Jump to content
ArthurBandeiraAguiar

Devemos criar sites apenas na Unha agora? Designer

Recommended Posts

Ola pessoal!
Eu não tenho muito problema em trabalhar com código mas eu acho que ficar mexendo em código no bloco de notas em 2018 é muito pouco produtivo, ficar calculando a porcentagem de uma largura , onde ela aparece e tudo mais , em 2001 era super normal, mas agora parece uma perda de tempo, mesmo assim parece que a adobe nunca se firma numa ferramenta que faça isso.
Parece estranho hoje quase 20 anos depois não termos um criador de sites como WIX mas em formato de aplicação local e que seja consagrado.
Antes eu usava dreamweaver e os gurus do html adoravam falar mal dele simplesmente por ele simplificar a vida dos outros e tirar o reinado dos sabichões que adoram se exibir com termos complicados e cálculos sobre divs no seu css. De tanta pressão, o dreamweaver foi totalmente modificado, hoje ele esconde mais o seu potencial e ficou algo quase abstrato, tipo: " tá aí, se vira!" com esse bloco de notas modernão, tudo para agradar os gurus que fazem css e suas divs de olhos fechados.
Aí não deu certo, a Adobe lança o Adobe Muse, ok, aí vieram os gurus dizerem que o código que ele gera é feio, para os gurus o código tem que ficar mais bonito do que o próprio resultado, claro, quanto mais os códigos forem confusos , mais status é dado a quem se diz "desenvolvedor", aquele cara espertão que adora programa usando o notepad.

Então de tanto falarem mal do Muse, a adobe acabou com ele também.
Então eu pergunto a vocês:
Empresas grandes e ricas, não digo a Microsoft pois essa já deixou a beleza no layout de lado ficando literalmente quadrada e feia, mas sim empresas como a Apple cujo  site dá gosto de se ver e apreciar, tem os seus desenvolvedores fazendo os seus sites na unha? WYSIWYG saiu de moda? 
Como fazer um site bonito? Profissional na área de webdesigner é aquele cara que escreve tudo no bloco de notas ou no vi , salva e depois aperta F5 pra ver se ficou bom?
Aqueles templates bonitos são feitos onde?
Não existe uma ferramenta que faça sites assim como o PowerPoint faz apresentações ou mesmo como o WIX faz? O Wix realmente é fantástico pra quem precisa de se preocupar com layout e não com calculos com posição de divs, porem eles não se tocam que o dominio deles é ruim demais e alem disso não aparece no google, os sites de lá fazem um tipo de Deepweb kkkkkkkkkkkkkk, ninguém conhece. Se um grande hospedeiro de sites comprasse o WIX e fizesse os sites com dominios .com , ai realmente seria algo competitivo.

Enfim, não existe mais ferramentas que criem sites bonitos e profissionais WYSIWYG ?
Pra mim, em 2018 falar que programar na unha pra fazer designer é algo melhor, é tipo dizer que programar em Assembler uma janela é melhor e mais profissional que usar um JFrame/Swing do java. 

 

O que os gurus do designer tem a dizer?




 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, a web é bem mais complexa do que ela apresenta na telinha de nossos navegadores.

 

Se hoje em dia os profissionais fazem muito mais questão de estarem familiarizados aos códigos ao invés de utilizar editores WYSIWYG, é por uma única razão: a web não é mais a mesma de antes. O que você pode criar depende apenas da sua criatividade e do seu potencial, mas isso nós nunca conseguiríamos alcançar dependendo de WIX ou Dreamweaver.

Aliás, se hoje existe o WIX, que de fato é uma excelente plataforma para amadores, é porque os caras tiveram que se aprofundar muito nas especificações da web.

 

Me parece que a questão que você levantou tem mais teor de desabafo do que de pergunta, e eu até entendo isso, pois realmente é muito fácil se perder na imensidão de conteúdo, termos técnicos e caminhos pra se chegar a resultados que aparentemente deveriam ser simples, mas a computação e a tecnologia em geral sempre foi assim: ela cria problemas que nós não tínhamos antes de ela existir.

Creio que com o desenvolvimento da inteligência artificial, que é um tópico muito presente atualmente nos carros autônomos, na estatística, em aplicações financeiras, de risco, análise ou outras infinitas, logo teremos exatamente o que você está procurando nesse momento. Mas quem vai programar essas soluções? E quais problemas ela vai acabar gerando para reclamarmos no futuro?

