Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Natasha

Migração - Desenvolvimento em PHP

Recommended Posts

Ola, nova na areá e desesperada. Sou programadora em desktop (VB6) e preciso migrar toda minha ERP (7 anos de desenvolvimento) para plataforma web, escolhi o PHP como plataforma, estou aprendendo a parte de HTML5  e CSS3  primeiro, gostaria de saber dos profissionais aqui do fórum se isso é uma loucura ou posso ser bem sucedida na minha jornada, tudo será feita por mim sem nenhum terceiro (meu outro sistema também foi assim, hoje ele ainda roda em mais de 20 empresas, mas problemas acontecem e perdi tudo).

 

Agradeço desde já a ajuda dos participantes do fórum.

Obrigada. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é nenhuma loucura, todo mundo está migrando para a nuvem, aqui na empresa nosso errp é 100% online, para geração/envio de documentos fiscais utilizamos o framework sped-nfe do projeto php-nfe.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Sergio S. F. Pereira disse:

Não é nenhuma loucura, todo mundo está migrando para a nuvem, aqui na empresa nosso errp é 100% online, para geração/envio de documentos fiscais utilizamos o framework sped-nfe do projeto php-nfe.

 

Obrigada, pela informação. Utilizando php e mysql como estrutura base?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Loucura não é, é uma tendência.

 

Entretanto, seria interessante contar com um parceiro, ou uma equipe, com experiência em PHP. Pois, tratando-se de ERP, muitas questões de segurança vão divergir do desktop para a web.

 

Outro ponto são uso de bibliotecas ou frameworks. O PHP, diferente de outras linguagens, possuem muitas funções próprias, mas poucas bibliotecas. Isso significa que muitas implementações terão de ser procuradas fora do "core" do PHP, ai entram o gerenciamento de bibliotecas, composer, comunidades, etc...

 

Além disso, o uso de um framework confiável, ainda mais para um sistema de grande porte, possui uma curva consideravelmente elevada de aprendizado. Eu não recomendo construir um ERP em PHP sem o auxilio de um framework.

 

Resumidamente, vá em frente, mas faça isso com cautela e segurança.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Gabriel Heming disse:

Loucura não é, é uma tendência.

 

Entretanto, seria interessante contar com um parceiro, ou uma equipe, com experiência em PHP. Pois, tratando-se de ERP, muitas questões de segurança vão divergir do desktop para a web.

 

Outro ponto são uso de bibliotecas ou frameworks. O PHP, diferente de outras linguagens, possuem muitas funções próprias, mas poucas bibliotecas. Isso significa que muitas implementações terão de ser procuradas fora do "core" do PHP, ai entram o gerenciamento de bibliotecas, composer, comunidades, etc...

 

Além disso, o uso de um framework confiável, ainda mais para um sistema de grande porte, possui uma curva consideravelmente elevada de aprendizado. Eu não recomendo construir um ERP em PHP sem o auxilio de um framework.

 

Resumidamente, vá em frente, mas faça isso com cautela e segurança.

Obrigada Gabriel, o que você me indicaria, estou fazendo um upgrade de conhecimento através da treina web e tenho essa lista de cursos que me indicaram ( imagens em anexo 46 cursos)

formacao_01.JPG

formacao_02.JPG

formacao_03.JPG

formacao_04.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por favor alguém mais pode me ajudar, vi em alguns sites que esses Framework são ferramentas completas. Na listagem acima consta isso? ou tenho de procurar por fora. Fiquei 4 anos fora da área e desempregada e tive essa oportunidade tenho muito medo de voltar a ficar sem emprego, principalmente por já ter passado dos 40.

Agradeceria a ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o curso aplica o uso do micro-framework Slim.

 

Slim é, falando a grosso modo, o básico do framework Symfony. Aprendendo Slim, é meio caminho andado para o Symfony.

