Ir para conteúdo
raphaeltsr

Objeto e listagem de todos os dados

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal!

Após muitos anos resolvi voltar a trabalhar com programação e no meu quase sempre foi PHP. Quando parei (php4) POO no PHP era ainda algo muito pouco difundido.

Estudei um pouco sobre POO, consegui entender bem os conceitos e agora resolvi por a mão na massa com alguns pequenos scripts para treinar.

Pelos conceitos que aprendi, poderíamos ter o exemplo de "frutas" como sendo um objeto. Ela pode ter seus parâmetros que a define e também seus métodos.

Só que suponhamos que eu queiro listar todos os objetos "frutas" que existem, estou obrigatoriamente armazenando os dados de parâmetro em um banco de dados, que estão disponíveis.

Eu teria um método, por exemplo exibirTodas, dentro do objeto "frutas" ou eu teria um segundo objeto que faria essa listagem do que tenho registrado no banco como parâmetros para frutas?

Espero que tenha sido claro, mas se faltou algum detalhe me avisem que completo.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você teria um método dentro da classe frutas para exibi-las, não há necessidade de uma nova classe para este fim... já que está tratando da mesma entidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por LukasTrin
      Estou montando um website e gostaria de saber como faço para o usuário que acabou de deslogar ficar na mesma pagina ?

por exemplo, na programação atual, ele clica em " Sair " e vai automaticamente para a index, independente de onde esteja.
      eu gostaria q ele permanecesse na mesma pagina em que estava

programação q faz o mesmo deslogar...

//essa é a navbar.php <li><a href="?sair=sim">Sair</a></li> // Esse é o logado.php if(isset($_GET['sair']) == "sim"){     $objUser->sairUsuario(); } //e esse é o usuarios.class.php public function sairUsuario(){ session_destroy(); header ('location: index.php '); }  
    • Por ment0r
      Bom dia amigos, tudo bem?

Sou novo em POO e estou com algumas dificuldades.
      Tenho um método de uma classe que é bem simples, ele busca todos os campos da tabela USUARIO (Firebird 2.0) e retorna o array com elas. Só que a não consigo exibi-los com while.

Sem o método eu faria:
      while($array = ibase_fetch_object($query)){ echo $array->ID; echo "<br>"; echo $array->ID; // E por aí vai... } public function selectAllUsers(){ $select = "select * from USUARIO"; $query = ibase_query($select); $array = ibase_fetch_object($query); return $array; } Só que com o array não consigo. Não sei como usar o while com esse array retornado.

Por favor, se alguém puder me ajudar... serei grato.
      Um abraço a todos.

• Por Falcon89
      Antes de minha dúvida, deixo algumas considerações:
      - Estou em nível de aprendizagem, então, talvez a idéia e o script possa parecer bem "amador"
      - A dúvida não corresponde nada a função ou biblioteca Date, o ano utilizado é ficticio, no caso começando no ano de valor 1;
      - A minha dúvida se relaciona a POO, a utilização do Python como ilustração é meramente ilustrativa.

Vamos a dúvida:
      Então eu criei uma classe chamada tempo com atributo ano, e uma classe pessoa com apenas os atributos em questão, a data de nascimento e a idade. O que eu queria que acontecesse, se possivel, era que ao instanciar uma nova pessoa, ela pegasse o ano atual do objeto 'tempo' já instanciado, e jogasse como ano de nascimento, e já setasse a idade da pessoa, subtraindo o ano atual do objeto tempo pela data de nascimento, fica meio confuso para explicar vou tentar dar um exemplo:
      Supondo que criei o 'tempoObj', que tem o valor do 'tempoObj.ano=1', nesse periodo eu instancio um objeto 'pessoaObj', então eu queria que essa pessoa pegasse o valor do ano que no caso seria 1 e jogasse na "pessoaObj.data_nascimento"que agora teria o valor de 1 e ano atual que também seria o mesmo valor e já setando atravéz da subtração a 'pessoaObj.idade' como 0, em tempo de execução, chamando a funçao avancar_ano() umas 3 vezes, o valor do ano atual seria 'tempoObj.ano = 4', nesse caso a idade dessa pessoa teria que seria 3, porem ao passar "tempoObj.ano" como argumento para data de nascimento e ano atual, ele sempre irá passar o mesmo valor para ambos fazendo com que a idade sempre seja 0.
       Nesse caso existe alguma forma que o valor seja passado para o metodo data_nascimento, some ao instanciar a classe pessoa, e o que o valor recebido so ano do tempoObj seja correspondente ao ano que esta armazenado no tempoObj.ano no momento de execução.
      Já tentei varias formas e sempre chego na mesma, se ficou entendido a questão e se é que existe uma solução, alguém tem essa solução? Desde já agradeço, e peço desculpa se não fui tão claro ao apresentar o problema. 
    • Por dayenne
      Galera então é o seguinte, tenho um trabalho da faculdade para fazer porém ainda não entendo quase nada de java, to meio perdida no trabalho.
      o trabalho propoe que eu faça uma agenda de contatos, onde eu possa armazenar contatos, excluir contatos, pesquisa-los, edita-los, tudo isso usando 
      arquivos txt, porém não consigo de jeito nenhum sair da estaca 0, queria que você me orientasse melhor para que eu consiga flluir melhor os codigos.

• Por Fábio.info7
      Boa tarde a todos, gostaria de uma ajuda, estou desenvolvendo um pequeno sistema de cadastro de clientes assinastes de um certo pacote de serviços, preciso que ao cadastrar o cliente, automaticamente o sistema grave a data do cadastro e atribui + 30 dias onde esta será a data de vencimento(após os primeiros 30 dias), até aí tudo bem, tudo funcionando, porém preciso também que o sistema liste os clientes em que a data do vencimento está se aproximando(faltando 5 dias para o vencimento), então determinei que o sistema lista os clientes que estão a 5 dias do vencimento, então então peguei a data de cadastro e atribuí + 25 dias, agora que vem o problema, na hora de listar esses clientes cuja data de vencimento se aproxima eu recebo a seguinte mensagem "Warning: Invalid argument supplied for foreach()", sou novo em php OO e não estou conseguindo resolver essa questão, vou deixar aqui a função que criei e a chamada da função também:

public function proximosVencimentos(){         //DATA DA ASSINATURA/CADASTRO         $dt_assinatura = $this->assinatura;                  //PEGA A DATA DA ASSINATURA E ACRESCENTA + 30 DIAS (VAI VIRAR A DATA DO VENCIMENTO APÓS 30 DIAS)         $vencimento = date('Y-m-d', strtotime("+30 days" . strtotime($dt_assinatura)));                  //PEGA A DATA DA ASSINATURA E ACRESCENTA + 25 DIAS          $vencimento_proximo = date('Y-m-d', strtotime("+25 days" . strtotime($dt_assinatura)));                                     require 'conexao.php';             $sql = "select * from dados where current_date() between dt_vencimento_proximo = :dt_vencimento_proximo AND dt_vencimento = :dt_vencimento ";             $stmt = $conn->prepare($sql);             $stmt->bindParam(":dt_vencimento_proximo", $vencimento_proximo);             $stmt->bindParam(":dt_vencimento", $vencimento);                                         if($stmt->execute()== TRUE){                 return $stmt->fetchAll(PDO :: FETCH_OBJ);              }else{                 $mensagem = "Não há dados a serem exibidos.";                 return $mensagem;              }        }    
      ABAIXO O TRECHO ONDE EU CHAMO ESSA FUNÇÃO
      foreach ($listadados->proximosVencimentos() as $key => $valor){       echo $valor->nome; }    

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.