Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Leandro Pinto

Redimensionamento de memória Oracle 11g

Recommended Posts

Olá Shs, sou novo no ambiente oracle, gostaria de opiniões de vocês DBA se o dimensionamento que estou usando esta bom para a configuração do meu servidor. 

Segue configuração do servidor:
Servidor virtual AIX 6.1
Processador 3.72GHZ (2 cores)
Memória Ram 32G

Segue configuração do Banco Oracle:
Versão 11g (11.2.0)
ASMM (Gerenciador automático de memória compartilhada)
sga_max_size 5G
sga_target 5G
memory_max_target 0 
memory_target 0
pga_aggregate_target 1120M

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sua configuração parece a configuração padrão,  aumentar a SGA vai depender do seu ambiente e da demanda solicitada pelo mesmo,

agora é só usando para sentir mesmo se o banco vai precisar de outras configurações adicionais. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Dlms disse:

A sua configuração parece a configuração padrão,  aumentar a SGA vai depender do seu ambiente e da demanda solicitada pelo mesmo,

agora é só usando para sentir mesmo se o banco vai precisar de outras configurações adicionais. 

 

Olá obrigado por responder.

Veja só, dei os seguintes comandos:

 

select value/1024/1024/1024 used_pga from v$pgastat where name = ‘maximum PGA allocated’;

 

USED_PGA

1.20179844

 

Como eu deixei o parâmetro: pga_aggregate_target = 1.120M Significa que esta usando mais do que o alocado para ela, então significa que eu devo aumentá-la?

 

Depois dei o seguinte comando:

 

SELECT  round(PGA_TARGET_FOR_ESTIMATE/1024/1024) target_mb,
                 ESTD_PGA_CACHE_HIT_PERCENTAGE cache_hit_perc,
                 ESTD_OVERALLOC_COUNT
         FROM    V$PGA_TARGET_ADVICE;

image.png.68785aaae5058c0fa386525939d05987.png

Conforme li se os campos EST_OVERALLOC_COUNT forem maiores que 0 então seria recomendável aumentar a PGA, estou correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, o que manda de fato é o SGA, se você quiser , você pode aumentar o PGA, mas o PGA nada mais é que a alocação do processo para o usuário ter acesso a instância,  se você monitorar,  você pode receber vários alertas de pga maior, mas na prática você perceberá que não muda quase nada, você aumentar ou deixar no tamanho padrão, os usuários fecham a sessão, a aplicação encerra o que ta fazendo e etc e o pga é liberado.  não fica grilado com isso não, por que no final será da SGA que será partilhado o esforço para sustentar todo o seu banco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.