Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • 0
gracibage

CONSTRUIR DIAGRAMA CONCEITUAL

Pergunta

Construir um diagrama conceitual (ER) de um sistema de sua
escolha. Elaborar: 
  - Modelo conceitual (ER de Peter Chen) BRModelo; 
  - Modelo lógico (Textual) usar bloco de notas.
  - Mínimo de 5 entidades;
  
Sistemas VETADOS para o trabalho:
  -- locadora de filmes;
  -- consultório médico.
  -- sistema escolar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

0 respostas a esta questão

Recommended Posts

Até agora não há respostas para essa pergunta


  • Conteúdo Similar

    • Por Aleksandr Kopelevich
      Fala pessoal!
       
      Hoje eu queria compartilhar com você um modelo de orçamento bem simples, mas direto. Nós, de TI sempre fazemos uns freelas aqui e ali, então é bacana termos um modelinho profissional e clean para mandar aos nossos clientes.
       
      Da uma olhada no modelo aqui: https://blog.akop.com.br/modelo-orcamento-prestacao-servicos-word-excel/
       
      Esse modelo é grátis, mas no final do post incluí um modelo profissional em Excel. Ele possui muitas ferramentas extra, se você envia orçamentos (propostas) com frequencia.
    • Por eduardoPires
      Pessoal, bom dia,

      Tenho que entregar um trabalho com alguns requisitos de modelagem de dados e passando os requisitos da modelagem para o modelo relacional.
      os 
       
      a) Para a instituição financeira é muito importante manter um cadastro de todas as contas que foram criadas na instituição.
      b) Para cada conta criada é importante saber se a conta está ativa ou já foi desativada (ou seja, o cliente encerrou a conta). Isso ajudará a filtrar as pesquisas.
      c) As contas da instituição podem pertencer às seguintes categorias: corrente, poupança, salário. Há contas que podem ser corrente e poupança ao mesmo tempo. d) Para as contas da categoria corrente, as seguintes informações devem ser armazenadas: nro da conta, saldo atual, data de abertura, data da última movimentação, limite do cheque especial e valor da taxa administrativa.
      e) Para as contas da categoria poupança as seguintes informações devem ser armazenadas: nro da conta, saldo atual, data de abertura, data da última movimentação, rendimento do mês atual.
      f) Para as contas da categoria salário as seguintes informações devem ser armazenadas: nro da conta, saldo atual, data de abertura, data da última movimentação, limite para saque e limite para transferência.
      g) No momento de criação da conta é importante associar uma senha a ela. Essa senha será solicitada antes da execução de qualquer transação. h) Os clientes da instituição devem ser registrados com as seguintes informações: CPF, nome, endereço completo, estado civil, escolaridade, data de nascimento.
      i) É importante também saber em qual agência o cliente foi cadastrado.
      j) As agências bancárias devem ser previamente cadastras, sendo que cada agência possui um número, um nome fictício e um endereço, sendo que os campos cidade, estado e bairro são campos frequentemente usados para se realizar buscas por agências.
      k) Cada agência possui um gerente, que é um funcionário nomeado para tal tarefa. Cada gerente pode gerenciar apenas uma agência. Entretanto, o gerente de uma agência pode mudar e é muito importante armazenar quais foram os gerentes de uma dada agência com informações da sua data de entrada e saída da gerência.
      l) Os gerentes são funcionários da empresa que precisam ter armazenados alguns atributos específicos: data de ingresso na carreira de gerente, agência que ele gerencia e se possui curso de formação
      m) Para os funcionários da agência é preciso armazenar as seguintes informações: CPF, nome completo, nro da carteira de trabalho, RG, data de nascimento, endereço, sexo, estado civil, cargo na empresa (existem diferentes cargos além do gerente) e salário.
      n) Toda conta bancária deve ter no mínimo um cliente associado. No entanto, uma conta pode ser conjunta. Nesse caso, é possível ter dois clientes associados à mesma conta. Um mesmo cliente pode ter diferentes contas bancárias.
      o) Cada conta bancária tem um gerente responsável. O gerente da conta bancária é um funcionário, mas não necessariamente é o mesmo gerente da agência na qual a conta foi criada. Um gerente de conta pode gerenciar várias contas ao mesmo tempo.
      p) Toda conta bancária está ligada a uma agência bancária, ou seja, a agência na qual ela foi criada, sendo que o número da conta bancária é único por agência.
      q) É importante destacar que o gerente de conta e o gerente de agência são papéis distintos, embora um gerente de agência possa ser também um gerente de conta. Para os gerentes de conta é importante saber quais contas ele gerencia.
      r) Uma vez que um cliente tenha uma conta bancária ele pode efetuar diferentes movimentações financeiras, conhecidas como transações bancárias. Cada transação bancária está relacionada a uma conta bancária. Além disso, é importante armazenar a data em que a transação foi realizada, o valor da transação e o canal onde foi feito a transação (internet banking, caixa eletrônico ou caixa físico). Toda vez que uma transação é realizada o saldo do cliente deve ser atualizado.
      s) Cada transação possui um tipo. Os tipos de transação atualmente disponíveis são: saque, transferência, depósito e pagamento. Em cada uma dessas transações é importante armazenar apenas o valor da transação. Com o objetivo de simplificar o trabalho não vamos armazenar os atributos específicos de cada tipo de transação, embora esse seja um requisito interessante em problemas reais.
      t) É importante observar que os funcionários da instituição também podem ter contas bancárias na instituição.
      u) Ainda que um cliente encerre uma conta no banco, é importante manter o registro da conta na base de dados, mas com um indicativo de que ela não está ativa.
      v) Cada conta bancária está associada um ou mais cartões de crédito. No entanto o cartão de crédito só pertence a uma conta
      w) Um cartão de crédito possui um número identificador, uma bandeira (visa, mastercard, etc.), um código de segurança e uma data de vencimento.
      x) Toda vez que um cartão de crédito é criado ele encontra-se bloqueado, sendo necessário que o cliente o desbloqueie antes de usá-lo.
      y) A qualquer momento um cartão pode ser desabilitado z) Toda vez que uma transação bancária é realizada, é importante saber qual o cartão usado para executar a transação
       
