Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

netocazuza

listar ultimo registro da tabela

Recommended Posts

Tenho um tabela que guarda os abastecimentos de um veículo e gostaria de fazer o seguinte código funcionar. Preciso pegar o último registro com a quilometragem do odômetro e já trazer pro input text específico, chamado kmAnterior. Tem que ser o último campo, pra eu descobrir o caminho percorrido. Exemplo: kmAnterior 115,  kmAtual 215. Cálculo (kmAtual - kmAnterior) = 100 km. Então o atual eu vou digitar, e gostaria que o anterior buscasse automaticamente na tabela (último registro gravado). Estou fazendo de uma forma que não está funcionando:

<input type="text" name = "kmAnterior" placeholder = "KM Anterior" value = "<?php echo $linha['kmAbastecimento']; ?>">

Onde esse $linha é a forma que estou usando pra preencher uma tabela (usando while). Quero conseguir pegar sempre o último valor da tabela e lançar diretamente nesse campo, de uma forma mais limpa e simples possível, pois a tabela tem uma série de outros cálculos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 29/07/2018 at 01:06, MichellHenrique disse:

echo '<input type="text" readonly="readonly" value="'.$linha['kmAbastecimento'].'">';

 

Assim?

Não Michell. A dificuldade está sendo em preencher esse input com os valores da tabela que já existe. Com o while, e estou listando os valores, já. Gostaria de lançar o último valor da tabela dentro desse input box, e essa pesquisa que não tô conseguindo. Listo os valores na tela, com o while, agora como pegar o último valor inserido e lançar no input, que não consigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vixe mano, pelo que voce esta falando seu problema tem a ver com sql e nao com php

e o código que voce postou parece nao fazer diferença nenhuma entao...

 

De qualquer forma, tente ordenar na consulta do sql, usando ORDER BY e talvez até com LIMIT:

 

$sql = 'SELECT * FROM veiculos ORDER BY kmAbastecimento DESC LIMIT 1';

 

De qualquer forma é um exemplo muito vago, nao tem como saber a formação da sua tabela, se a

consulta no seu sql já possuiu outras funções e quais informações elas trazem mas, fica o palpite...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Arrumei um jeito aqui Michell. De qualquer forma obrigado pela ajuda. Só ainda não tá completo, pois estou usando PDO, e tendo que listar os dados da minha conexão ao BANCO, dentro do próprio código, mas tá funcionando. Depois vejo um jeito de fazer isso usando um arquivo de conexão. Por enquanto, resolvi o meu problema, e vou deixar a solução aqui, caso mais alguém precise. Primeiro fiz uma consulta específica no banco:

<?php 
    $pdo = new PDO('mysql:dbname=nomeBanco;host=localhost', 'usuario_banco', 'senha_banco'); 
    
    $lastKmAbastecimento = $pdo->query("SELECT * FROM combustivel ORDER BY kmAbastecimento DESC LIMIT 1", PDO::FETCH_ASSOC)->fetch(); 
      
?> 

Feita essa consulta, chamei os dados do $lastKmAbastecimento lá no input, e retorna sempre o último registro salvo:

<input type="text" name = "kmAbastecimento" id = "kmAbastecimento" placeholder = "KM Anterior" value = "<?php echo $lastKmAbastecimento['kmAbastecimento']; ?>">

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.