 

Além do mais, você irá aprender a utilizar ferramentas como o Vue.js, React.js e Angular.js, além de outras bibliotecas que eu nunca havia ouvido falar, que são amplamente utilizadas pelo mercado Web. Isso irá lhe abrir muitas portas de trabalho.

 

Só para conhecimento: https://pt.stackoverflow.com/q/125653/5007

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

-------------------------------

 

Após minha resposta, entendi que você está fazendo apenas alguns cursos.

 

Recomendo:

  • Todos que possuam PHP no nome, incluindo Slim,  Composer e PHPUnit (BDD é até opcional, mas ajuda bastante);
  • Projeto de Banco de Dados;
  • MySQL;
  • RegEx (é importante conhecer o básico);
  • Tudo que for de JavaScript puro;
  • jQuery;
  • MongoDB (não é tão necessário, mas é interessante conhecer/entender);
  • Bootstrap (ajuda bastante na parte gráfica);

Depois, há toda uma gama de bibliotecas/Frameworks JavaScript. De longe, os mais famosos são Vue.js, Angular.js e React.js. Eu conheço muito pouco sobre cada um, minha área mesmo é back-end, principalmente questões de arquitetura de software. Seria bom você pesquisar sobre eles e ver o que realmente te agrada, pois, alguns são concorrentes de outros (vide Angular e React).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por leonardorafaeldev
      Boa noite pessoal estou com um problema que o icone do meu site não aparece no mobile segue uma foto do problema o meu codigo esta assim
       
      <!-- icones -->   <link href="icones/favicon.ico" rel="icon">   <link href="icones/favicon.ico" rel="shortcut icon">    <link rel="apple-touch-icon" sizes="57x57" href="icones/apple-icon-57x57.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="60x60" href="icones/apple-icon-60x60.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="72x72" href="icones/apple-icon-72x72.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="76x76" href="icones/apple-icon-76x76.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="114x114" href="icones/apple-icon-114x114.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="120x120" href="icones/apple-icon-120x120.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="144x144" href="icones/apple-icon-144x144.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="152x152" href="icones/apple-icon-152x152.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="180x180" href="icones/apple-icon-180x180.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="192x192"  href="icones/android-icon-192x192.png" >   <link rel="icon" type="image/png" sizes="36x36" href="icones/android-icon-36x36.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="48x48" href="icones/android-icon-48x48.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="96x96" href="icones/android-icon-96x96.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="144x144" href="icones/android-icon-144x144.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="72x72" href="icones/android-icon-72x72.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="32x32" href="icones/favicon-32x32.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="96x96" href="icones/favicon-96x96.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="16x16" href="icones/favicon-16x16.png">   <link rel="manifest" href="icones/manifest.json">   <meta name="msapplication-TileColor" content="#ffffff">   <meta name="msapplication-TileImage" content="icones/ms-icon-144x144.png">   <meta name="theme-color" content="#ffffff">   <meta charset="utf-8">   <meta content="width=device-width, initial-scale=1.0" name="viewport">
    • Por Onaita
      Boa noite, preciso de uma ajuda com o código abaixo:
      - Dentro da variável '$dados' tenho uma array em que o id repete com datas diferentes, preciso descartar uma das duas arrays repetidas com o mesmo 'id', mantendo a de menor data, ou seja, o resultado final seria:
      "Array ( [0] => Array ( [id] => 12 [data] => 2020-07-02 ) , [1] => Array ( [id] => 13 [data] => 2020-06-10 ) ) "
      - já tentei de tudo um pouco a princípio estou trabalhando com a ideia de loop dentro de loop, para varrer e comparar, mas como vcs podem ver estou deixando passar alguma coisa;
      <?php
      $dados =     [array("id" =>12, "data"=>"2020-07-02"),
                  array("id" =>13, "data"=>"2020-06-10"),
                  array("id" =>13, "data"=>"2020-06-15"),
                  array("id" =>12, "data"=>"2020-05-12")];
      $total = count($dados);
      foreach($dados as $item){
          for($i=1; $i < $total; $i++){
              if($item['id'] == $dados[$i]['id']){
                  if(strtotime($item['data']) <= strtotime($dados[$i]['data'])){
                      unset($dados[$i]);
                      $dados = array_values($dados);
                      $total = count($dados);
                      
