paginação contar usuarios $result_pg = "SELECT COUNT(id) AS num_result FROM usuarios"; $resultado_pg = mysqli_query($conn, $result_pg); $row_pg = mysqli_fetch_assoc($resultado_pg); // echo $row_pg['num_result']; //quantidade de paginas $quantidade_pg = ceil ($row_pg['num_result'] / $qnt_result_pg); //limitar antes e depois $max_links = 2; echo "<a href='listar.php?pagina=1'>Primeira</a>"; for ($pag_ant = $pagina - $max_links; $pag_ant <= $pagina - 1; $pag_ant ++){ if($pag_ant >= 1){ echo "<a href='listar.php?pagina=$pag_ant'>$pag_ant</a>"; } } echo "$pagina"; for ($pag_dep = $pagina + 1; $pag_dep <= $pagina + $max_links; $pag_dep ++){ if($pag_dep <= $quantidade_pg){ echo "<a href='listar.php?pagina=$pag_dep'>$pag_dep</a>"; } } echo "<a href='listar.php?pagina=$quantidade_pg'>Ultima</a>"; ?> </body> </html> Vi diversas video aulas sobre php e em uma das aulas o professor explica como criar uma pagina para listar os usuários cadastrados, uma das duvidas é nessa parte
      Queria criar um botão para não ficar apenas um hiperlink :( , já tentei class, div e não tenho ideia de como fazer isso funcionar 

Valeu :)
    • Por Mech
      Eu tenho uma duvida em relação ao header ou footer.

Assim como em todos os sites, o header ou footer é o mesmo independente da pagina, no caso, a forma mais simples seria dar ctrl+c e ctrl+v e criar pagina. Mas caso eu fosse alterar o conteúdo dela, eu precisaria trocar de pagina em pagina. Teria alguma solução, um framework ou alguma forma de só alterar em uma pagina e alterar em todas paginas?

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.