      A modelagem disso tudo esta em anexo.

      Os codigos para criação do banco ficou da seguinte forma: 
      create table pessoa(cpf varchar(14), nome varchar(50), DataNascimento date, Rua varchar(30), numero int, cep varchar(10), bairro varchar(30), cidade varchar(30), UF char(2), EstadoCivil varchar(15), primary key (cpf));
       
      create table Cliente(cpf varchar(14), escolaridade varchar(20), primary key (cpf), foreign key (cpf) references pessoa(cpf));
       
      create table Funcionario(cpf varchar(14), RG varchar(13), CarteiraDeTrabalho varchar(14), Sexo char(1), cargo varchar(20), primary key (cpf), foreign key (cpf) references pessoa(cpf));
       
      create table GerenteAgencia(cpf varchar(14), cursoFormacaoEmGerencia char(1), dataIngresso date, primary key (cpf), foreign key (cpf) references funcionario(cpf));
       
      create table GerenteConta(cpf varchar(14), primary key (cpf), foreign key (cpf) references Funcionario(cpf));
       
      create table Gerencia(cpf varchar(14), dataInicio date, dataFim date, primary key (cpf), foreign key (cpf) references GerenteAgencia(cpf));
       
      create table Agencia(numAgencia int, nome varchar(25), Rua varchar(30), numero int, cep varchar(10), bairro varchar(30), cidade varchar(30), UF char(2), GerenteAgencia varchar(14), primary key (numAgencia), foreign key(GerenteAgencia) references gerencia(cpf));
       
      create table Trabalha(cpf varchar(14), numAgencia int, dataInicio date, dataFim date, primary key(cpf,numAgencia), foreign key (cpf) references funcionario(cpf), foreign key (numAgencia) references agencia(numAgencia));
       