                  }    
              }    
          }    
      }
      print_r($dados);
      Array ( [0] => Array ( [id] => 12 [data] => 2020-07-02 ) ) //resultado
       
      Se alguém achar o erro, ou uma forma de resolver esse problema ficarei muito agradecido!
      Obrigado e Um grande abrs a todos!
    • Por augustusdev
      Estou precisando muito! Para estudo e trabalho! Alguém pode me ajudar?
    • Por Licht
      Quero um programa que leia vários numeros e informa quantos pares foram digitados. Quando o número 0 (zero) for digitado ele para a execucao. O programa entra num loop e nao funciona como gostaria <?php             $cont= 0;             do {                 echo "<form method='GET' action='exemplo.php'><br/>";                 echo "<h1>Quantidade de numeros pares</h1><br/>";                 echo "<label for='num'>Numero: </label><br/>";                 echo "<input type='number' name='num'/><br/><br/>";                 echo "<input type='submit' value='Verificar'>";                 echo "</form>";                 echo "Contador: $cont";                 $num_verificar = isset($_GET["num"]) ? $_GET["num"] : ' ';                 if($num_verificar%2 == 0)                     $cont ++;             } while ($num_verificar != 0);             echo "Quantidade de numeros pares eh $cont! <br/>"; ?>             
    • Por G_Celebrini
      Eu tô no primeiro ano de faculdade e tenho que criar um jogo da velha com as seguintes regras: Desenvolver o Jogo da Velha utilizando matrizes. O jogo deve ser preparado para a interação entre dois usuários. Os usuários deverão escolher os símbolos que utilizarão no jogo. Cada partida deverá ser composta de três rodadas. O resultado final deve considerar que ganhou duas ou três partidas como vencedor. Havendo um empate e uma vitória para cada lado, o sistema deverá propor uma partida final. Caso os usuário declinem desta partida deverá ser considerado empate técnico. Deve haver rotina específica para que os usuários optem pelo abandono do jogo dando, nesse caso, a vitória da rodada ao adversário.
      Eu ainda sou bem iniciante em programação e tenho esse código até agora:
       
      <!DOCTYPE html>
      <html>
      <head>
          <meta charset="UTF-8"/>
          <title> Bagulho é doido memo </title>
          <style type="text/css">
      #text {
         
         font-size: 45px;
      }
      </style>
      </head>
      <body>
          <input type=submit value="1"
          onclick = "location.href = 'testes.php?id=1'">
          <input type=submit value="2"
          onclick = "location.href = 'testes.php?ad=1'">
          <input type=submit value="3"
          onclick = "location.href = 'testes.php?bd=1'">
          <input type=submit value="4"
          onclick = "location.href = 'testes.php?cd=1'">
          <input type=submit value="5"
          onclick = "location.href = 'testes.php?dd=1'">
          <input type=submit value="6"
          onclick = "location.href = 'testes.php?ed=1'">
          <input type=submit value="7"
          onclick = "location.href = 'testes.php?fd=1'">
          <input type=submit value="8"
          onclick = "location.href = 'testes.php?gd=1'">
          <input type=submit value="9"
          onclick = "location.href = 'testes.php?hd=1'">
          <input type=submit value="10"
          onclick = "location.href = 'testes.php?jd=1'">
          <input type=submit value="20"
          onclick = "location.href = 'testes.php?kd=1'">
          <input type=submit value="30"
          onclick = "location.href = 'testes.php?ld=1'">
          <input type=submit value="40"
          onclick = "location.href = 'testes.php?md=1'">
          <input type=submit value="50"
          onclick = "location.href = 'testes.php?nd=1'">
          <input type=submit value="60"
          onclick = "location.href = 'testes.php?od=1'">
          <input type=submit value="70"
          onclick = "location.href = 'testes.php?pd=1'">
          <input type=submit value="80"
          onclick = "location.href = 'testes.php?qd=1'">
          <input type=submit value="90"
          onclick = "location.href = 'testes.php?rd=1'">
          <h1></h1>
          <?php