 

2 horas atrás, ArthurBandeiraAguiar disse:

empresas como a Apple cujo  site dá gosto de se ver e apreciar, tem os seus desenvolvedores fazendo os seus sites na unha?

Sim! Sites com maestria em navegabilidade e usabilidade, com navegação suave, transições, responsividade (se adaptar igualmente ao computador ou celular, ou ainda outros dispositivos) só podem ser feitos na unha mesmo. E não é fácil otimizar um site para que ele atenda a esses requisitos. E eu ainda estou me limitando a falar apenas sobre sites institucionais, que geralmente não oferecem muito além do que visualizamos mesmo, mas para sistemas mais complexos, como um Google Drive e seus sub-aplicativos a coisa é bem mais complicada.

 

2 horas atrás, ArthurBandeiraAguiar disse:

Como fazer um site bonito? Profissional na área de webdesigner é aquele cara que escreve tudo no bloco de notas ou no vi , salva e depois aperta F5 pra ver se ficou bom?

Com programação. Muitas agências ou profissionais autônomos hoje em dia utilizam soluções prontas como Wordpress, WIX, Joomla ou qualquer outra coisa. Geralmente fica super pesado ou tem sérias limitações (ex: não conseguir fazer algo que já não exista pronto).

Porém, se esse cara tiver experiência e não tem intenção de fazer outra coisa além de sites, ele consegue sim se especializar e criar algo bacana, leve, bonito, e até mesmo sem lidar com muito código. Mas para ele alcançar isso, ele já teve que mexer, programar e errar um bocado.

Sobre usar bloco de notas / vi, é basicamente isso mesmo, mas não de forma tão masoquista quanto utilizando as ferramentas citadas. Existem programas mais adequados hoje em dia. Posso citar o Visual Studio Code para uso genérico e qualquer um dos oferecidos pela JetBrains para usos mais específicos.

 

Para desenvolvimento web temos tecnologias bacanas hoje em dia que permitem que você desenvolva sem sequer apertar o tal do F5, mas da programação você não foge não. Um exemplo disso é o webpack. Aqui no meu ambiente por exemplo, eu trabalho com dois monitores, e graças ao webpack, eu abro o navegador em um e o editor em outro. Toda vez que eu altero algum código, a interface é atualizada sem interferência minha, de forma instantânea. Existem diversos "facilitadores" como esse para aumentar nossa produtividade, mas cada um está associado ao custo de estudá-lo, e cara, isso leva um tempo...

 

Sobre "cálculos em divs", "percentuais" e tudo mais... existe "hoje em dia" uma tecnologia que facilita muito na construção dos layouts. Chama-se flexbox. Você consegue criar as estruturas gerais do site muito rapidamente e sem muito esforço (mas sim, é código igual). Veja se ajuda:

https://css-tricks.com/snippets/css/a-guide-to-flexbox/

http://desenvolvimentoparaweb.com/css/flexbox/

 

3 horas atrás, ArthurBandeiraAguiar disse:

O Wix realmente é fantástico pra quem precisa de se preocupar com layout e não com calculos com posição de divs, porem eles não se tocam que o dominio deles é ruim demais e alem disso não aparece no google

Na verdade o WIX permite sim você utilizar um domínio personalizado, sem propagandas, aparecer no Google e tudo mais, mas "não existe almoço grátis". Basta olhar mais atentamente nos planos ofertados por eles. A licença do Dreamweaver também não é nada barata, e nem sequer inclui a hospedagem do site.

 

Enfim... espero ter ajudado. Bons estudos :sweat_smile:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fazendo uma analogia, para trabalhar fazendo uma caixa de alerta em um executável, você iria preferir usar literalmente escrever milhares de linhas em assembler ou usar  MessageBox("oi ! "); ?
É sempre bom saber e saber e saber, porem tem programas tão complexos hoje em dia para várias coisas, que o diga o Blender , eu só acho estranho não existir um programa que faça quadrados( divs), coloque cores, imagens  e posicione esses elementos na tela e ao mesmo tempo mostre o código que fez para gerar isso.
Antes eu gostava de fazer sites usando <tables> era tão mais exato e organizado, aí começaram falar que o table é pra exibir dados e que os navegadores ficariam super carregados para ver sites com table.