      create table conta(numConta int, Cliente varchar(14), numAgencia int, GerenteConta varchar(14), Status varchar(12), senha int[5] not null, dataUltimaMovi date, dataAbertura date, saldoAtual real, primary key (numConta, numAgencia), foreign key (cliente) references cliente(cpf), foreign key (GerenteConta) references gerenteconta(cpf), foreign key (numAgencia) references agencia(numAgencia));
       
      create table CartaoConta(numCartao int[16], numConta int, numAgencia int, status varchar(12), bandeira varchar(14), dataVenc date, codSeguranca int[3], primary key (numCartao), foreign key (numConta, numAgencia) references conta(numConta, numAgencia));
       
      create table transacoes(idTrans int, numCartao int[16], horaTrans time, MeioDaTransacao varchar(10), tipo varchar(14), valor decimal(15,2), dataTrans date, primary key (idTrans), foreign key (numCartao) references cartaoconta(numCartao));
       
      create table contapoupanca(numConta int, numAgencia int, RendimentoMesAtual decimal(15,2), primary key (numConta,numAgencia), foreign key (numConta,numAgencia) references conta(numConta,numAgencia));
       
      create table contacorrente(numConta int, numAgencia int, limiteCredEspec decimal(15,2), taxaAdm decimal(15,2), primary key (numConta,numAgencia), foreign key (numConta,numAgencia) references conta(numConta,numAgencia));
       
      create table contaSalario(numConta int, numAgencia int, limiteTransf decimal(15,2), limSaque decimal(15,2), primary key (numConta,numAgencia), foreign key (numConta,numAgencia) references conta(numConta,numAgencia));
       
      Há alguma coisa errada ou que pode ser melhorada pessoal?

      Estou desesperado com isso...


       
    • Por Nillow
      Bom dia, terminei o modelo relacional de um projeto teste e queria saber o que posso melhorar. 
       
      Esse projeto foi meu tcc em 2016, e estou refazendo ele com meus novos conhecimentos.
       
      O que posso melhorar?
       
      Esse é meu primeiro post.

    • Por Selitto
      Sei que meu modelo não está bem certo, gostaria que pudessem me ajudar.
      https://udemy-images.s3.amazonaws.com/redactor/raw/2017-08-31_05-11-29-ea577932f32b32dc3d8ddffb2df8941b.jpg
      https://udemy-images.s3.amazonaws.com/redactor/raw/2017-08-31_17-04-28-9bd01e59268463feac5400c331a8e5ce.png
       
      Como se comporta uma relação aonde tenho Usuários e esses relacionamentos, me disseram 1..n --- 1..n mas eu acho que seja 1..1 --- 1..1
       
      E como relaciono dois usuários com empréstimo por exemplo no modelo lógico? Preciso de 2 chaves estrangeiras para id-usuario e os livros? Meu professor disse que não pode ter 2 relações entre tabelas.
      Preciso mesmo de ajuda para montar esse banco, o que estou achando mais difícil, é como ter essas relações aonde preciso de 2 usuários, por exemplo numa avaliação preciso saber quem fez e quem recebeu? Empréstimo que solicitou e quem recebeu? assim por diante.
    • Por Aleksandr Kopelevich
      Fala pessoal!
       
      Por muito tempo eu apanhei na hora de fazer meus contratos. Geralmente uma proposta comercial bem detalhada, já matava meus problemas. Ocorre que comecei a pegar projetos maiores e tive que lidar com contratos, além das propostas.
       
      Fiz um artigo curto, dando alguns insights sobre contratos, para que outros não cometam os mesmos erros que cometi.
       
      Também coloquei um modelo de contrato para download em Word e Google Documents.
       
      https://blog.akop.com.br/modelo-de-contrato-para-prestacao-de-servicos-download-em-doc/
       
      Aceito críticas e sugestões ;)
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.