Jump to content
Renato Muniz

Melhor prática? criam campo Total ou fazer um join sum()?

Recommended Posts

Olá pessoal , sempre nas minhas tabelas nunca criei campo Total, nos casos tipo... tabela_venda e tabela_pedidos, o que eu faço é um join somando os campos valor*quantidade

daí é criado um campo "temporario" (Total)... correto?? pois bem, agora programando em java (spring) + JPA me deparei com problemas na hora de criar minhas classes anotadas como @Entity, pois esse campo "temporario" ta difícil de manipular na classe, pois na hora de persistir no banco ele o "JPA" tenta gravar esse campo "Total" tbm. Existe uma tag @transient  que inibe essa persistência no banco, ele retira da serialização, porém tbm nao consigo visualizar o conteúdo dele na view (no HTML), ou seja, ele nao carrega nos métodos get() vem sempre null!!

sei aqui é relacionado a banco de dados e acabei falando mais da linguagem do que o próprio banco, mas voltando ao assunto...

 

Vocês preferem criar o campo Total da tabela e assim ter a preocupação de sempre atualizar o campo ao incluir ou editar um valor da tabela Pedidos , ou preferem fazer um JOIN executando um SUM(), dessa forma nao precisando se preocupar com atualizações na tabela Vendas????

 

Citação

Certamente com o Join perco um pouco de performance, ou outro lado tenho a preocupação de ta atualizando o campo (total)

 

com o zendFramework (PHP) eu nao tinha problema nenhuma fazia o que queria "mandava e desmandava" :D  mas no "Spring" a coisa mudou!!

 

Qual a preferencia de vcs!! ??

 

obrigado!

Renato Muniz.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acredito que no seu caso seja melhor o campo Total, com mais fácil manipulação

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, AmaandaSantos3 disse:

Acredito que no seu caso seja melhor o campo Total, com mais fácil manipulação

 

Obg por responder Amaanda, acho q assim seria mais complicado de manter nao?? me preocupar em atualiza o campo total , sempre que houver um insert ou update na tabela de produtos, apesar que na classe entity tem as tags preupdate e preinsert dai eu poderia tentar calcular e etc... mas da forma q implementei ficaria ruim dessa forma.

Obg

Share this post


Link to post
Share on other sites
16 hours ago, Renato Muniz said:

 

Obg por responder Amaanda, acho q assim seria mais complicado de manter nao?? me preocupar em atualiza o campo total , sempre que houver um insert ou update na tabela de produtos, apesar que na classe entity tem as tags preupdate e preinsert dai eu poderia tentar calcular e etc... mas da forma q implementei ficaria ruim dessa forma.

Obg

 

Eu pensei nessa forma, porque você pode perder esse dado com esse campo temporário, se seu sistema crescer, então uma forma de não perder esse dado seria criar ele real, mas aí se for uma coisa pequena usa o sum(), faz um teste com os dois, o que ficar melhor na sua necessidade usa, eu faço isso sempre, ajuda a saber o que realmente necessita 

 

Ps... Pesquisa mais sobre campos temporários e tabelas temporárias, que você pode achar um jeito de não perder esse dado, e usar o sum(), mas faz o teste que te falei ... :3 

Share this post


Link to post
Share on other sites
18 horas atrás, AmaandaSantos3 disse:

Acredito que no seu caso seja melhor o campo Total, com mais fácil manipulação

Oi Amanda, consegui contornar separando as tabelas mesmo, tirei o join da tabela "PAI" e fiz um filtro separado com a tabela "FILHA"

daí no controller deu FOR ( entity) somando manualmente e depois dei um setTotal() e enviei pra View. o que mudou pra ficar mais pesado é quantidade de vezes que preciso ir no banco de dados, com o join era uma instrução só!!

por enquanto vou deixar assim, pra dar continuidade no projeto, mas depois vou melhorar esse trecho!!

Obg!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Similar Content

    • By wesleycsilva
      Tem uma tabela que relaciona os produtos de uma determinada compra, onde preciso consultar diversos produtos e retornar os ids das compras que tenham todos os produtos que consultei, em uma estrutura parecida com o exemplo abaixo:
       
      SELECT  * FROM  produtos_has_compras WHERE (idProduto = 6 AND idProduto = 77 AND idProduto = 11) GROUP BY idCompra;
       
      Alguém teria uma solução que possa me ajudar?
    • By bradry
      Olá galera !
       
      Tenho uma dúvida referente aos operadores de pesquisa. Tenho uma  tabela com a seguinte estrutura
       
      id integer, CPF varchar ( 20 ), SCORE_CUSTOM varchar ( 20 ),  SCORE varchar ( 20 ), SCORE_CCOG varchar ( 20 ), RESTRITIVO varchar ( 20 ) );
       
      Quando faço uma pesquisa da maneira a baixo colocando aspas simples no ZERO retorna erro, agora quando faço a mesma pesquisa sem aspas me retorna o resultado esperado.
       
      select * from score
      where RESTRITIVO ='0' 
      and SCORE_CUSTOM >=100
      and SCORE_CUSTOM <=200;
       
      Só queria entender se esse funcionamento de aspas vale para tudo que vou pesquisa ou se tem que ser usado em casos específicos. Não consegui encontrar nada sobre na web.
    • By Sapinn
      Salve quebrada, firmesa? É o seguinte estou desenvolvendo um web site em que os aluno enviam textos para o professor corrigir. O que eu quero é que quando o professor corrigir o texto e aluno for ver mostrar o que foi corrigido. 
      Por exemplo se o aluno digitar a seguinte frase:
      Eu gosta mas de você.
      Quando ele for ver a correção terá:
      Eu gosto mas(o correto seria "mais") de você.
       
      Alguém pode me ajudar aqui?
       
    • By jeanzinsousa
      Salve, Galera estou com uma dúvida estudando banco de dados e programação.
       
      escrevi a seguinte query:
       
      SELECT data_pg as diaria, SUM(valor_pg) as valor_diario, SUM(valor_despesa) as valor_despesa, (SELECT SUM(valor_pg) as dinheiro FROM pagamento WHERE tipo = 5 AND MONTH(data_pg) = 06 AND YEAR(data_pg) = 2019) as total_dinheiro, (SELECTSUM(valor_pg) as debito FROM pagamento WHERE tipo = 25 AND MONTH(data_pg) = 06 AND YEAR(data_pg) = 2019) as total_debito, (SELECT SUM(valor_pg) as credito FROM pagamento WHERE tipo = 15 AND MONTH(data_pg) = 06 AND YEAR(data_pg) = 2019) astotal_credito FROM pagamento WHERE MONTH(data_pg) = 06 AND YEAR(data_pg) = 2019 GROUP BY diaria ORDER BY `diaria`
       
      resultado:
      diaria  1 valor_diario valor_despesa total_dinheiro total_debito total_credito   2019-06-10 818.70 0 288.40 586.95 113.30 2019-06-11 169.95 0 288.40 586.95 113.30
       
       
       
       
      Como podem ver meu objetivo e separar por dia o resultado dos valores divididos por tipo de pagamento.
      porém o mesmo mostra a soma total nas subquery.
      quando coloco o group by order by dentro das subquerys apresenta a seguinte mensagem de erro: #1242 - Subquery returns more than 1 row 
       
       
      como resolver?
    • By luigiferrari
      Tem algum comando do Mysql que ao alterar algum dado, ao invés dele ser alterado em todos inserts já feitos, ele ser alterado apenas nos próximos inserts?
      Ou algum método para guardar os últimos dados antes de serem alterados?
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.