Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BryanSamuel

importação de xls ou csv para mysql

Recommended Posts

Eu gostaria de importar dados de uma planinha que esteja em .xls para mysql, por exemplo, tem uma página html simples onde o usuário vai enviar a planilha, e com isso eu quero importar para uma base de dados, mas tem um porém, por exemplo, tem uma coluna com o número da matrícula de cada aluno, eu gostaria de fazer uma verificação, para que se já existisse um aluno com a matrícula igual, atualizasse somente determinadas colunas, como por exemplo, a coluna turma e a coluna turno, eu sei que parece pedir demais mas eu sou bem novato em php e mysql, se alguém puder ajudar agradeço desde já, abraço. 

obs. de preferência, se tiver como importar direto de .xls eu agradeço, mas caso só de com .csv também serve

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para entender melhor, você quer que o usuário faça o upload do arquivo .xls no seu site e automaticamente cadastre os dados contidos no arquivo para o banco de dados?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para podermos te ajudar mais, seria interessante mandar uma base de um dos arquivos para vermos, o PHP pode ler os dados, ele organiza por linha todo conteúdo que entra, se colocar que na linha 1 terá o nome de todas as tabelas e nas demais os resultados, só faltará criar as rotas para adicionar o conteúdo.

$array = Array();
$file = fopen('caminho/arquivo.csv', 'r');
while (($line = fgetcsv($file)) !== false)
{
  $array[] = $line;
}
fclose($file);
var_dump($array);

Poderá usar esse código como base para inicio dos estudos

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já adiantando, vou dar um exemplo, eu tenho um arquivo csv nele contém 8 colunas, na primeira coluna é o id, na segunda o nome, na terceira o número da matrícula, na quarta a sala, na quinta a turma, na sexta o dia(por exemplo segunda feira), na sétima o horário e na oitava o professor.

Todas as linhas estão desta forma, iguais, desde a primeira linha só contém os dados, não tem um cabeçalho nem nada do tipo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu consigo importar o arquivo normalmente, eu salvo o diretório do arquivo no banco de dados e tudo mais, mas o que eu quero é pegar esse arquivo que eu salvei, pegar os dados e inserir no meu banco de dados.

Eu vou dar uma olhada nesse código, interpretar e tentar aplicar, obrigado de qualquer forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu consegui importar com o seguinte código:

$tabela = "alunos"; //tabela do banco
		$arquivo = "$diretorio"; // aquivo a ver importado csv do execel

		$arq = fopen($arquivo,'r');// le o arquivo txt

		while(!feof($arq))
		for($i=0; $i<1; $i++){
		if ($conteudo = fgets($arq)){//se extrair uma linha e não for false
		@$ll++; // $ll recebe mais 1 ==== em quanto o existir linha sera somada aqui
		$linha = explode(';', $conteudo);// divide por coluna onde tiver ponto e virgula
		}

		$sql = "INSERT INTO $tabela (id, nome, matricula, sala, turma, dia, hora, professor) VALUES ('$linha[0]','$linha[1]','$linha[2]','$linha[3]','$linha[4]','$linha[5]','$linha[6]','$linha[7]')";
		$result = mysqli_query($con,$sql);
		$linha = array();// linpa o array de $linha e volta para o for
		}
		echo "quantidade de linhas importadas = ".$ll;

mas ele retorna erros na página, " Notice: Undefined offset: 0 in C:\wamp\www\importar_script.php on line 42" ;

 Até o offset:7.

Eu verifiquei, ele importou os dados corretamente mas isso pode acarretar em um problema posteriormente? tem algum erro no código?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o próprio erro diz, isso é apenas um aviso de que o offset solicitado não foi encontrado !

Ele deve estar rodando o while em conteúdo nulo !

Lá no começo do while adicione a linha

<?php
if(!isset($linha) && $linha == NULL)
  continue;

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.