Enfim, eu achei uma solução que quase chega ao que eu acharia bom existir, é o pingendo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Similar Content

    • By bleszerd
      Estou migrando para o frontend recentemente e tenho tido dificuldades para lidar com a formatação de estilos com o CSS, alguém poderia me ajudar? Minha intenção é que o conteúdo destacado em vermelho ocupe o local da marcação verde e o resto fique centralizado na tela. Estou usando o ReactJS para a composição, porém o CSS segue as mesmas regras do tradicional com HTML puro.
       
      Como podem ver até pela imagem, design não é meu ponto forte.
       
      Código do JSX (Componente do React):
      <div className="login-container"> <section className="form"> <form> <h1>Bem vindo!</h1> <input type="text" placeholder="Login" /> <input type="password" placeholder="Senha" /> <p>Possuo um Token</p> <input type="text" placeholder="Token" className="token-input" /> </form> </section> </div>  
      Código do CSS:
      .login-container{ display: flex; align-items: center; justify-content: center; width: 100%; max-width: 1120px; height: 100vh; margin: 0 auto; } .login-container section.form{ width: 100%; max-width: 350px; } .login-container section.form form{ display: flex; justify-content: center; width: 100%; max-width: 1250px; height: 100%; max-height: 700px; } .login-container section.form form h1{ color: #fff; font-weight: bolder; text-shadow: #1B182E 2px 2px 8px; font-size: 42px; margin-bottom: 32px; position: absolute; margin-top: -65px; background: transparent; } .login-container section.form form input{ display: flex; justify-content: space-between; margin: 5px; width: 180px; height: 40px; max-width: 100%; font-weight: bold; padding: 8px; border-radius: 5px; color: white; background: #0A0816; border: solid #0D0929 2px; } .login-container section.form form p{ } .login-container section.form form input + p + input{ background: black; border: solid yellow 2px; }  
      Pra quem não estiver afim de interpretar todo o código para tentar ajudar apenas diga o que você imagina que resolverá o problema. Obrigado desde já :)

    • By D Design
      Olá, como posso fazer esse tipo de animação em um site? Que conteúdos devo procurar e estudar? Eu até fiz um no Adobe animate mas não sei como deixar fluido assim e interativo com o mouse do usuário.
       
       
    • By pedronleal
      Olá Pessoal, então, gostaria de saber se existe pessoas, dispostas a trabalhar comigo para fazer um anime, gostaria de montar um grupo de brasileiros com, Ilustradores, Iluminadores, Efeitos especiais e etc, para juntos conseguirmos criar um Anime Brasileiro. Irei criar um Discord para juntar todas essas pessoas e realizar isso. Quem tiver interesse me manda seu Email e se possível seu Discord.
    • By ViniciusRamoa
      Eu peguei um site já pronto em laravel, minha ideia era só pegar o site que o cara distribuiu e mudar layout aos poucos para se adaptar para mim, eu sei, digamos, o intermediário de css e básico de Php e html, e o que eu quero alterar é só o básico como: cores, background e etc, mas mesmo eu alterando os arquivos css ou até mesmo apagando todos os arquivos css, NADA muda no site, como se fosse inútil os arquivos css, mudar a aparência no laravel é diferente? Qual o método?
      Vale lembrar que possui vários arquivos .blade (index.blade, footer.blade etc), isso tem algo a ver? Obrigado
    • By amauri.alves
      Registrado: Sábado, 3 de Setembro de 2016
      Mensagens: 18
        Enviada: 30 Nov 2019 17:21    Assunto: Acessar API do Mercado Livre    Boa tarde, preciso acessar o web-service do mercado pago pois a ideia é conseguir pegar alguns relatórios através de algumas apis disponibilizadas pelo mercado pago.
      Meu problema é que sinceramente eu jamais fiz isto, não sei nem o que eu vou precisar pra fazer isto.

      Gostaria de saber se alguém já fez isto, e tem como me indicar o caminho das pedras. Alguma literatura, Algum treinamento, algum exemplo ou seja me indicar o que eu preciso pra fazer isto.

      Muito Obrigado...
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.