      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //início do código php, que começa com a declaração do array multidimensional que vai ser o jogo da velha
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

          $hash_game = array(
           array("barra1" => "|","espaço1" => "---","barra2" => "|","espaço2" => "---","barra3" => "|","espaço3" => "---","barra" => "|"),
           array("barra4" => "|","espaço4" => "---","barra5" => "|","espaço5" => "---","barra6" => "|","espaço6" => "---","barra_" => "|"),
           array("barra7" => "|","espaço7" => "---","barra8" => "|","espaço8" => "---","barra9" => "|","espaço9" => "---","barra__" => "|")
          );
          $vitoria_x = 0;
          $vitoria_o = 0;
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //procedimento responsável por exibir o array
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

          function exibir_jogo ($hash_game) {
              echo $hash_game[0]['barra1'];
              echo $hash_game[0]['espaço1'];
              echo $hash_game[0]['barra2'];
              echo $hash_game[0]['espaço2'];
              echo $hash_game[0]['barra3'];
              echo $hash_game[0]['espaço3'];
              echo $hash_game[0]['barra'];
              echo "<br/>";
              echo $hash_game[1]['barra4'];
              echo $hash_game[1]['espaço4'];
              echo $hash_game[1]['barra5'];
              echo $hash_game[1]['espaço5'];
              echo $hash_game[1]['barra6'];
              echo $hash_game[1]['espaço6'];
              echo $hash_game[1]['barra_'];
              echo "<br/>";

              echo $hash_game[2]['barra7'];
              echo $hash_game[2]['espaço7'];
              echo $hash_game[2]['barra8'];
              echo $hash_game[2]['espaço8'];
              echo $hash_game[2]['barra9'];
              echo $hash_game[2]['espaço9'];
              echo $hash_game[2]['barra__'];
          }
          exibir_jogo ($hash_game);
          
          echo "<br/>";
          echo "<br/>";
          echo "<br/>";
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //condicionais para fazerem os botões exibirem "x" ou "o"
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

          if(isset($_GET['id']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço1'] = "-x-";
       echo "<br/>";    
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['ad']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço2'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['bd']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço3'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['cd']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço4'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['dd']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço5'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['ed']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço6'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['fd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço7'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['gd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço8'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['hd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço9'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
      if(isset($_GET['jd']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço1'] = "-o-";
       echo "<br/>";    
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['kd']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço2'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['ld']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço3'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['md']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço4'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['nd']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço5'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['od']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço6'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['pd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço7'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['qd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço8'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['rd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço9'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //condicionais que determinam a vitória de x
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      if (($hash_game[0]['espaço1'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-x-" && $hash_game[0]['espaço2'] == "-x-" && $hash_game[0]['espaço3'] == "-x-") || ($hash_game[1]['espaço4'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-x-") || ($hash_game[2]['espaço7'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço4'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço2'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-x-")){
          $vitoria_x = $vitoria_x + 1;
      }
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //condicionais que determinam a vitória de o
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

      if (($hash_game[0]['espaço1'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-o-" && $hash_game[0]['espaço2'] == "-o-" && $hash_game[0]['espaço3'] == "-o-") || ($hash_game[1]['espaço4'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-o-") || ($hash_game[2]['espaço7'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço4'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço2'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-o-")){
          $vitoria_o = $vitoria_o + 1;
      }
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

      echo "<br/>";
          ?>
      </body>
      </html>
       
       
      Eu criei a matriz e tentei usar botôes pra chamar funções dando "ids" para eles, mas toda fez que eu aperto um botão a página recarrega, perdendo todas as informações colocadas antes, esse é o meu principal problema agora. Se alguém puder me ajudar...
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.